Seja bem vindo ao Review Box Brasil. Neste artigo, você vai descobrir quais são as melhores opções de memória RAM disponíveis para compra no mercado brasileiro. Vamos saber como esse tipo de tecnologia funciona e o que você deve levar em conta para fazer a melhor escolha.

Talvez você já tenha passado pelas seguintes situações. Está utilizando o computador e, de repente, ele começa a “travar”. E aí para abrir um documento qualquer, por exemplo, leva-se muito mais tempo do que o esperado.

Isso pode ocorrer por conta de pouca quantidade de memória RAM disponível no computador. É esse dispositivo hardware que determina o que o seu PC pode rodar com eficiência ou não.

Quase sempre, é possível alterar a quantidade de memória RAM e melhorar o desempenho da sua máquina. Por isso, continue lendo e saiba mais sobre isso.

Primeiro, o mais importante

  • A Memória RAM tem funções e características diferentes da memória de armazenamento.
  • Avalie qual é o seu perfil para saber quanto de memória RAM seu computador precisa.
  • Para um melhor desempenho da máquina, veja se a RAM é compatível com placa mãe, com o processador e a placa de vídeo.
  • Os preços podem variar entre R$ 50 e R$ 900. Os valores dependem da quantidade de memória e também da tecnologia existente nela.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores opções de memória RAM

Se você já cansou de ligar o computador e ter que esperar vários minutos para poder utilizá-lo, ou de ter que olhar para a tela travada toda vez que precisa abrir um programa um pouco mais pesado, aqui estão algumas das melhores opções de RAM do mercado, para dar um basta nesse problema.

1º – Kingston ValueRAM KVR16LS11/8

As memórias da linha Value Ram da Kingston são compatíveis com todas as marcas de placa mãe disponíveis no mercado. A empresa submete os produtos a uma série de teste para garantir a funcionalidade do hardware.

Possui 8GB de capacidade e, por conta disso, é adequada para o uso de programas de edição de vídeo e jogos pesados, com alto nível de efeitos visuais. É um dos produtos mais vendidos do mercado.

2º – Kingston Hypex Fury HX424C15FB

Esse modelo da marca Kingston funciona de forma plug and play. Ou seja, reconhece automaticamente a plataforma host utilizada e é capaz de fazer overclock para altas frequências.

A memória é do tipo DDR4, de 4 GB, que possibilita velocidade de transmissão mais rápida e mais confiabilidade. Outra característica é o baixo consumo de energia, o que acaba dissipando o calor. Segundo a fabricante, é uma boa opção para quem pretende editar vídeos, fazer renderizações 3D e rodar jogos.

3º – Adata AX4U240038G16

Essa memória da Adata é voltada para o universo gamer. A RAM conta com a tecnologia DDR4 e 8 GB de capacidade. É totalmente compatível com as principais placas mãe do mercado. Para quem tem uma CPU transparente, o hardware vai chamar a atenção. Isso porque a RAM tem um ciclo de iluminação integrado.

Com a ajuda de um software específico, o Asus Aura Sync, é possível ajustar cor, intensidade e sequência das luzes. É uma das melhores opções para quem quer utilizar o PC para jogar os mais recentes lançamentos da indústria gamer. Aqueles que trabalham com edição profissional de vídeos também podem ser bem atendidos, por conta da especificações técnicas dessa memória.

Guia de Compra

Talvez você não saiba, mas muitas vezes não é a falta de espaço na memória de armazenamento que faz com que seu computador fique mais lento. O problema pode estar na memória RAM, responsável por fazer os programas funcionarem com fluidez, sem aquele “travamento” irritante.

Portanto, se você quer deixar seu computador mais rápido, investir em memória RAM pode ser a solução. Continue lendo e saiba tudo sobre o tema em nosso Guia de Compra.

homem sorrindo em frente a um computador

Nem sempre seu computador faz você sorrir, e o problema pode estar na memória RAM. (Fonte: bruce mars / Pexels)

O que é a memória RAM?

Ao ler as especificações do seu computador, talvez você tenha ficado com dúvidas sobre o significado dessas três letras. Nem todo mundo sabe, mas esse tipo de memória é um dos componentes que mais atua dentro de uma CPU.

Falando de uma forma técnica, memória RAM ou, em inglês, Random Access Memory, significa memória de acesso aleatório. Trata-se de um componente essencial não apenas nos computadores como também em celulares.

Imagem mostra dezenas de placas de memórias RAM sobrepostas.

A memória RAM tem como função aumentar a velocidade com que os dados são processados. (Fonte: 502designs / Pixabay)

Traduzindo para uma linguagem mais simples, a memória RAM é o que possibilita que os programas e arquivos de um dispositivo eletrônico rodem de forma fluída e eficiente.

Formada por milhões de transistores e capacitores, a memória RAM é um chip que se parece com um microprocessador. É graças a esse tipo de memória que é possível acessar os arquivos instalados dentro de um computador. É ela a responsável pela leitura dos dados.

A memória RAM tem funções diferentes da memória de armazenamento.

Ao contrário da memória do HD, a RAM não armazena os conteúdos, é apenas uma passagem. Por isso, é importante não confundir os dois conceitos, que são complementares e possuem funções diferentes.

A memória de armazenamento tem como objetivo arquivar todo o conteúdo da máquina, como documentos, fotos, jogos e músicas. Por outro lado, a memória RAM é quem leva esse conteúdo para ser processado e, enfim, exibido.

Dessa forma, quanto mais memória RAM um computador tem, mais rápido ele pode executar uma função. Um programa é instalado no HD, mas assim que o usuário clica para abri-lo, a memória RAM entra em ação.

Analogia do escritório: Qual a diferença entre RAM e armazenamento?

Especialistas costumam recorrer a uma analogia para explicar a diferença entre esses dois tipos de conceito. Imagine um escritório. A RAM pode ser considerada como uma mesa de trabalho.

Nessa linha de pensamento, o armazenamento do HD pode fazer o papel de um armário com diversas gavetas.

Se alguém lhe pede algum trabalho, você vai até as gavetas e retira todos os documentos de que necessita e coloca tudo em cima da mesa. Caso a mesa seja pequena – pouca memória RAM – os papéis ficarão empilhados e o tempo para concluir o trabalho será maior.

Imagem mostra circuito de computador.

Memória RAM é diferente de memória HD. (Fonte: blickpixel / Pixabay)

Se a mesa for grande – muita memória RAM – os documentos serão organizados corretamente e a função será exercida em um menor tempo. E é justamente por essas condições que é tão difícil que um computador com pouca RAM execute atividades simultâneas. Ao abrir diversas janelas e programas, a memória acaba ficando sobrecarregada e não consegue concluir as ações.

Quando isso ocorre, aparecem aqueles travamentos e engasgos na hora de ver um vídeo. Ou ainda uma dificuldade ou demora para que um simples arquivo de texto seja aberto.

Outra diferença entre os dois tipos de memória é que o que é salvo na memória de armazenamento não se perde quando o computador é desligado. Já o que está guardado na memória RAM é descartado, já que a função dela é diferente.

Memória RAM Memória HD
Utilização Responsável pelo desempenho e velocidade Responsável pelo armazenamento
Armazenamento Capacidade de armazenamento mais baixa Capacidade de armazenamento mais alta
Instalação Necessita instalação interna Existem versões externas (HD, pen-drive)

Quais os diferentes tipos de memória RAM?

A memória RAM pode ser dividida em dois tipos:  SRAM e DRAM. Elas possuem características distintas e para que fique bem claro, vamos falar de cada uma delas:

  • SRAM: Mais rápida das duas, e também a mais cara em preço. Esse tipo de memória RAM é mais econômica no que diz respeito ao consumo e tem um desempenho melhor. Podemos dizer que a SRAM é mais potente e veloz, tornando-a uma versão melhor da DRAM.
  • DRAM: Ela é um pouco mais lenta, e por conta disso, mais barata, e obviamente, a opção mais comum. Ela precisa ser atualizada com frequência e consome mais energia.

Quanto de RAM meu computador precisa?

Como já dissemos, a memória RAM é de extrema importância para que o uso do computador ou notebook seja facilitado. Trabalhar ou se divertir sem engasgos e travamentos é bem melhor, não é mesmo?

Caso o seu computador esteja lento ou tenha dificuldades para fazer determinadas atividades, talvez seja o momento de instalar mais memória RAM na máquina.

Imagem mostra homem de costas sentado em frente a um computador.

Quantidade de memória RAM necessária vai depender do perfil de uso do computador. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Esse tipo de memória abre e fecha arquivos, faz a leitura do que está salvo nos HDs internos e externos e determina a quantidade de programas que são capazes de rodar ao mesmo tempo.

Então, a falta desse componente de memória pode ser sentida principalmente quando o computador começa a ser mais exigido, com programas de edição de vídeo ou então com recursos visuais mais pesados. Antes de comprar um produto novo, analise qual é a quantidade de memória que de fato você vai precisar. Isso vai depender do seu perfil de uso.

Caso você seja um usuário mais básico, que utiliza o seu computador para navegar na internet e realizar trabalhos com editores de texto, por exemplo, uma memória RAM de 4GB já garante o funcionamento adequado do sistema. Em geral, isso é o suficiente para o uso doméstico dos programas mais comuns.

Para saber qual é a quantidade ideal de memória RAM, o usuário deve fazer uma avaliação do perfil de uso do computador.

Agora, caso o objetivo seja jogar games mais recentes com alta resolução de imagem, o ideal é optar por memórias de 8 ou até 16 GB. Essa configuração também é mais recomendada para quem utiliza softwares de edição de vídeo em alta definição.

É necessário, ainda, levar em conta outro fator. Para ter um alto desempenho do computador em qualquer uma das atividades citadas, a memória RAM é apenas um dos componentes necessários. Dessa forma, o processador e a placa de vídeo também devem ser adequados e compatíveis uns com os outros.

Quanto custa?

Vários fatores determinam o preço de um pente de memória RAM. Os valores vão variar dependendo, principalmente, da quantidade de dados que será suportada.

Memórias de 2 GB, que quase não são mais vendidas por não proporcionarem ao usuário uma boa experiência, custam em torno de R$ 50. Já as de 4GB tem um preço por volta de R$ 190. As de 8GB, R$ 285 e as 16GB, R$ 900. A variação entre uma loja e outra é bem grande. Vale a pena pesquisar antes de decidir.

Onde comprar?

O hardware, em geral, é vendido apenas em locais especializados nesse mercado. Quem quer adquirir uma memória RAM pode procurar lojas como o Balão da Informática.

Caso prefira fazer a compra online, existem mais opções. Todos os grandes varejistas virtuais podem ser procurados. Entre eles, a Amazon, as Lojas Americanas e o Magazine Luiza.

Critérios de compra: Como comparar e escolher a melhor Memória RAM

Para que seja feita a melhor compra, o consumidor precisa analisar bem o que quer. Dessa forma, você escolhe o que for mais adequado a você, não se arrepende e também não fica com algo que não atende suas necessidades.

Na hora de escolher qual memória RAM vai levar para casa, leve em conta os seguintes pontos:

  • Quantidade
  • DDR
  • Compatibilidade com os demais dispositivos
  • Tempo de resposta

Vamos falar um pouco de cada um deles.

Quantidade

Quanto maior a memória RAM, maior a quantidade de trabalho que é possível ser desenvolvido pelo computador ou notebook. Hoje no mercado, as memórias são vendidas com capacidades que variam entre 2GB e 16GB. A escolha entre os diversos tipos deve ser baseada no perfil de uso do computador.

As memórias de 2GB já quase não são mais vendidas, já que não atendem a necessidade de quase nenhum computador e usuário. Com 4 GB, seu computador já é capaz de rodar vários programas ao mesmo tempo, desde que não sejam pesados.

Imagem mostra mulher em frente ao computador. Na mesa, muitos papéis.

Aumentar a velocidade do computador pode melhorar a produtividade. (Fonte: Joergelman / Pixabay)

O conteúdo multimídia já roda com mais tranquilidade e é possível até mesmo usar softwares de edição de áudio sem o risco de ter que parar o trabalho por conta de travamentos. Já as memórias de 8 ou 16 GB são voltadas principalmente para quem quer ou precisa de alto desempenho em todas as atividades.

As máquinas com essas capacidades são capazes de rodar jogos de última geração, além de programas de edição de vídeos com definição HD.

DDR

Além da capacidade, outro número em que vale a pena prestar atenção antes da compra é o DDR. Essa sigla significa Taxa de Transferência Dobrada. Os valores variam entre 2 e 4 e tem a ver com a velocidade em que os dados são transferidos. Os modelos com memória DDR4 são os mais avançados, gastam menos energia e possuem mais frequência (de 2.133 até 4.266 MHz).

De uma forma geral, quanto maior o número, melhor o desempenho do pente de memória. Não se esqueça também de verificar se a placa mãe do PC é compatível e suporta essa velocidade. Hoje em dia, a maioria dos modelos de Memória RAM já é DDR4.

Uma dica é verificar a lista Qualified Vendor List – QVL, disponibilizada pelos fabricantes das placas. Nela, as empresas divulgam quais são os modelos mais adequados de memória RAM para aquele produto específico.

Se a frequência for maior do que o suportado, a RAM terá um funcionamento inadequado ou não poderá ser utilizada. Caso seja menor, o sistema vai perder desempenho. O melhor mesmo é garantir que tudo funcione.

Compatibilidade com os demais dispositivos

De nada adianta uma memória RAM de alta capacidade se ela não for compatível com outros dispositivos do computador em que ela será instalada. Antes de comprar a memória RAM para o PC, é importante observar toda a configuração, como processador e placa de vídeo.

Isso é importante principalmente para quem precisa de um alto desempenho. Games mais avançados, por exemplo, necessitam de uma placa de vídeo que suporte as imagens que são reproduzidas.

Imagem mostra placa mãe de computador.

Verificar a compatibilidade da RAM com a placa mãe é fundamental. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Uma placa de vídeo funcionando bem é capaz de dar maior fidelidade de cores às imagens. Também aproveita melhor a resolução do monitor e agiliza a renderização de vídeos.

Da mesma forma, o processador é fundamental. Ele é o cérebro do computador. É o responsável por receber, organizar e encaminhar todos os dados e por isso a memória RAM tem que ser compatível.

Tempo de resposta

Esse é um atributo que influencia no desempenho do sistema e também no preço da memória RAM. O termo latência tem a ver com o tempo de resposta da memória. Ou seja, quanto demora para que um determinado dado seja acessado.

O valor é medido em milésimos de segundo. Quanto menor, melhor. Esse é o tempo que a RAM vai demorar para responder e enviar de volta os dados ao outros componentes do computador.

(Fonte da imagem destacada: Recklessstudios / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
26 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...