Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre micro-ondas, e sobre quais são os principais fatores que você deve observar antes de adquirir o seu equipamento.

O forno de micro-ondas é um equipamento que permite a preparação rápida de alimentos, e que proporciona com que todas as tarefas da cozinha sejam realizadas de forma mais prática.

Neste artigo vamos falar sobre estes equipamentos, que com o passar dos anos tem adquirido uma importância cada vez maior na cozinha dos brasileiros. Neste guia, você encontrará sugestões sobre os principais micro-ondas disponíveis no mercado, além de dicas imperdíveis para escolher o seu.

Primeiro, o mais importante

  • Um forno de micro-ondas é capaz de aquecer os alimentos de forma muito mais rápida, devido às suas ondas eletromagnéticas.
  • Se você está em dúvida entre um micro-ondas de embutir ou um de bancada, falaremos mais sobre as diferenças entre eles nessa guia.
  • O preço do micro-ondas deve ser observado justamente com a eficiência energética, que garante que o consumo de energia elétrica será baixo.
  • A potência depende muito do tipo de uso que você fará do micro-ondas, mas normalmente o melhor a fazer é optar por potências acima de 900 watts.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores modelos de micro-ondas

Popular no Brasil inteiro e em boa parte do mundo, o micro-ondas está presente na maioria das cozinhas. Perfeito para esquentar e descongelar comidas e bebidas, esse utensílio facilita a vida de milhões de pessoas todos os dias. Mas você sabe qual micro-ondas escolher? Abaixo, listamos alguns dos melhores do mercado.

1° – Micro-ondas Brastemp 32L com Grill

Este forno de micro-ondas possui um design espelhado que vai deixar a sua cozinha muito mais elegante, além de proporcionar também um toque de modernidade.

Ele possui a função manter aquecido, que mantém o alimento na temperatura ideal até o momento em que seja servido, e também possui a função grill, que permite dourar e gratinar os pratos.

Review em Vídeo

2° – Micro-ondas Electrolux MI41S

Este equipamento, além de possuir um design moderno e elegante, possui uma tecnologia que ajuda a diminuir os odores deixados por alimentos no interior do micro-ondas.

O painel integrado dele pode ser muito facilmente utilizado, pois é muito intuitivo, e o micro-ondas é muito econômico, o que significa que não aumentará a sua conta de energia elétrica no final do mês.

3° – Micro-ondas Philco PME31

Este equipamento possui um lindo design espelhado, que vai deixar a sua casa com um aspecto mais elegante, além de ser muito fácil de utilizar, já que possui teclas com opções claras, e inclusive funções para que as crianças façam brigadeiro e pipoca.

Ele também oferece duas opções para descongelar os alimentos, que são o descongelamento rápido ou descongelamento por peso. Além de tudo isso, a trava de segurança dele não permite que seja utilizado por crianças sem a supervisão dos pais.

4° – Micro-ondas LG Easy Clean MS3052R

Este micro-ondas possui um revestimento interno especial, que evita que a gordura penetre, o que permite que a limpeza seja feita de forma muito mais fácil e rápida.

Ele possui classificação A em eficiência energética, o que significa que o consumo de energia elétrica é pequeno mesmo que você utilize a máxima potência do aparelho.

5° – Micro-ondas Philco PME25

Além de possuir um excelente custo benefício, este micro-ondas possui um design espelhado, que dá um toque a mais de elegância a qualquer ambiente e um visor que proporciona o preparo fácil de diversos pratos.

Ele possui as funções kids, que permitem que as crianças preparem pipoca e brigadeiro, e a função descongelar por peso, além de muitas outras. Com este equipamento a sua vida na cozinha ficará muito mais fácil.

6° – Micro-ondas Panasonic NN-ST254W

Este micro-ondas possui uma memória para que você possa salvar as suas receitas preferidas, além de uma trava de segurança que impede as crianças de utilizar o equipamento sem a autorização dos pais.

Ele também possui receitas pré-programadas de lasanha, brigadeiro, pipoca, leite e arroz, função auto descongelamento de carnes, feijão e sorvete, além de um desodorizador que reduz o cheiro dos cozimentos.

7° – Micro-ondas Consul CMA20AB

Este micro-ondas possui o melhor custo benefício dentre os produtos apresentados, pois proporciona modernidade e praticidade para a sua cozinha com um baixo custo.

Através dele você poderá escolher entre as funções aquecer ou descongelar e selecionar o peso aproximado das porções, assim a eficiência no aquecimento ou descongelamento é muito maior.

Guia de Compra

Para esquentar aquele restinho do almoço, descongelar a carne ou fazer aquela pipoca que vai acompanhar as horas de Netflix. Um micro-ondas pode ser um excelente companheiro em muitas horas dentro de casa. Mas os modelos não são todos iguais e, se você está em dúvida sobre qual comprar, nós vamos te ajudar.

Siga lendo este Guia de Compra e saiba o que for preciso saber para fazer a escolha certa na hora de comprar o seu micro-ondas novo.

mulher com cara de pensativa ao lado de um micro-ondas

E aí: Qual micro-ondas é melhor para você? (Fonte: goodluz / 123RF.com)

O que são os fornos de micro-ondas e quais são as suas vantagens?

O micro-ondas é um equipamento que aquece os alimentos de forma muito mais rápida, através de ondas eletromagnéticas que são irradiadas com alta frequência. Ele foi inventado em 1945, mas demorou cerca de 25 anos para que chegasse ao formato em que o conhecemos atualmente.

Desde que chegou às casas, revolucionou a maneira de cozinhar, e algumas pessoas inclusive preferem ter um equipamento como esse a ter um fogão. Para entender melhor como um micro-ondas funciona, assista ao vídeo a seguir:

Uma das principais razões pelas quais as pessoas optam por um micro-ondas é pela rapidez com que a comida é preparada nele, já que as ondas eletromagnéticas proporcionam que o cozimento seja mais ágil.

No entanto, é preciso tomar cuidado com a agilidade com que ele cozinha os alimentos, pois o micro-ondas pode provocar um superaquecimento nos pratos e líquidos, e isso pode causar acidentes.

Apesar de ser capaz de superaquecer alimentos, é muito fácil estipular o timer para que o alimento fique na temperatura ideal. Além disso, muitos deles possuem funções específicas para preparar diversos tipos de comidas, e o tempo exato de cada uma delas.

foco

Você sabia que o prato do micro-ondas gira para que a comida fique quente de forma mais uniforme?

Se o prato ficasse parado dentro do micro-ondas, a comida ficaria apenas quente de um dos lados, já que as ondas costumam de espalhar pelo equipamento de forma aleatória.

Você poderá comprovar isso se tirar o prato giratório e colocar um prato estático com queijo dentro dele, ao ligar você verá que algumas partes dele vão ficar derretidas e outras não.

Outro benefício de um micro-ondas é a facilidade com que ele é capaz de descongelar alimentos. Basta colocar a comida no equipamento para que ela seja descongelada rapidamente, sem risco de contaminação e sem perda de tempo.

Um dos principais problemas do micro-ondas é o fato de não ser possível utilizar qualquer recipiente neles, pois o alumínio, por exemplo, pode causar acidentes e danificar o forno.

Por isso é preciso tomar muito cuidado, e, caso tenha crianças em casa, verificar se o equipamento possui uma trava de segurança, para que elas não utilizem o aparelho sem a supervisão dos pais.

Além de certos recipientes não poderem ser utilizados no micro-ondas, existe uma limitação de alimentos que podem ser feitos no micro-ondas, como, por exemplo, ovos com a casca, que podem explodir dentro do equipamento.

Fizemos a tabela a seguir com as vantagens e desvantagens de possuir um aparelho de micro-ondas:

Benefícios
  • Rapidez
  • Timer
  • Descongelar alimentos
Desvantagens
  • Pode superaquecer alimentos
  • Limitação de recipientes
  • Limitação de alimentos

Micro-ondas de embutir ou de bancada?

Existem dois tipos de micro-ondas disponíveis no mercado atualmente: o de embutir, que é especialmente pensado para armários planejados, e o de bancada, que, como o nome já diz, fica em cima do balcão da sua cozinha.

Os modelos de embutir costumam possuir um design mais elegante, e, por estarem inseridos em um móvel, costumam deixar a decoração do ambiente mais leve e minimalista.

O fato de não ocuparem espaço na bancada também é benéfico, já que isso abre mais espaço para que outras coisas sejam colocadas ali, ou mesmo que haja mais locais livres para a preparação da comida.

Um dos problemas dos micro-ondas de embutir é que é preciso ter o espaço exato no móvel para que eles caibam, e é necessário deixar um espaço de saída de ar para que o equipamento tenha ventilação.

Assim, você não terá como escolher o tamanho do seu micro-ondas, pois ele deverá ser do tamanho específico do espaço que você possui.

Quanto custa?

Um micro-ondas pode custar entre R$ 250,00 e R$ 10.000,00, isso vai variar muito de acordo com a capacidade, a potência e o design dele, pois equipamentos maiores, mais potentes e mais elegantes costumam sair mais caros.

É preciso ficar atento também à eficiência energética do equipamento, pois essa é a relação entre o consumo de energia elétrica do aparelho e a potência que ele consegue atingir.

Normalmente a eficiência energética é designada pelas letras A, B, C, D, ou E, presentes em um selo – chamado PROCEL – colado no equipamento. Se for “A”, a eficiência energética é excelente, se for “E” é ruim, sendo então decrescente de A até E.

Assim, além do preço do equipamento, fique também atento a este selo, pois ele vai dar uma indicação do consumo de energia elétrica que você terá ao adquirir o micro-ondas. Depois de decidir quanto quer gastar no seu novo forno e comprar o seu micro-ondas, você poderá fazer receitas como essa:

Onde comprar?

Diversas lojas comercializam fornos de micro-ondas, como Casas Bahia, Lojas Colombo, Lojas Americanas e Ricardo Eletro. Não esqueça de pedir para testar o equipamento na loja e de tirar todas as suas dúvidas com o vendedor.

Caso deseje comprar pela Internet, você poderá encontrar micro-ondas dos mais variados modelos em sites como Amazon, Ponto Frio, Shoptime e Americanas.

Além disso, sites como Mercado Livre vendem produtos novos e usados, assim você poderá optar por um equipamento de segunda mão caso deseje. Não esqueça de verificar a classificação do vendedor antes de adquirir, para saber se ele possui boa reputação entre os antigos clientes.

 Imagem mostra um micro-ondas embutido em um móvel em cima do fogão.

É possível comprar um micro-ondas em lojas online como a Amazon. Fonte: (Jessica Lewis / Unsplash)

Critérios de compra: Fatores para avaliar fornos de micro-ondas

Existem certas características que são fundamentais em um micro-ondas, como as que estão listadas a seguir:

  • Potência
  • Capacidade
  • Receitas pré-definidas
  • Convecção
  • Sensor
  • Inverter
  • Grill
  • Limpeza fácil

A seguir vamos detalhar as características mais importantes para que você consiga escolher o equipamento mais adequado para você.

Potência

Quanto mais alta for a potência do seu micro-ondas, mais rapidamente ele vai cozinhar, o que significa que, se você deseja que os seus pratos sejam preparados de forma mais veloz, um equipamento com alta potência é o ideal para você.

A escolha da potência vai depender muito do tipo de uso que você irá fazer do micro-ondas, pois, se for utilizar pouco e apenas para aquecer alimentos, um modelo entre 800 e 900 watts é uma boa opção.

Se você pretende utilizar o seu micro-ondas todos os dias, e normalmente precisa aquecer grandes quantidades de comida, o melhor a fazer é comprar um equipamento com uma potência maior que 1100 watts.

O mais recomendável é que você sempre opte por uma potência maior para o seu micro-ondas, pois isso vai permitir com que ele realize as tarefas melhor e mais rapidamente do que um aparelho com menor potência. Veja, abaixo, algumas ideias que podem ser colocadas em prática com um micro-ondas comum:

Capacidade

A capacidade é importante para saber qual o tamanho dos pratos você vai poder colocar no micro-ondas. Ela é definida por litros, e pode ser entendida conforme a lista a seguir:

  • 18 a 28 litros: ideal para pessoa que mora sozinha ou um casal
  • 30 a 40 litros: ideias para casas com até 4 pessoas
  • Acima de 40 litros: ideal para famílias acima de 4 pessoas

Esse é um quesito que deve ser analisado com calma, pois você deve pensar também no tamanho dos refratários que deseja colocar dentro do equipamento, para saber se ele será útil ao que você deseja.

A capacidade também determina o tamanho destes equipamentos, e é preciso ter em conta as dimensões dele para saber se não ficará muito grande para a sua bancada. Se for de embutir é mais importante ainda verificar este quesito, pois ele deverá caber exatamente no local designado.

Receitas pré-definidas

Um dos principais atrativos dos micro-ondas atualmente são as receitas pré-definidas, isto é, algumas funções como “pipoca”, “brigadeiro”, “arroz”, dentre outras.

Isso quer dizer, se você selecionar uma dessas funções, não precisará se preocupar com o tempo ou potência que deve colocar, pois elas já estão definidas de fábrica. Assim, até as crianças podem se divertir cozinhando algumas coisas no micro-ondas com a ajuda dos pais.

Receitas que você nem imaginava que podiam ser feitas no micro-ondas como strogonoff, suflê e outra delícias já têm vindo pré-programadas, é só apertar um botão e pronto.

Alguns modelos de micro-ondas têm inclusive preparos personalizados, ou seja, você poderá guardar as suas próprias receitas.

Convecção

Muitos micro-ondas disponíveis no mercado podem funcionar por convecção, ou seja, eles podem possuir essa função que permite que o ar quente circule de cima para baixo.

Isso permite que seja possível assar, cozinhar ou até mesmo fazer iogurtes. Além disso, é possível fazer alimentos fritos de forma mais saudável ao combinar esta tecnologia com o modo grill, pois isso proporciona crocância aos alimentos.

Com um micro-ondas com convecção também é possível assegurar a temperatura ideal para a fermentação de massas e iogurtes.

Infelizmente esses equipamentos ainda são bem mais caros do que os convencionais, mas a medida que forem se popularizando entre os consumidores, a tendência é que os preços caiam.

Sensor

Os micro-ondas estão em um nível tão alto em relação a tecnologia, que muitos deles já são capazes de funcionar de acordo com o vapor emitido pela comida, e ajustar a potência e temperatura automaticamente de acordo com essa informação.

Alguns deles até mesmo desligam sozinhos caso percebam que a comida já aqueceu demais.  Assim, a sua comida vai estar sempre no ponto certo, sem que para isso tenha que abrir a porta do micro-ondas diversas vezes para checar a temperatura.

Inverter

A tecnologia inverter é muito conhecida em equipamentos de ar condicionado, e agora está sendo aplicada também aos fornos de micro-ondas. Com ela, o consumo de energia é reduzido, graças ao funcionamento constante do aparelho, já que não ocorrem picos de energia.

O fluxo de energia constante garante que os alimentos sejam cozidos de forma precisa, e que preservem a sua textura e sabor de acordo com as suas características.

A função inverter, ao garantir que não ocorram picos de energia, também garante uma maior durabilidade ao equipamento, já que o micro-ondas não sobrecarrega suas peças com mudanças bruscas.

Imagem mostra um micro-ondas da marca Toastmaster.

A função inverter ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica. (Fonte: Tookapic / Pexels)

Grill

Um micro-ondas com a função grill proporciona com que você doure os alimentos, sem que a carne fique com aquele aspecto “borrachudo” que normalmente adquire quando é apenas aquecida no equipamento.

Conforme já dissemos acima, quando está função é associada com a convecção, você poderá fazer frituras de forma mais saudável, já que elas darão um aspecto mais crocante aos alimentos.

Por isso, se for comprar um micro-ondas que possua grill, busque um que possua a convecção também, para que tenha a possibilidade de utilizar as duas juntas e fazer frituras sem óleo.

Limpeza fácil

Alguns fornos de micro-ondas são revestidos em seu interior com materiais que facilitam a limpeza, e que não permitem que a gordura fique impregnada nas paredes do aparelho.

Além disso, muitos deles possuem a função desodorizador, que pode ser acionada após a utilização do equipamento, e que não deixa que o cheiro do cozimento fique impregnado no aparelho.

(Fonte da imagem destacada: Lisa Fotios / Pexels)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
41 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...
REVIEWBOX

Postado por REVIEWBOX