Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a mesa com quatro cadeiras, um móvel versátil, que pode ser colocado em diferentes ambientes da casa como sala de jantar, cozinha e área externa.

Para escolher o conjunto de mesa e cadeiras ideal para a sua casa, é importante levar em consideração o número de integrantes da família, tamanho e formato do cômodo e os hábitos dos moradores.

Ao investir em um bom conjunto de mesa e cadeiras, você vai otimizar o seu espaço. Para ajudá-lo nessa missão, preparamos um artigo recheado de informações, dicas e inspirações sobre o assunto. Boa leitura!

Primeiro, o mais importante

  • A mesa com quatro cadeiras pode ter os seguintes formatos: retangular, quadrado, redondo ou oval. As dimensões ideais variam de acordo com o formato escolhido.
  • Você pode colocar o móvel na cozinha, sala de estar, sala de jantar ou área externa (varanda, sacada, espaço gourmet, entre outros). Para cada ambiente, você encontra o modelo ideal.
  • A mesa pode ser feita de vidro, madeira, pedra, MDF ou MDP. Já as cadeiras podem ser com ou sem braços, estofadas ou lisas e em diversos estilos, das tradicionais às contemporâneas.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de mesa com quatro cadeiras

A mesa de jantar perfeita pode ser o detalhe que faltava para você se tornar um grande anfitrião. Se você deseja receber os melhores elogios, confira a nossa seleção com os melhores conjuntos de mesa com quatro cadeiras à venda.

1º – Conjunto Sala de Jantar Madesa

O conjunto Sala de Jantar da Madesa tem o design moderno, a base da mesa é em pedestal, confeccionada em amadeirado rústico e o tampo é de MDP com 36 mm de espessura, na cor branca e com as seguintes dimensões: 136 cm de comprimento e 90 cm de largura.

O conjunto de cadeiras é confeccionado em MDF e MDP, com encosto e assento estofados, revestimento em linho e trama fendi. O acabamento da mesa e das cadeiras é feito com a aplicação de tinta poliéster, com sete camadas de proteção.

2º – Mesa com 4 cadeiras Carraro

O conjunto de mesa com quatro cadeiras da Carraro possui estrutura em aço com acabamento cromado e tampo de vidro incolor com 6 mm de espessura. A mesa é quadrada e possui as seguintes dimensões: 76,5 cm de altura, 80 cm de largura e 80 cm de profundidade.

As cadeiras possuem estrutura em aço, encosto em aço trefilado e assento em MDP com revestimento em espuma de densidade 18 e acabamento em camurça. A cadeira possui 84,5 cm de altura e 39 cm de largura.

3º – Conjunto de mesa com 4 Cadeiras Cimol

O conjunto de mesa com quatro cadeiras da Cimol é clássico e moderno ao mesmo tempo. A mesa possui design diferenciado, com a base em MDP (50 mm de espessura), laterais vazadas e tampo de vidro temperado com 8 mm de espessura.

As cadeiras possuem um visual clássico, com pés em MDF 25 mm, base e encosto estofados com espuma D-28 na cor creme. A mesa tem 120 cm de comprimento, 80 cm de largura e 80 cm de altura. As cadeiras possuem 98 cm de altura e 40 cm de largura.

4º – Conjunto de mesa com 4 Cadeiras Eames, Mobly

O conjunto de mesa com quatro cadeiras da Mobly é o modelo ideal para ambientes com decoração moderna. O tampo é redondo, possui 120 cm de diâmetro e a mesa tem 72 cm de altura.

As cadeiras são em estilo Eames, com design anatômico, acabamento minimalista e as seguintes dimensões: 80 cm de altura e 46 cm de largura. A mesa e as cadeiras estão disponíveis na cor branca.

Guia de Compra

Se você está mobiliando a sua casa ou trocando os móveis, é importante refletir sobre a escolha da mesa e cadeiras, seja para cozinha, sala de jantar ou área externa. O ideal é que o móvel se encaixe em seu estilo de vida e não o contrário.

Neste Guia de Compra, vamos trazer algumas informações sobre como escolher a mesa com quatro cadeiras ideal para a sua casa, afinal, é nesse móvel que você e sua família vão fazer as refeições diárias e receber visitas.

Imagem de um grupo de pessoas conversando.

A mesa com quatro cadeiras é ideal para casais e famílias pequenas. (Fonte: ammentorp / 123RF)

Quais são as características de uma mesa com quatro cadeiras?

Se a sua família é pequena e vocês moram em uma casa ou apartamento igualmente compactos, vale a pena investir em uma mesa com quatro cadeiras, pois o móvel supre as necessidades diárias sem ocupar muito espaço.

Este modelo de mesa é ideal para casais e famílias pequenas.

Este modelo é ideal para casais e famílias com filhos pequenos, mas se vocês forem receber convidados, basta acrescentar algumas cadeiras ou bancos a mais e acomodar todo mundo em volta da mesa.

O segredo é apostar em um modelo versátil, tanto no que se refere ao formato, que pode ser quadrado, retangular, redondo ou oval, quanto ao tamanho (largura, altura e profundidade).

O mais bacana em optar por um conjunto de mesa com quatro cadeiras, é que esses móveis se encaixam perfeitamente. Além disso, essa opção é mais vantajosa economicamente.

Ah, e você pode investir em uma mesa com quatro cadeiras para diferentes ambientes da casa: sala de jantar, cozinha e área externa. Vamos falar mais sobre isso na próxima seção.

Onde posso colocar uma mesa com quatro cadeiras?

É na mesa da cozinha que passamos alguns dos momentos mais gostosos do cotidiano, como tomar café antes de ir trabalhar, almoçar com os filhos depois da escola e tomar café da tarde.

Em alguns casos, é na mesa da cozinha que são feitas todas as refeições, em outros, a mesa serve para auxiliar no preparo das refeições, tanto por apoiar os ingredientes, quanto os utensílios.

Independentemente do tamanho da cozinha, vale a pena investir em uma mesa com quatro cadeiras para facilitar a rotina do dia a dia.

A área externa da casa, seja um jardim, varanda, sacada, espaço gourmet ou área da piscina e churrasqueira, é o lugar ideal para relaxar, aproveitar o sol, receber amigos e familiares e fazer refeições especiais.

Para aproveitar esses momentos, é importante investir em alguns itens que auxiliam na organização e aproveitamento do ambiente, como uma mesa com quatro cadeiras.

Mas tanto a mesa quanto as cadeiras, precisam ser feitas de materiais que não desgastam ou estragam com a ação do tempo (chuvas, sol, vento), mesmo que a sua varanda seja parcialmente ou completamente coberta.

Se você for colocar a mesa perto da piscina, é essencial escolher um modelo em que os assentos das cadeiras sejam confeccionados em tecidos impermeáveis. Isso também vale se você tem crianças ou animais de estimação em casa.

Suas melhores opções quanto ao material da mesa são: metal, ferro, alumínio e madeira, com tampo de vidro ou pedra. Outra opção é escolher uma mesa de plástico polipropileno, pois esse material tem proteção UV.

Vantagens
  • Ideal para ambientes menores
  • Pode ser colocada na sala de jantar, cozinha ou área externa
  • Você encontra modelos em diferentes formatos e tamanhos
  • Este conjunto é economicamente vantajoso
Desvantagens
  • Pode não servir para acomodar convidados
  • Se a família crescer, pode ser necessário trocar a mesa

Como facilitar a circulação em torno da mesa?

Antes de comprar uma mesa com quatro cadeiras, avalie o tamanho do cômodo e o espaço que o móvel ocupará nele, para então escolher uma peça que não atrapalhe a circulação de pessoas no ambiente.

A distância ideal entre a mesa e os demais móveis e paredes é de cerca se 1 metro. Respeitando essa medida, você vai ter uma circulação periférica adequada, além de poder puxar as cadeiras sem provocar esbarrões.

Imagem de uma mesa com quatro cadeiras no centro de uma cozinha.

A mesa não pode atrapalhar a circulação de pessoas no cômodo. (Fonte: Milly Eaton / 123RF)

Qual é o melhor material para a mesa de jantar?

Quando você for comprar uma mesa de jantar, vai encontrar o móvel em diferentes materiais de fabricação, para fazer a melhor escolha, avalie as suas necessidades e o estilo de decoração do ambiente.

Vidro

O vidro é uma excelente opção de material para o tampo da mesa de jantar, pois é neutro e se adapta a diferentes estilos de decoração, desde um ambiente clássico, contemporâneo ou até com uma pegada industrial.

A dica é combiná-lo com diferentes materiais. Se quiser um ar romântico e delicado, escolha uma mesa com estrutura metálica e tampo de vidro, se prefere um modelo contemporâneo, escolha uma mesa com base em madeira.

Imagem de uma mesa com tampo de vidro.

A mesa com tampo de vidro se adapta a diferentes estilos de decoração. (Fonte: Divulgação: Carraro / Amazon)

Também é ideal para cômodos pequenos, pois a transparência do vidro traz a sensação de que o ambiente é maior. Além de transparente, o vidro pode ter outros acabamentos como colorido, esmaltado e jateado.

Outra vantagem do vidro é que é muito fácil limpá-lo. Entretanto, é preciso tomar certos cuidados, pois o material é mais suscetível a riscos e trincas. Ah, e o vidro não pode receber panelas ou travessas quentes diretamente sobre sua superfície.

Madeira

A mesa de jantar de madeira é uma opção bastante comum, pois esse material é resistente, durável e versátil, sendo fácil de combiná-lo com diferentes estilos de decoração.

O design do móvel é determinado pelo acabamento da peça. Uma mesa feita com madeira de demolição ou com pouco acabamento, traz um ar rústico ao ambiente, enquanto peças laqueadas são mais modernas.

Imagem de uma mesa de madeira.

A mesa de madeira confere um ar rústico ao ambiente. (Fonte: Annie Gray / Unsplash)

Pedra

A mesa de jantar também pode ter o tampo de pedra. Você encontra opções em mármore, granito, quartzo, entre outras. Embora cada uma tenha as suas particularidades, todas têm em comum a resistência e durabilidade.

Em relação ao design, você encontra modelos mais simples ou sofisticados, mas em geral, a mesa feita de pedra possui um requinte e elegância naturais.

MDF/MDP

Por fim, você também encontra mesas de jantar feitas em MDF ou MDP, que são fibras de madeiras aglutinadas e prensadas. Este material tem boa durabilidade (quando não é exposto à umidade) e excelente custo-benefício.

Em geral, o MDF e o MDP são bem resistentes aos danos mecânicos, como batidas e arranhões. Outra vantagem deste modelo é a variedade de modelos, em diferentes formatos e tamanhos.

Imagem de uma mesa com quatro cadeiras.

Móveis de MDF apresentam excelente custo-benefício. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)

Quanto custa uma mesa com quatro cadeiras?

Você encontra modelos de mesa com quatro cadeiras em diversas faixas de preço. Os mais baratos custam entre R$400 e R$650. Há opções por valores intermediários, entre R$900 e R$1.200 e modelos mais caros, que ultrapassam os R$2000.

Onde comprar uma mesa com quatro cadeiras?

Você encontra o conjunto de mesa com cadeiras em lojas de móveis como Etna, Tok&Stock, Madeira Madeira e Mobly (as duas últimas são lojas virtuais). Se preferir, dá para comprar o produto pela internet, em lojas como Amazon, Mercado Livre, entre outras.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de mesa com quatro cadeiras

Se você chegou até aqui e está com dúvidas sobre como escolher o conjunto de mesa com quatro cadeiras ideal, confira quais características você deve analisar e comparar antes da compra:

  • Formato
  • Pés da mesa
  • Dimensões
  • Material
  • Cadeiras

Vamos explicar cada um dos itens ao longo desta seção. Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Formato

Você encontra a mesa com quatro cadeiras em quatro opções de formatos: quadrado, retangular, oval ou redondo.

A mesa retangular é o modelo mais comum e o que funciona melhor para acomodar convidados, pois você pode aproveitar as pontas do móvel. Mesas nesse formato funcionam melhor em ambientes retangulares, compridos e estreitos.

A mesa redonda é excelente para cômodos menores e em formato quadrado. É a melhor alternativa para criar um ambiente aconchegante e intimista, pois o formato aproxima as pessoas. A mesa redonda possibilita acomodar convidados com facilidade.

A mesa quadrada é ideal para ambientes amplos, mas também funciona em cômodos menores. É uma excelente alternativa para aproximar as pessoas que estão ali sentadas.

A mesa oval tem as vantagens de uma mesa retangular com o benefício de ocupar menos espaço, por causa das extremidades arredondadas. Este modelo também é ideal para incluir convidados.

Formato e tamanho do cômodo Serve para agregar convidados?
Mesa retangular Ambientes retangulares, compridos e estreitos
Mesa redonda Ambientes pequenos e em formato quadrado
Mesa quadrada Espaços amplos
Mesa oval Cômodos em todos os tamanhos e formatos

Pés da mesa

Em relação aos pés da mesa, você encontra móveis em duas apresentações: uma base central, que ocupa menos espaço e adiciona um toque contemporâneo à peça, mas que diminui o espaço para as pernas das pessoas.

Outra possibilidade é a mesa com quatro apoios. Essa opção é mais vantajosa, pois aumenta o espaço disponível para acomodar as cadeiras e as pernas das pessoas. Entretanto, não é indicada para espaços pequenos.

Dimensões

Assim como com qualquer outro móvel, é preciso analisar as dimensões da mesa com quadro cadeiras antes de comprá-la, para saber se são compatíveis com o espaço reservado para receber o móvel.

Essas medições são essenciais, pois ninguém merece fazer as refeições batendo os cotovelos em outras pessoas ou confinado entre a mesa e a parede. Considere um espaço de 60 a 75 cm para cada pessoa sentada a mesa.

Para acomodar bem um grupo de quatro pessoas, considere as seguintes dimensões para cada formato de mesa:

  • Mesa redonda: tampo de 100 a 120 cm de diâmetro
  • Mesa quadrada: 100 cm de diâmetro
  • Mesa retangular: 130 a 140 cm de comprimento por 75 a 90 cm de largura.
  • Mesa oval: 140 cm de comprimento por 90 cm de largura.

Avalie também a altura da mesa de jantar, pois esse fator é determinante para garantir o conforto ao sentar-se na mesa. A medida convencional varia de 70 a 75 cm de altura e garante que pessoas de estatura mediana vão se acomodar com facilidade.

Imagem de uma mesa em formato oval.

A mesa em formato oval pode acomodar cadeiras para convidados. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)

Material

Outro critério de compra importante é analisar de qual material é feita a mesa. Você encontra opções em madeira, vidro, pedra, MDF e MDP. Como já discutimos essa característica anteriormente, não vamos nos prolongar.

A mesa de vidro é uma opção curinga, pois combina com diferentes cômodos (sala de jantar, cozinha ou área externa), e em diversos estilos de decoração, do clássico ao contemporâneo.

Outra vantagem é a facilidade para limpar. Mas há desvantagens: o vidro risca com facilidade, pode trincar e não suporta o contato direto com panelas e travessas quentes.

Imagem de uma mesa com tampo de vidro.

A mesa com tampo de vidro é mais fácil de limpar. (Fonte: PhotoMIX Ltda. / Pexels)

A mesa de madeira tem como diferenciais a durabilidade e a adaptabilidade a diferentes ambientes e estilos de decoração. Entretanto, esses diferenciais fazem com que esse modelo seja mais caro.

Se você quer fugir do tradicional e apostar em um móvel moderno e estiloso, pode investir em uma mesa de pedra. As opções são diversas: granito, mármore, quartzo etc. Este modelo tem como diferencial a durabilidade e resistência.

Móveis de MDF e MDP apresentam um excelente custo-benefício, pois essa é a opção mais barata e que oferece bastante resistência a danos mecânicos. Entretanto, a umidade pode danificar este móvel de modo permanente.

Cadeiras

Não deixe de analisar se as cadeiras que acompanham a mesa, pois elas chamarão bastante atenção. Em relação ao design, escolha um modelo que combine com a decoração da sua sala de jantar ou cozinha. Alguns modelos oferecem um mix de cores ou estampas.

Vale a pena investir em um modelo com cadeiras estofadas, afinal, você e sua família vão fazer várias refeições no dia a dia. Entretanto, se você tiver crianças ou animais de estimação em casa, as cadeiras estofadas podem ser uma dor de cabeça.

foco

Dica: Invista na impermeabilização dos estofados das suas cadeiras e outros móveis, dessa forma, nenhum líquido ou sujeira adere ao tecido.

Cadeiras com braços são elegantes e podem ser levadas para a sala de estar para acomodar convidados para bater papo ou assistir TV, entretanto, ocupam bastante espaço e podem não ser uma boa alternativa para cômodos pequenos.

As cadeiras sem braços, podem ser guardadas embaixo da mesa, isso faz com que sobre espaço no ambiente também favorece a circulação das pessoas em torno da mesa.

Também é importante verificar a altura das cadeiras, para que ninguém bata os joelhos no tampo da mesa. Em um móvel com 75 cm de altura, uma cadeira com 45 cm é ideal.

(Fonte da imagem destacada: Katarzyna Białasiewicz / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
48 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...