Imagem mostra uma pessoa lendo um livro.
Ultima atualização: 1 de setembro de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

90Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você quer começar a investir ou se já tem um pouco de conhecimento sobre o assunto, saiba que a literatura tem muito a te ajudar! Fique conosco para conhecer os melhores livros sobre investimentos à venda nas livrarias!

O caminho para ser um investidor de sucesso é longo e requer grande esforço e dedicação. Com uma leitura apropriada, porém, você pode começar a dar seus primeiros passos na área e a notar melhoras pontuais nas suas finanças. Nas próximas linhas, vamos te ensinar o valor de ler sobre investimentos.




Primeiro, o mais importante

  • Os melhores livros sobre investimentos são capazes de tocar uma gama gigantesca de temas, desde o básico das finanças pessoais até dicas para investimentos de alto risco na bolsa de valores.
  • Vale a pena buscar um livro sobre investimentos se você gosta da linguagem escrita e se tem facilidade para aprender conteúdos mais complexos sozinho.
  • Uma dica fundamental é pesquisar o currículo do autor antes de comprar um livro: Assim, é possível saber se ele realmente é um especialista no assunto sobre o qual está falando.

Você também pode gostar:

Os melhores livros sobre investimentos: Nossas recomendações

De livros para iniciantes até grandes obras com segredos desconhecidos do mundo dos investimentos, há títulos para todos os gostos e conhecimentos. Preparamos uma seleção com alguns absolutamente fundamentais:

Para quem quer aprender a investir em ações

“Ações Comuns, Lucros Extraordinários”, de Philip Fisher, é o grande clássico da área de investimentos em ações. Escrito em 1958, sobreviveu ao tempo e ensinou a gerações de investidores os princípios básicos de conseguir lucros nesse ramo. Está disponível em uma versão digital de altíssima qualidade.

O clássico para todos os investidores

Não existe como entrar no mundo dos investimentos sem ler “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham. Best seller da área, é considerado por analistas e especialistas como o melhor livro já produzido sobre o assunto. Se você deseja ganhar dinheiro na bolsa de valores, precisa dessa incrível leitura!

Uma obra sobre finanças pessoais

Antes de se aventurar nos investimentos, é preciso dominar as finanças pessoais. Não há livro tão incrível para isso como “Pai Rico, Pai Pobre”, do empresário Robert T. Kiyosaki. Com mais de 32 milhões de cópias vendidas do mundo, é um clássico recomendado para a todas as pessoas e disponível tanto em papel, como em versão digital.

Guia de compra

Será que realmente vale a pena ler livros sobre investimentos? Eles têm muito a acrescentar aos seus conhecimentos? Por onde começar a jornada?

Leia atentamente nosso guia de compra para conhecer as respostas a essas perguntas!

Imagem mostra um homem lendo um livro encostado em uma parede de tijolos.

ivros sobre investimentos podem ser lidos em qualquer lugar. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com)

Por que estudar sobre investimentos?

Nós vivemos em um mundo no qual tudo custa dinheiro. Para ter uma casa, para se alimentar, para proporcionar uma boa educação aos filhos ou para ter confortos básicos ou luxos, é preciso conseguir pagar.

Todo aprendizado sobre educação financeira é fundamental. Assim, você não gasta dinheiro em coisas desnecessárias, consegue economizar o básico e manter um estilo de vida mais confortável e seguro. Há livros de muita qualidade que ensinam sobre o assunto.

Porém, se você deseja dar um passo a mais e começar a construção de um patrimônio através de investimentos, é preciso estudar mais e começar a entender de temas mais complexos. O mundo da bolsa de valores não é uma aventura, mas sim algo que exige uma enorme dedicação.

Aprender sobre investimentos e aplicar os conhecimentos pode te levar a uma vida realmente confortável, além de te dar uma profissão e um norte para viver. Mesmo que apenas por hobby e para complementar renda, pode ser uma atividade prazerosa e recompensadora.

foco

Você sabia que “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert T. Kiyosaki, é um dos livros mais vendidos do mundo em todas as áreas da literatura? As 32 milhões de cópias e os 40 idiomas são números impressionantes que competem até com clássicos de ficção.

Livros são um bom meio para adquirir conhecimento sobre investimentos?

Se você tem facilidade de leitura, domínio das palavras e de interpretação de texto, os livros podem te ajudar muito a aprender sobre investimentos. Eles são escritos por especialistas no assunto com grande experiência e uma vida cheia de lucros. É uma forma simples e clara de adquirir conhecimento.

Se você não se dá bem com leituras, pode haver outros métodos melhores para aprender sobre investimentos.

Há quem se sinta mais confortável aprendendo através de cursos, de esquemas pré-desenhados ou de um contato direto com a voz de humanos. Se você se enquadra nesse grupo, pode aproveitar melhor conteúdos em outros formatos do que em livros.

Mas os livros são, sim, recheados de bons conhecimentos e de informações valiosas para a sua vida financeira pessoal e profissional enquanto investidor. Escolher os títulos certos e fazer uma seleção de autores consagrados no ramo é um caminho comprovado para o sucesso.

Quais as vantagens de ler livros sobre investimentos?

Antes de escolher um livro para aprender sobre finanças e investimentos, você pode pesquisar sobre quem o escreveu e pesquisar seu currículo. Há um enorme valor em aprender com profissionais consagrados, mas também há alguns exemplares escritos por charlatões.

Se você escolheu um livro escrito por profissionais consagrados na área, apenas tem a ganhar. Essa é uma forma de adquirir conhecimento e de aprender chaves para ter sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Livros podem ser absorvidos a qualquer momento, mesmo no caminho para o trabalho, antes de dormir ou enquanto se pratica atividades do dia a dia. Há versões digitais ou em papel e você pode escolher as que são de sua preferência.

E caso você não tenha o costume de ler, mas pretenda adquiri-lo, os livros sobre investimentos são uma boa opção. Eles têm linguagem mais acessível do que grandes clássicos de ficção e, mesmo que de nicho, tendem a falar com um público mais amplo.

Confira abaixo a tabela que preparamos sobre o assunto:

Vantagens
  • Livros escritos por profissionais consagrados ajudam a passar muito conhecimento
  • As leituras podem ser feitas em variados momentos do dia
  • É uma forma simples e barata de aprender
  • Podem ser boas portas de entrada para o mundo da leitura
  • Oferecem melhorias para sua vida pessoal e profissional
Desvantagens
  • Alguns títulos escritos por charlatões podem ser prejudiciais
  • Pessoas com dificuldades de leitura podem não absorver tanto conhecimento

Há livros sobre investimentos para leigos e para profissionais?

Será que os livros disponíveis no mercado sobre investimentos abrangem tanto quem está apenas dando seus primeiros passos no assunto como quem já é experiente e quer aperfeiçoar técnicas ou aprofundar conhecimentos?

A resposta é sim! Há ótimos títulos para você que quer apenas economizar um pouco mais e fazer o suado dinheiro chegar ao final do mês, mas também para as pessoas que já têm uma certa experiência na bolsa de valores.

Os livros sobre finanças pessoais são cada vez mais comuns.

Os livros sobre finanças pessoais são cada vez mais comuns. Eles trazem o beabá da economia doméstica e te ajudam também a fazer investimentos básicos, não muito arriscados, que podem trazer frutos no futuro. São recomendados para quem quer começar uma reeducação financeira.

Mas se você já é experiente, não se preocupe: Grandes nomes dos investimentos já escreveram obras complexas e que têm muito a te ensinar.

Ler livros sobre investimentos ou procurar cursos?

A resposta a essa pergunta depende de você, uma vez que existem tanto bons livros como cursos de qualidade sobre o assunto.

Se você é uma pessoa que consegue absorver bem conteúdos escritos e que se dá bem como autodidata, pode preferir os livros. Eles também são vantajosos para quem não possui tanto tempo livre, uma vez que podem ser lidos em qualquer lugar.

Porém, se possui problemas com interpretação de texto, se prefere aprender com conteúdos mais resumidos ou explicados de maneira didática ou se precisa de explicações diretas, feitas por um professor em linguagem mais coloquial, o ideal é optar por um livro.

Nós recomendamos que você escolha o método que te permite aprender com maior facilidade.

Veja a seguir a tabela que preparamos comparando livros e cursos sobre investimentos:

Livros sobre investimentos Cursos sobre investimentos
Apresentação Conteúdo escrito, comunicação impessoal Conteúdo preparado de maneira didática, comunicação pode ser pessoal
Vantagens Podem ser lidos em qualquer lugar, trazem conteúdos mais completos, são mais baratos Permitem contato direto com o ministrante e complementos como solução de dúvidas
Recomendado para Quem tem facilidade em aprender com leituras, autodidatas, pessoas com pouco tempo Quem prefere aprender com um professor, quem prefere voz ou vídeo do que leitura

Quanto custa e onde comprar bons livros sobre investimentos?

Os preços dos melhores livros sobre investimentos podem variar de acordo com a edição, com a reputação do título e com a complexidade. Você pode encontrar ótimos exemplares por volta de R$ 25, mas há outros que chegam a alcançar R$ 100.

Livrarias costumam oferecer ótimos títulos de livros sobre investimentos. Nossa recomendação, porém, é que você faça a sua compra pela internet. A Amazon brasileira tem um incrível acervo e com certeza resolverá seus problemas. Busque também em Mercado Livre e Amazon internacional.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de livros de investimentos

Já sabe que quer comprar livros sobre investimentos, mas ainda não consegue escolher os títulos? Não se preocupe! Vamos discutir quatro critérios técnicos que podem te ajudar bastante!

A seguir, você entende um pouco mais sobre cada um:

Ebook ou papel

Você prefere ler livros em papel, conforme é tradicional, ou seguir as novas tecnologias e usar mídias como o Kindle ou até mesmo computadores? Quase todos os principais títulos de livros sobre investimentos estão disponíveis em variados formatos!

Para quem não dispensa o bom e velho papel, é possível encontrar edições muito completas e bonitas, com capa simples ou dura e folhas de excelente qualidade. Mas se você é do time da modernidade, também pode ter as grandes obras sobre o assunto a apenas um clique de distância!

Versões digitais estão disponíveis para a maior parte dos livros sobre investimentos. (Fonte: Perfecto_Capucine/ Pixabay.com)

Autor

Não é qualquer um que pode escrever sobre finanças. Esse é um assunto complicado e que requer muito conhecimento e experiência.

Recomendamos que você pesquise o currículo do autor antes de fazer a compra.

Nas prateleiras de livros sobre investimentos, você encontrará títulos de pessoas consagradas no mercado financeiro e que, de fato, fizeram uma fortuna no mercado de ações. Porém, tome cuidado com os charlatões, aqueles que apenas sabem escrever bonito: Eles também existem!

Recomendamos que antes de fazer a sua compra de um livro sobre investimentos, você pesquise a fundo o currículo do autor. Assim, saberá se ele tem de fato propriedade para falar sobre o tema ou não!

Tema principal

Você com certeza não compra um livro sobre investimentos às cegas. Existe um tema principal buscado, seja ele finanças pessoais, instruções para começar a investir, manual sobre determinados tipos de ações ou dicas para realmente acertar ao ser um operador da bolsa de valores.

Portanto, não adianta procurar um assunto e acabar com um livro que nada tem a ver com ele. Ao saber o que procura, leia sinopses atentamente e compre algum título que realmente é capaz de tirar as suas dúvidas e te fazer evoluir naquilo que é necessário no momento.

Facilidade de leitura

Há quem prefere leituras mais coloquiais, que empregam uma linguagem popular, e quem gosta mais do que segue um viés técnico, com termos usados por profissionais e explicações mais complexas.

Existem livros sobre investimentos de altíssima qualidade que se localizam em cada um desses extremos, enquanto outros são mais acessíveis sem perder o uso de termos técnicos. Você também pode fazer a escolha a partir do quanto deseja que a leitura seja fácil e agradável.

(Fonte da imagem destacada: congerdesign/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.