Imagem de um micro-ondas.

Um micro-ondas facilita bastante a rotina na cozinha, pois pode ser utilizado para aquecer ou preparar refeições. Mas antes de analisar a potência, capacidade, funcionalidades e design, você precisa decidir se vai comprar um micro-ondas 220V ou 110V.

Para ajudá-lo a escolher o melhor micro-ondas 220V, elaboramos um Guia de Compra com todas as informações que você deve saber sobre o equipamento, dicas de como escolher o modelo ideal e algumas sugestões de compra.



Primeiro, o mais importante

  • Antes de comprar um micro-ondas 220V verifique se a tensão elétrica da sua casa é compatível com o equipamento.
  • Você pode utilizar uma transformador para corrigir a tensão elétrica caso a tomada seja 110V, mas somente em situações pontuais.
  • O micro-ondas 220V possui a mesma potência, desempenho e consumo energético de um micro-ondas 110V. A diferença é a tensão elétrica utilizada.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de micro-ondas 220V: Nossas recomendações

Preparamos uma lista com os melhores modelos de micro-ondas 220V. Selecionamos os modelos mais bem avaliados pelos consumidores, mais vendidos e com melhor custo-benefício.

O micro-ondas 220V para quem procura versatilidade

O micro-ondas 220V Easy Clean da LG vem com 16 receitas pré-programadas – Menu Brasileiro, Menu Light e Menu Infantil. Outro diferencial é a tecnologia I Wave, que promove cozimento uniforme. Para poupar energia elétrica ative o modo Eco On, que desativa a iluminação do micro-ondas sem prejudicar seu funcionamento. O revestimento esmaltado Easy Clean evita o acúmulo de sujeira.

O micro-ondas 220V mais moderno

Este micro-ondas da Electrolux é o modelo mais moderno da lista, pois possui revestimento interno e externo em aço inox, porta espelhada e painel digital Blue Touch. O eletrodoméstico também oferece função grill, receitas pré-programadas, potência ajustável e função desodorizador.

O modelo ideal para quem prioriza a função grill

Quem não abre mão de um micro-ondas com grill, vai adorar o modelo Liva da Midea, pois ele oferece três funcionalidades no modo grill. Esse aparelho vem com 16 receitas pré-programadas – menus Dia a Dia, Kids e Saúde – e função “Mais leve” que reduz a gordura dos alimentos durante o preparo das receitas. Este modelo também oferece função limpa fácil.

Uma opção para quem está com orçamento maior

Um micro-ondas da Brastemp não poderia ficar de fora deste ranking, não é mesmo? Com 32L de capacidade, esse aparelho possui 900W de potência ajustável em 10 níveis. Também oferece 15 receitas pré-programadas e opções de descongelamento. Esse micro-ondas tem acabamento em aço inox escovado e painel digital.

Guia de Compra

Uma dúvida comum no momento da compra dos eletrodomésticos é sobre a tensão elétrica desses aparelhos. Acertar no momento da compra pode evitar problemas com a instalação elétrica, defeitos nesses equipamentos e riscos a sua segurança.

Você sabe quais são as diferenças entre um micro-ondas 220V ou 110V? Qual equipamento é indicado para a instalação elétrica da sua casa? Qual modelo é mais eficiente? A resposta a essas e outras perguntas você encontra neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher carregando uma travessa com pão.

O micro-ondas 220V recebe corrente elétrica mais forte. (Fonte: Mentatdgt/ Pexels.com)

Quem deve comprar um micro-ondas 220V?

Antes de saber quem deve comprar um micro-ondas 220V, você deve entender que a tensão elétrica é a indicação do potencial de corrente elétrica que será necessária para fazer funcionar o forno micro-ondas.

Dessa maneira, compre um micro-ondas 220V se a instalação elétrica da sua residência ou escritório utilizar tensão elétrica 220V.

Se você está no início de um projeto residencial ou comercial, é possível escolher se a tensão elétrica das tomadas do imóvel serão 110V, 220V ou ambas – é possível ter ambas as tensões na mesma instalação elétrica, desde que sejam em tomadas diferentes.

Alterar a tensão elétrica da instalação depois que o projeto estiver concluído não compensa, pois causará prejuízo financeiro. Além disso, existe uma alternativa melhor– explicaremos qual é essa alternativa ao longo deste Guia de Compra.

foco

Você sabe por que a maioria dos estados brasileiros utiliza tomadas com corrente elétrica 110V? Por uma questão de segurança, pois acidentes elétricos com equipamentos com tensão elétrica em 220V podem gerar mais danos do que com aparelhos de 110V.

Além disso, as grandes distâncias percorridas pela corrente elétrica da usina de geração de energia à tomada do seu micro-ondas, podem causar desperdício de energia elétrica.

Existe diferença de consumo elétrico entre um micro-ondas com 110 ou 220V?

Não existe diferença no consumo elétrico de um micro-ondas com 110 ou 220V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas da potência elétrica (medida em Watts) e tempo de uso do micro-ondas.

O desempenho dos aparelhos que atuam em tensões elétricas diferentes é exatamente o mesmo. Dessa forma, a única diferença entre esses modelos é a dimensão dos componentes eletrônicos – como o fio da tomada.

No entanto, um micro-ondas com convecção – aquele que transforma energia elétrica em correntes de calor para acelerar o processo de cozimento dos alimentos – pode apresentar um desempenho superior em tensão elétrica 220V.

Conheça outras vantagens do micro-ondas 220V na tabela abaixo:

Vantagens
  • Modelos de bancada ou de embutir
  • É econômico
  • Pode apresentar desempenho superior na função convecção
  • Não há alteração de preço
Desvantagens
  • A maioria dos estados brasileiros utiliza tomadas 110V

Por que o cabo de um micro-ondas 220V é mais fino?

Pouca gente sabe, mas o cabo que transporta energia em um micro-ondas 220V é menos espesso do que o cabo de um micro-ondas 110V.

Isso ocorre, pois a potência desses aparelhos é a mesma. Mas um micro-ondas 110V precisa de uma corrente elétrica mais intensa para manter o equipamento funcionando adequadamente.

Para suportar o aumento da corrente elétrica, o fio de um micro-ondas 110V precisa de uma espessura maior. Já o fio de um micro-ondas 220V pode ser menor, pois a corrente elétrica necessária para manter o aparelho funcionando corretamente é menor.

Imagem de uma cozinha.

O micro-ondas 220V possui cabo mais fino. (Fonte: Sarah Wardlaw/ Unsplash.com)

O que acontece se eu ligar um micro-ondas 220v em uma corrente 110v?

Se você ligar um micro-ondas 110V em uma tomada com tensão elétrica 220V, o equipamento sofrerá um curto-circuito e queimará.

Seu equipamento sofrerá um curto-circuito.

Isso porque ele não está preparado para receber uma corrente elétrica superior.

Por outro lado, se um micro-ondas 220V for ligado em uma tomada com tensão elétrica de 110V pode acontecer de o aparelho nem funcionar ou funcionar com um desempenho inferior, mas não queimará.

É possível converter a tensão elétrica de um micro-ondas 220V?

Se você precisa ligar um micro-ondas 220V em um a tomada com 110V, você pode utilizar um transformador para adequar a tensão do equipamento à utilizada pela rede elétrica.

Um transformador de boa qualidade não causará qualquer tipo de desgaste ao micro-ondas 220V e não consumirá mais energia elétrica. Para comprar um transformador, você deve procurar uma loja de materiais elétricos.

Imagem de um micro-ondas.

Para converter a tensão elétrica de um micro-ondas 220V, utilize um transformador. (Fonte: Lisa Fotios/ Pexels.com)

Alguns modelos de micro-ondas são bivolt, ou seja, funcionam em tomadas 110 e 220V. Esses modelos podem ser bivolt automático – quando o aparelho reconhece a tensão elétrica da tomada onde está ligado e se adapta automaticamente – ou bivolt manual – quando uma chave na parte traseira do micro-ondas deve ser colocada na posição 110 ou 220V.

Critérios de compra: Como analisar um micro-ondas 220V

Depois de ler este Guia de Compra você conhece todos os diferenciais de um micro-ondas 220V. Mas para acertar na escolha deste eletrodoméstico, você deve avaliar as especificações técnicas listadas abaixo – e certifique-se de selecionar a opção 220V antes de finalizar a compra.

Vamos explicar esses itens ao longo da seção. Se restar alguma dúvida sobre o assunto deixe um comentário. Não esqueça de avaliar esse texto e compartilhar com seus amigos.

Capacidade

Quem mora sozinho e precisa de um micro-ondas para aquecer ou preparar refeições simples, deve comprar um aparelho compacto com 20 litros de capacidade. Casais devem escolher um modelo intermediário, com capacidade para 21 a 29 litros.

Para famílias com três ou quatro integrantes, que utilizam o forno-micro ondas para preparar refeições simples e elaboradas, nossa recomendação é escolher um modelo grande e com capacidade superior a 30L.

Imagem de um micro-ondas em uma bancada.

Você encontra opções de micro-ondas 220V com diferentes capacidades. (Fonte: Divulgação/ Consul)

Modelos com 30 a 40L são ideais para famílias maiores, com até seis integrantes. E micro-ondas com capacidade superior a 40L são indicados para cozinhas compartilhadas.

É importante mencionar que a capacidade total do micro-ondas não corresponde à sua capacidade útil. É recomendável verificar as dimensões do aparelho para comprar o modelo ideal.

Potência

Quanto maior a potência do micro-ondas, maior será a capacidade para descongelar, aquecer ou cozinhar os alimentos rapidamente. Se sua intenção é utilizar o micro-ondas para aquecer as refeições, opte por um modelo de 600 a 800W.

Para preparar refeições simples ou elaboradas diariamente, escolha um micro-ondas com 850 a 1200W de potência. Os modelos de micro-ondas 220V de embutir podem oferecer potência superior a 1500W.

Eficiência energética

Também é importante avaliar a eficiência energética do forno micro-ondas 220V, ou seja, a capacidade que o eletrodoméstico tem de atingir o máximo desempenho com o mínimo de energia elétrica.

A escala de classificação da eficiência energética de um micro-ondas varia de A (super eficiente) a C (pouco eficiente). Observe também o consumo de energia do equipamento.

Funcionalidades

É importante analisar as funcionalidade que o micro-ondas 220V oferece, como a quantidade de receitas pré-programadas – ajuste automático de potência e tempo de preparo de determinados pratos – possibilidade de gravar receitas preferidas, trava de segurança para painel e porta, entre outras.

Procure um modelo com função grill, que permite dourar e gratinar as receitas e pode ser combinada ao cozimento para simplificar o preparo das refeições. A função crispy deixa os alimentos crocantes.

Imagem de uma pessoa ajustando as configurações do micro-ondas.

Avalie as funcionalidades do micro-ondas 220V. (Fonte: Andriy Popov/ 123RF.com)

Alguns modelos oferecem cozimento a vapor, ideal para preparar legumes, verduras e frutos do mar, pois preserva os nutrientes, textura e sabor desses alimentos. O micro-ondas com convecção libera correntes de ar quente que aceleram o processo de cozimento dos pratos, deixando-os muito saborosos.

Para manter o micro-ondas livre de maus odores, escolha um modelo com função desodorizador. Para economizar energia elétrica, a função Eco desliga a lâmpada interna do micro-ondas durante o uso sem prejudicar o funcionamento.

(Fonte da imagem destacada: Yongyut Khasawong/ 123RF.com )

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.