Imagem de dois tacos de sinuca e uma série de bolas sobre uma mesa de sinuca.
Ultima atualização: 27 de março de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

20Horas investidas

6Estudos avaliados

64Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre mesa de sinuca. No mercado, você pode encontrar opções de mesa de bilhar semi profissionais até modelos infantis, que são mais leves e compactas.

Agora, você não precisa mais ir a bares e clubes para jogar esse esporte tão popular no Brasil. Ao comprar uma mesa de sinuca, você consegue reunir amigos e familiares para passar bons momentos de lazer juntos no conforto da sua casa.

Nossa missão aqui na ReviewBox Brasil é apresentar um Guia de Compra que te ajude a escolher a mesa de bilhar que combina mais com o seu ambiente. Para isso, traremos modelos, preços, vantagens e critérios para que você saiba fazer a melhor escolha.




Primeiro, o mais importante

  • Engana-se quem pensa que a sinuca só serve para socializar com amigos e familiares e garantir bons momentos de lazer. A prática deste esporte melhora a sua capacidade de concentração, raciocínio, percepção e reflexo. A sua saúde mental agradece.
  • Na hora de comprar a sua mesa de sinuca, é preciso prestar atenção em uma série de detalhes. O mais importante deles é o tamanho da mesa para que ela não ocupe todo o espaço do seu cômodo, né? Aliás, considere ainda dois metros de sobra para cada canto da mesa para que ninguém bata o taco na parede!
  • De modo geral, quando você compra uma mesa de bilhar, ela já vem acompanhada de vários acessórios indispensáveis. Aqui, estamos falando do jogo de bolas branca e coloridas numeradas, dos tacos e do kit de giz. Esse é apenas um dos motivos que torna o investimento de uma mesa de sinuca pouco elevado.

Você também pode gostar:

Melhores mesas de sinuca: Nossas recomendações

Jogar sinuca com os amigos é algo muito divertido, com certeza você já sabe disso, e por isso está aqui. Nós queremos te ajudar a encontrar a mesa de sinuca ideal para sua casa, então fizemos uma seleção das melhores do mercado:

Mesa de sinuca semi profissional 4 Pés - Elite

Essa mesa de sinuca é feita de forma artesanal e com materiais resistentes e de longa durabilidade, como estrutura e tampo de madeira. Ela tem 4 pés e dimensões de 2,22 metros de comprimento, 1,22 metros de largura e 87 centímetros de altura.

Trata-se, portanto, de uma opção para quem desejar ter uma mesa semi profissional mais compacta. Quer mais? Pois a mesa vem acompanhada de um jogo de bolas e quatro tacos comuns, que permitem realizar um jogo entre duplas.

Mesa de sinuca Premium - Mor

Com a mesa de sinuca Mor, você tem um ótimo motivo para convidar amigos e familiares para uma reunião em casa. Quanto às dimensões, a mesa tem 1,83 metros de comprimento, 1,01 metros de largura e 78 centímetros de altura.

Esse produto se destaca pelos pés com regulagem de altura que permitem um nivelamento preciso. Na prática, isso significa que a mesa não fica balançando durante a partida.

Ao comprar essa mesa, você recebe em sua casa 15 bolas coloridas numeradas, uma bola branca e um triângulo. Isso sem falar de dois tacos desmontáveis que facilitam na hora de guardá-los.

Mesa de sinuca infantil - Tomacheski

Quem disse que sinuca é jogo apenas para pessoas mais velhas? Por conta do seu tamanho reduzido, essa mesa de sinuca é ideal para crianças, adolescentes e, por que não, adultos? Enfim, é diversão para toda a família.

Com 1,17 metros de comprimento, 77 centímetros de largura e 68 centímetros de altura, esse produto foi desenvolvido para que os pequenos possam se divertir com segurança e qualidade.

Uma peculiaridade dessa mesa é que ela vem com uma gaveta. Então, ao encaçapar as bolas, elas vão automaticamente para a gaveta. Por fim, vale destacar que 4 tacos de sinuca infantil e um jogo de bolas coloridas acompanham a mesa.

Mesa de bilhar mini sinuca - Snooker

Mais uma alternativa para a criançada, essa opção é uma reprodução compacta de uma mesa de sinuca profissional, tendo apenas 51 centímetros de comprimento. Feita de madeira, ela é revestida em feltro verde e possui as laterais internas emborrachadas.

Pesando um pouco mais de 3 kg, você consegue levar essa mini mesa de sinuca para todo canto sem nenhum tipo de problema. A mini mesa de bilhar vem equipada com 15 bolas coloridas numeradas, uma bola branca, 2 mini tacos, 1 triângulo, 1 escova, 1 giz e manual de instruções.

Vale destacar que as bolas possuem apenas 2,5 centímetros de circunferência e é recomendada para crianças com mais de 7 anos, uma vez que possui peças pequenas que podem ser ingeridas.

Guia de Compra

Presente em bares populares, clubes, associações e casas de jogos, podemos afirmar que a sinuca é um jogo muito popular no Brasil. E um esporte bem democrático. Afinal de contas, é jogado por ricos, pobres e jovens e idosos. Por esse motivo, ter uma mesa de sinuca é garantia de lazer.

Nós queremos te ajudar na escolha da sua mesa de sinuca, assim você poderá convidar amigos e familiares para uma reunião em sua casa para desafiá-los para uma partida de sinuca após o churrasco.

Imagem de homem jogando sinuca.

A sinuca é um esporte muito popular e democrático. (Fonte: PepaLove / Pixabay)

Quais as vantagens e desvantagens de uma mesa de sinuca?

Engana-se quem pensa que as vantagens de uma mesa de sinuca se resumem à socialização de amigos e familiares para o lazer.

A prática do esporte desenvolve habilidades para a mente, como concentração, raciocínio, percepção e reflexo. De quebra, alivia o estresse.

Por outro lado, comprar uma mesa de sinuca exige um investimento bem elevado. Isso porque, de modo geral, as mesas de sinuca são feitas de forma artesanal e com materiais bem resistentes.

Imagem de uma mulher concentrada antes de realizar uma tacada de sinuca.

O jogo de sinuca pode desenvolver sua capacidade de concentração e exige bastante do seu raciocínio para aplicar uma boa estratégia. (Fonte: bearfotos / Freepik)

Isso significa uma alta expectativa de vida útil, se a mesa de sinuca tiver uma boa e frequente manutenção. No fim das contas, trata-se de um investimento que se compensa no longo prazo.

Outra desvantagem das mesas de sinuca está nas suas dimensões. É preciso colocá-las em ambientes bem espaçosos para que elas não atrapalhem a circulação do cômodo. E por ser muito pesada - acima de 100 kg -, não é possível ficar transportando a mesa de um lado para o outro.

Vantagens
  • Esporte democrático
  • Socialização de amigos e familiares
  • Desenvolve habilidades para a mente
  • Alta expectativa de vida útil
Desvantagens
  • Ocupa muito espaço
  • Preço elevado
  • Necessidade de manutenção

Afinal de contas, é bilhar, sinuca ou snooker?

É comum as pessoas confundirem os jogos bilhar, bola 8, sinuca brasileira e snooker. Para acabar com essa confusão, vamos explicar detalhadamente as regras e objetivos de cada um desses jogos.

Bilhar

Popularmente conhecido também como carambola, o bilhar é disputado entre 2 jogadores. Para esse jogo, a mesa deve ter 2,84 metros de comprimento e 1,42 metros de largura e as caçapas são dispensáveis.

Sobre a mesa, coloca-se 3 bolas: vermelha, amarela e branca. Enquanto um jogador joga com a bola branca, o outro usa a amarela. O objetivo é fazer com que a sua bola bata nas outras duas em uma mesma tacada.

Bola 8

Trata-se de uma modalidade muito popular no Brasil. Aqui, é necessário o uso de 16 bolas, sendo 15 coloridas e numeradas e uma branca. Como o próprio nome diz, o objetivo do jogo é encaçapar a Bola 8 (ou castigo). Para tanto, é preciso converter todas as bolas de um determinado grupo.

Os grupos de bolas podem ser divididos de diversas maneiras: pares e ímpares ou lisas e listradas. Imagine, então, que você é responsável pelas bolas pares. Aqui, você deve converter as seis bolas pares para, depois, encaçapar a Bola 8.

Por sua vez, o adversário deve converter todas as ímpares e, claro, a bola castigo. Ganha quem concluir o objetivo primeiro. É possível jogar em duplas.

Imagem de bolas de sinuca.

Na modalidade Bola 8, ganha quem encaçapar a bola 8. (Fonte: Shira7777 / Pixabay)

Sinuca brasileira

Esse jogo também necessita o uso das 16 bolas. A finalidade é converter as bolas coloridas de acordo com a sequência numérica de 1 a 15. O número das bolas representa os seus pontos. Por exemplo, a bola vermelha vale um ponto, a amarela contabiliza dois pontos e assim por diante.

Se encaçapar a bola certa, você tem o direito de converter uma bola de maior valor fora da sequência. No entanto, você perde pontos em caso de erro. Quanto todas as bolas forem encaçapadas, ganha aquele jogador que acumular a maior pontuação.

Para a prática desse jogo, é necessária uma mesa com medidas proporcionais a 2,84 metros de comprimento e 1,42 metros de largura e que possua seis caçapas.

Snooker

É possível jogar snooker com a mesma mesa que se pratica a sinuca brasileira. No entanto, o número de bolas é bem diferente. Aqui, são necessárias, pelo menos, 13 bolas sendo que 6 devem ser vermelhas.

A princípio, o jogador deve matar todas as bolas vermelhas que contabilizam um ponto cada. É permitido encaçapar as outras bolas coloridas imediatamente após converter uma vermelha. As bolas coloridas têm pontuação diferente que varia entre 2 e 7 pontos.

O vencedor é aquele que acumular o maior número de pontos quando todas as bolas estiverem no buraco.

foco

Você sabia que o Brasil já foi uma referência mundial em sinuca? Por mais que as regras do jogo brasileiro sejam diferentes das de torneios mundiais, nós fizemos bonito contra adversários estrangeiros.

Rui Mattos Amorim, mais conhecido como Rui Chapéu, já derrotou Steve Davis na década de 1980, quando o jogador inglês era o atual campeão mundial. Outros brasileiros que tiveram fama mundial na sinuca foram Roberto Carlos, Walfrido Rodrigues dos Santos – o popular Carne Frita –, Noel Moreira, Igor Figueiredo, entre outros.

Quanto custa?

Sendo curto e grosso: para comprar uma mesa de sinuca, você precisa tirar o escorpião do bolso. Trata-se de um investimento elevado, uma vez que é fabricado com matéria-prima de qualidade e resistente.

Aqui, é importante que o valor investido envolve, também, os acessórios complementares. São eles: tacos, um jogo de bolas, uma escova e um kit de giz. No entanto, você ainda precisa comprar uma taqueira a parte para guardar seus tacos em locais seguros.

Onde comprar?

É possível comprar a sua mesa de sinuca no conforto da sua casa. Aqui, procure comprar sua mesa de sinuca em lojas online com boa reputação.

Além de garantir a entrega, elas costumam enviar as peças envoltas em plásticos bolhas e caixas de madeira. Assim, a sua mesa de sinuca chega intacta à sua casa. Isso sem falar que elas dão um bom tempo de garantia para troca.

Entre as principais lojas online, podemos destacar a Amazon brasileira, Submarino, Lojas Americanas e Casas Bahia. Em poucos cliques, você adquire a sua mesa de sinuca ideal.

Agora, se você prefere ver com seus próprios olhos antes de comprar qualquer produto, você pode encontrar mesas de sinuca em grandes lojas de departamento com seções de esporte. Centauro, Decathlon e Walmart são alguns exemplos que vendem esse produto.

Imagem de mesa de sinuca em uma casa.

É possível comprar uma mesa de sinuca no conforto da sua casa. (Fonte: GregoryButler / Pixabay)

Critérios de compra: Quais são as características para avaliar uma mesa de sinuca?

Comprar uma mesa de sinuca exige um alto investimento. Por isso, não pode haver erros na hora de comprar a sua, né? Aqui, é muito importante ficar atento a uma série de detalhes: Veja quais são eles abaixo:

  • Acessórios complementares
  • Dimensões da mesa
  • Tipo de material
  • Pés niveladores

Confira agora a importância de cada um desses pontos detalhadamente. Ao final, você saberá escolher a sua mesa de sinuca.

Acessórios complementares

Não basta ter a mesa de sinuca para que o jogo aconteça. São necessários ainda os tacos e as bolas.

Quando você compra uma mesa de sinuca, ela já vem acompanhada com importantes acessórios complementares. Além dos tacos e das bolas coloridas numeradas e branca, um triângulo organizador, uma escova e um kit de giz (que serve para deixar a ponta do taco lisa e regular).

Aqui, é importante observar que o número de tacos pode variar entre 2 e 4. Caso você deseje jogar em duplas, o ideal é comprar uma mesa de sinuca que já venha com 4 tacos.

A taqueira não costuma vir junto com uma mesa. Como se trata de um item essencial para guardar os tacos em local seguro, é preciso comprá-la a parte.

Imagem de mesa de sinuca com bolas, triangulo e tacos.

Para jogar sinuca, é importante ter acessórios de qualidade. Como as próprias bolas, os tacos e triângulo. (Fonte: ARLOUK / Pixabay)

Dimensões da mesa

Em torneios oficiais de sinuca, as medidas da mesa são 3,10 metros de comprimento por 1,70 metros de largura. No entanto, uma mesa mais compacta é mais do que suficiente para o consumo doméstico.

Inclusive, as mesas de sinuca de bares possuem dimensões menores do que as oficiais. Aqui, vale destacar que todas as mesas de sinuca possuem dimensões variadas diretamente proporcionais ao tamanho de uma oficial. Por isso, na hora de comprar a sua mesa de sinuca, não deixe de prestar muita atenção nas medidas.

Além de caber no seu ambiente sem atrapalhar a circulação, é muito importante considerar 2 metros de sobra ao redor de cada canto da mesa para as jogadas. Afinal de contas, você não quer que ninguém bata o taco nas paredes, né?

Aliás, uma mesa de sinuca bem alocada pode deixar o seu cômodo ainda mais elegante. Já pensou ter uma casa de capa de revista?

Tipo de material

O tipo de material que é usado para montar uma mesa de sinuca faz toda a diferença na hora do jogo. Quer ver um exemplo? O tecido que contém vários riscos permite realizar tacadas cheias de efeito. Por outro lado, tecidos lisos são melhores para bolas rápidas e certeiras.

Quanto ao tampo da mesa, ele pode ser feito de madeira ou de pedra. Em ambientes fechados, as mesas com tampo de madeira são uma boa pedida. O único cuidado é evitar a queda de líquidos e colocar coisas pesadas sobre ela.

Por sua vez, o tampo de pedra é mais resistente à umidade e ao peso. Nesse sentido, trata-se da melhor opção para casas de praia. Outro detalhe para ser observado é as redinhas do buraco. Elas devem ser feitas de linhas grossas para resistirem ao peso das bolas.

Você também deve ficar atento aos materiais dos acessórios que vêm acompanhados com a mesa. Por exemplo, o ideal é que as solas dos tacos sejam de couro. Isso porque as de plástico têm menos durabilidade e fazem as bolas saírem mais espirradas, atrapalhando no jogo.

Como já falamos anteriormente, para que a mesa de sinuca tenha uma longa durabilidade, demanda-se um tempo para a manutenção. Entra em cena a escova com cerdas macias para não desfiar o tecido. O ideal é que ela também tenha um cabo para facilitar a limpeza das laterais da mesa.

Pés niveladores

Esse critério vale especialmente para ambiente que possuem um piso irregular. Se houver qualquer desnível no chão, isso pode alterar o resultado do jogo. Uma inclinação pode facilitar ou dificultar algumas jogadas.

Quem realmente leva o resultado da partida a sério deve considerar investir em uma mesa com pés niveladores. Esses pés são ajustáveis para corrigir esses desníveis. Mas não tente nivelar no olhômetro, use um nivelador para certificar-se de que a mesa esteja retinha.

(Fonte da imagem destacada: PIRO4D / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?