Amigos em volta de uma mesa repleta de comes e bebes, celebrando entre eles.

Olá para você, é um prazer contar com sua presença aqui na ReviewBox Brasil, esperamos que aproveite a leitura especialmente feita para te ajudar na compra de uma mesa extensível.

Juntar amigos e familiares em volta de uma mesa é tradição do ser humano desde muito tempo! Compartilhar comes e bebes em um ambiente conjunto, para também conversar e se divertir.

Porém, moramos em locais que nem sempre são amplos, mas também precisamos de um bom espaço reunir os amigos e familiares. E, com este propósito, existem as mesas extensíveis. Nós vamos falar tudo sobre elas, basta continuar aqui com a gente!

Primeiro, o mais importante

  • Uma mesa extensível é capaz de ampliar seu próprio tamanho, em uma variação bem grande de dimensões. Isso significa que você deve considerar a maior abertura dela antes de comprar uma.
  • Mesas extensíveis hoje são fabricadas em diferentes formados e modos de se transformarem. Algumas são obras de arte em suas articulações.
  • Por ser uma mesa, significa que ela serve a este propósito. Utilizar como apoio para coisas pesadas, principalmente quando “aberta”, pode causar até mesmo um acidente.

Você também pode gostar:

As melhores mesas extensíveis: Nossas escolhas

Escolher móveis para casa é uma tarefa difícil. A decoração do ambiente, cores de parede, tudo influencia. Pensando nisso, vamos te mostrar algumas das opções mais neutras e belas, para uma escolha adaptável ao seu estilo.

Uma mesa extensível com design moderno

Mesa com capacidade original para 04 pessoas, comportando confortavelmente 06 após ampliada. Material com boa resistência à riscos e arranhões, com painel de MDP. As pernas e estrutura em aço cromado são um detalhe à parte, fornecendo brilho e elegância ao ambiente. As medidas são 109 x 77 x 80 cm quando fechada e 160 x 77 x 80 cm quando aberta.

Para pequenos ambientes

A mesa de jantar ideal para pequenos ambientes, disponível em uma diversidade de cores ideal para qualquer decoração. Confeccionada com estrutura em madeira e tampo de MDF, com acabamento em laca fosca, é uma opção de alta qualidade e destaque. As medidas são 140 x 76 x 80 cm quando fechada e 199,5 x 76 x 80 cm quando aberta.

Uma opção imponente

Uma mesa imponente para quem gosta de móveis amplos. A cor totalmente branca dá um ar de leveza e limpeza ao ambiente. Com estrutura em carvalho maciço e tampo produzido em MDP, é uma mesa bastante resistente. O revestimento do tampo é feito em lâminas naturais de madeira, promovendo um acabamento requintado. As medidas são 120 x 100 x 75cm quando fechada e 170 x 100 x 75 cm quando aberta.

Guia de Compra

À primeira vista, pode parecer fácil comprar uma mesa. Você define a quantidade de pessoas que vão se sentar a mesa, e sai à procura. Mas, e quanto ao material? E o melhor formato para o local? As dúvidas precisam aparecer, e nós vamos lidar com cada uma delas a seguir.

Imagem de uma família comendo à mesa em casa.

Uma mesa de tamanho ideal vai permitir todos juntos, e espaço suficiente para a comida. (Fonte: Skeeze/ Pixabay)

Quais as vantagens de uma mesa extensível?

A cena não é difícil de imaginar, talvez você reconheça na própria casa. Amigos chegando, e aquela pequena mesa com quatro lugares ocupando o único espaço disponível.

Como solução, você cria um segundo espaço para as pessoas sentarem, ou então pede mesas menores emprestadas.

É provável que, quando essa situação ocorra, você acaba pensando naquelas mesas que aumentam. A proporção é limitada apenas pelo espaço, um sonho!

Cozinha pequena.

A mesa extensível é uma ótima opção para cozinhas pequenas. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Hoje em dia, não é fácil encontrar um lugar amplo para colocar todas as nossas coisas, a maioria dos espaços exige criatividade em fazer tudo caber. E algumas coisas podem ser ótimas “salva-vidas” para as situações do dia a dia. Como é o caso da mesa extensível.

Se você pretende receber convidados em sua casa, não tem como abrir mão de um móvel espaçoso para isso. A mesa é das melhores opções, afinal, como diz o ditado ‘O coração de uma casa é a cozinha’.

Desfrutar momentos confortáveis com a família e os amigos vai exigir um bom lugar para isso, e a mesa extensível estará lá para te ajudar. Ela vai oferecer espaço quando estiver aberta, e não impacta na circulação quando fechada.

Vantagens
  • Eficiência no uso do espaço
  • Vasta quantidade de modelos
  • Capacidade variável de assentos
  • Diferentes formatos e tamanhos
Desvantagens
  • Mais caras que mesas comuns
  • Exigem cuidados no manuseio

Como funciona a mesa extensível?

Mesas extensíveis são exatamente o que o nome indica; mesas com capacidade de aumentar de tamanho quando necessário.

A mesa extensível é um item multifuncional.

Seu principal objetivo é aumentar a quantidade possível de convidados sentados à mesa, sem iniciar uma guerra de cotovelos. Além de ampliar também a superfície útil, para colocar mais pratos e comilanças.

Elas costumam ser mais caras do que a mesa normal, por terem justamente a funcionalidade que lhes dá o nome. E são feitas principalmente para você colocar em lugares onde precisa de circulação constante, sem abrir mão de conforto para quem sentar.

Considerada uma mobília multifuncional, existem muitos tipos e modelos de mesa extensível, que variam principalmente pela forma como se estendem. Além disso, você poderá encontrar uma mesa extensível dos mais variados materiais.

De madeira de demolição a vidro, de mesas rústicas a modernas, existem opções extensíveis para todos os gostos.

Quais os tipos de mesa extensível?

Acomodando um quarteto de pessoas, meia dúzia, ou até mesmo um grande grupo, elas podem ser adaptadas as mais diversas necessidades. Uma mesa compacta para um encontro, ou algo maior para a família e amigos.

Quanto ao seu gosto, não se preocupe. A variedade disponível no mercado vai te fazer encontrar a mesa certa (e nós daremos algumas dicas). Inclusive, nos próprios modelos existem detalhes e acabamentos únicos para destaque no ambiente.

Quer ter um gostinho do que estamos falando? Se liga no vídeo:

Para escolher a sua, é importante conhecer os diferentes tipos de mesa extensível do mercado. Veja:

Mesa com estrutura fixa e extremidade extensível

Com formatos variados (geralmente retangulares e quadradas), elas têm uma base firme com pés bem posicionados.

Esse tipo de mesa pode passar por uma mesa normal.

Naturalmente se passam por mesas normais, mesmo sem toalha, pois a sua extensão é acoplada à parte principal. Desta forma, você tem liberdade de manter a extensão guardada, e utilizar apenas na proporção que quiser.

A experiência funciona com diversos materiais, que se encaixam por meio de junções na mesa ou então por estruturas metálicas parafusadas. Existem até mesmo mesas com outras “pequenas mesas” para encostar do lado, funcionando como extensor.

Mesa extensível com extremidade ajustável

Uma mesa bastante versátil, que não depende de extensões adicionais, pois sua própria estrutura fornece o ajuste.

São mesas em que há um deslocamento de parte do que parecia uma base fixa, ampliando o tampo conforme é aumentada.

Caracterizam-se geralmente pela abertura em movimento de correr, sendo necessário um pouco de força para o processo de abertura e fechamento. Principalmente quanto é necessário movimentar os pés da mesa junto.

Mesa extensível com centro ajustável

Com funcionamento muito similar ao da extremidade ajustável, neste caso é o centro da mesa quem proporciona o aumento de tamanho.

Geralmente com o meio separado por uma junção, a mesa possui escondida na porção inferior outra parte de si mesma. Quando o tampo é puxado para um lado ou outro, ocorre a abertura do centro e a parte escondida assume lugar, ampliando o tamanho da mesa.

Trata-se de um sistema de encaixe e desencaixe automático, bastando apenas o movimento certo para abertura ou fechamento.

Mesa extensível com dobragem lateral

Um dos modelos mais clássicos de mesa extensível, aplicado até mesmo a alguns moveis antigos (principalmente escaninhos e mesas de telefone).

As folhas de extensão são dobradas nas extremidades da mesa, e presas até necessidade de uso. Quando utilizadas, são “desdobradas” e fixas ampliando a área do tampo.

É uma desvantagem não ser possível colocar os pés na extremidade da mesa, caso o modelo tenha uma dobragem que não fique escondida embaixo do tampo.

Mesa redonda extensível

É possível que você encontre modelos de mesa redondos também nos outros tipos de mesa extensível, mas existe um modelo próprio para elas.

Neste caso, entende-se a ampliação de uma mesa de qualquer formato em uma de formato redondo. E há uma grande exigência nisso, devido a alteração do raio do tampo.

Uma das soluções mais comuns é a anexação de seções dobráveis, que ficam escondidas embaixo do tampo. Com a necessidade do uso, elas são abertas e transformam até mesmo o formato do tampo.

Mesa de jantar.

Existem mesas de diferentes formatos, para todos os gostos. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz / 123RF)

Quanto custa uma mesa extensível?

A versatilidade deste tipo de mesa acaba cobrando seu preço, quando comparado a qualquer modelo tradicional. Mesas extensíveis podem ser encontradas no mercado com preços a partir dos R$ 700.

Porém, da mesma forma que as mesas variam de preço devido ao tamanho e aos materiais e acabamentos, as mesas extensíveis seguem o mesmo caminho.

Você encontrará excelentes opções por R$ 1.000 e esse valor vai aumentar conforme sua necessidade pelo produto ideal, podendo chegar na casa dos milhares.

Onde comprar uma mesa extensível?

Mesas não são acessórios complexos e nem utilizam de muita tecnologia. E isso é uma vantagem quando você pensa em onde comprar uma mesa extensível.

Lojas de móveis e decorações devem possuir um ou dois modelos disponíveis, além de opções em catálogo para compra. Você também pode encomendar diretamente com marcenarias e marceneiros especializados, mas isso vai custar um pouco mais caro.

Opção nos dias de hoje, a internet está repleta de opções de mesa extensível dos mais diferentes formados, modelos e tamanhos. Lojas virtuais como a Amazon e Americanas vão de fornecer uma vasta quantidade delas, algumas inclusive com conjunto de cadeiras.

Critérios de Compra: Como comparar modelos de mesa extensível

Agora que você já conhece bastante sobre mesas extensíveis, vamos te explicar os critérios para escolher a ideal. Afinal, sabemos que você quer um produto capaz de tornar os momentos com família e amigos prazerosos.

Uma mesa de tamanho ideal permite a colocação daquilo que você deseja, com espaço de sobra para os convidados! Para escolher a mesa extensível ideal, leve em consideração:

  • Formato da mesa
  • Material da mesa
  • Mecanismo de extensão
  • Uniformidade da superfície

Confira agora a importância de considerar esses critérios de compra antes da sua escolha.

Formato da mesa

Junto com o material, é a condição mais importante para você determinar antes de definir sua compra. Observe o local onde pretende colocar a mesa e as áreas de circulação necessárias.

No geral, as mesas costumam ficar em espaços bem definidos, então opções de ângulos retos (como quadradas e retangulares) costumam ser a melhor opção. Elas vão deixar corredores fáceis de medir e passar.

Para ambientes maiores, onde espaço não é problema, uma mesa circular traz todo charme ao ambiente. É o melhor formato para interação entre os convidados, além do acesso fácil ao que está sobre a mesa.

Mesa extensível oval com alimentos.

A mesa quadrada e retangular são mais usadas, mas as redondas e ovais são sofisticação aos ambientes. (Fonte: Wendy Wei / Pexels)

Material da mesa

Uma mesa extensível pode ser dos mais variados materiais. Madeira, pedra, vidro, são algumas das opções disponíveis. E cada uma delas tem suas recomendações e resistências ao uso.

foco

Procure optar sempre por um material mais resistente e rígido. Em geral mais pesado, vai fornecer também estabilidade ao conjunto quanto a mesa estiver aberta.

Claro que existem opções com elevada tecnologia como o vidro, que é também uma boa opção. Com as limitações naturais que qualquer mesa de vidro possui.

Mecanismo de extensão

Preste muita atenção no mecanismo disponível na mesa extensível, os melhores projetos costumam realizar uma transição leve de abertura e fechamento. Isso significa um menor esforço para realizar a tarefa.

Observar se a parte fixa da mesa permite guardar as partes extensíveis também é importante, quando não ficam anexadas. Afinal, deixá-las em outro lugar pode fazer com que as peças se percam ao longo do tempo ou até mesmo se danifiquem.

Imagem de mesa de jantar integrada em cozinha aberta.

Verifique o tipo de mecanismo de extensão da mesa antes de comprar. (Fonte: DarthZuzanka / Pixabay)

Uniformidade da superfície

Tome cuidado em observar, depois de realizada a extensão, se o tampo está uniforme entre as partes fixas e extensíveis. Todo projeto é feito para que a mesa fique em uma mesma linha, mas falhas podem acontecer.

A uniformidade do tampo permite maior segurança em colocar coisas sobre a mesa. Aparas ou inclinações podem causar travamentos ou mesmo fazer com que as coisas deslizem para fora de sua extensão.

(Fonte da imagem destacada: vivienviv0 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Juliana Perin Designer de Interiores
Aos quatro anos, Juliana já pedia para que sua mãe lhe deixasse decorar seu quarto de seu jeito, organizando as bonecas e os quadros pintados na escola. Essa paixão de infância virou a escolha da faculdade e, depois, profissão. Hoje, Juliana ajuda as pessoas a deixarem suas casas exatamente como elas sonham. Na internet, ajuda o público a escolher entre os melhores modelos de peças decorativas e iluminação, além de compartilhar seu conhecimento sobre sua outra paixão: a técnica DIY.