Imagem de um micro-ondas.
Ultima atualização: 27 de agosto de 2020

Como escolhemos

19Produtos analisados

20Horas investidas

3Estudos avaliados

82Comentários coletados

Apesar de práticas, algumas receitas não ficam tão saborosas quando preparadas em um micro-ondas comum, especialmente alimentos gratinados ou grelhados. Mas se você utilizar um micro-ondas com grill, será possível adicionar cor, sabor e textura aos pratos.

Um micro-ondas com grill pode ser utilizado para preparar receitas simples ou sofisticadas. Na hora de escolher este eletrodoméstico, é importante analisar um conjunto de fatores que serão discutidos ao longo deste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O micro-ondas com grill descongela, aquece, cozinha, gratina e grelha os alimentos. Você pode preparar uma grande variedade de receitas, da entrada à sobremesa.
  • Para grelhar e gratinar os alimentos, o micro-ondas grill utiliza uma resistência elétrica na parte superior localizada no interior desse eletrodoméstico.
  • Um micro-ondas com grill combina dois métodos de cozimento diferentes e pode funcionar de forma encadeada ou simultânea.

Você também pode gostar:

Melhor micro-ondas com grill: Nossas recomendações de compra

O micro-ondas com grill tornará suas receitas ainda mais saborosas e suculentas. Mas para facilitar o preparo das refeições, você precisa encontrar um eletrodoméstico compatível com suas necessidades. Com certeza, um dos modelos abaixo será perfeito para a sua cozinha:

O micro-ondas com grill mais completo

O micro-ondas grill da Midea traz como diferencial a variedade de receitas pré-programadas. Outra exclusividade é a função +Leve que reduz a gordura dos alimentos durante o preparo. Para manter a limpeza em dia, esse micro-ondas conta com a função Limpa Fácil. O eletrodoméstico possui classificação energética A no Inmetro. A capacidade é de 30L.

Um micro-ondas personalizável

Com o micro-ondas Brastemp  você poderá descongelar, esquentar, cozinhar, dourar e gratinar os alimentos (as funções micro-ondas e grill funcionam separadamente ou simultaneamente), além de preparar uma das 16 receitas pré-programadas no menu Mais Receitas. Esse micro-ondas possui capacidade para 32L e 900W de potência.

O micro-ondas com grill mais econômico

Esse micro-ondas da LG traz como diferencial a possibilidade de cozinhar e grelhar os alimentos separada ou simultaneamente. Outros diferenciais são: Receitas pré-programadas - menu infantil, gourmet ou light - função Minha Receita, comando Manter Aquecido e Modo Eco On – que gera economia de energia de até 52%.

O melhor micro-ondas com grill de embutir

Se você procura um micro-ondas com grill de embutir, recomendamos este modelo da Electrolux. O aparelho possui painel numérico Glass Touch, 10 receitas pré-programadas, funções grill, manter aquecido e desodorizador. O aparelho possui capacidade para 34L.

Guia de Compra

A maioria das receitas que só poderiam ser preparadas em um fogão, agora podem ser feitas em um micro-ondas com grill, economizando tempo e aumentando a variedade de pratos simples ou elaborados, incluindo carnes, aves, peixes e massas.

O micro-ondas com grill é ideal para quem procura um eletrodoméstico que adicione praticidade no cotidiano. Para saber mais sobre esse aparelho super versátil, continue lendo este Guia de Compra!

Imagem de uma mulher cozinhando.

O micro-ondas com grill pode ser utilizado para preparar inúmeras receitas. (Fonte: Jason Briscoe/ Unsplash.com)

Vale a pena comprar um micro-ondas com grill?

Uma das melhores funcionalidades oferecidas em um forno micro-ondas é a função Grill. Enquanto o descongelamento, aquecimento ou cozimento do alimento é realizado pelo aquecimento eletromagnético, o grill serve para grelhar e gratinar as receitas.

Embora o resultado não seja igual ao proporcionado por um forno convencional, o micro-ondas com grill é uma alternativa para quem busca se alimentar com pratos variados, saborosos, rápidos e práticos de preparar.

Caso você decida comprar um micro-ondas com grill, escolha um modelo que possua a função de realizar cada um dos processos de cozimento separadamente. Desse modo, você pode personalizar o tempo de preparo de cada alimento.

Ainda está em dúvida se vale a pena comprar um micro-ondas com grill? Confira a tabela de vantagens e desvantagens deste produto abaixo:

Vantagens
  • Pode ser utilizado para preparar receitas simples ou elaboradas
  • Incrementa a textura e tonalidade do prato
  • Pode cozinhar e finalizar o prato separadamente ou simultaneamente
  • Ideal para cozinhar
  • Também serve para descongelar e aquecer pratos
  • Acompanha acessório “grill”
Desvantagens
  • Modelo mais caro

Quais alimentos posso preparar em um micro-ondas com grill?

Sua intenção é preparar comida caprichada utilizando o micro-ondas? Então você precisa comprar um micro-ondas com grill. Com o aparelho é possível preparar legumes, carnes, massas, pizzas e outras receitas grelhadas ou gratinadas.

As carnes – sejam de gado, ave, porco ou peixe – ficam douradinhas e suculentas por fora e macias por dentro, pois a umidade do alimento é preservada durante o preparo. Também é possível preparar receitas doces como bolo de pote, torta doce, cupcake, brigadeiro, entre outros.

Como funciona um micro-ondas com grill?

Um micro-ondas com grill possui uma resistência elétrica na parte superior do forno que serve para deixar a superfície dos alimentos mais dourada e crocante.

Os modelos mais versáteis possibilitam uso simultâneo das funções micro-ondas e grill, em diferentes potências - 80% grill e 20% micro-ondas ou 50% cada função.

Você também encontra modelos que cozinham o alimento primeiro e depois gratinam ou grelham o prato. Embora esse processo aumente o tempo de preparo da receita, o resultado é muito satisfatório.

Normalmente, um micro-ondas grill acompanha um acessório de mesmo nome, um suporte que deve ser inserido no interior do micro-ondas para elevar a travessa e deixar o alimento mais próximo da resistência elétrica.

Qual a diferença entre um micro-ondas comum e um micro-ondas com grill?

No micro-ondas tradicional, a comida é aquecida por ondas eletromagnéticas que localizam as moléculas de água no alimento e elevam sua temperatura, cozinhando o alimento no vapor.

Já o micro-ondas com grill cozinha o alimento mais rapidamente, pois além de utilizar o método descrito acima, complementa a temperatura com uma fonte de calor adicional que serve para dourar os alimentos e deixá-los crocantes.

Imagem de uma mulher manuseando um micro-ondas.

O micro-ondas com grill é uma evolução do micro-ondas comuns. (Fonte: Bee32/ 123RF.com)

Por que a capacidade influencia na escolha de um micro-ondas com grill?

Se você decidiu comprar um micro-ondas com grill, indicamos que você compre um modelo com pelo menos 35 litros de capacidade, pois com um aparelho maior, você consegue preparar todas as refeições do dia.

Um micro-ondas de 35L acomoda travessas e panelas.

Afinal, um micro-ondas com grill com 35 litros de capacidade consegue acomodar as travessas e panelas utilizadas para preparar as receitas sem dificuldades. Um micro-ondas grande também possibilita o giro correto do prato, facilitando o preparo da receita.

Melhor micro-ondas com grill: De bancada ou embutir?

Antes de escolher um micro-ondas de grill, você deve decidir se prefere um modelo de bancada ou de embutir. Para isso você deverá analisar o espaço disponível e o estilo de decoração da cozinha.

  • Micro-ondas de embutir é um modelo mais potente, com funções diversificadas e design sofisticado. Porém, esse modelo é mais caro e consome mais energia elétrica, pois demanda maior ventilação e controle de temperatura – já que é encaixado em um móvel planejado.
  • Micro-ondas de mesa é um modelo mais comum, que pode ser colocado sobre a mesa, bancada ou prateleira. Esse aparelho é mais fácil de utilizar, pois possui inúmeras funcionalidades diferenciadas e controle de potência. Esse modelo também é mais barato.
Imagem de uma cozinha moderna.

O micro-ondas embutido mantém a cozinha mais organizada. (Fonte: Mgattorna/ Pixabay.com)

Critérios de compra: Como encontrar o melhor micro-ondas com grill

Embora todos os modelos de micro-ondas com grill pareçam iguais, inúmeras características diferenciam um aparelho do outro. Além disso é importante determinar o que é mais importante para você.

Algumas pessoas avaliam a variedade de receitas pré-programadas, outras as funcionalidades adicionais do micro-ondas, há quem escolha o eletrodoméstico pelo preço ou pela marca. Sugerimos que você analise os seguintes critérios de compra:

Vamos detalhar cada um dos tópicos ao longo desta seção. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário.

Modo de funcionamento

Você pode comprar um micro-ondas com grill que cozinha o alimento primeiro e gratina ou grelha depois, ou que realiza ambos os processos simultaneamente.

Os aparelhos que executam ambos os processos ao mesmo tempo, podem fracionar a potência em 80% para o micro-ondas e 20% para o grill – ou vice-versa – ou 50% para cada, um recurso interessante, pois permite controle total do aparelho.

Dimensões

No momento da compra, avalie as dimensões do micro-ondas com grill e encontre um modelo que seja compatível com o espaço disponível em sua cozinha. Essa preocupação é ainda mais relevante se a cozinha for pequena.

Analisar as dimensões do forno micro-ondas também é importante se você possui uma cozinha planejada. As dimensões do eletrodoméstico estão disponíveis no site do fabricante ou podem ser consultadas na loja.

Capacidade

A capacidade interna do forno micro-ondas está diretamente relacionada à utilização do aparelho, ou seja, se você utiliza o micro-ondas apenas para aquecer os pratos ou preparar as receitas.

Também é importante analisar o tamanho das travessas que serão colocadas sobre o prato giratório do micro-ondas e a quantidade de pessoas que se alimentarão. Saiba quais são nossas recomendações abaixo:

Capacidade em litros Indicação de uso
20 a 29 litros Indicado para quem utiliza o micro-ondas apenas para descongelar ou aquecer alimentos
30 a 35 litros Indicado para quem utiliza o micro-ondas para preparar receitas simples como pipoca, bolo, torta ou arroz
Superior a 35 litros Indicado para quem utiliza o micro-ondas para preparar a maioria das refeições

Potência

A potência é um aspecto muito importante na escolha de um micro-ondas com grill. Basicamente, quanto maior a potência, mais forte o aparelho é, logo, maior a capacidade de descongelar, aquecer ou cozinhar os alimentos.

Se você precisa apenas de descongelar alimentos crus, preparar comida congelada, derreter ingredientes como manteiga e chocolate ou cozinhar carnes duras em preparo lento, um micro-ondas com pelo menos 700W de potência é ideal.

Porém, se você usa o micro-ondas para reaquecer pratos prontos, assar bolos e tortas, cozinhar e grelhar carnes, aves e peixes, preparar sopas, massas ou cozinhar arroz, opte por um modelo com cerca de 1500W de potência.

Imagem de uma moça em uma cozinha.

A potência do micro-ondas influencia no desempenho do eletrodoméstico. (Fonte: Tina Dawson/ Unsplash.com)

Funcionalidades adicionais

Não basta apenas comprar um micro-ondas com grill e não analisar os outros recursos que o aparelho oferece para escolher um modelo que ofereça as funcionalidades que você precisa no cotidiano:

  • Receitas pré-programadas;
  • Possibilidade de gravar as receitas;
  • Diferentes níveis de potência;
  • Trava de segurança no painel e porta;
  • Modo economia de energia;
  • Sistema limpa fácil;
  • Descongelamento fácil;
  • Cozimento à vapor;
  • Painel numérico;
  • Funcionamento silencioso;
  • Função adiar preparo.

Classificação energética

Analise também o consumo energético do micro-ondas com grill que você deseja comprar, principalmente se você pretende utilizar o aparelho para cozinhar no cotidiano.

O Inmetro classifica os eletrodomésticos de acordo com sua eficiência energética, ou seja, a capacidade de atingir o máximo de desempenho, consumindo o mínimo de energia. A escala vai de A (mais eficiente) à C (menos eficiente).

Algumas marcas já desenvolvem o micro-ondas visando uma maior economia de energia. Alguns modelos utilizam apenas 50% da energia elétrica consumida por um micro-ondas comum.

Design

Outra característica que merece sua atenção no momento da compra é o design do micro-ondas com grill. Além do tradicional micro-ondas branco, existem outras opções de cores como preto, inox ou espelhado.

  • Micro-ondas branco combina com uma cozinha mais clara. Contudo, exige mais cuidado com a limpeza - é válido escolher um modelo com tecnologia que auxilie nesse aspecto. Outro ponto negativo é a tendência de amarelar com o tempo.
  • Micro-ondas de inox é um modelo muito resistente e durável, mas é importante ressaltar que a maioria dos modelos só possui a porta de inox e as laterais são pintadas de cinza. O acabamento em inox valoriza o ambiente.
  • Micro-ondas espelhado assim como o micro-ondas de inox, esse modelo possui design sofisticado e adiciona um toque de modernidade à cozinha.
  • Micro-ondas preto bastante moderno, esse modelo combina com qualquer cozinha. Outra vantagem é que não aparenta estar sujo rapidamente e não há o risco de amarelar com o tempo, como acontece com o micro-ondas branco.

(Fonte da imagem destacada: Lisa Fotios/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.