Ultima atualização: 19 de agosto de 2020

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Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, falaremos sobre os melhores suplementos para ganhar massa muscular. Afinal, foi-se o tempo que emagrecer é tudo o que os praticantes de exercícios físicos desejam! Fique conosco para descobrir como pode ajudar as transformações físicas em seu corpo!

Há vários tipos de suplementos que ajudam no ganho de massa muscular. As composições e os modos de agir no corpo são diferentes e é preciso saber usá-los corretamente. Por isso, é importante conhecer todas as informações necessárias antes de começar qualquer suplementação. Falaremos sobre tudo isso a seguir.




Primeiro, o mais importante

  • Existe uma enorme quantidade de suplementos para ganhar massa no mercado, mas você só deve começar a tomá-los após receber orientação médica.
  • Os melhores suplementos para ganhar massa devem ser tomados de maneira segura, seguindo as dosagens recomendadas pelos profissionais. Eles podem agir no organismo de diversas maneiras diferentes.
  • Se tomados de maneira correta, suplementos para ganhar massa apresentam bons resultados que já começam a ser notados após alguns meses. É fundamental fazer os exercícios físicos adequados junto com a suplementação.

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Os melhores suplementos para ganhar massa: A opinião dos especialistas

Após muita pesquisa e discussão com especialistas, fizemos uma lista com alguns dos melhores suplementos disponíveis para ganho de massa muscular. Eles provavelmente te trarão bons resultados!

O Whey Protein saboroso e funcional

Whey Protein é o suplemento mais famoso para quem deseja ganhar massa. Derivado de uma proteína do soro de leite, ajuda a manter o peso e a aumentar a massa magra. A Max Titanium oferece uma versão deliciosa, com sabor de chocolate, que une o útil ao agradável. Boa forma nunca foi tão prazerosa!

Para quem busca recuperação muscular

Uma das coisas mais importantes para quem treina com frequência é a recuperação muscular. Um ótimo aliado para isso é o BCAA, composto por três diferentes aminoácidos. A Max Titanium o oferece em embalagem com duzentas cápsulas, um excelente custo-benefício para todos que buscam ganho de massa.

Uma excelente aliada no ganho de massa muscular

A Creatina Monohidratada é um dos suplementos mais fundamentais para o ganho de massa: Recomenda-se tomar quatro cápsulas antes dos treinos. O aumento de energia é notável e a hipertrofia muscular, levando ao ganho de massa, também. A New Millen oferece uma das embalagens mais bem avaliadas.

Guia de compra

Será que tomar suplementos para ganhar massa realmente é uma boa ideia? Só ingeri-los sem maiores atividades físicas funciona? Esse consumo pode te levar a problemas de saúde?

Nas próximas linhas, responderemos a todas essas questões!

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Suplementos para ganhar massa são aliados de atletas de alto rendimento. (Fonte: Pavel-Jurca/ Pixabay.com

É seguro tomar suplementos para ganhar massa?

Por mais que sejam eficientes no objetivo de facilitar o ganho de massa muscular das pessoas, os suplementos devem ser tomados com cautela. Existem problemas de saúde, principalmente nos rins e no fígado, que são ligados ao seu consumo inapropriado.

Muitas pessoas fazem uso exagerado ou em momentos incorretos dos suplementos. Isso faz com que a metabolização seja problemática e que problemas futuros surjam. Apesar de muitas vezes naturais, esses produtos se assemelham a medicamentos na maneira de consumo.

É seguro consumir suplementos alimentares desde que com acompanhamento médico. Antes de fazer sua compra, vá a um nutricionista e explique o que deseja. Assim, poderá saber qual é a dosagem perfeita e os horários nos quais deve fazer a suplementação.

Ganhar massa muscular e ter desenvolvimento físico é questão de saúde, mas preservar os seus órgãos vitais é ainda mais!

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Você sabia que mais de vinte marcas de Whey Protein já foram proibidas no Brasil? Isso aconteceu porque elas não passaram no controle de qualidade da Anvisa em relação aos nutrientes oferecidos.

Mas não se preocupe: As marcas à venda em lugares de confiança são aprovadas e apropriadas!

Quais as vantagens de tomar suplementos para ganhar massa?

O uso dos suplementos alimentares tem como função ajudar que as pessoas alcancem objetivos físicos de maneira mais rápida e eficiente. No caso dos que servem para ganhar massa, o processo de desenvolvimento muscular se acelera.

Para atletas de alto rendimento, os suplementos alimentares são indispensáveis. E para pessoas com dificuldades para ganhar massa, também se tornam muito recomendados, uma vez que têm eficiência comprovada.

Quando usados de maneira adequada e recomendada por profissionais, os suplementos para ganhar massa aumentam a energia para os treinos, trabalham na hipertrofia muscular e fazem com que os resultados sejam notáveis. Eles podem ser aliados muito úteis de quem pratica exercícios físicos.

Mas é preciso lembrar que existe o lado contrário, e que usado de maneira inadequada, os suplementos alimentares provocam problemas de saúde. Eles também não são capazes de fazer milagres e precisam de uma rotina de exercícios físicos e de uma boa alimentação para trazerem resultados.

Veja na tabela a seguir as vantagens e desvantagens de tomar suplementos para ganhar massa:

Vantagens
  • Acelera o ganho de massa muscular
  • Dá maior energia para os treinos
  • Facilita a hipertrofia muscular
  • Ajuda quem tem problemas para ganhar massa
Desvantagens
  • Precisa de recomendação médica
  • Só funciona com uma rotina de exercícios e boa alimentação

Em quais situações os suplementos para ganhar massa são recomendados?

Suplementos alimentares são usados por muitas pessoas mesmo sem recomendação médica, o que não é o ideal. Por isso, preparamos uma lista sobre em quais situações você realmente deveria procurá-los.

  • Atletas de alto rendimento: Para os atletas de alto rendimento, que possuem sempre grande consumo de energia e treinam em ritmo acelerado, os suplementos são fundamentais. Eles ajudam a levar o desenvolvimento corporal para um nível competitivo.
  • Pessoas com dificuldades para desenvolver massa: Existem pessoas que, por problemas de metabolismo, desenvolvem massa muscular de maneira muito mais lenta. A suplementação também é uma solução muito interessante para elas.
  • Quem precisa de resultado imediato: Se por algum motivo relacionado a trabalho ou saúde você precisa de ganho muscular imediato em uma parte do corpo, optar pela suplementação pode te ajudar, uma vez que ela de fato é capaz de acelerar a aparição de resultados.

Além dessas recomendações, é importante lembrar que algumas pessoas não podem fazer uso de suplementos de forma alguma. Mulheres grávidas e quem possui problemas renais ou hepáticos encabeçam essa lista.

Como funcionam no organismo os suplementos para ganhar massa?

São variadas as formas de atuação dos suplementos para ganhar massa no organismo. Dependendo da sua preferência, é possível escolher aquele que mais te agrada.

Alguns suplementos atuam na produção hormonal. São os casos do Agression e do Tribulus, mais recomendados para homens por aumentarem a testosterona, e do Femme Protein para as mulheres. A vitalidade e a disposição são diretamente influenciadas por eles.

Outros, como a creatina, reforçam compostos já produzidos naturalmente pelo nosso corpo, também resultando em maior ganho de energia.

Whey Protein, Syntha e Nutri Whey são exemplos de suplementos compostos por aminoácidos e vitaminas que atuam diretamente nos músculos, facilitando tanto a hipertrofia no momento do exercício, como a recuperação. Também trazem outros benefícios para a saúde.

O BCAA também tem a característica de trazer aminoácidos que promovem crescimento muscular, mas é ainda mais eficiente para a recuperação.

Nós preparamos uma tabela comparando alguns tipos de suplementos e suas ações no organismo:

Suplementos para estímulo hormonal Suplementos de reforço de compostos químicos Suplementos de fortalecimento muscular
Ação no organismo Estimulam a produção de hormônios como a testosterona Ajudam na produção de compostos que já temos naturalmente Atuam diretamente nos músculos favorecendo hipertrofia e recuperação
Exemplos Agression, Tribulus, Femme Protein Creatina Whey Protein, Syntha, Nutri Whey, BCAA

Suplementos para ganhar massa fazem efeito sozinhos?

Não adianta esperar nenhum milagre dos suplementos para ganhar massa. Eles funcionam como um auxílio dos seus treinos e exercícios, ajudando a potencializar os resultados que seriam gerados por uma rotina regrada de atividades físicas.

O ganho de massa muscular só acontece quando acompanhado por atividade física.

Portanto, se você deseja ganhar massa muscular, o primeiro passo a ser tomado é praticar exercícios físicos corretos, de preferência recomendados por um profissional. Siga as orientações de quantidade de vezes por semana e tempo, tente seguir uma rotina de qualidade.

Caso um nutricionista recomende que você também faça uso de suplementação, deve procurar um tipo que faça mais sentido e que te ofereça mais benefícios. Em seguida, também precisa tomá-lo corretamente, de acordo com a dosagem estipulada e nos horários recomendados.

Ganho de massa, assim como emagrecimento, é um processo que passa por várias etapas. Os resultados só são alcançados se todas forem realizadas da maneira ideal.

Em quanto tempo suplementos para ganhar massa fazem efeito?

Cada suplemento age no corpo de maneira diferente e cada metabolismo também tem características distintas dos demais. Por isso, é difícil precisar exatamente em quanto tempo você começará a apresentar ganho de massa muscular.

A combinação entre exercícios e suplementação costuma dar resultados em entre quatro e cinco meses.

Supondo que você siga a sua rotina de exercícios e de suplementação de acordo com o que foi passado pelos profissionais, é esperado que entre quatro e cinco meses seja possível notar um considerável ganho de massa muscular.

Porém, outros benefícios, como a perda de gordura, a melhora da disposição e o bom humor, normalmente são notados ainda antes, logo no primeiro mês da prática de exercícios físicos.

Esses números, é claro, não são exatos: Algumas pessoas podem notar uma melhora na massa muscular mais cedo, com dois ou três meses de exercícios regulares, enquanto outras podem demorar um pouco mais.

Quanto custa e onde comprar suplementos para ganhar massa?

Como há uma grande variação de suplementos para ganhar massa e de marcas, também há enormes diferenças nos preços. Você irá encontrar embalagens que variam de R$ 20 até R$ 400. Por isso, é necessário saber exatamente o que procura!

Há muitas lojas especializadas em suplementação alimentar, mas academias e até algumas farmácias também vendem alguns dos melhores suplementos para ganhar massa. Outra opção é fazer a sua compra pela internet: Amazon brasileira, Amazon internacional e Mercado Livre têm ótimos produtos!

Critérios de compra: Fatores para a escolha de suplementos para ganhar massa

Como saber exatamente que suplemento para ganhar massa comprar? Temos quatro critérios técnicos para te apresentar e facilitar a sua decisão:

Abaixo, você encontra mais detalhes sobre cada um!

Dosagem

Cada suplemento alimentar tem a sua dosagem ideal. Fazer uma suplementação maior do que a recomendada por profissionais de saúde pode te causar sérios problemas no fígado e nos rins, e errar na dose para menos não trará os resultados desejados.

Se o suplemento escolhido for em comprimidos ou cápsulas, confira quantos miligramas cada um possui e compare com o quanto precisa tomar. Caso seja em pó, grãos ou outro formato para ser misturado com alimentos, meça com precisão a quantidade em uma colher!

O importante é seguir à risca o que seu médico ou nutricionista orientou.

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É muito grande a lista de suplementos alimentares disponíveis no mercado. (Fonte: moakets/ Pixabay.com)

Modo de consumo

A maior parte dos suplementos alimentares está disponível tanto em comprimidos ou cápsulas, quanto em pó ou grãos. Caso você tenha a opção de escolher, opte por aquela que você acha mais agradável ou prática.

Receitas de batidas e shakes com alguns suplementos são comuns.

Comprimidos são fáceis de serem ingeridos, mas pó ou grãos normalmente precisam de um pouco de criatividade. Receitas de batidas e shakes são comuns, bem como a mistura em pratos do dia a dia.

Alguns dos suplementos mais populares são vendidos até em sabores variados como chocolate e morango, tornando-se muito mais aprazíveis para consumo. Você sempre terá a opção de comprar algo bastante agradável para ajudar o seu ganho de massa!

Composição

Você tem deficiência de alguma proteína ou vitamina? É alérgico a algum composto químico? Tem problemas com corantes ou agentes de sabor? Precisa muito recuperar a falta de um mineral em seu corpo?

Antes de escolher uma marca de suplementos, leia atentamente a composição! Assim, você poderá tanto conferir se ela oferece tudo o que você precisa, como se não há nada que pode te prejudicar por alergia ou intolerância.

Interação

Existem algumas regras que devem ser seguidas ao tomar dois ou mais suplementos de uma vez ou até ao misturá-los com alimentos. Existem certos compostos que não se dão bem com outros ou que quando juntos fazem com que nutrientes não sejam bem absorvidos.

Peça para seu nutricionista fazer uma tabela detalhada sobre os horários ideais para tomar cada suplemento e com quais alimentos eles não podem ser misturar. Dessa forma, será possível aproveitar o que há de melhor em cada um!

(Fonte da imagem destacada: ML_Photography/ Pixabay.com)

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Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.