Imagem mostra um livro aberto sobre uma mesa junto a outros objetos.
Publicado: 4 de outubro de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

85Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! A importância do marketing digital não para de crescer. Mesmo que você não seja um profissional da área, é importante ter estudo e conhecimento sobre o assunto. Por isso, no artigo de hoje nós vamos te mostrar como comprar os melhores livros sobre marketing digital!

Já faz tempo que o marketing tomou conta também da internet. Hoje, é impossível usar qualquer site, rede social ou aplicativo sem ver um grande número de anúncios ou de ações. E se você quer entender bem como é o funcionamento desse processo, precisa de boa leitura!!




Primeiro, o mais importante

  • Entender marketing digital é indispensável não apenas para profissionais de comunicação, como também para empreendedores e administradores que querem levar mais lucros às suas empresas.
  • Há excelentes livros disponíveis sobre as mais variadas áreas do marketing digital, desde redes sociais até e-commerces.
  • Você deve ficar atento se o livro tem um autor com boa reputação e se traz conceitos ainda atualizados, uma vez que esse é um meio em constante transformação.

Você também pode gostar:

Os melhores livros de marketing digital: A opinião dos especialistas

Se o marketing digital não para de crescer, é claro que os livros sobre o assunto também se proliferam! Conversamos com especialistas e selecionamos títulos que com certeza são as melhores escolhas para quem quer conhecer mais sobre a área!

O grande livro metafórico sobre redes sociais

Gary Vaynerchuck é um dos principais nomes do marketing digital. Ele colocou toda a sua experiência à disposição do público em um livro que metaforiza as redes sociais com um ringue de boxe: “Nocaute”. Apesar de escrita em 2013, a obra ainda é extremamente atualizada e confiável.

Para quem quer aprender conceitos fundamentais

Em “A Cauda Longa”, Chris Anderson desenvolveu conceitos que se tornaram fundamentais para o marketing digital. Esse livro escrito em 2006 foi visionário ao perceber as mudanças na publicidade e na economia e como elas impactariam o futuro. Ainda hoje, é uma leitura fundamental para quem busca conhecimento na área.

O livro brasileiro sobre marketing digital indispensável

Há também grandes livros sobre marketing digital escritos no Brasil. Referência na área, Martha Gabriel escreveu junto com Rafael Kiso “Marketing na Era Digital”, uma obra atualizada e cheia de conceitos que são indispensáveis para quem se interessa pela área. Está disponível tanto em papel, como em ebook.

Guia de compra

Por que o marketing digital é tão importante? Quais são suas áreas? É uma boa ideia buscar livros para entendê-lo melhor?

Estamos no guia de compra, o setor do nosso artigo que irá responder as suas principais dúvidas sobre o assunto!

Imagem mostra uma mulher em frente a um computador.

O marketing digital está presente nas vidas de todos nós. (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay.com)

https://pixabay.com/photos/startup-business-people-students-849804/
Legenda: O marketing digital está presente nas vidas de todos nós. (Fonte: StartupStockPhotos / Pixabay.com)
Alt Text: Imagem mostra uma mulher em frente a um computador.

Qual a importância do marketing digital atualmente?

Nós vivemos em um mundo digital. A esmagadora maioria das pessoas passa períodos consideráveis de tempo em contato com redes sociais, páginas na internet, jogos eletrônicos, aplicativos e tudo o que aparelhos como celulares e computadores podem oferecer.

O meio digital faz com que a informação circule muito mais rápido e alcance um número enorme de pessoas. E isso, obviamente, é de grande ajuda para o marketing.

Com a velocidade de circulação e o alcance das informações na internet, o marketing digital se tornou indispensável para empresas e serviços que querem ser notados no mundo atual. Prender-se apenas aos meios tradicionais não é mais suficiente.

Hoje, o sucesso comercial depende de uma boa penetração na internet!

Você sabia que a maior parte das pesquisas feitas na internet são sobre produtos e serviços? De acordo com pesquisa realizada recentemente, elas correspondem a 46% do total.

O que faz de um livro de marketing digital especial?

O marketing digital é uma área consideravelmente nova, mas que sofre com mudanças de maneira muito veloz. É por isso que qualquer livro escrito dois ou três anos atrás pode ser desatualizado.

É preciso tomar cuidado para não consumir conteúdos desatualizados.

Isso não significa que você deve escolher apenas livros novos: Há ótimos exemplares com que permanecem atualizados por dez ou quinze anos. O que importa é a qualidade dos conceitos. Você deve pesquisar antes de fazer a compra sobre se o que é apresentado em determinada obra ainda faz sentido.

Livros de qualidade sobre o assunto também precisam transmitir informações que tratam de um meio virtual para o papel sem perder qualidade. Gráficos, estudos de caso, fluxogramas e imagens com bons exemplos os tornam mais aprazíveis e didáticos.

E, claro, autores de confiança e capazes de transmitir conhecimento são indispensáveis. Procure sempre obras de quem é experiente e consagrado na área específica sobre a qual deseja saber mais!

Imagem de uma menina usando um iPad.

14 de novembro de 2019

Quais as vantagens de ler bons livros sobre marketing digital?

Diversos profissionais precisam ler livros de marketing digital. Quem trabalha em qualquer área da comunicação tem contato direto com o assunto, mas até administradores e pequenos empresários precisam entender como ele funciona.

Se você é um profissional de comunicação, tem apenas a ganhar lendo os melhores livros. Afinal, eles são os que mais te trazem conhecimento e te permitem sucesso na carreira.

Mas se não tem conexão com a área e quer apenas saber como ela funciona ou como levar mais consumidores para o seu negócio, também pode ler e se adaptar à nova realidade. O conhecimento pode, sim, transformar a sua vida profissional!

Confira a seguir uma tabela com vantagens e desvantagens de ler bons livros sobre marketing digital:

Vantagens
  • São indispensáveis para profissionais de comunicação
  • Ajudam quem trabalha com marketing e propaganda a avançar na carreira
  • Podem trazer novas ideias para pequenos empresários e administradores
  • Levam novas possibilidades de lucros e negócios para empresas de todos os portes
  • Ajudam a adquirir conhecimento e entender o mundo atual
Desvantagens
  • Podem ter preços elevador

Quais as principais áreas do marketing digital?

Marketing digital é um conceito bastante extenso e se divide em várias áreas. Vamos listar agora algumas das principais:

  • Análise e gerenciamento de redes sociais: As redes sociais são parte fundamental da internet. Servem tanto como para anúncios, como para relacionamento com o cliente. Profissionais especializados são muito requisitados.
  • SEO: Sigla para Search Engine Optimization, o SEO é responsável por colocar as páginas de um site ou uma rede social bem ranqueada nos mecanismos de busca, fazendo assim com que uma empresa ou serviço seja facilmente encontrada.
  • Análise de e-commerce: O e-commerce é parte de um número cada vez maior de empresas. Para que as vendas sejam bem sucedidas, é preciso analistas competentes.

Ler livros ou fazer cursos sobre marketing digital?

Além dos livros sobre marketing digital, também existem muitos que tratam do assunto disponíveis pela internet. Nada te impede de consumir os dois tipos de conteúdo, mas e se for necessário fazer uma escolha?

Tudo depende de como funciona o seu aprendizado. Livros costumam ser mais profundos do que cursos, mas demandam mais atenção e precisam que você domine totalmente o hábito de leitura. Têm também a vantagem de estarem com você em qualquer lugar, a qualquer momento.

Quem tem dificuldades de leitura ou de concentração, pode optar por cursos, que normalmente trazem uma linguagem muito mais visual. Exemplos práticos também facilitam o entendimento, mas há uma restrição maior de local para assistir às aulas e um menor espaço para atingir grande profundidade.

Preparamos uma tabela comparando os dois tipos de aprendizado sobre marketing digital:

Livros Cursos
Vantagens Podem ser lidos a qualquer momento, têm maior profundidade Apresentam conteúdo visual mais claro e exemplos práticos
Desvantagens Pessoas com dificuldades de leitura e concentração podem não se dar bem com eles Não são tão profundos, nem têm a mesma flexibilidade de horários e locais
Recomendado para Quem tem maior facilidade de leitura e gosta de aprender sozinho Quem prefere aprender com exemplos práticos e mais visuais

Quanto custam e onde comprar livros sobre marketing digital?

Os preços dos melhores livros de marketing digital podem ter grandes variações de acordo com o título e a edição. É possível encontrá-los por aproximadamente entre R$ 30 e R$ 120.

Livrarias de qualidade vendem ótimos livros sobre marketing digital, mas nós recomendamos que você procure os grandes e-commerces. A Amazon brasileira tem todos os títulos que você pode desejar, enquanto Amazon internacional e Mercado Livre não ficam atrás.

Critérios de compra: Como escolher livros de marketing digital

Afinal, como saber qual é o livro sobre marketing digital perfeito para você? Selecionamos quatro critérios que podem te ajudar:

Vamos debater mais sobre cada um deles a seguir:

Autor

Em áreas técnicas, como é o caso do marketing digital, não é possível acreditar nas palavras de pessoas sem experiência. Nós recomendamos que você busque o currículo do autor do livro escolhido e entenda se ele é alguém capacitado o suficiente para transmitir conhecimentos.

Quanto mais consagrado o autor, maiores as chances dele ter muitas coisas interessantes para dizer. Também é importante que tenha didática para transmitir esse conhecimento de maneira acessível em um livro!

Imagem mostra uma mulher com um notebook ao lado de uma pilha de livros.

Livros de autores consagrados podem te ajudar muito. (Fonte: expresswriters/ Pixabay.com)

Tema central

Como mencionamos, o marketing digital é uma área dividida em variados temas. Você precisa saber exatamente sobre o que quer ler.

Saiba sobre qual tema quer ler antes de comprar um livro.

É possível optar por um livro com um panorama mais geral, indicado para iniciantes, ou com pensamentos complexos voltados para determinada área. Se você quer se tornar um especialista em redes sociais, por exemplo, precisa comprar uma obra que verse exatamente sobre isso.

Leia atentamente sobre o que um livro fala antes de fazer a compra. Como é o seu aprendizado que está em jogo, não é uma boa ideia adquirir títulos às cegas!

Atualização

As mudanças nos meios digitais são constantes. Tudo se torna obsoleto rapidamente e sem que haja tempo para que muitas pessoas sequer o percebam.

Veja quando um livro foi escrito antes de comprá-lo. Ser antigo não significa ser desatualizado e, portanto, caso escolha um título já com alguns anos, busque alguma opinião extra para saber se o conteúdo ainda é válido ou não.

Edição

Após selecionar o título, você também pode escolher a edição! Há várias diferenças, como prefácios e posfácios, capa dura ou em papel comum, tamanho de fonte, imagens e gráficos e outros. Alguns livros mais antigos contam até com atualizações, mantendo-os confiáveis!

E se você prefere, pode também optar por um ebook. Cada vez mais comuns, as versões digitais dos livros também te acompanham por todos os cantos e propiciam leituras agradáveis, ainda mais com os dispositivos próprios disponíveis atualmente.

(Fonte da imagem destacada: TRDStudios/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas