Imagem mostra uma mesa de som em detalhe.
Ultima atualização: 8 de agosto de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você tem uma pequena banda, faz apresentações musicais, é DJ ou está começando no meio da mixagem de áudio, ter uma mesa de som de 12 canais é uma ótima ideia! Mesmo que pequena e compacta, ela é suficiente para te ajudar no longo e árduo caminho dessa área!

Apesar de simples perto de tudo que o mundo das mesas de som pode oferecer, os modelos de 12 canais já possuem funções e características que impressionam. No artigo de hoje, vamos falar mais sobre tudo o que eles têm a oferecer e te ajudar a fazer a melhor aquisição possível!




Primeiro, o mais importante

  • Mesas de som de 12 canais são úteis para diversos tipos de profissionais, mas principalmente para quem tem bandas e costuma fazer gravações e apresentações ao vivo.
  • É possível escolher por uma mesa de som digital ou analógica, cada tipo com suas vantagens e desvantagens.
  • Existem muitos recursos e efeitos que podem ser oferecidos por uma mesa de som de 12 canais e você deve saber quais são necessários para as atividades que exerce.

Você também pode gostar:

As melhores mesas de som de 12 canais: Nossas recomendações

As gigantes do mundo do áudio também têm suas mesas de som compactas de doze canais. O primeiro passo para fazer uma boa compra é conhecer modelos de qualidade e nós fizemos uma seleção daqueles que mais nos impressionaram!

Para quem busca qualidade garantida

Não é segredo que a Yamaha é uma das gigantes da produção de áudio. Se você busca qualidade absoluta, pode recorrer a ela, mesmo que o peso no bolso seja maior. A MG12XUK é uma mesa analógica com doze entradas de linha, Phantom Power, 24 programas de efeitos SPX e um chassi metálico muito resistente!

Um ótimo custo-benefício

Se você ainda é iniciante no mundo do áudio e não quer gastar muito nesse estágio da carreira, a Oneal oferece em sua mesa de som OMX 12 qualidade e custo-benefício alto. Ela traz um sistema de equalização próprio chamado Turbo Loud e conta com quatro entradas de linha. É possível usar o monitor como sistema de pré-escuta dos canais.

A mesa de som de 12 canais para quem quer investir

Outra marca que domina o mercado de áudio é a Behringer. A mesa de som Xenyx Q1204USB é extremamente avançada e traz muitas das características que fizeram dessa fabricante tão renomada, como os pré-amplificadores e o compressor dinâmico chamado “one knob control”. É excelente para apresentações ao vivo.

Guia de compra

Vale a pena investir em uma mesa de som de 12 canais ou é melhor buscar um modelo maior? Como fazer a escolha do modelo que mais atende às suas necessidades?

Nós sabemos que você tem muitas dúvidas sobre o assunto e é hora de resolvê-las! O nosso guia de compra traz tudo o que você precisa saber sobre mesas de som de 12 canais!

Imagem mostra uma mesa de som em uso em uma igreja.

Mesas de som são muito úteis até em lugares públicos como igrejas. (Fonte: rdgcampos/ Pixabay.com)

Qual a função dos canais em uma mesa de som?

Quando falamos em “canais” em uma mesa de som, estamos falando em quantas fontes de áudio podem ser ligadas a ela.

Se você tem uma banda, por exemplo, cada vocalista e cada instrumento corresponde a um canal (a bateria pode ocupar vários). Os efeitos secundários podem se somar à mesma equação. Seja para gravação, seja para apresentação ao vivo, é preciso levar tudo isso em conta.

Independente de qual seja o motivo pelo qual você precisa de uma mesa de som, é preciso pensar em quantas fontes de áudio em média são usadas. Mesmo para um trabalho relacionado a mixagem de filmes ou como DJ, essa é a conta necessária para entender quantos canais são necessários.

Não se esqueça também de deixar uma pequena “folga” no número: Quem costuma gravar com doze fontes de áudio, por exemplo, não deve optar por uma mesa de som de doze canais, uma vez que qualquer nova adição será impossível. Sempre jogue para cima o número em relação ao que é normalmente usado!

foco

Você sabia que a evolução da capacidade das mesas de som vem crescendo de maneira exponencial? Na década de 1960, eram conhecidos no máximo modelos com oito canais. A evolução da indústria do áudio foi fundamental para que esses acessórios também se transformassem.

Quais as vantagens de uma mesa de som de 12 canais?

Nós vivemos em uma época na qual os grandes estúdios usam mesas de som com quantidades exorbitantes de canais e quebram todos os limites de possibilidades da gravação de áudio. Por que você deveria, então, optar por um modelo com apenas 12?

Mesas de som de 12 canais são mais que suficientes para a maioria dos trabalhos de pequeno e médio porte. É raro que uma banda ou um DJ se apresente em caráter não profissional com mais fontes do que isso, o que faz um investimento maior desnecessário.

Além disso, a mesa de som de 12 canais marca o limite entre um valor acessível para não profissionais e o que passa a ser fora do alcance para quem não vive de música. Se você procura por um produto de muita qualidade e que caiba no seu bolso, provavelmente ela é a melhor opção.

É possível encontrar quase todos os efeitos e tecnologias mais modernas existentes em mesas de som nos modelos com 12 canais, principalmente se você optar por um modelo de uma marca mais conhecida.

Veja a seguir a tabela que preparamos com as vantagens e desvantagens da mesa de som de 12 canais:

Vantagens
  • Suficiente para muitos amadores e profissionais em início de carreira
  • Valores acessíveis
  • Ótimos recursos tecnológicos
  • Modelos excelentes de marcas conhecidas
Desvantagens
  • Pode não ser suficiente para profissionais em estágio mais avançado na carreira
  • Pode ser caro demais para iniciantes

Quando optar por uma mesa de som de 12 canais?

Se a mesa de som de 12 canais é a transição entre os modelos acessíveis e inacessíveis, em quais situações você deve optar por ela?

  • Gravação e apresentação de bandas: Para quem tem uma banda simples que faz pequenas apresentações ou dá seus primeiros passos, a mesa de som de 12 canais é uma ótima opção, já que dá uma flexibilidade para caso mais componentes sejam adicionados.
  • Mixagem de som: Mesas de som são usadas na produção audiovisual para que a mixagem seja adequada. Para iniciantes, um número baixo de canais é suficiente, mas se você quer dar passos mais largos na carreira, pode optar por um modelo com doze.
  • Locais com apresentações: Se você tem uma escola ou administra uma igreja na qual costuma acontecer apresentações musicais, é uma boa ideia deixar uma mesa de som de qualidade à disposição de quem for trabalhar no local!

Outros profissionais, como Djs e músicos solo, também podem optar por mesas de 12 canais se pretendem fazer trabalhos mais experimentais.

Mesa de som de 12 canais digital ou analógica?

É possível escolher entre mesa de som de 12 canais digital ou analógica. A primeira é mais cara e mais difícil de ser encontrada, mas também garante uma gama mais ampla de funcionalidades.

Mesas de som analógicas permitem apenas as entradas de equipamentos por cabos ou conexões tradicionais, como o próprio nome diz. Ao mesmo tempo, todo o trabalho acontece no próprio dispositivo, com o uso dos botões e das funções existentes.

Com uma mesa digital, há mais opções tanto pelas possibilidades de entradas crescerem, com ligações diretas a computadores se tornando possíveis, como pela opção de efeitos que existem apenas em softwares também serem agregados.

Outra vantagem de uma mesa digital é que ela costuma ser mais compacta, ideal para quem a transporta com frequência.

Comparamos os dois tipos na tabela a seguir:

Mesa de som digital Mesa de som analógica
Funcionamento Converte os impulsos de entrada para formato digital Mantém os impulsos de entrada no formato original
Vantagens Possui uma gama superior de efeitos e recursos, é mais compacta e portátil Custo menor, deixa o som com um aspecto mais autêntico
Recomendação Quem deseja um som com aspecto mais digital e moderno, quem precisa de grande portabilidade Quem deseja um som com aspecto mais autêntico, quem deseja pagar menos

Quais funções são indispensáveis para uma mesa de som de 12 canais?

É possível que você esteja se perguntando quais recursos uma mesa de som de 12 canais pode te oferecer. Não há uma resposta exata para essa pergunta, uma vez que depende do tipo de uso que você dará a ela.

Um bom reverb é indispensável para quem costuma gravar vozes.

Se você lida com vozes, por exemplo, é fundamental que a mesa de som ofereça um bom reverb e conte com os chamados FX Sends. Os inserts são ótimos para quem gosta de efeitos diferenciados e quer que eles se destaquem no produto final.

Todas as mesas de som devem contar com bons fones de ouvido e oferecer ainda o chamado Direct Out. Outras questões, como Phantom Power e equalizadores de boa qualidade, também ajudam muito e devem sempre ser prioridade por quem decide comprar um equipamento como esse.

Quanto custa e onde comprar uma mesa de som de 12 canais?

A quantidade de recursos, a marca e o fato de ser digital ou analógica são as maiores influências no preço de mesas de som de 12 canais. É possível encontrar modelos desde R$ 700 até R$ 3.000. Os primeiros são mais indicados para principiantes, os últimos, para profissionais.

Lojas especializadas em instrumentos musicais ou em artigos para áudio são ótimas opções para a aquisição de uma mesa de som. Você também pode comprar a sua pela internet, principalmente pela Amazon brasileira. Amazon internacional e Mercado Livre também oferecem bons modelos.

Critérios de compra: Como comparar mesas de som de 12 canais

É mesmo de doze canais que você precisa? Então é hora de conhecer alguns critérios técnicos capazes de te ajudar na escolha do modelo. Selecionamos quatro bastante importantes:

Nas próximas linhas, discutimos cada um com mais profundidade!

Equalizadores

Os equalizadores costumavam ser uma das partes mais importantes de uma mesa de som. Isso porque eles regulam os agudos e os graves de cada um dos canais, além de também acertarem o ganho. Eram parte fundamental do ajuste do áudio para um produto final.

Como hoje tudo o que é gravado passa por um software de edição, eles perderam um pouco a importância. Mas ainda são fundamentais para apresentações ao vivo e para quem deseja já fazer algumas regulagens preliminares no que depois passará por tratamento em um software.

Imagem mostra uma mesa de som 12 canais em detalhe.

Os equalizadores ainda podem ser muito úteis para alguns usuários de mesas de som. (Fonte: arembowski/ Pixabay.com)

Design

A maior parte das mesas de som têm um design parecido, mas ainda assim, é importante que você seja muito familiarizado com a sua. É preciso dominar totalmente onde está cada botão e qual é a sua função para fazer um bom trabalho no momento da gravação ou da apresentação.

É importante dominar cada função da mesa de som.

Se você já tem experiência em mexer com mesas de som, veja imagens dos modelos nos quais está interessado e note se elas demonstram familiaridade. Caso busque ainda a sua primeira, leia o manual de instruções e pratique até dominar cada função.

Por terem muitos botões e funções, pode ser comum que mesas de som te façam sofrer nos primeiros momentos. Mas se o design for intuitivo e bem projetado, rapidamente você já terá total familiaridade com o equipamento.

Phantom Power

Disponível em algumas mesas de som, o Phantom Power é indispensável para quem pretende fazer gravações ou apresentações de maneira mais profissionais.

Isso acontece porque ele é o tipo de alimentação necessária para microfones condensadores, os mais avançados e requisitados do mercado. Uma mesa de som sem Phantom Power se torna automaticamente mais amadora e menos avançada do que uma que apresenta o recurso.

Portabilidade

Você pretende comprar uma mesa de som para deixar fixa em casa, em um local de eventos ou em um estúdio ou para transportá-la a casas de shows e demais sedes de apresentações?

Se o transporte faz parte das suas intenções, o ideal é escolher um modelo mais leve, mais portátil e com uma estrutura mais robusta. Assim, não só você terá maior durabilidade, como também sempre terá tranquilidade no momento de fazer as suas viagens.

(Fonte da imagem destacada: TomaszManderla / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.