Imagem de produtos de cabelo.
Ultima atualização: 10 de setembro de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Quando o cabelo está ressecado, quebradiço, opaco e sem movimento, a primeira coisa que fazemos é hidratá-lo, não é mesmo? Mas seu cabelo pode estar precisando de nutrição ou reconstrução capilar.

Mas como saber qual tratamento realizar para recuperar a saúde e beleza das madeixas? Você precisa conhecer as características e necessidades do cabelo! Como já preparamos artigos sobre hidratação e nutrição, hoje vamos falar sobre a reconstrução capilar!




Primeiro, o mais importante

  • A reconstrução capilar é indicada para cabelos danificados por processos químicos como alisamento, descoloração, coloração, entre outros.
  • O processo de reconstrução deve ser realizado a cada 15 dias. Você pode iniciar o tratamento no salão de beleza e continuar em casa, basta comprar os melhores produtos de reconstrução indicados para Home Care.
  • A reconstrução capilar é realizada por shampoo, condicionador e máscara que contenham ingredientes como queratina, arginina, creatina, colágeno, aminoácidos e proteínas na composição. Esses ingredientes repõem a massa capilar.

Você também pode gostar:

Os melhores produtos de reconstrução capilar: Nossas escolhas

Preparamos uma lista com os melhores produtos para reconstrução capilar. A frequência de uso desses cosméticos dependerá se o seu cabelo está com danos leves, moderados ou intensos:

A melhor máscara de reconstrução

Está com o cabelo extremamente danificado, mas quer deixá-lo hidratado, brilhante e cheio de vida? Utilize a máscara de reconstrução da Senscience. Este produto possui fórmula rica em ativos reconstrutores como queratina hidrolisada, proteínas vegetais, proteína da seda, arginina, vitaminas A e C e agentes emolientes como silicone e glicerina.

O melhor kit de reconstrução capilar

O shampoo e máscara Absolut Repair Gold da L’Óreal oferecem reestruturação completa da fibra danificada enquanto criam uma película que protege os fios contra danos futuros. A fórmula é rica em componentes essenciais para a saúde do cabelo como proteína hidrolisada do trigo, vitaminas do Complexo B e vitamina E.

A melhor máscara de reconstrução vegana

A máscara de reconstrução da Lola Cosmetics consiste em uma manteiga vegetal de frutas que trata cabelos fracos e quebradiços, devolvendo força, resistência e maleabilidade. O produto é enriquecido com queratina vegetal e mamão papaya. Essa máscara é vegana e não testada em animais.

A melhor máscara de reconstrução para cabelos frágeis

A máscara de reconstrução da Amend fornece queratina e aminoácidos vegetais, componentes que tratam o cabelo danificado de dentro para fora. Essa máscara promove restauração das áreas danificadas, promovendo o reequilíbrio da estrutura dos fios.

Guia de Compra

A reconstrução capilar é uma das etapas de tratamento mais importantes. Quando combinada com hidratação e nutrição, fornece os cuidados necessários para manter o cabelo saudável, forte e bonito.

Neste Guia de Compra, vamos debater os benefícios deste tratamento, compartilhar algumas recomendações de como realizar o tratamento em casa e dicas de como encontrar os melhores produtos de reconstrução capilar.

Imagem de uma mulher com expressão assustada.

Não se desespere, o cabelo danificado é reparado pelos produtos de reconstrução capilar. (Fonte: Moose Photos/ Pexels.com)

Qual a função da reconstrução capilar?

Um dos componentes mais importantes do cabelo é a queratina. Essa proteína confere força, resistência e elasticidade aos fios. Quando há perda de queratina, o cabelo fica fragilizado e com aspecto danificado.

Sem as proteínas, os fios ficam porosos e não conseguem absorver os nutrientes fornecidos pela hidratação ou nutrição. Portanto, é necessário realizar a reconstrução capilar regularmente, pois somente com a fibra restaurada, é possível prosseguir para os demais tratamentos.

Conheça todos os benefícios dos produtos de reconstrução capilar na tabela abaixo e descubra porque você precisa deles:

Vantagens
  • Devolvem massa capilar
  • Proporcionam força e resistência
  • Tratamento deve ser realizado com menos frequência, portanto os produtos duram mais
  • Beneficiam todos os tipos de cabelo
  • Otimizam os resultados dos demais tratamentos
Desvantagens
  • Podem deixar o cabelo com aspecto rígido
  • Tratamento não pode ser realizado com frequência, pois pode causar danos

Quem deve fazer reconstrução capilar?

A reconstrução capilar traz benefícios para cabelos saudáveis, com danos leves, moderados ou intensos, pois repara danos mecânicos, térmicos (uso de ferramentas de calor) e químicos (descoloração, coloração, alisamento e relaxamento).

A diferença é que o processo pode ser feito com menor ou maior frequência, dependendo da gravidade dos danos – cuidado com o excesso, pois os produtos de reconstrução alteram a estrutura capilar.

Imagem de uma mulher de costas.

A reconstrução capilar deve ser realizada regularmente. (Fonte: Element5 Digital/ Pexels.com)

Como saber estou precisando fazer reconstrução capilar?

De modo geral, os primeiros sinais de que seu cabelo está precisando de reconstrução capilar é quando os fios estão elásticos, quebradiços, ressecados, com pontas duplas, frizz e opacos.

Mas você pode fazer um teste de porosidade para verificar de qual tratamento seu cabelo está precisando. Para fazer esse teste, coloque um fio de cabelo limpo dentro de um copo com água, aguarde dez minutos e observe os resultados:

Teste da porosidade Nível de porosidade Necessidade de tratamento
Fio boiou Porosidade baixa Hidratação
Fio ficou no meio do copo Porosidade normal Nutrição
Fio afundou Porosidade alta Reconstrução

Como fazer reconstrução capilar em casa?

Quem está com o cabelo extremamente danificado, precisa fazer uma reconstrução capilar em um salão de beleza, pois o cabeleireiro conseguirá avaliar a gravidade dos danos, utilizar os produtos adequados e a técnica ideal.

No entanto, depois de realizar o tratamento em salão você precisa manter a manutenção em casa, seguindo o passo a passo abaixo:

  • Lave o cabelo com shampoo de limpeza profunda duas vezes;
  • Remova o excesso de água com uma toalha, separe o cabelo em mechas e aplique a máscara de reconstrução, enluvando o produto nos fios;
  • Para potencializar os efeitos da máscara de reconstrução, coloque uma touca térmica e deixe o produto agir pelo tempo determinado na embalagem;
  • Após o tempo de pausa, enxágue o produto e aplique um condicionador do comprimento às pontas para selar o tratamento. Finalize como desejar;
  • Realize o procedimento a cada 15 ou 20 dias.

Quais são os tipos de reconstrução capilar?

Há mais de uma maneira de realizar a reconstrução capilar, além de utilizar shampoo, máscara e condicionador reconstrutores. Vamos explicar cada um desses procedimentos abaixo:

  • Cauterização à frio: É ideal para quem está com o cabelo extremamente danificado, pois trata os fios profundamente, utilizando queratina líquida e aminoácidos durante o procedimento.Mas é necessário equilibrar o PH e selar as cutículas para que o fio armazene a proteína reposta, ou seja, esse procedimento deve ser realizado por um cabeleireiro.
  • Cauterização à quente: Nesse procedimento utiliza-se apenas queratina, mas é necessário recorrer a diferentes fontes de calor para selar a proteína nos fios como secador e prancha. Esse tratamento funciona apenas na camada externa do cabelo. Também deve ser realizado por um profissional.
Imagem de uma mulher secando o cabelo com secador.

A cauterização à quente requer uso de secador e prancha, pois o calor desses instrumentos sela a queratina nos fios. (Fonte: Gratisographic/Pexels.com)

Com qual frequência devo fazer a reconstrução capilar?

A frequência com que você deverá realizar a reconstrução capilar dependerá da gravidade dos danos em seu cabelo. Para cada caso, existe uma maneira de tratar. Mais uma vez ressaltamos que você procure um profissional de beleza para realizar uma avaliação:

  • Cabelo pouco danificado não foi submetido à descoloração, coloração ou alisamento, portanto não é necessário realizar a reconstrução capilar com tanta frequência - uma vez ao mês é suficiente.
  • Cabelo danificado possui danos mecânicos e térmicos. Nesse caso, recomendamos que você realize a reconstrução capilar uma vez a cada quinze dias.
  • Cabelo muito danificado possui danos severos causados por procedimentos químicos como descoloração, coloração, alisamento ou permanente. Pode ser necessário realizar uma reconstrução capilar por semana até que o cabelo fique mais forte novamente.

Critérios de compra: Encontre os melhores produtos de reconstrução capilar

Quando o cabelo está poroso, ressecado, elástico, com pontas duplas, bastante frizz e opaco, a reposição de massa promovida pela reconstrução capilar é exatamente do que as madeixas precisam.

Embora seja o tratamento menos frequente do cronograma capilar, a reconstrução capilar é fundamental para reparar o cabelo dos danos mecânicos, térmicos e químicos. Mas quais são os melhores produtos de reconstrução capilar? Os que cumprem aos critérios de compra abaixo:

Vamos detalhar cada um desses tópicos ao longo desta seção. Leia com atenção, depois, é só ir às compras!

Produtos

A escolha dos produtos corretos pode ajudá-la a fazer uma reconstrução capilar caseira com resultado de salão.

Para escolher o melhor shampoo, encontre um produto de limpeza de profunda, que ajude a eliminar o acúmulo de produtos e abra as cutículas para que os componentes da máscara de reconstrução penetrem profundamente.

A máscara precisa ser rica em proteínas e aminoácidos como arginina, creatina, cisteína, ceramidas, colágeno e queratina – sendo a queratina em maior concentração, pois essa substância corresponde a 90% da estrutura do cabelo.

O condicionador deve proporcionar o máximo de emoliência, maciez, movimento e brilho. O produto também deve selar as cutículas e manter os ativos reconstrutores dentro dos fios.

Shampoo Condicionador Máscara
Função Higienizar o couro cabeludo e remover resíduos de produtos Selar a cutícula Repor massa capilar
Características Shampoo de limpeza profunda Condicionador emoliente Máscara concentrada
Como usar Lavar o couro cabeludo e fios duas vezes Aplicar e deixar agir por dois minutos Aplicar, enluvar e aguardar o tempo de pausa

Componentes da fórmula

Preste muita atenção aos componentes dos cosméticos de reconstrução capilar, pois um shampoo, condicionador e máscara não podem oferecer apenas queratina na composição. Procure pelos seguintes componentes:

  • Queratina: Repõe massa capilar;
  • Creatina: Repara os danos;
  • Arginina: Reconstrói os fios de dentro para fora;
  • Cisteína: Age na reconstrução e fortalecimento dos fios, alinhando uniformemente as cutículas;
  • Colágeno: Retém água e uniformiza as cutículas, além de hidratar e prevenir a quebra.

Produtos da mesma marca ou marcas diferentes

Uma dúvida bastante comum é se a pessoa deve utilizar produtos da mesma marca ou se pode utilizar produtos de marcas diferentes.

Não é fundamental que todos os produtos sejam da mesma marca, mas geralmente os resultados são melhores quando os produtos são da mesma linha.

Isso acontece por que cada produto é desenvolvido para complementar o outro. Além disso, você receberá todos os produtos que precisa para um tratamento completo: Shampoo, condicionador e máscara.

Imagem de uma mulher enrolada em uma toalha.

Produtos da mesma linha oferecem tratamento diferenciado. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Queratina líquida

A queratina líquida é uma versão concentrada dessa proteína. Suas moléculas têm a capacidade de proteger a cutícula e penetrar no córtex capilar, promovendo força e resistência diretamente à fibra capilar.

Esse produto deve ser utilizado em procedimentos de reconstrução à frio, reconstrução térmica ou cauterização, somente por quem está com os fios extremamente danificados.

(Fonte da imagem destacada: Matheus Ferrero/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?