Imagem de uma mulher preparando um suplemento.
Ultima atualização: 11 de setembro de 2020

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Muitas pessoas desejam aumentar o volume e definição muscular, seja para praticar fisiculturismo, aumentar o desempenho na prática de esportes ou mesmo por motivos estéticos.

Para conquistar esses objetivos, você deve praticar musculação, seguir uma dieta hipercalórica e introduzir a suplementação. Mas você sabe qual o melhor suplemento para hipertrofia? Continue a leitura e descubra.




Primeiro, o mais importante

  • Um suplemento para hipertrofia pode ser fonte de calorias (Hipercalórico ou Massa), proteínas (Whey Protein ou Albumina), carboidratos (Maltodextrina ou Dextrose) ou aminoácidos (BCAA e Creatina).
  • Quando uma pessoa treina regularmente, segue uma dieta hipercalórica e utiliza um suplemento, o processo de hipertrofia acontece rapidamente. A dieta e o suplemento devem ser indicados por um nutrólogo ou nutricionista.
  • Para impulsionar a hipertrofia muscular, mantenha um treino adequado e com boa distribuição de carga. Os exercícios devem ser executados lentamente e mantendo uma boa postura.

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Os melhores suplementos para hipertrofia: Nossas recomendações

Quer saber quais são os melhores suplementos para hipertrofia? Esses suplementos podem fornecer carboidratos, proteínas, aminoácidos ou calorias. Selecionamos os melhores produtos abaixo:

O melhor suplemento proteico

Após o treino, é importante ingerir proteínas e aminoácidos para auxiliar no processo de recuperação e crescimento muscular. Este Whey Protein isolado fornece 24g de proteínas e 5,5g de aminoácidos por porção e a absorção é rápida. O produto está disponível no sabor chocolate.

O melhor suplemento hipercalórico

Para fornecer energia para treinar, é importante investir em um hipercalórico. O Mass Titanium 17500 reúne carboidratos (Maltodextrina), proteínas (Albumina, Whey Protein Concentrado e Colágeno Hidrolisado) e oferece um grande aporte de calorias por porção (600 a 750Kcal). O produto está disponível em diversos sabores.

O melhor suplemento de aminoácidos

O suplemento de Creatina auxilia na hipertrofia muscular, pois estimula o aumento de força, energia e o ganho de massa, ao associar três aminoácidos de alto valor biológico: Arginina, Glicina e Metionina – cada porção fornece 3000mg de creatina. O suplemento deve ser combinado com um carboidrato de alto índice glicêmico, como a Dextrose, para facilitar o transporte aos músculos.

Guia de Compra

O processo de hipertrofia demanda esforço e dedicação. Para ganhar massa muscular é necessário treinar regularmente, manter uma alimentação reforçada e descansar adequadamente.

Mas existe uma maneira de conquistar esse objetivo rapidamente, utilizar um suplemento para hipertrofia, tema deste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher preparando um shake.

O suplemento acelera o processo de hipertrofia muscular. (Fonte: LYFE Fuel/ Unsplash.com)

O que é hipertrofia muscular?

Quando uma pessoa realiza exercícios de musculação, ocorre o rompimento das fibras musculares, causando pequenas lesões. Quando essas lesões são reparadas, ocorre o aumento do volume muscular.

Mas outros fatores influenciam no ganho de massa muscular, um deles é a dieta. A alimentação fornece energia para treinar e repõe a energia depois do treino. Mas para consumir todos os nutrientes necessários, é importante tomar um suplemento de hipertrofia.

E para que as células musculares sejam regeneradas é importante descansar – nunca treine os mesmos grupos musculares todos os dias para não se machucar.

O processo de hipertrofia é demorado. O ganho de massa ocorre após semanas ou meses de treinamentos de força. E o processo de hipertrofia é reversível, ou seja, quando o estímulo é interrompido, os músculos readquirem o aspecto natural.

Imagem de uma mulher tomando suplemento.

O suplemento acelera o processo de hipertrofia. (Fonte: Lyfe Fuel/ Unsplash.com)

O que comer antes e depois do treino?

Uma hora ou meia hora antes de treinar, alimente-se de carboidratos complexos como pão integral, macarrão integral, batata doce, mandioca ou inhame, pois esses alimentos fornecem a energia necessária para realizar os exercícios.

Após o treino, é importante alimentar-se novamente, pois o alimento ou suplemento auxiliará na recuperação e crescimento muscular. Recomendamos carboidratos e proteínas de rápida absorção.

Caso opte por um suplemento, é interessante fazer uma refeição sólida 40 minutos depois.

Quais são os melhores suplementos para hipertrofia?

O suplemento para hipertrofia é indicado tanto para quem consegue se alimentar adequadamente, como para quem não consegue ingerir os alimentos sólidos, em porções adequadas e com intervalos apropriados. Conheça os melhores suplementos para hipertrofia abaixo:

Suplemento proteico

O suplemento proteico fornece uma porção adequada de proteínas e aminoácidos utilizados no processo de recuperação e crescimento muscular. O suplemento deve ser consumido após o treino.

  • Whey Protein é extraído da proteína do soro de leite. Fornece proteínas e aminoácidos essenciais para o crescimento muscular. Pode ser encontrado nas versões concentrado, isolado e hidrolisado. Compare as diferenças na tabela abaixo:
Whey Protein Particularidades Concentração de proteína Absorção
Concentrado Contém lactose e gordura Entre 60% e 80% Absorção lenta
Isolado Proteína pura Concentração de 90 a 97% Absorção rápida
Hidrolisado Proteínas isoladas e quebradas Não informado Absorção rápida
  • Albumina: Esse suplemento é extraído da proteína da clara do ovo – como não é extraído do leite, pode ser utilizado por quem possui intolerância à lactose. Outra vantagem da albumina é o preço mais acessível.

Hipercalórico

O suplemento hipercalórico combina carboidratos simples e complexos, proteínas e gorduras que servem para fornecer energia, fundamental para treinos longos e intensos.

Embora contribua para a hipertrofia, deve ser consumido apenas por quem treina intensamente e queimará as calorias excedentes. Como representa uma refeição, é uma excelente opção para quem deseja ganhar peso.

Carboidratos

O suplemento de carboidratos é versátil, pois pode ser utilizado antes ou após o treino. Antes do treino, fornece energia, após o treino, recupera a reserva energética.

Alguns suplementos de carboidrato possuem liberação mais rápida como Dextrose e Palatinose, outros possuem liberação mais lenta, como o Waxy Maize. Escolha o produto conforme o objetivo.

Diogo CíricoNutricionista

"São, aproximadamente, 42 nutrientes necessários para o organismo conseguir realizar o processo de hipertrofia. Não existe regra na suplementação, mas, sim, diagnóstico científico que aponta a necessidade de cada pessoa.

Termogênico

O suplemento termogênico utiliza a gordura corporal como fonte de energia. Esse suplemento é ideal para quem deseja queimar gordura localizada e busca definição muscular.

Aminoácidos

O suplemento de aminoácidos é responsável pela síntese proteica, que auxilia na recuperação das fibras musculares após o treino. Os principais suplementos desta categoria estão listados abaixo:

  • Glutamina é o aminoácido em maior quantidade no organismo. É responsável pela integridade do tecido muscular, síntese proteica e metabolismo energético.
  • BCAA consiste num conjunto de aminoácidos essenciais, ou seja, não produzidos pelo corpo. É importante na construção de estruturas musculares e na síntese proteica. Aumenta o desempenho nos treinos.
  • Creatina é utilizada pelo organismo para aumentar os níveis de energia e estimular a síntese proteica, o seja, auxilia no aumento de força e resistência para treinar e no ganho de massa magra.

Quais são os tipos de treino de hipertrofia?

Você deve praticar exercícios de musculação com o uso dos equipamentos da academia de ginástica ou realizar exercícios funcionais que utilizam o peso do próprio corpo, se deseja conquistar a hipertrofia.

A frequência dos treinos durante a semana, séries de exercícios, quantidade de repetições e cargas utilizadas devem ser indicados por um profissional de educação física, após análise das características físicas e objetivos.

Imagem de um homem treinando.

O treino deve ser montado por um profissional de educação física. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

O mais recomendamos é que você trabalhe membros superiores em um treino e membros inferiores no outro, garantindo o tempo necessário para os músculos descansarem, se regenerarem e crescerem.

É importante realizar os movimentos lentamente, para que todas as fibras sejam ativadas durante os exercícios. Os treinos aeróbicos devem ser realizados esporadicamente. Existem dois tipos de treino para hipertrofia:

  • Treino metabólico: Maior número de séries e menor tempo de descanso.
  • Treino tensional: Cargas elevadas, menos repetições e maior tempo de recuperação entre as séries.

Por que é importante descansar após um treino de hipertrofia?

Uma das etapas do processo de hipertrofia é o descanso. No período de repouso a oxigenação das células musculares aumenta e isso acelera a recuperação das lesões nas fibras musculares.

Além disso, enquanto você dorme, ocorre a liberação do hormônio de crescimento que otimiza a regeneração, crescimento e definição muscular.

É verdade que mulher demora mais para ganhar músculos?

O processo de hipertrofia é um pouco mais lento para as mulheres do que para os homens. Isso ocorre por causa da menor produção de testosterona endógena, um hormônio essencial para o ganho de massa muscular.

Mas isso não significa que as mulheres não consigam bons resultados. Com o treino correto, dieta e suplementação adequados, o ganho de massa muscular ocorrerá.

Imagem de uma mulher treinando.

O processo de hipertrofia feminina é mais lento. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Como e quando tomar suplemento para hipertrofia?

Para saber como tomar o suplemento para hipertrofia, siga as recomendações fornecidas pelo fabricante e as dicas que preparamos abaixo:

  • O suplemento pode substituir uma das refeições. Mas não exagere na substituição para não perder peso ao invés de ganhar massa muscular;
  • Você pode dissolver o suplemento em leite desnatado ou alguma fonte proteica de qualidade;
  • Você pode ingerir o suplemento ao acordar, para minimizar o catabolismo causado pelas horas de sono.
  • Outra opção é tomar 30 minutos antes do treino para aumentar a energia e performance.
  • No pós-treino, o suplemento atua como repositor de energia;
  • Antes de dormir, o suplemento retarda o esvaziamento gástrico e reduz o catabolismo.

Critérios de compra: Como encontrar o melhor suplemento para hipertrofia

O suplemento contribui para a hipertrofia muscular, pois fornece os carboidratos, proteínas, aminoácidos e calorias necessários para aumentar a energia, força e resistência durante os treinos.

O produto também serve para regenerar as lesões e estimular o ganho de volume muscular. Para encontrar o melhor suplemento para hipertrofia, analise os critérios de compra listados e detalhados abaixo:

Suplemento

Conforme mencionamos anteriormente, diferentes suplementos podem ser utilizados no processo de hipertrofia. A escolha depende de inúmeros fatores como biotipo, necessidades nutricionais, características do treino, objetivos, entre outros. Comparamos as opções na tabela abaixo:

Ação Quando deve ser ingerido Melhores opções
Suplemento proteico Atua no processo de recuperação e crescimento muscular Pós-treino Whey Protein e Albumina
Suplemento de carboidratos Fornece energia Pré-treino ou pós-treino Dextrose, Maltodextrose, Palatinose e Waxy Maize
Hipercalórico Fornece energia Pré-treino ou pós-treino Massa
Termogênico Utiliza gordura do corpo como fonte de energia Pré-treino Termogênico
Aminoácidos Atua na síntese proteica Pós-treino Glutamina, BCAA e Creatina

Apresentação

Os suplementos hipercalóricos podem ser encontrados em diferentes apresentações. Os suplementos termogênicos e aminoácidos são comercializados apenas na versão cápsulas.

Os suplementos de proteínas, carboidratos e hipercalóricos são vendidos em pó. Essa é a versão mais comum e também mais fácil de consumir, pois basta adicionar à coqueteleira um copo de água filtrada ou de leite semidesnatado gelado, uma medida do suplemento e agitar.

Sabor

Se você optar por comprar um suplemento para hipertrofia em pó, deverá escolher o sabor do produto. Além da versão neutra, você encontra opções convencionais como morango, chocolate e baunilha.

Caso queira provar um sabor diferente, outras opções são frutas vermelhas, cookies ‘n’ cream, doce de leite, açaí, banana, maracujá, uva, churros, torta de limão, café, capuccino e outros.

Imagem de uma coqueteleira esportiva e um suplemento.

Você encontra opções de suplementos em diversos sabores. (Fonte: CTRL- A Meal Replacement/ Unsplash.com)

Peso

Outra característica que merece sua atenção é o peso do produto. Você encontra suplementos proteicos em embalagens com 500 a 1.000g (Albumina) ou 900g a 2.000g (Whey Protein).

O hipercalórico é encontrado em embalagens maiores com 1.500g, 3.000g, 4.500g ou 6.000g, pois a dose do suplemento varia de 120g a 160g. Já o carboidrato é vendido em embalagens com 1000g (Dextrose e Maltodextrina) ou 1000g a 1500g (Waxy Maize).

O termogênico é vendido em frascos com 60 a 120 cápsulas. Por fim, os aminoácidos são vendidos nas versões pó ou cápsulas. Você encontra opções em potes com 150g e 300g (BCAA e Glutamina) ou 1000g (Creatina) ou frascos com 120 a 480 cápsulas (Creatina e BCAA, respectivamente).

Recomendamos que você avalie o volume da embalagem, a dose diária recomendada e o custo por dose para encontrar a opção com melhor custo-benefício.

(Fonte da imagem destacada: LYFE Fuel/ Unsplash.com)

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