Foto de várias miçangas coloridas juntas.
Ultima atualização: 28 de maio de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

12Horas investidas

2Estudos avaliados

48Comentários coletados

Olá! Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre um artigo muito conhecido e usado por artesãos: as miçangas! Apesar de simples, em conjunto elas podem se transformar em lindos acessórios.

As miçangas são pequenas pedrinhas coloridas usadas para decorar brincos, colares, pulseiras e outros acessórios de forma artesanal. Elas são delicadas e dispõe de uma grande variedade de modelos.

Se você está pensando em começar a produzir acessórios para venda, ou até mesmo para uso pessoal, é interessante que você dê uma lida no guia que vamos apresentar logo abaixo. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • Miçangas são pequenas pedrinhas sintéticas ou não, com um furo no meio, usadas para criação de acessórios e customização de roupas.
  • Elas são trabalhadas de maneira artesanal, e são bem simples de manusear. Qualquer pessoa é capaz de montar colares, brincos e pulseiras fazendo uso de miçangas.
  • Você encontra miçangas em diferentes cores, formatos e tamanhos, te permitindo aflorar a criatividade na hora da produção.
  • As miçangas são grandes aliadas no desenvolvimento infantil. Elas trabalham concentração, criatividade e capacidade motora.

Melhores miçangas: Nossas favoritas

Variedade é o que não falta quando o assunto é miçanga. Por isso, elegemos alguns dos melhores tipos para quem está começando a se interessar pelo assunto.

Guia de compra

Apesar de nem sempre valorizadas, as peças feitas de miçangas, sejam elas roupas, acessórios ou itens de decoração, são ótimas escolhas. Esse tipo de pedraria é delicada, versátil e super atemporal.

(Saiba como escolher a miçanga certa para suas artes. Foto: Pixabay/ Pexels)

O que são miçangas?

As miçangas são pedrinhas decorativas usadas na produção de acessórios e roupas. Elas costumam ser feitas de plástico, madeira e até mesmo vidro, e possuem um furo central por onde passará a linha.

Seu uso é originário dos países africanos, onde mulheres as utilizavam para produzir acessórios relacionados à proteção e devoção espiritual.

Quais as vantagens e desvantagens das miçangas?

Fundamentais no artesanato, as miçangas são imprescindíveis na produção manual de acessórios como pulseiras, colares e brincos. Elas resultam em peças lindas, versáteis, atemporais e de baixo custo.

Uma de suas grandes vantagens é que você as encontra em inúmeros formatos, cores e estilos, permitindo que você produza peças de acordo com o seu gosto ou com gosto de sua cliente, caso você seja uma empreendedora.

Não há mistérios no uso das miçangas: elas são simples e muito práticas. Qualquer pessoa é capaz de montar acessórios e decorar objetos as utilizando.

Você pode, por exemplo, produzir peças para venda, ou apenas para uso pessoal, caso goste de realizar processos artesanais por hobby.

Devido ao seu tamanho bastante pequeno, é importante que você mantenha sua miçangas em saquinhos ou potinhos, pois elas podem cair e acabar se perdendo com bastante facilidade.

Caso tenha bebês em casa, aconselha-se que você trabalhe com suas pedras longe deles, uma vez que são alvos fáceis de suas mãozinhas e podem acabar na boca.

Fora isso, as miçangas são baratas, alegres e ainda despertam a sua criatividade para a montagem de diferentes artesanatos.

Vantagens
  • Te permitem confeccionar acessórios, roupas e objetos de decoração
  • Simples e fáceis de usar
  • Bom custo benefício
  • Variedade de cores, tamanhos e estilos
Desvantagens
  • São pequenas e podem se perder com facilidade
  • Bebês podem acabar engolindo as miçangas em um momento de descuido

Crianças e miçangas: Quais os benefícios?

As miçangas são muito usadas por adultos que trabalham com artesanato, porém, o que muitos não sabem é que elas são ótimas para ajudar no desenvolvimento infantil.

Crianças a partir de cinco anos podem brincar de produzir seus próprios acessórios e customizar suas próprias roupas usando miçangas.

O grande benefício desta brincadeira é que ela desenvolve a criatividade, a concentração e o cuidado ao lidar com atividades manuais. Ela ainda estimula a coordenação motora e a imaginação.

Atividades artesanais tendem a ser ótimas durante os anos que antecedem a pré-adolescência. Nesta fase, a criança precisa desenvolver partes do cérebro não só por meio da lógica, mas também através de brincadeiras e momentos de descontração.

Ao criar uma pulseira, por exemplo, existe a necessidade de se concentrar para passar as miçangas pela linha, além da necessidade de usar a imaginação para criar uma composição harmoniosa.

Além disso, é interessante que os pequenos criem o hábito de fabricar itens que serão usados por eles mesmos, como forma de aprender a valorizar todo tipo de trabalho, mesmo os mais simplistas.

Ao criar uma pulseira existe a necessidade de se concentrar para passar as miçangas pela linha. (Foto: Pixabayi/ Pexels)

Quais os tipos de miçangas?

Existe miçanga de todo tipo, e por isso seria impossível descrever todas elas. No entanto, existem as clássicas, que nada mais são do que modelos muito usados no artesanato, que são considerados coringas.

  • Rocaille. Estas são as mais comuns. As tradicionais miçangas arredondadas com um furinho no centro. Normalmente possuem paredes grossinhas e podem ter tamanhos variados.
  • Delica. A delica se assemelha bastante com a rocaille, no entanto, o que as difere é que as delicas são mais cilíndricas, possuem paredes mais finas, e, consequentemente, furos um pouco maiores.
  • Canutilho ou corneta. O canutilho é conhecido por ser bastante fino e comprido. Eles podem ser arredondadas, quadradas, hexagonais e até torcidinhos.
  • Charlotte. Estas pedrinhas se caracterizam por serem arredondadas e possuírem as paredes levemente achatadas, o que cria um brilho quando elas estão em movimento.
  • Quadrada. Como o próprio nome já diz, são as miçangas quadradas, com furo central no mesmo formato.
  • Hexagonal. Também é auto-explicativa. Seu formato é hexagonal, no entanto, o buraco costuma ser redondo.
Rocaille Delica Canutilho Charlotte Quadrada Hexagonal
Formato Redondo Levemente cilíndrico Cilíndrico e bastante comprido Arredondado e achatado Quadrado Hexagonal
Furo Redondo Redondo Redondo Redondo Quadrado Redondo
Parede Grossa Fina Fina Grossa Grossa Grossa

Quanto custam miçangas?

Miçangas são baratinhas, ainda que alguns modelos sejam mais caros que outros. Normalmente seu preço varia de acordo com o peso ou a quantidade de unidades, por isso é muito difícil fazermos uma estimativa.

Você pode gastar R$5 em miçangas, assim como pode pagar mais de R$30, tudo varia de acordo com a quantidade de pedrinhas de irá comprar.

Onde comprar miçangas?

Os locais de venda das miçangas são bem específicos. Normalmente, você as encontra em lojas tipo armarinhos, lojas de costura e lojas de pedrarias.

Em grandes redes, como as Lojas Americanas, você também poderá encontrar alguns modelos mais simples.

E claro, na internet é bastante fácil de encontrar boas opções. Sites como Amazon, Buscapé e Mercado Livre são ótimas escolhas.

Foto de vários colares e pulseiras de miçangas pendurados em um ambiente com blur, que se assemelha com uma feirinha de acessórios.

Armarinhos, lojas de costura e lojas de pedrarias são os melhores locais para comprar miçangas. (Fonte: Artem Beliaikin/ Pexels)

Critérios da compra: como comparar as miçangas

Apesar de pequenas e simplistas, você deve escolher bem suas miçangas antes de comprá-las. Abaixo, pontuamos alguns fatores que devem ser observados:

Agora, iremos te explicar mais detalhadamente cada um deles.

Material

As miçangas podem ser feitas de diferentes materiais, como plásticos, madeira e até mesmo vidro. Neste caso, dificilmente existe qual o melhor ou pior, uma vez que todos são resistentes e produzem efeitos diferentes.

A escolha do material deve se basear no gosto e no estilo da peça que você irá construir.

Defeitos de fabricação

Por se tratar de um item bem pequeno, que normalmente é produzido em larga escala, é muito comum encontrar miçangas com defeitos de fabricação.

Algumas podem vir sem furo, outras com furos muito grande e também há aquelas totalmente deformadas. Se possível, dê uma breve selecionada antes de comprar, para não acabar perdendo muitas unidades.

Formato

Como já dissemos, existem miçangas de muitos formatos diferentes. Você pode montar peças com pedras em um só formato, ou fazer misturas.

Independente da sua escolha, é interessante que você já saiba mais ou menos qual caminho irá tomar, para não errar na hora de escolher qual o formato das miçangas que irá comprar.

Cor

O ideal é que você tenha um pouco de cada cor. Peças monocromáticas são lindas, mas as coloridas valorizam ainda mais o seu trabalho. Tente não se restringir a um só tom e trabalhar com variedade de cores.

Tamanho

Assim como existem as miçangas de 2mm, existem as de 30mm. O tamanho depende muito do tipo de acessório que você quer criar, por isso, também é recomendado que você já tenha uma noção de como serão as suas peças na hora de escolher as miçangas.

(Fonte da imagem destacada: Magda Ehlers / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Júlia Pedroso Jornalista
Como todo jornalista que se preze, Júlia é apaixonada pelos livros. E se interessa por todos os gêneros, ainda que seus favoritos sejam os livros de história e as biografias. Além das páginas, sua outra paixão é um pouco incomum: Júlia ama presentear. E ama falar sobre presentes. No ReviewBox, ela une as duas paixões ao conversar com os leitores.