Seja muito bem-vindo à ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, vamos trazer as melhores opções de mesa de centro para você que procura decorar sua sala de estar com muito estilo e bom gosto.

Usadas como apoio para controle remoto, copos e itens de decoração, as mesas de centro vêm sendo usadas há séculos nas salas de estar das famílias do mundo todo. Com o passar dos anos, elas também se tornaram belos itens de decoração, sendo, hoje, um dos elementos mais importantes da sala de estar.

Por isso, é importante saber escolher bem esse produto se você quiser impressionar com a decoração do seu ambiente. Para te ajudar, separamos as melhores características e funções da mesa de centro, bem como as vantagens e desvantagens de possuir uma.

Primeiro, o mais importante

  • As mesas de centro devem possuir, em média, a altura do joelho para desempenhar sua função adequadamente.
  • Você pode utilizar outros objetos como mesas de centro, como pufes, baús e cestos, para acabamentos mais estilosos.
  • Você encontrará desde modelos de mesas mais baratos, a partir de R$ 150, até modelos de luxo feitos por marcas renomadas de designers, que podem custar mais de R$ 15 mil.

Você também pode gostar:

Ranking: As 6 melhores mesas de centro

A ideia de que uma mesa de centro serve apenas como apoio está ultrapassada. Hoje, elas chamam atenção pela variedade de cores, texturas e design. Por isso, escolher uma mesa de centro perfeita pode ser uma tarefa difícil.

Então, para facilitar a sua busca, trouxemos alguns modelos incríveis de mesa de centro que darão mais estilo ao seu espaço, mas que também possuem ótima qualidade e durabilidade. Confira algumas opções a seguir.

1º – Mesa De Centro Retangular Com Espelho Charmy

Esta mesa de centro é perfeita para quem busca uma peça com um toque clássico para embelezar a sala de estar da sua casa, mas que também tenha uma boa durabilidade e qualidade elevada.

Ela é produzida em MDP de 25mm e possui pés em alumínio polido, sendo super resistente e contando com um belo acabamento que embeleza o ambiente. Suas dimensões são perfeitas para ambientes médios e grandes, pois conta com 11 x 56 x 94 cm e 23,5 Kg.

Para completar, ela possui um espaço vazio abaixo do tampo de vidro, que pode ser utilizado como nicho para guardar itens de decoração e deixar o ambiente ainda mais estiloso.

2º – Mesa de Centro Brilhante Amarela

Esta mesa de centro colorida e super estilosa é ótima para quem procura dar mais vida ao ambiente, sem perder quando o assunto é modernidade.

O formato redondo e o tamanho reduzido fazem desta mesa uma peça perfeita tanto para os ambientes maiores, quanto para as salas de estar menores, pois ela facilita bastante a circulação.

Ela tem ótima durabilidade, pois seus pés são de madeira pinus. Já o tampo de cor amarela é envernizado e possui um brilho super convidativo. As dimensões da peça são 62 x 62 x 7 cm.

3º – Mesa De Centro Soneto Tampo De Vidro Deck

Esta mesa de centro super bonita produzida em MDF e com um tampo de vidro é perfeita para ambientes sofisticados e que possuam móveis de cores claras, pois gera um belo contraste.

Ela possui 69 x 112 x 12 cm e 40,3 Kg, sendo ótima para espaços mais amplos, que tenham boa circulação. Ela aguenta um peso de até 10 kg em seu tampo, sendo bem resistente.

4º – Mesa De Centro Bella Hb Móveis

Se você busca uma mesa de centro com bastante espaço para decoração, que caiba todos os seus livros, revistas, controle remoto e até mesmo algumas plantinhas no topo, esta é a mesa ideal para você.

Ela é super espaçosa, contando com 111 x 61 x 9 cm, mas super leve, pesando apenas meros 28,3 Kg. Para facilitar, ela ainda possui rodinhas, que ajudam na mobilidade na hora de movê-la para outro ambiente.

Para completar, ela possui ótima resistência e é produzida em MDF. Além disso, uma parte da mesa conta com um revestimento espelhado, o que aumenta ainda mais a beleza do produto.

5º – Puff Mesa de Centro com Espelho

Esta mesa de centro é muito versátil e perfeita para ambientes onde você pode precisar de um espaço extra para sentar. Isso porque ela pode ser usada tanto como mesa de centro quanto como puff.

Essa mesinha possui um acabamento em madeira super bonito e a superfície do puff conta com uma estampa geométrica. Já a superfície da mesa de centro possui um espelho que pode ser usado para apoiar diversas decorações.

A mesa de centro tem 45 x 67 x 42 cm e 19,3 Kg, sendo resistente o suficiente para aguentar uma pessoa sentada, quando está no modo puff.

6º – Kit 3 Mesas de Centro e Laterais Sala de Estar

Se você procura, não só uma mesa de centro, como um kit completo para a decoração da sua sala de estar, com mesas laterais. Este produto é perfeito para o que você deseja.

O kit conta com três mesas de tamanhos diferentes, sendo a menor delas a mesa de centro. Elas possuem cor off white e são feitas de MDF com os pés das mesas em madeira.

Elas cabem bem em quase qualquer ambiente por causa do formato redondo e das dimensões reduzidas, sendo perfeitas para salas de estar médias e pequenas.

Guia de Compra

Todo sofá precisa de algo na frente dele. Isso porque as pessoas precisam de um lugar para colocar os pés, colocar a bebida ou até mesmo expor alguns itens de valor sentimental. Mesas de centro também são importantes porque podem dar estilo a um espaço, tornando-as uma parte necessária de qualquer sala de estar.

No entanto, elas podem ser difíceis de escolher pela variedade de cores, modelos e estilos. Por isso, preparamos um guia especial com informações necessárias para você encontrar a mesa de centro ideal, que harmonize com o seu ambiente e seja super estilosa.

Imagem de pessoa em sofá tomando café apoiando os pés na mesa de centro.

As mesas de centro são objetos, tanto de decoração, como úteis no dia a dia. (Fonte: tookapic / Pixabay)

O que é uma mesa de centro e por que utilizar?

A mesa de centro é um estilo de mesa baixa e, normalmente, longa, que é projetada para ser colocada na frente de um sofá ou cadeiras estofadas para apoiar bebidas, revistas, livros, objetos decorativos e outros itens pequenos como controle remoto e afins. Durante festas, ainda pode servir como apoio para pequenos petiscos ou bebidas.

Para completar, elas ainda podem ter espaços para guardar objetos, como gavetas, ou até mesmo possuir o formato de baú. Além disso, elas podem servir como apoio de pés, se forem feitas do material adequado. É uma peça com mil e uma utilidades!

No entanto, esses objetos ganharam um propósito muito maior que a utilidade de apoiar objeto. Atualmente, as mesas de centro são importantes itens de decoração da sala de estar, que dão cor e muito estilo ao ambiente.

Sala de estar com mesa de centro comprida e móveis de cor clara.

As mesas de centro são objetos, tanto de decoração, como úteis no dia a dia. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Elas existem em uma grande variedade de modelos e estilos. No entanto, as mais comuns são as feitas de madeira e vidro, bem como as construídas de metal. Mas você pode escolher a que tem mais a ver com o seu estilo e até mesmo utilizar outros objetos como mesas de centro.

Ela não é um item essencial para a sua sala de estar, entretanto, é um toque especial que dá um estilo único ao ambiente, além de ser super útil e prática. O que não faltam são vantagens para adicionar esse produto a sua casa, confira a seguir algumas delas.

Quais as vantagens de investir em uma boa mesa de centro?

As mesas de centro podem variar muito em estilo, material, acabamento, cores, preços e outros fatores. Por isso, pode ser um pouco confuso escolher uma carteira ideal, que tenha um ótimo custo-benefício e que a compra seja vantajosa.

São objetos que estão presentes no nosso dia a dia e podem nos acompanhar por anos se forem de qualidade. Mas, é importante que saibamos investir em uma boa peça de decoração.

Para isso, é necessário avaliar cada aspecto desse objeto e analisar as vantagens e desvantagens de investir nesse item para a decoração de sua sala de estar. Para começar, é preciso lembrar que nem toda sala comporta uma mesa de centro, então, analise desde já se o seu ambiente é ideal para essa peça.

Após decidir que uma mesa de centro é o que falta em seu ambiente, preste atenção em vantagens de investir em um bom modelo, com qualidade, estilo e durabilidade.

Vantagens
  • São práticas
  • São úteis para guardar objetos
  • São acessórios de decoração estilosos
  • Ocupam pouco espaço
Desvantagens
  • Podem custar caro
  • Podem atrapalhar a circulação
  • Não são indispensáveis

Qual a melhor: Uma mesa de centro peça única ou conjunto?

Na hora de escolher uma mesa de centro, analise bem o espaço disponível antes de optar por sua peça favorita. Isso porque alguns espaços funcionarão melhor com várias mesas de centro ou até mesmo uma combinação de mesas de centro e mesas laterais.

Espaços menores podem se beneficiar de várias mesas de centro porque oferecem mais flexibilidade para ajustar o layout de diferentes atividades. Já os espaços maiores podem ser perfeitos para mesas de centros de alturas diferentes, que dará um efeito sofisticado de camadas ao ambiente.

Sala de estar com duas mesas de centro.

Você pode possuir uma ou várias mesas de centro, dependendo do tamanho do seu ambiente. (Fonte: Manone_design / Pixabay)

Já a combinação entre mesas de centro e mesas laterais é perfeita para aqueles que procuram uma variedade de funções e apoio para itens de decoração. Se esse for seu caso não esqueça de optar por peças harmônicas e que se adaptem bem ao espaço disponível.

Caso você deseje ter mais de uma mesa de centro, não tenha medo de combinar formatos e cores diferentes. Isso pode dar um ar único e moderno ao ambiente. Mesas triangulares e hexagonais, por exemplo, ficam lindas se combinadas juntas.

Quais são as opções alternativas e criativas para mesa de centro?

Existem uma infinidade de modelos e tipos de mesa de centro, no entanto, às vezes, pensar fora da caixa permite que você encontre a mesa de centro perfeita que talvez não seja exatamente uma mesa.

Os velhos baús da sua avó ou pufes rígidos são alternativas fabulosas à típica mesa de centro. Há diversas opções incríveis que podem ter tudo a ver com seu estilo e são super criativos.

Os pufes, por exemplo, podem ser feitos de couro ou tecidos bonitos que darão um pouco de cor e textura adicionais ao ambiente. Eles também podem servir como um lugar para colocar os pés após um dia cansativo.

Como estilizar sua mesa de centro?

Se você procurar mesas de centro estilosas, mas acredita que elas estão fora do seu orçamento ou se você é uma pessoa criativa e simplesmente quer expressar seus talentos artísticos, uma boa opção é estilizar a mesa com itens que farão ela ficar ainda mais bonita, dando um toque especial ao ambiente.

Uma das opções mais utilizadas para dar um toque especial à mesa de centro são as plantas. Adicionar um pequeno jarro de flores ou alguns cactos e suculentas farão o seu ambiente ganhar mais vida e ficar mais bonito. Esse tipo de decoração é perfeita para mesas de centro de tons claros.

View this post on Instagram

I shared this little planter in my stories the other day (isn't it cute!) 🌿 I thought it gave off Anthropologie vibes with the white washed finish and pretty ridges… except instead of $30 it cost just $3! I found it at the dollar store and had to share it with you all! I recieved so many dm's from you guy's afterwards who were able to snag one too 🤗🤗 Who doesn't love really pretty and really affordable decor! . . . #mykindredabode #thedelightofdecor #homesohard #sorealhomes #kismetcheckoutmyhouse #myserie7 #mymidcenturymix #interiormilk #newinteriorsontheblock #lightandbright #ourlayeredhome #omysa #prettydomesticated #thedecortribe #hunkerhome #wayfairathome #myoldandnewdecor #scandinavianhome #ruedaily #livingroomdecor #smmakelifebeautiful #homewithrue #makehomeyours #myhousebeautiful #apartmenttherapy #myplantlovinghome #coffeetabledecor #dollartreefinds #dollarama #ikeafamily

A post shared by Megan | Home Decor & DIY (@theblushhome) on

Outro elemento interessante é a vela. Ela pode ser utilizada como um interessante item de decoração, que também tem a utilidade de aromatizar o ambiente. Além disso, outra opção bastante utilizada é o livro. Livros servem, não só para decorar, como para entreter os visitantes e podem ser organizados de uma forma bonita e interessante.

Outras peças também podem ser escolhidas para estilizar sua mesa de centro, mas lembre-se sempre de deixar espaço para porta copos e para o controle remoto. Além disso, evite não lotar demais sua mesa de centro para não ficar feia e parecer bagunçada.

Para completar, uma dica é escolher todos os itens de cores que combinem, tanto com sua mesa de centro, quanto com o ambiente ao redor.

Quanto custa?

As mesas de centro possuem valores muito distintos dependendo do material que são fabricadas, da qualidade e, principalmente, da marca.

Você pode encontrar mesas simples a partir de R$ 150, mas peças de materiais mais caros podem chegar a mais de R$ 2 mil.

Além disso, outra opção é escolher peças produzidas por designers. Elas são bem mais caras, mas, na maioria das vezes, oferecem a vantagem de serem exclusivas e ainda virem assinadas por designers famosos. Essas costumam custar de R$ 5 mil a R$ 20 mil.

Onde comprar?

As mesas de centro podem ser encontradas, normalmente, em lojas de móveis físicas. A vantagem de comprar nesse tipo de estabelecimento é sentir o material e olhar como ele fica nos Showrooms das lojas. No entanto, esse é o lugar mais caro para comprar mesas de centro.

Uma opção mais barata são as lojas de móveis online. Elas oferecem uma variedade muito maior que as lojas físicas e preços reduzidos. Entretanto, os valores ainda são salgados em comparação a lojas como Amazon e Mercado Livre.

Essas lojas são a melhor opção para comprar móveis online, pois você conta com uma grande variedade de marcas, entrega rápida e ainda possui acesso a diversas avaliações de consumidores do produto, o que pode ajudar e muito na hora de escolher a mesa de centro ideal.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes tipos de mesa de centro

Ao escolher uma mesa de centro para sua sala de estar, você irá se deparar com uma infinidade de modelos e estilos, o que poderá tornar essa tarefa um pouco mais difícil.

No entanto, prestar atenção a alguns critérios é essencial para encontrar um produto que atenda perfeitamente às suas necessidades. Alguns dos quesitos principais a se observar na hora de escolher uma mesa de centro são:

  • Formato
  • Altura
  • Materiais
  • Cor
  • Tamanho da sala

A seguir, vamos detalhar cada um desses itens para que você possa fazer a melhor na hora de comprar a mesa de centro perfeita para sua sala de estar.

Formato

Ao escolher a mesa de centro, o formato da peça é um dos fatores que podem contribuir fortemente para a escolha correta. Isso porque é uma das características que podem influenciar como o ambiente é composto, alongando ou encurtando a percepção do ambiente.

Além disso, dependendo do formato da mesa de centro, você terá uma circulação mais fácil ou mais difícil. As mesas redondas, por exemplo, são ótimas para facilitar isso e para dar mais espaço ao ambiente.

No entanto, esses não são os únicos formatos disponíveis no mercado. Há uma infinidade de formas modernas que podem tirar o seu ambiente da mesmice. As mesas de centro triangulares são ótimas opções para quem quer conjugar as necessidades de espaço e estilo, por exemplo.

Imagem de sala de estar grande com mesa de centro de madeira.

Existe uma grande variedade de formatos de mesa de centro, para todos os estilos. (Fonte: Engin_Akyurt / Pixabay)

Altura

A altura de uma mesa de centro é um dos critérios mais importantes a se avaliar quando ao escolher essa peça. Ela não pode ser nem muito alta, nem muito baixa. Isso porque o foco é ter boa usabilidade, além de ser uma peça de decoração.

Para que a mesa de centro tenha um tamanho perfeito, o correto é que ela possua a altura equivalente a, no máximo, altura dos joelhos. No entanto, você pode optar por mesas de centro mais ousadas que possuam alturas diferentes e que podem ser combinadas para criar um espaço moderno.

Material

O material da mesa de centro é a chave de uma boa decoração de interiores. Cada material dá um estilo diferenciado para seu ambiente. Os espelhos e os metais, por exemplo, dão um ar mais moderno, enquanto um material como a madeira é ótimo para tornar o ambiente mais clássico e aconchegante.

Além de ser algo a se considerar em questão de estilo, escolher um bom material é imprescindível ao pensar em durabilidade. Ao optar por uma mesa de centro de um bom material é garantia de que você poderá usar a peça por anos. No entanto, caso você seja uma pessoa que adora ter móveis da moda, pode ser uma boa escolher materiais mais simples.

Sala de estar com sofás e mesa de centro de madeira.

Madeira é um dos materiais mais clássicos para as mesas de centro. (Fonte: Sgveng / Pixabay)

Cor

A cor é um critério que deve ser analisado em conjunto com a escolha do material, que já foi mencionado anteriormente. Isso porque elas devem ter uma combinação harmônica, já que nem todas as cores combinam bem com todo tipo de material.

Por isso, se você deseja uma mesa de centro mais discreta, com toques clássicos, uma boa dica é optar por cores mais sóbrias e um material sem muito brilho. No entanto, se seu objetivo for uma peça moderna e mais chamativa, a dica é apostar em materiais espelhados e investir em cores mais fortes.

Mas lembre-se, as cores devem sempre harmonizar com o ambiente. Por isso, não importa se a mesa terá destaque ou passará mais despercebida no ambiente, deve-se sempre levar-se em conta o resto dos móveis no local antes de fazer a escolha da mesa de centro.

Tamanho da sala

Dependendo do tamanho da sua sala, você poderá escolher mesas maiores ou menores. Além disso, o espaço disponível para a colocação da mesa deverá ser levado em consideração até mesmo na hora de escolher o formato da mesa de centro.

As mesas circulares são ótimas para espaços mais apertados, onde a circulação precisa ser facilitada. Já as mesas ovais são adequadas para ambientes que precisam parecer mais longos.

Agora, se você possui uma sala comprida e retangular, é importante escolher uma mesa de centro que tenha esse mesmo formato, mas em escala reduzida.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
31 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...