Livro aberto sobre grama.
Ultima atualização: 13 de outubro de 2020

Como escolhemos

22Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

Ler poesias pode parecer amedrontador. Mas o fato é que, ao longo dos séculos, a poesia se diversificou e está cada vez mais acessível. Para provar isso, no artigo de hoje vamos indicar os melhores livros de poesia.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! A seguir, você vai descobrir porque é importante ler poesias e como identificar o livro certo para você se aventurar por esse universo tão rico da literatura.




Primeiro, o mais importante

  • Ler poesias não precisa ser uma experiência difícil e sem graça, como alguns de nós pode se sentir ao lembrar dos tempos de escola.
  • Ainda que os melhores livros de poesia sejam os clássicos, hoje existe uma boa diversidade de autores e estilos, dos tradicionais aos contemporâneos.
  • Para investir no melhor livro de poesias dê uma pesquisada no autor, no estilo de escrita e, é claro, na temática tratada nos versos e rimas.

Você também pode gostar:

Melhores livros de poesia: Nossas recomendações

O melhor livro de poesia de Manoel de Barros

"Meu quintal é maior do que o mundo" é um livro de poesias de Manoel de Barros. Com estilo único, que transforma a natureza, os objetos e a própria condição humana em expressões poéticas, essa antologia reúne poemas de todas as fases do escritor.

O melhor livro de poesia de Maria Firmina

A coletânea "Úrsula e outras obras", é de Maria Firmina dos Reis, primeira escritora negra de que se tem notícia em nossa literatura e considerada a primeira romancista brasileira. Esse livro inclui romance, conto e a antologia de poesias "Cantos à beira-mar".

O melhor livro de poesias de Rupi Kaur

"O que o sol faz com as flores" é uma coletânea de poemas sobre crescimento e cura. Organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, canadense de origem indiana, o livro percorre uma jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer.

Guia de Compra

Quem deseja se aventurar pelo mundo da poesia pode encontrar dificuldades para escolher os melhores livros. Por isso, nós criamos um Guia de Compra.

A partir daqui, você vai entender melhor como funciona esse vasto universo lírico, quanto custa em média um livro de poesia e onde comprar as melhores edições.

Mulher, sentada em um pedra, lendo um livro.

Ler poemas, diverte, transforma e emociona. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com)

Por que você deve ler livros de poesia?

Existem milhares de estilos de livros para estudar temas específicos, aprender ou simplesmente para se entreter. Mas os livros de poesia são, de fato, uma categoria à parte.

Tanto é que alguns leitores preferem passar longe, já que nem sempre é fácil a tarefa de ler poesias. Isso ocorre porque a poesia é justamente um dos estilos literários mais livres em termos de estética e de composição.

Parte integrante do gênero literário lírico, a poesia é um texto escrito, geralmente, em versos que, agrupados, formam as estrofes. O fato é que, na poesia, a estética da língua prevalece, muitas vezes, sobre o conteúdo.

Carlos Drummond de AndradePoeta e escritor

"Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor. Acho que a poesia está contida nisso tudo."

A preocupação com a estética, a métrica e a rima remota à origem da poesia, que nasceu para ser cantada. Já em termos de conteúdo, esse tipo de texto costuma expressar sentimentos e visões do autor ou apontamento sobre uma época.

Com o passar dos séculos, a poesia também se transformou. Hoje, esse gênero literário discursa sobre os problemas sociais, políticos, ambientais além, é claro, sobre o amor, a saudade e a esperança.

Por isso, com a poesia o leitor é levado a sentir, pensar, repensar e, por fim, tem a oportunidade de se transformar. E tudo isso por meio de jogos de palavras, metáforas e significados que ampliam a visão de mundo, o vocabulário e a forma de se expressar.

Quais são os principais tipos de poesia que você vai encontrar nos livros?

A poesia também tem subcategorias que ajudam a direcionar cada leitor para a sua temática ou estilo de preferência. Confira na tabela abaixo, os principais tipos de poesia

Tipo de poesia Descrição
Poesia Lírica Expressa sentimentos do autor
Poesia Dramática Subjetiva, trata sobre a opinião crítica do poeta
Poesia Épica Marcada pela objetividade, narra fatos considerados importantes para o poeta

Quem são os poetas mais famosos do Brasil e do mundo?

Seja você um fã de poesias ou um iniciante na leitura desse gênero, provavelmente já ouviu falar em nomes como Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski e Fernando Pessoa.

Estes são apenas alguns dos grandes poetas que influenciaram gerações e foram  consagrados na história da literatura mundial.

Além deles, existem muitos outros, tanto brasileiros como estrangeiros, clássico e contemporâneos, que ainda inspiram e influenciam uma legião de leitores.

Veja a seguir, uma pequena e breve lista dos poetas brasileiros que escreveram os melhores livros de poesia:

  • Carlos Drummond de Andrade (1902-1987): Poeta modernista mineiro, Drummond é considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX;
  • Cora Coralina (1889-1985): Cora é conhecida como a "escritora das coisas simples". Além de poemas, ela escreveu contos e obras de literatura infantil;
  • Hilda Hilst (1930-2004): Hilda é considerada uma das maiores escritoras do século XX do Brasil e a grande poetisa transgressora. Além de poesias, ela escreveu crônicas e obras de dramaturgia;
  • Ferreira Gullar (1930-2016): Poeta contemporâneo, Gullar é dono de uma obra marcada pelas temáticas sociais e engajadas;
  • Cecília Meireles (1901-1964): As poesias de Cecília Meireles são de caráter intimista e têm forte influência da psicanálise e da temática social;
  • Maria Firmina: Escreveu o primeiro romance abolicionista do país e foi a primeira mulher negra a publicar um livro, “Úrsula” (1859). Lançou poemas e composições musicais;
  • Clarice Lispector (1920-1977): Poetisa modernista, também escreveu romances, contos e obras de literatura infantil;
  • Mario Quintana (1906-1994):  O “poeta das coisas simples”, sua obra explora temas como o amor, o tempo e a natureza;
  • Ariano Suassuna (1927-2014): Poeta que valorizou as artes populares, Suassuna teve destaque na literatura de cordel, romances, ensaios e dramaturgia.

Além dos poetas brasileiros, citamos abaixo alguns dos mais famosos autores de livros de poesia internacional:

  • Florbela Espanca;
  • Pablo Neruda;
  • Sylvia Plath;
  • Fernando Pessoa;
  • Rupi Kaur;

Melhores livros de poesia: Quanto custa e onde comprar?

Como você deve imaginar, a variações de preços de qualquer livro é grande e depende do material de confecção, da quantidade de páginas, do tipo de capa, entre outros fatores.

Atualmente, outro ponto que também interfere no preço de livros é o fato de ele ser no formato físico ou ebook. Por isso, os melhores livros de poesia podem ter uma grande variação no preço. Em geral, eles custam entre R$ 10 e R$ 200.

Rupi KaurPoeta

"Não quero ter você
para preencher minhas partes vazias
quer ser plena sozinha
quero ser tão completa
que poderia iluminar a cidade
e só aí
quero ter você
porque nós dois juntos
botamos fogo em tudo"

Por mais que você possa comprar livros de poesia em livrarias, lojas de departamento e até em algumas redes de supermercados, atualmente o melhor local de compra é na internet.

A Amazon Brasil é especialista na venda de livros e de ebooks. A grande vantagem dela é que, além de oferecer promoções incríveis, você ainda recebe o seu livro em casa.

Ainda assim, é possível encontrar bons livros de poesia à venda nas Lojas Americanas, Carrefour, Extra e Magazine Luiza.

Critérios de Compra: Como escolher os melhores livros de poesia

Alguns aspectos que definem os melhores livros de poesia podem ajudar um leitor assíduo ou mesmo um iniciante a comprar o ideal de acordo com suas preferências literárias.

Para ajudar você a investir no melhor livro de poesias, nós listamos a seguir os principais critérios que devem ser levados em conta. Veja:

A partir daqui, explicaremos com o máximo de detalhes como você pode, na prática, analisar cada um desses fatores.

Autor

O primeiro aspecto que você deve levar em consideração na hora de escolher qual é o melhor livro de poesia para você é, de fato, o autor.

Saber a história, a época e o estilo de quem escreve os poemas é fundamental para acertar na escolha e evitar frustrações na hora da leitura.

Como vimos, existem pelo menos três estilos de poesia e cada um deles define a forma com que a poesia é escrita.

Alguns poetas se definem pelo romantismo, enquanto outros usam os poemas para protestar.

Por exemplo, alguns poetas se definem pelo romantismo, enquanto outros usam os poemas para protestar e tratar de temas polêmicos, sociais e políticos.

Além disso, é importante lembrar que o poeta acaba criando versos de acordo com sua época.

Assim, as poesias de Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, terão um linguajar e vocabulários completamente diversos de um escritor contemporâneo como, por exemplo, a poetista Rupi Kaur e o poeta Bráulio Bessa.

Temática

O próximo tópico que merece a sua atenção na hora de escolher o melhor livro de poesia é a temática. Como vimos, isso costuma ser definido pelo autor e suas vivências. Mas o fato é que existem poetas que versam sobre os mais diversos temas.

Por conta disso, recomendamos que você sempre leia a orelha do livro ou a contracapa que, em geral, resumem a temática das poesias tratadas nos livros.

foco

Você sabe a diferença entre poema e poesia?

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima.

Já a poesia é uma manifestação artística, que pode ou não ser feita com palavras, como no caso do poema.

Ou seja, todo poema é uma poesia. Mas nem toda poesia é poema. A poesia pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Papel ou online

Não se esqueça de avaliar bem qual é a melhor opção para a sua leitura: Livros de poesia digitais ou em papel.

A tradição do livro físico ainda resiste já que, para alguns leitores, a experiência de tocar e folhear o papel é incomparável. No entanto, como vimos, nesse formato os livros de poesias serão mais caros por conta de seu processo de fabricação.

Já com o ebook, o livro em formato digital, além de o custo ser reduzido, ainda existe a vantagem de você poder ler a poesia quando e onde quiser.

Para crianças

Não deixe de avaliar também se o livro de poesias será voltado para adultos ou crianças. Existem obras específicas para o público infantil e vale a pena investir nelas.

Afinal, ler poesia para criança ajuda no aprendizado da leitura, da expressão e da compreensão dos sentimentos. Tanto é que as rimas costumam ser uma das primeiras aprendizagens na infância.

Nesse quesito, a variedade de autores também é grande. Tanto que alguns, como Cecilia Meireles, tem livros dedicados apenas ao público infantil.

(Fonte da imagem destacada: Siana_1 / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.