Um carro com uma barraca em cima, na barraca existe uma mulher com os pés em uma escada. Embaixo, na ponta da escada, tem outra mulher sentada. No lado esquerdo há uma mesa de camping. A cena acontece em um ambiente campal.
Ultima atualização: 24 de maio de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Boas-vindas a você que acompanha mais um guia de compras no ReviewBox Brasil. Hoje é dia de aprender os melhores conselhos para comprar uma mesa de camping. Quem busca tal produto tem muito a ganhar ao ler este artigo até o fim.

Seja para realizar atividades de acampamento ou piqueniques em família vale a pena usar a mesa de camping. Só que qual tipo escolher para ter uma melhor experiência de uso? A resposta você acompanha a seguir.

Variações de mesa de camping, média de preços, tipos de materiais e objetivos de usos. Estes são apenas alguns assuntos que você acompanha no prático manual que ensina a como escolher este tipo de produto.




Primeiro, o mais importante

  • Mesa de camping original é aquela que pode ser dobrada em diversas partes até formar uma maleta compacta e fácil de armazenar.
  • As mesas de camping são bastante firmes na medida que possuem mais peso e materiais metálicos.
  • Os metais do produto têm um tratamento para não oxidar facilmente.

Melhores mesas de camping: Nossas favoritas

Mesa de camping com montagem fácil e rápida

Esta opção quando está montada alcança 70 centímetros. A mesa de camping é montável de um modo simples e rápido. Se trata de um modelo compacto, fácil de levar para qualquer lugar.

Produto disponível em diversas variações de cores para combinar com a sua barraca de acampamento. A versão pesa apenas 2 quilos e não enferruja por causa do contato com água da chuva.

Mesa de camping extremamente compacta

É uma escolha com 60 centímetros de comprimento, compacto ao ponto de virar uma maleta de 6 quilos quando está desmontada. Praticamente o modelo não ocupa espaço para ser guardado ou levado na bagagem.

Há alumínio com tampo de MDF no modelo que não enferruja e possui bastante resistência. A mesa de camping apresenta 90 centímetros de altura.

Mesa de camping no estilo inglês

É a típica opção no estilo inglês. Ela oferece mais charme ao piquenique ou chá da tarde. Os trabalhos artísticos no design estão presentes também nos bancos que acompanham o produto.

Os bancos podem ser armazenados na mesa ao guardar (dobrar), o que torna o modelo bastante flexível para armazenar.

Guia de compra

Para o acampamento ter mais graça e conforto é indispensável ter disponível uma excelente mesa de camping. Aprenda a comprar um modelo perfeito às suas demandas de uso ao acompanhar o guia de compras.

Três escoteiros usando um pequeno fogão para cozinhar no meio da selva

Para as atividades nos acampamentos ficarem mais fáceis veja como comprar a melhor mesa de camping (Fonte: sasint/ Pixabay)

O que é uma mesa de camping?

A mesa de camping é um produto que serve para ser utilizado como base de apoio para realizar as alimentações ou outras atividades ao ar livre, seja em piqueniques, pescas, churrascos, entre outros momentos de lazer.

Em geral, estes produtos são compostas por plástico ABS e alumínio especial com o preparo necessário para aguentar a água da chuva sem enferrujar. Este produto é muito indicado aos acampamentos devido ao caráter compacto.

Como instalar a mesa de camping?

Na prática qualquer pessoa consegue realizar a instalação deste tipo de produto. Para instalar você precisa abrir uma mala metálica que é a própria mesa de camping dobrada.

Após desdobrar três ou quatro partes a mesa já fica reta, bastando apenas abrir os pés para ela estar pronta para o uso. Guarde ao dobrar novamente. Veja no vídeo abaixo como é fácil:

Quais as vantagens de uma mesa de camping?

Você já pensou nas vantagens e desvantagens de ter uma mesa de camping? Sim, é preciso pensar nos dois lados da moeda antes de optar por comprar ou não o produto.

Não é preciso ser um especialista em mesa de camping para compreender a principal vantagem, ou seja: Compatibilidade. Trata-se de um produto muito simples de guardar ou levar para diferentes locais quando ela está desmontada.

A versão também está disponível em diferentes tamanhos para atender diversas demandas de uso. Tal mesa não tem segredos para instalar e também é composta por materiais que nunca enferrujam ao longo do tempo.

Não podemos deixar de notar um importante lado negativo: Quase não há opções personalizadas. Ou seja, a grande parte dos vendedores oferece mesa de camping sem ser personalizada com algum desenho artístico.

O produto fica mais pesado na medida que ele é maior. Também existem versões sem espaço suficiente para guardar as cadeiras junto à mesa na mesma mala compacta.

Veja os detalhes das vantagens e desvantagens da mesa de camping:

Vantagens
  • Compacto
  • Diferentes tamanhos
  • Fácil de instalar
  • Não enferruja
Desvantagens
  • Baixa variação de personalizações
  • Há modelos muito pesados
  • Algumas versões não têm cadeiras

Quais os tipos de mesa de camping?

Muitas pessoas se perguntam: “Por que comprar a mesa de camping se posso usar a mesinha de plástico que está encostada em um canto da sala?”. A questão até que é pertinente. Vamos comparar estes dois modelos.

Mesa de camping

As mesas de camping são estruturas com cores variadas que possuem bastante compatibilidade na hora de guardar. Dentro de poucos segundos o produto se transforma em uma maleta que dá para carregar.

Por causa das características gerais o preço da mesa de camping é um pouco superior do que das mesas de plástico comum. Por ser mais pesado este produto também tem firmeza superior na aderência com diferentes tipos de solos.

Dá para usar a mesa em acampamentos ou outros locais de uma forma prática.

Mesa de plástico comum

Esta é aquela típica mesa de plástico muito comum em áreas de piscina, embora algumas pessoas usem o modelo também para as atividades de camping.

Para instalar é preciso encaixar os pés, isto quando o modelo já não vem com os pés acoplados, o que pode ser ruim para transportar ou guardar. Por ser mais leve, esse modelo voa fácil com qualquer ventania e não tem muita firmeza.

Veja a diferença das mesas na seguinte tabela:

Mesa de camping Mesa de plástico comum
Cores Variadas Branca
Nível de compatibilidade Alto Médio
Preços Médios Baixos
Firmeza Alta Média
Fixador de guarda-sol Não Sim
Voa com o vento Não Sim

Quanto custa uma mesa de camping?

Uma boa mesa de camping pode custar de R$ 60 a até R$ 200 ao considerar a média geral. As opções que têm mais partes metálicas e são pesadas custam preços superiores do que versões com muito plástico ABS.

Quanto mais nível de personalização artística maiores são os preços da mesa de camping. O tamanho também é um dos fatores que interferem nos valores cobrados.

Onde comprar mesas de camping?

Se você é daquelas pessoas que fazem questão de comprar o produto na loja e depois levar para a casa ficará feliz ao saber que existem diversas lojas vendendo mesa de camping. Por exemplo: Americanas, Carrefour e Magazine Luiza.

Por outro lado, quem aprecia a praticidade de comprar a mesa no conforto do lar e recebê-la na porta de casa tem muito a ganhar ao comprar online. Compre em sites famosos como Amazon Brasil, Shoptime e Submarino.

foco

Você sabia que para ter um produto mais durável é preciso fazer uma limpeza periódica? Não é nada complicado. Você precisa apenas usar um pano com água e pronto. Jamais armazene a mesa de camping sem antes retirar toda a sujeira.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de mesa de camping

Se você não ficar com os olhos atentos ao procurar pelo produto no mercado pode receber uma surpresa desagradável. Por exemplo: Comprar um modelo que não satisfaz a sua necessidade de uso.

Há um jeito de evitar este engano: comparar sempre as opções com os critérios de compras em mente. São eles:

Veja melhor os detalhes dos critérios nas palavras mais para frente:

Altura

É preciso ter atenção à altura do produto antes de realizar a sua compra. Uma média de 90 centímetros é o bastante às mesas que devem servir para bancos pequenos em um piquenique no jardim.

Já as mesas maiores se destinam mais para quem está de pé, seja ao apoio para bebidas ou ferramentas no caso de a pessoa estiver realizando algum serviço de construção ou manutenção.

Peso

Por um lado as estruturas mais pesadas possuem muita firmeza com o solo. Porém, se você deseja diminuir o peso da bagagem é indicado usar uma mesa de camping leve e menor.

As mesas de camping maiores podem pesar até 10 quilos.
Modelos de porte médio pesam 5 quilos ou menos.

Comprimento

Não adianta comprar uma mesa pequena para atender diversas pessoas. Também é contraindicado usar a versão maior em um acampamento a dois, evitando acúmulo de peso na bagagem.

Na prática, você precisa entender as suas exigências de uso antes de optar pelo tamanho da mesa de acampamento. Lembrando que quanto mais comprida maior é o peso do produto, geralmente.

Uma mulher lendo uma revista em cima de uma mesa

Fique de olho nas dicas para se sobressair na comparação das mesas de camping (Fonte: Bjonsson/ Pixabay)

Material

Embora pesadas, as mesas compostas por mais partes metálicas possuem resistência suficiente ao uso em terrenos não muito nivelados nos campos e nas florestas.

Também existem as versões leves, cuja composição tem bastante plástico ABS. Elas possuem preços menores e mais condições favoráveis de mobilidade.

Bancos

Algumas opções já vêm com os bancos inclusos no kit, o que pode ser bastante útil para quem quer economizar, já que o conjunto tem um preço mais baixo do que a compra de cada peça separadamente.

Comprar a mesa de camping que já tem as cadeiras facilita a sua vida, já que dá para guardar tudo em apenas uma maleta e também evitar o trabalho de comprar cadeiras separadas no tamanho correto ao uso perfeito junto à mesa.

Personalização

Pode ser um pouco difícil, mas se você procurar com disposição é possível encontrar versões de mesa de camping personalizadas que têm pinturas artísticas e efeitos especiais.

Uma mesa de camping com personalização gera mais estilo no piquenique que acontece ao ar livre, combinando de certa forma com todos os elementos da natureza numa bela tarde de acampamento.

(Fonte da imagem destacada: David Pereiras Villagrá/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Pedro d'Ávila Músico e Viajante Incansável
Os cinco anos vagando pela Europa e tocando de metrô em metrô e deram a Pedro uma experiência de vida incrível, só comparada a seus anos e anos acampando pelo Brasil e pela América do Sul. Hoje, estabelecido em Dublin, ele segue conhecendo novos lugares e comparilhando o conhecimento adquirido com as experiências de vida.