Ultima atualização: 1 de setembro de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

73Comentários coletados

Hoje, nós lhe forneceremos dados que o ajudarão a gerar seu próprio julgamento sobre as mesas de bilhar o sinuca disponíveis no mercado. Além disso, este item aumentará significativamente suas chances de se divertir em casa. Então, se você quer ser o rei dos encontros entre amigos, venha conosco para conhecê-los.

Aqui você conhecerá as medidas, características e especificações de uma mesa de bilhar; também, suas vantagens e desvantagens. Então, nós o aconselharemos sobre preços e os estabelecimentos mais ideais para melhorar sua experiência de compra.




O mais importante

  • Uma mesa de bilhar é o principal elemento para jogar este esporte de precisão, cujo objetivo é usar um taco para dirigir um certo número de bolas.
  • É um tampo de mesa forrado com faixas elásticas ao redor e pode ou não ter buracos ou bolsos.
  • Em geral, há uma grande variedade de tipos de mesas de bilhar; no entanto, as mais famosas estão relacionadas com as modalidades de jogo mais comuns, estas são: carom (bilhar francês), snooker (bilhar inglês) e pool (bilhar americano).
  • Antes de comprar uma mesa de bilhar, é imperativo ser claro sobre alguns aspectos, tais como: materiais de fabricação, espaço disponível para colocá-la e seu propósito.
  • Em outras palavras, você vai usá-la em casa ou precisa colocar a cena em uma sala de jogos?

Mesas de bilhar: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre mesas de bilhar

Quando você está fazendo uma compra, você precisa considerar todos os aspectos para fazer a escolha perfeita. Portanto, nós fizemos este guia de compras para lhe dar uma visão sobre os aspectos mais importantes das mesas de bilhar. Entre outras coisas, nós lhe falamos sobre as vantagens e desvantagens, o orçamento que você precisa e os lugares onde você pode encontrá-los.

As tabelas de brilho podem lhe trazer muitos bons momentos com seus amigos. (Foto: Anna Bizon / 123rf.com)

O que é uma mesa de bilhar e que vantagens ela oferece?

Uma mesa de bilhar é uma mesa em que se joga um esporte de precisão, cujo objetivo é dirigir um certo número de bolas com um taco de bilhar. Suas principais características são: uma mesa completamente lisa, forrada com pano verde, com elásticos ou elásticos ao redor; pode ou não ter furos.

Como um fato curioso, a primeira mesa de bilhar obtida na corte do monarca francês Luís XI da França, consistia simplesmente de um pouco de grama sobre uma mesa convencional. Esta primeira versão evoluiu à medida que o bilhar se tornou popular entre os cidadãos franceses e depois com a aristocracia européia.

Vantagens
  • A mesa de bilhar será sempre a atração principal
  • É perfeita para uma sala de jogos, bar ou cassino
  • O bilhar aumenta a estratégia, planejamento e concentração
Desvantagens
  • As pernas de madeira podem se desgastar com o tempo
  • Quando você parar de usá-la, será um incômodo

Mesa de bilhar francesa, americana ou inglesa - o que você deve ter cuidado?

As mesas de bilhar podem ser classificadas de acordo com o tipo de jogo ao qual são destinadas; em geral, elas são divididas em mesas de bilhar francesas, americanas ou inglesas. Nós lhe contamos os detalhes de cada uma delas, para que você possa escolher a que mais lhe convém.

  • Mesa de bilhar francesa. Estas são as tabelas usadas para a variedade de bilhares chamados de carom. Eles se caracterizam por não terem bolsos e por terem marcas de referência para manter os jogadores em ordem.
  • Mesa de bilhar americana. Estes são usados para a variedade chamada pool, muito popular nos Estados Unidos. Estas quase sempre têm uma de duas combinações: Base de madeira com esteira verde, ou base de metal com esteira azul.
  • Mesa de bilhar inglesa. As mesas de sinuca são usadas para a variedade snooker. Estas são maiores, e até seus bolsos são mais largos e quase sempre circulares.
Mesa de bilhar francesa Mesa de bilhar americana Mesa de bilhar inglesa
Número de bolsos Sem bolsos Sem bolsos Seis bolsos
Tamanho Sem bolsos Maior do que a média Menor do que a média
Entrada de bolso Não tem, mas a moldura tem pontos de referência Forma diagonal Forma circular
Tem marcas de referência Madeira ou metal Larga

Quanto custa uma mesa de bilhar?

O preço de uma mesa de bilhar varia de acordo com algumas especificações, tais como: tamanho e materiais de fabricação; conseqüentemente, uma mini mesa de bilhar, construída com MDF ou madeira, tem um custo aproximado de 200 BRL. Por outro lado, um modelo em tamanho real, para montar uma sala de jogos, atinge 7.000 BRL.

Critérios de compra

Nesta seção, falaremos sobre as características e especificações que você deve levar em conta antes de investir em uma mesa de bilhar. Você poderá então fazer uma comparação entre os diferentes modelos oferecidos pelos varejistas e comprar aquele que melhor se adapte às suas necessidades.

Como você vai utilizá-lo

Se você valoriza seu tempo em casa ou possui uma sala de jogos, você provavelmente vai querer instalar uma mesa de bilhar. Em qualquer caso, este elemento será o ponto focal da sala, você deve levar em conta a iluminação da área e o espaço disponível para colocá-la e se mover confortavelmente ao redor dela.

Para a casa, as mesas de bilhar têm um design mais tradicional, sua estrutura é clássica e é um elemento que denota luxo. Em contraste, as mesas de bilhar para casas de jogo estão focadas em fazer dinheiro, portanto incluem sistemas de coleta de moedas e bolas.

Tecnologia de mesas de bilhar

Além das tradicionais mesas de bilhar americanas, francesas ou inglesas, existem modelos que combinam o clássico com tecnologias: moeda, retorno automático, conversibilidade, multijogo, etc., buscando melhorar sua experiência como usuário. Estes são:

  • Mesas de bilhar automáticas. Sua principal atração é que eles têm bolsas com retorno automático, onde a bola entra em um sistema de coleta, devido ao efeito da gravidade. Esta modalidade é perfeita se você tiver um bar ou casa de jogos.
  • Mesas de bilhar dobráveis ou portáteis. Suas pernas podem ser facilmente dobradas, elas são melhores quando se trata de transportá-las ou armazená-las, pois ocupam menos espaço. Portanto, se você tem pouco espaço em casa, esta alternativa é perfeita para você. As mesas de bilhar portáteis, por outro lado, podem ser dobradas até a superfície de jogo e colocadas na sala de jantar.
  • Mesas de bilhar operadas por moedas: elas são automáticas e operadas por moedas. Neste caso, você tem que colocar dinheiro para ativar a função de retorno automático através de uma alavanca, para que as bolas possam ser removidas do coletor. Elas são frequentemente usadas em centros de lazer, bares ou locais públicos.
  • Mesas de bilhar multi-jogo: Elas são conversíveis, sua principal atração é que podem ser usadas para jogar tênis de mesa, futebol de mesa ou air hockey, você só tem que trocar o tampo da mesa. Ótimo se você tiver crianças ou adolescentes em casa. Antes de escolher sua mesa de bilhar, você deve considerar quantos metros quadrados (m2) você tem em casa, pois os jogadores terão que se mover confortavelmente em torno dela; então, você pode investir em uma maior ou mais prática. Normalmente, as dimensões padrão de uma mesa de bilhar são: 7 pés (2,13m de comprimento x 1,07m de largura x 0,78m de altura), 8 pés (2,37m de comprimento x 1,17m de largura x 0,81m de altura), 9 pés (2,54m de comprimento x 1,27m de largura x 0,85m de altura). Consequentemente, você deve adicionar 3 metros às dimensões, ou seja, o dobro das dimensões normais, por exemplo: para uma mesa de 7 pés, você precisa de 20m2; se você preferir uma mesa de 8 pés, você deve ter um espaço de 24m2; mas, se você tiver 28m2, é melhor escolher uma mesa de 9 pés.

Materiais de fabricação

As mesas de bilhar podem variar de acordo com a qualidade de seus materiais. Geralmente, estes são:

  • Tapeçaria. Cobrindo a superfície da mesa de bilhar, ela pode ser feita de lã ou lã penteada. As primeiras são usadas em mesas recreativas, mais pesadas, mais grossas e com maior força de atrito; mas as últimas são para mesas de competição, mais rápidas, mais finas e mais caras.
  • Quadro perimetral. Normalmente feita de madeira de 12,5 cm de largura, esta estrutura é bastante duradoura e combina bem com pisos de parquet, mas as pernas podem começar a abanar. Por outro lado, metal ou aço é mais durável e destina-se a espaços minimalistas.

(Fonte da imagem em destaque: Petkov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas