Mulher de costas com mãos no cabelo.
Ultima atualização: 5 de setembro de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

7Estudos avaliados

80Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Para cuidar da saúde dos cabelos é preciso adotar bons hábitos, que vão desde a limpeza e hidratação dos fios até uma dieta balanceada. Por isso, é importante incluir na sua alimentação as melhores vitaminas para cabelo.

As vitaminas são nutrientes que ajudam o corpo a funcionar corretamente e têm ação direta na saúde dos fios capilares. Como existem muitos tipos de vitaminas, vamos mostrar quais são as melhores e como usá-las.




Primeiro, o mais importante

  • As melhores vitaminas para cabelo estão presentes nos alimentos, mas quando suplementadas podem otimizar os benefícios.
  • As vitaminas podem tratar fios secos e quebradiços, evitar a queda e acelerar o crescimento.
  • Antes de aumentar o consumo de vitaminas, é imprescindível consultar um nutricionista ou dermatologista.

Você também pode gostar:

Melhores vitaminas para cabelo: Nossas recomendações

O melhor multivitamínico para os cabelos

O multivitamínico da Puritan's Pride é ideal para cuidar do cabelo, pele e unhas. São 60 cápsulas, sendo que cada uma contém 5000 ui de vitamina A, 2 mg de niacina, 2 mg de B6, 200 mcg de ácido fólico, 20 mcg de B12 e 2,5 mg de Biotina.

O melhor kit para crescimento capilar

O kit Monovin para Crescimento Capilar é composto por vitamina A, ginkgo biloba, aloe vera, alecrim e queratina. Ideal para tratar fios fragilizados e com dificuldades de crescimento, esse kit vem com shampoo, máscara, ampola e pomada.

A melhor vitamina para cabelo com biotina

A vitamina para o cabelo da Kerotin atua no crescimento e fortalecimento capilar. Com 60 gomas de mascar, esse suplemento contém 960 mcg de vitamina A, 48 mg de vitamina C, 320 ui de D3, 1,6 mg de B6, 14 mg de vitamina E, 544 mcg de ácido fólico, 6,4 mcg de B12, além de 4 mg de biotina.

Guia de Compra

Hoje em dia é comum que os cabelos fiquem ressecados, quebradiços ou caiam demais. As causas são inúmeras, mas os tratamentos também. Entre eles está a recomendação de usar vitaminas para cabelos.

Nesse Guia de Compra, nós vamos mostrar quais são as melhores vitaminas para os fios e como escolher a ideal de acordo com o seu objetivo.

Mulher fazendo careta.

Sem vitaminas os cabelos ficam opacos e com pontas duplas. (Fonte: Element5 Digital/Pexel.com)

Qual a importância das vitaminas para cabelo?

Para mantermos nossa saúde, nós precisamos consumir, através da alimentação, vitaminas, minerais, gorduras boas e carboidratos. Esses nutrientes têm efeito sobre todo o nosso organismo, incluindo os cabelos.

As vitaminas, por exemplo, têm influência na estrutura e no crescimento dos fios. Por isso, para crescer e se manter saudável, o cabelo precisa ser nutrido. Tanto é que a falta de vitaminas pode causar queda, fios quebradiços e crescimento lento.

Além disso, outros nutrientes importantes para a saúde dos cabelos precisam de certas vitaminas para serem ativados. É o caso do colágeno e da vitamina C, que dependem um do outro.

Sendo assim, se os fios dos seus cabelos não estão fortes, brilhosos e com aspecto saudável, é muito provável que você esteja com alguma deficiência nutricional.

A boa notícia é que hoje existe uma grande variedade de vitaminas para cabelos, que pode ser consumida através de alimentos e suplementos alimentares ou ser aplicada diretamente nos fios.

Quem deve suplementar vitaminas para cabelo?

De modo geral, a suplementação é indicada para quem não consome os nutrientes necessários por meio da alimentação ou tem dificuldade de absorção.

Além disso, investir nos suplementos capilares pode ser uma forma mais eficaz de fortalecer os fios e acelerar o crescimento dos cabelos.

Como são compostos por vitaminas e outros nutrientes, os suplementos também podem ser a solução para quem sofre com queda e outros problemas capilares.

Antes de iniciar a suplementação você deve consultar um dermatologista.

De todo modo, antes de iniciar a suplementação você deve consultar um dermatologista.

Apenas um especialista poderá determinar o tipo de vitamina e a dose ideal a ser consumida, sem que isso gere efeitos colaterais ou interações medicamentosas.

O que causa a deficiência de vitaminas nos cabelos?

Cabelo ressecado, pontas duplas, fios quebradiços, rígidos ou elásticos demais, crescimento muito lento. Esses são apenas alguns dos indícios da falta de vitaminas para cabelo.

E são muitas as causas que podem levar a isso. Entre elas estão os fatores hormonais e genéticos.

Além disso, uma alimentação desbalanceada e pobre em vitaminas e minerais, associada a um estilo de vida estressante, também pode contribuir para prejudicar a saúde capilar.

Outros fatores que também afetam negativamente os cabelos são:

  • Colorações e químicas;
  • Uso excessivo de secador de cabelo e chapinha;
  • Doenças, como os distúrbios da tireoide;
  • Idade avançada;
  • Estresse e ansiedade.

Quais são as vitaminas essenciais para a saúde do cabelo?

A escolha da melhor vitamina para cabelo vai depender da sua necessidade, do seu problema capilar e da sua condição de saúde.

Mas, para você aumentar o seu conhecimento sobre isso, listamos a seguir as principais e melhores vitaminas que atuam na saúde dos fios. Veja:

Vitamina A

Essa vitamina é ótima para o desenvolvimento dos fios, já que promove a elasticidade e regula a oleosidade do couro cabeludo. A sua falta está associada a queda e calvície.

Você pode aumentar o consumo de vitamina A através de folhas verdes, batata doce, cenoura, espinafre, mamão, tomate e etc.

No entanto, é preciso atenção: Se consumida em excesso por meio de suplementos, a vitamina A pode causar o efeito rebote.

Vitaminas do complexo B

Listamos a seguir as principais vitaminas do complexo B para cabelos:

  • Vitamina B12: Ajuda no processo de crescimento do cabelo;
  • Vitamina B3: É responsável pelo fortalecimento dos fios e evita a queda;
  • Vitamina B5: Diminui o efeito quebradiço e as pontas duplas;
  • Vitamina B7: Conhecida como Biotina, essa vitamina age na absorção da queratina na raiz, evita a queda e fortalece os fios.

As vitaminas do complexo B para cabelo podem ser encontradas em diversos alimentos como: Amêndoas, abacate, banana, peixes, batatas e nozes.

Vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um poderoso antioxidante e atua no crescimento e na saúde dos cabelos.

Além disso, como vimos, a vitamina C estimula a produção de colágeno, que mantém a elasticidade e resistência dos fios.

Você pode encontrar a vitamina C no pimentão amarelo, morango, brócolis, acerola e mamão.

Vitamina D

Você já deve saber que a vitamina D é ativada em nosso corpo através dos raios solares. Mas ela também pode ser consumida através de peixes, frutos do mar, ovo e etc.

De todo modo, a vitamina D age na manutenção das células do couro cabeludo e a sua ausência pode interferir no crescimento normal dos fios.

Vitamina E

Essa vitamina também tem poder antioxidante e, por isso, ajuda a combater o estresse oxidativo que acelera o envelhecimento. Ela também atua no crescimento capilar e evita o surgimento de oleosidade.

Alguns dos alimentos ricos em vitamina E são: Vegetais verde-escuros, sementes de girassol, castanha-do-pará, alface e milho.

Melhores vitaminas para cabelo: Existe alguma contraindicação ?

Não existem contraindicações para o uso tópico de vitaminas para cabelo. Ou seja, a aplicação de cosméticos com nutrientes nos fios podem ser usadas, na maioria das vezes, sem restrição.

Mas é sempre bom fazer um teste antes para se certificar de que você não tem alergia ao produto. Já quando tratamos dos suplementos com vitaminas para cabelo, é possível que eles causem efeitos colaterais.

Além disso, dependendo da vitamina, pode haver contraindicação. Isso porque algumas vitaminas em excesso podem ser prejudiciais a sua saúde.

foco

Além de uma alimentação rica em vitaminas, você também pode adotar outros cuidados que vão melhorar a saúde dos cabelos. Veja:

  • Hidrate os fios periodicamente;
  • Não lave com água muito quente;
  • Utilize shampoo e condicionador livres de aditivos químicos.

Quanto custa e onde comprar as melhores vitaminas para cabelo?

O preço de uma vitamina para cabelo vai depender do tipo e da composição e pode variar entre R$ 10 e R$ 500.

Você vai encontrar esse produto em farmácias, lojas de departamento, como Lojas Americanas, e hipermercados como Pão de Açúcar.

Mas é mais prático, e muitas vezes mais econômico, comprar online. Nesse caso, recomendamos a Amazon Brasil que oferece uma grande variedade de suplementos e ampolas de vitaminas para cabelo.

Critérios de Compra: Como avaliar as melhores vitaminas para cabelo

A partir daqui, vamos mostrar os fatores que você deve levar em consideração para se certificar de que estará comprando a vitamina ideal para o seu tipo de cabelo. Confira:

Abaixo, você vai entender melhor como avaliar cada um desses critérios.

Objetivo

Como vimos, existem diversas vitaminas que atuam sobre os cabelos e cada uma serve a um propósito. Para resumir, criamos a tabela a seguir:

Objetivo Nutrientes
Tratar a queda capilar Vitaminas A, C, B12 biotina e ácido fólico
Fortalecer o cabelo Vitaminas B3 e B8
Estimular o crescimento Vitaminas E e C
Aumentar o brilho Vitaminas A, E e B1

Vale ressaltar que a pele e as unhas também se beneficiam das vitaminas e outros nutrientes para cabelo.

Forma de consumo

Leve em conta a forma de uso. Com já mencionamos, as vitaminas podem ser usadas diretamente sobre os fios, por meio de máscaras de tratamento e de ampolas.

Mas o mais é eficaz é de fato a suplementação alimentar por meio de cápsulas ou goma de mascar.

foco

Você sabia que para que as vitaminas sejam absorvidas pelo organismo, elas precisam de outras substâncias que as dissolvam?

Por isso, as vitaminas são divididas em lipossolúveis (dissolvidas em gordura) e hidrossolúveis (diluídas em água).

Sendo assim, é preciso que você também consuma lipídios e água para ajudar na absorção das vitaminas.

Fórmula

Analise não apenas as vitaminas, mas também outros nutrientes que podem fazer parte da composição do suplemento.

De modo geral, a combinação de várias substâncias potencializa os benefícios para os fios. E, como vimos, muitas vezes um nutriente precisa de outro para ser produzido em nosso organismo.

Confira as principais substâncias que você deve ficar de olho na embalagem:

Nutrientes para cabelo Benefícios
Ácido fólico Reduz a queda e quebra dos fios
Ferro Ajuda no crescimento dos cabelos
Zinco Repara o tecido capilar e regula a produção de sebo
Proteína Atua no crescimento e fortalecimento dos fios

Para você ter uma ideia de como as diferentes composições funcionam na prática, de modo geral, a mistura de vitaminas A, C, E, D e complexo B, com minerais como zinco, cromo e selênio é ótimo para tratar cabelos, pele e unhas.

Dose

Outro critério que você deve verificar é a dose de cada vitamina e nutriente presente na tabela de ingredientes do suplemento. E não se esqueça de avaliar a quantidade de cápsulas que vem no frasco.

(Fonte da imagem destacada: Element5 Digital/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.