Ultima atualização: 1 de setembro de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

23Horas investidas

8Estudos avaliados

71Comentários coletados

Nosso objetivo é mantê-lo atualizado com informações sobre os melhores produtos. É por isso que desta vez queremos lhe apresentar a melhor memória RAM DDR3 que você pode encontrar no mercado. Ter uma boa memória RAM é uma parte essencial para obter o máximo do seu computador, sendo a memória RAM DDR3 uma das mais utilizadas para sua velocidade de transferência de dados e baixo consumo de energia.

A questão é qual de todos os modelos e marcas é a melhor? Nós lhe damos mais do que apenas os detalhes técnicos de cada modelo. Nós queremos que você tenha todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão de compra. Desde os modelos mais inovadores e as características que você deve comparar, até as perguntas mais comuns entre os compradores.




O mais importante

  • RAM é um hardware, ou seja, um conjunto de elementos que compõem um computador ou sistema de computador. É principalmente responsável por armazenar e executar todas as instruções atribuídas pelo processador.
  • É usado como memória de trabalho para computadores e outros dispositivos do sistema operacional.

Memória RAM DDR3: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre a memória RAM DDR3

Os componentes eletrônicos de um computador são dispositivos delicados e não podem ser tomados de ânimo leve. É por isso que é importante saber o que a DDR3 RAM tem a oferecer. Para ajudá-lo a obter as informações que você precisa, nós elaboramos este guia de compras.

DDR3 RAM representa um aumento na capacidade de qualquer computador. (Foto: Дмитрий Мельников / 123rf.com)

O que é DDR3 RAM e que vantagens ela oferece?

A memória RAM é composta por um conjunto de chips e módulos de memória, com um corpo composto de fibra de vidro. É considerado um dos componentes mais importantes de qualquer computador, pois é o principal responsável por armazenar e executar todas as instruções atribuídas pelo processador ou CPU.

DDR-3 significa "Dual Data Rate 3" - terceira geração de dual data rate - um tipo de memória DRAM, que tem chips de memória em ambos os lados do cartão e tem um conector especial de 240 pinos para slots na placa-mãe.

A maioria tem dissipadores de calor e um entalhe em um lugar estratégico no conector, de modo que, quando inserido, não há risco de colocá-los em locais inapropriados ou de inseri-los em slots inadequados.

Vantagens
  • São mais rápidas que a maioria dos modelos
  • Não são obsoletas
  • Muitas placas-mãe são compatíveis com elas
Desvantagens
  • Podem ser caras
  • São dispositivos delicados

Memória DDR3 RAM para laptop ou desktop - o que procurar

A memória DDR3 é diversa e tem perfis diferentes de acordo com o tipo de equipamento que a utilizará. É por isso que eles são classificados de acordo se eles são destinados a laptops ou computadores desktop. Nós lhe contamos sobre as diferenças.

  • Memória DDR3 RAM para laptop. Estes se caracterizam por serem menores e terem hardware mais compacto com menos pinos de contato. As capacidades de armazenamento são menores, mas em aspectos como velocidade de transmissão e desempenho eles não diferem tanto dos computadores desktop.
  • Memória DDR3 RAM para desktop. Estes são o tamanho padrão e são usados para avaliar o desempenho da RAM do laptop. Eles geralmente oferecem mais variedade de modelos e capacidades de armazenamento.
DDR3 RAM para laptop DDR3 RAM para computador desktop
Capacidade de armazenamento De 4Gb a 32Gb de 4Gb a 128Gb
Custo Alto Médio ou baixo
Variedade de modelos Médio Largo

Quanto custa um RAM DDR3?

A quantidade de RAM DDR3 no mercado é variada. Você pode encontrar diferentes capacidades, cores, modelos e marcas, entretanto, a qualidade da DDR3 RAM que você quer comprar dependerá do produto que você escolher.

Os preços da DDR3 RAM que têm um certo padrão de qualidade podem começar a partir de 130 BRL, enquanto aqueles DDR3 RAM que oferecem maior durabilidade e qualidade, você pode encontrá-los a um preço médio de cerca de 400 BRL.

Critérios de compra

Ao escolher qual produto comprar, é importante considerar características e funcionalidades que se adaptem às suas necessidades e não escolher apenas o design estético do produto.

Capacidade

Quanto maior a capacidade de armazenar instruções em nossa memória RAM, melhor será o seu desempenho, ou seja, quanto mais rápido o nosso equipamento funcionar e mais lento será ao realizar processos que requerem muita energia, menos freqüente ou nada.

Se você vai usar seu computador para edição de vídeo, fotografia, programação de páginas da web ou aplicativos, então é muito provável que você precise de uma quantidade maior de RAM. Para uma pessoa que só precisa navegar na Internet ou editar documentos, sua memória RAM deve ser de pelo menos 4GB.

Para jogadores ou profissionais que requerem um melhor desempenho do computador, recomenda-se um processador de 16GB ou mais.

Marca

Quando se fala em tecnologia não é elitista procurar as melhores marcas, pois o prestígio destas é uma grande parte da garantia de que você tem que é de bom acabamento. Por isso é importante conhecer algumas das marcas mais populares e prestigiadas.

Um dos líderes é o HyperX, que fornece alta performance e memória poderosa para computadores profissionais. Cosair é também uma excelente escolha, e a preços um pouco mais acessíveis. Você também pode explorar os modelos oferecidos pela Kingston, uma marca com uma longa história em dispositivos de armazenamento.

Um detalhe muito importante que poucas pessoas sabem sobre RAM é que ela funciona em pares, com um modelo gêmeo. Se você expandir a RAM com uma segunda memória que não seja idêntica à que você já tem, então o desempenho não será ótimo.

Latency

Latency ou timing é o tempo que o controlador de memória deve esperar entre uma solicitação de dados e sua entrega. Em uma memória CL3, o controlador precisa esperar 3 pulsos de relógio até que os dados sejam entregues após a solicitação. Portanto, você deve sempre procurar por módulos de memória com a menor latência possível.

Os módulos de memória também são classificados em "timings", que geralmente são uma seqüência de números, como 9-9-9-9-24. O mais útil destes números é o primeiro, conhecido como "latência CAS". Este é o número de ciclos de relógio que a RAM leva para acessar uma coluna de dados (quanto menor, melhor)

A memória DDR3 tem latências mais altas que a memória DDR2, e a memória DDR2 tem latências mais altas que a memória DDR. Isso significa que a memória DDR3 leva mais tempo para começar a transferir dados do que a memória DDR2.

(Fonte da imagem em destaque: Сергей / 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas