Imagem de um microfone condensador.
Ultima atualização: 9 de março de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

56Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. O assunto de hoje é: microfone condensador, um instrumento ideal se você pretende fazer uma gravação com clareza e riqueza em detalhes.

Esses modelos são muito usados em estúdios de gravação, para captar áudio de artistas cantando e/ou tocando instrumentos musicais, isso porque ele dá uma maior nitidez a esses diferentes sons e não capta ruídos externos.

Mas existem outros tipos de microfones, o que o diferencia um modelo do outro é o uso que você fará dele, há um modelo ideal para cada tipo de captação. Então se você está pensando em comprar um microfone, mas está com dúvidas sobre qual tipo, modelo ou marca comprar, então veio ao lugar certo!




Primeiro, o mais importante

  • Existem vários tipos de microfones: modelos com ou sem fio, condensador, lapela, microfone acústico, de cabeça e de mesa. Cada tipo é adequado para usos específicos, ou seja, não há modelo melhor ou pior e sim o tipo certo para cada situação.
  • O microfone condensador é o tipo ideal se você quer fazer uma gravação com clareza e detalhes, seja da voz de uma pessoa ou do som de um instrumento. O modelo condensador é muito encontrado em estúdios de som e emissoras de rádio.
  • Se você está pretendendo comprar um microfone condensador saiba que esse modelo é um dos mais recomendados pela qualidade de som. O preço desse tipo de microfone varia desde R$ 40 até mais de R$ 15.000.

Você também pode gostar:

Melhores microfones condensadores: Nossas recomendações

O microfone é o instrumento ideal para fazer captações de voz ou instrumentos musicais, para dar mais nitidez ao som de vídeos ou mesmo para falar em público. Se você deseja comprar um microfone condensador, nós listamos os melhores para você:

Microfone condensador profissional - Blue Microphones

O microfone condensador Blue Yeti tem excelente qualidade de som e é fácil de usar, basta plugar o microfone na entrada USB do seu computador, selecionar a opção microfone, ajustar as configurações e começar a gravar.

O Yeti tem 4 ajustes: entrada para fones de ouvido com controle de volume, opção instante mudo (para pausar a gravação), ajuste de sensibilidade e possibilidade de ouvir aquilo que está gravando ao mesmo tempo em que grava.

Esse modelo é pesado e grande, de uso em mesa, ou seja, não é indicado o uso portátil. Não é necessário adquirir um cartão SD, as gravações podem ser armazenadas diretamente na memória interna do computador.

Microfone condensador studio - MXL

O microfone condensador Mxl 770 é um modelo multiuso com baixa frequência e alta qualidade de som. Utiliza um pré-amplificador FET com saída balanceada e sem transformador que serve para otimizar ao máximo a potência da captação de áudio, transferindo energia e excitação ao amplificador.

Também inclui recurso de roll-off de baixa frequência para reduzir ruídos mecânicos indesejados e um pad de 10 decibéis, para facilitar a captação de uma ampla variedade de fontes de som, excelente para vocais, piano e instrumentos de corda.

Esse modelo possui estojo para transporte e pode ser usado tanto em estúdios profissionais quanto domésticos.

Microfone condensador para estúdio - MXL

O microfone condensador Mxl 990 tem 13 centímetros de altura e 6 cm de largura, pesa um pouco menos de 600 gramas, tem estilo vintage e acabamento na cor champanhe. Esse modelo tem excelente qualidade em gravações analógicas ou digitais e capta muito bem sons de baixa, média e alta intensidade.

Possui pré-amplificador FET (já explicamos sobre o que se trata no item acima), diafragma grande com 6 microns (unidade de medida usada para definir o tamanho de transistores que formam um processador) banhados a ouro.

Microfone condensador gravador U7 - Cad

O microfone condensador U7 da Cad possui captação omnidirecional (capta som de todas as direções), tem cobertura de 360º e alta sensibilidade, sendo que a resposta da frequência é adaptada à captura da voz.

Esse modelo tem saída USB que permite que ele seja conectado diretamente ao computador (sistema Windows ou Mac). Por causa dessa facilidade e o design de baixo perfil, é possível fazer gravações discretas, durante conferências e reuniões.

Microfone C-1U - Behringer

O microfone C-1U da Behringer é um modelo de utilização simples e com excelente qualidade de som, para gravações profissionais ou caseiras. Pode ser conectado diretamente ao computador (PC ou Mac) através do cabo USB.

Esse modelo tem padrão de captação cardióide, ideal para isolamento da fonte sonora e rejeição de feedback, resposta de frequência plana e resolução alta, o que torna esse aparelho ideal para gravar vozes e instrumentos musicais.

A peça é feita de metal fundido e os componentes são de alta qualidade, garantindo uma vida útil mais longa para o microfone. O C- 1U inclui um pacote de podcasts e software de edição de áudio para serem usados no computador.

Microfone condensador SF-666

O microfone condensador SF-666 é ideal para quem está procurando um instrumento com qualidade de captação de áudio a um preço mais baixo. A captação de áudio resulta em um som claro e vibrante.

Esse produto é recomendado para uso em salas de conferência, internet, salas de bate-papo e jogos online, ou seja, é mais voltado para o uso doméstico. Também pode ser transportado para outros lugares, pois é um aparelho portátil. Apesar de ser mais simples, esse microfone não funciona em celulares ou tablets.

Guia de Compra

Seja qual for a sua necessidade, percebeu pelo ranking acima que há um microfone condensador certo para você. E é nisso que queremos te ajudar: a compreender suas características e saber fazer a melhor escolha.

Continue com a gente e até o fim desse Guia de Compra você poderá comprar seu microfone condensador sem medo.

Mulher com fone de ouvido cantando perto de um microfone condensador.

O microfone condensador é o tipo ideal se você quer fazer uma gravação com clareza e detalhes. (Fonte: alisaapps / Pixabay)

O que é um microfone condensador e onde utilizá-lo?

Antes de entender o que é um microfone condensador, você precisa conhecer como um microfone funciona: ele transforma o som da sua voz em sinais elétricos, que se transformam em som novamente quando chegam ao amplificador, caixa de som ou alto-falante.

Existem vários tipos de microfones e cada um funciona melhor em determinado contexto (explicaremos melhor no próximo tópico).

O microfone condensador pode ser usado em diversas situações e ele é ideal para captar o som da voz ou de instrumentos musicais com riqueza de detalhes e sem a influência dos demais sons do ambiente.

A resposta de frequência dos microfones condensadores é bem ampla, que garantem mais precisão e clareza em uma gravação. Por ter alta sensibilidade, ele deve ser protegido de ruídos muito altos e não deve cair no chão, pois isso pode danificar ou até quebrar o seu microfone.

Em relação ao modo de funcionamento do microfone, alguns são de uso bem simples e podem ser plugados no computador através do cabo USB, basta selecionar as configurações desejadas e ele estará pronto para ser usado.

Mas, alguns modelos precisam de pré-amplificador FET, que serve para otimizar a captação do áudio e deixar o amplificador de áudio na potência exata para receber os sinais elétricos da voz ou instrumento.

Imagem de um microfone condensador.

Alguns modelos de microfone condensador podem ser plugados diretamente no computador, através do cabo USB. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Outros modelos de microfone condensador precisam de uma alimentação fantasma (Phanton Power) para funcionar. Esse recurso pode ser encontrado em praticamente todas as mesas e placas de som externas (botão +48), mas modelos assim dificilmente poderão ser usados em computadores de uso pessoal.

Em geral, o microfone condensador pode ser considerado o carro chefe da maioria dos estúdios de áudio, pois ele apresenta uma resposta de frequência muito mais ampla, o que garante realismo às gravações.

Para que você não fique com nenhuma dúvida sobre o microfone condensador, preparamos uma tabela com as principais vantagens e desvantagens desse modelo:

Vantagens
  • Alta qualidade na captação de áudio, som com clareza e riqueza em detalhes
  • Ideal para diferenciar sons em uma mesma gravação de áudio
  • Alguns modelos são de uso portátil, outros de uso em mesa
  • Há diversas opções de preço, dos mais baratos aos mais caros
Desvantagens
  • São muito sensíveis, não podem ser expostos a ruídos muito altos e quedas
  • Alguns modelos exigem o uso de pré-amplificador
  • Alguns modelos exigem o uso Phanton Power
  • Preço mais elevado em relação a outros modelos de microfone

Como um microfone condensador se diferencia dos outros?

Há diferentes tipos de microfone, a primeira característica que muda entre eles é se possuem ou não fio. As versões sem fio precisam de um receptor com antenas, ou seja, um aparelho que recebe os sinais elétricos e os distribui para as saídas de áudio.

O microfone de mão (dinâmico) é ideal para apresentações, aulas e palestras, também pode ser encaixado em um pedestal. O microfone de mesa fica preso em um pedestal baixo, é ideal para programas de rádio, gravação de podcasts e debate entre pessoas.

Já o microfone de lapela fica preso na roupa do interlocutor e capta o som bem perto da boca da pessoa, deixando o áudio mais fechado na voz, é ideal para apresentadores de telejornais ou para gravar vídeos para a internet.

Por fim, o microfone de cabeça fica preso em torno da cabeça ou na têmpora e são ideais para apresentações musicais, teatro ou em performances onde o artista vai dançar e cantar e não vai poder segurar o microfone.

Não há microfone melhor ou pior do que o outro, como você pôde perceber há um modelo ideal para cada situação.

Embora sejam muitas opções, os principais modelos são o microfone condensador e o microfone dinâmico, conheça mais sobre eles e ao final veja uma tabela comparativa:

Microfone dinâmico

O microfone dinâmico é aquele modelo tradicional, com o corpo em formato de cone e uma bolinha na ponta. Esse modelo é mais simples, resistente e versátil do que os demais.

Também é o modelo mais resistente a batidas e pancadas e possui alto SPL (Sound Pressure Level), ou seja, suporta pressão sonora maior.

Ele capta a voz de quem está em contato com ele, por isso é ideal para ser usado em qualquer situação em que sua voz tenha que se sobrepor ao barulho do ambiente, ou seja, para falar em palestras, palcos, aulas, entre outras situações.

Imagem de um microfone dinâmico.

O microfone dinâmico é o modelo ideal para ser usado no palco, em apresentações musicais ou palestras. (Fonte: Skitterphoto / Pixabay)

O funcionamento do microfone dinâmico é de forma inversa a de um alto falante. Quando o som atinge o diafragma do microfone dinâmico, ele faz a bobina vibrar em contato com o imã de dentro da cápsula do microfone gerando uma potência em milivolts que é o sinal que passa pelos cabos e conectores até chegar a caixa de som ou amplificador.

Como precisa de uma vibração mais forte para gerar o sinal, esse tipo de microfone tem uma captação menos sensível, o que traz várias vantagens como menos microfonia em palco e resistência maior a um ambiente com volume muito alto, como shows e festivais.

Mas o fator da sensibilidade também pode se tornar uma desvantagem, pois o microfone dinâmico não é um modelo bom para captar detalhes.

Como possui menos microfonia ele não é tão sensível aos instrumentos ou pessoas ao redor, capta apenas o que está em sua frente.

Microfone condensador

O microfone condensador é um modelo leve e menor, tem o diafragma mais fino, por essa razão ele é ultrassensível aos sons que estão ao seu redor (alta microfonia). Esse microfone tem o som mais limpo e detalhado do que o modelo dinâmico.

Esse modelo é ideal para ser usado em ambientes fechados e/ou com isolamento de ruídos, como estúdios de rádio e/ou TV, peças de teatro, palestras e gravações de pocket shows. Esse microfone também pode ser usado em home studio ou estúdios profissionais.

Imagem de um microfone condensador.

O microfone condensador é um item essencial em qualquer estúdio de som de qualidade. (Fonte: Smorazanm / Pixabay)

Possui SPL (Sound Pressure Level) variável, alguns modelos suportam menos e outros mais pressão sonora (mas em geral, esse tipo de microfone suporta pouca pressão sonora).

Necessita de Phanton Power, ou seja, fonte de alimentação fantasma (o botão +48 da mesa ou placa de som) ou de um pré-amplificador para ajustar a potência dos sinais sonoros.

Também necessita de uma boa construção de condutores de som, ou seja, os cabos que transferem energia e os sinais sonoros do microfone para os amplificadores. A construção deve ser bem-feita para não acontecerem interferências.

Você também deve estar atento aos conectores do microfone, compre opções de boa qualidade.

Um aspecto negativo do microfone condensador é que por ser um tipo mais complexo ele também é mais sensível a quedas e pancadas, além disso eles são mais caros, então é bom preservá-los. Uma boa forma de evitar acidentes com o seu microfone é utilizar suportes ou pedestais.

Confira agora uma tabela comparando as principais características dos microfones condensador e do dinâmico:

Microfone Condensador Microfone dinâmico
Microfonia Alta microfonia: sons com clareza e riqueza em detalhes Microfonia baixa: capta melhor a voz ou o som de algo diretamente a sua frente
Potência sonora Não é indicado para potências sonoras muito altas É resistente a altas potências sonoras
Sistema Sistema mais complexo Sistema um pouco menos complexo
Resistência Pouco resistente a pancadas e quedas Resistente a pancadas e quedas
Indicado para Ambientes fechados e com isolamento acústico Palcos

Se você ainda está se perguntando qual dos dois modelos é melhor, saiba que depende do local e do tipo da gravação.

O condensador pode ser melhor se você tiver um estúdio com a acústica tratada e sem a influência de ruídos (internos ou externos), já o dinâmico é melhor se você for usar em ambientes abertos.

Quanto custa?

O valor de um microfone condensador varia muito. Há desde modelos bem simples e baratos que custam a partir de R$ 40, modelos de uso profissional e com mais recursos que custam em torno de R$ 500 a R$ 1.500 e modelos muito sofisticados, que podem chegar a R$ 15.000.

Onde comprar?

É mais fácil comprar um microfone condensador pela internet, ele é vendido em e-commerces como Submarino, E-bay e Amazon. Pelo site da Amazon você vai encontrar uma infinidade de modelos, marcas e preços, além de milhares de avaliações de clientes como você.

Se você prefere comprar pessoalmente, deve procurar uma loja especializada em música.

Critérios de compra: Fatores para comparar os microfones condensadores

Como você já pôde perceber, escolher um modelo de microfone não é uma tarefa tão simples, pois vários critérios devem ser levados em consideração, como qual é o estilo de recepção do som, tamanho do diafragma, se precisa ou não de pré-amplificador, entre outros detalhes.

Você também precisa definir qual uso fará de seu microfone e em qual lugar serão feitas as gravações. Por isso selecionamos os principais critérios a serem levados em consideração na hora de comprar um microfone condensador, confira:

  • Recepção do som
  • Tamanho do diafragma
  • Pré-amplificador
  • Compatibilidade

Vamos explicar item por item para você não ficar com nenhuma dúvida sobre o que deve levar em conta na hora de comprar um microfone condensador.

Recepção do som

Cada tipo de microfone condensador recebe o som de forma diferente, dependendo da direção do diafragma: os modelos Omnidirecionais captam o som vindo de qualquer direção e os Bidirecionais captam o som que vem da frente e de trás, mas não captam som vindo das laterais.

Os modelos com recepção Unidirecional, como o próprio nome diz recebe o som vindo de uma única direção, eles podem ser de dois tipos: os cardióides e os supercardióides. Os cardióides recebem o som da frente e os supercardióides recebem da frente e, parcialmente, de trás também.

Confira uma pessoa usando um microfone condensador para cantar:

Tamanho do diafragma

O diafragma é um material fino e sensível que se movimenta ao entrar em contato com a vibração da voz ou de instrumentos musicais. Quando o diafragma se movimenta ele transforma a vibração do timbre em energia cinética e depois em energia elétrica, produzindo o som.

O diafragma do microfone condensador pode ser pequeno ou grande. O tamanho define a capacidade que o microfone tem de lidar com a pressão sonora, alterando sua sensibilidade, nível de ruído interno e alcance de frequência.

O diafragma pequeno, ao contrário do que se imaginaria, aguenta pressões sonoras elevadas e entrega um alcance de frequência mais amplo. Ele é pequeno, leve e tem formato cilíndrico, pode ser facilmente posicionado.

O diafragma grande capta mais detalhes, pois quanto maior for o diafragma, mais sensível ele é às vibrações do ar. Ele se move facilmente para captar pequenas variações na pressão sonora de uma fonte e, com isso, produz sons mais naturais.

Pré-amplificador

O microfone condensador precisa de pré-amplificador para conseguir transmitir o máximo de potência e qualidade de som ao amplificador. Sem este recurso, o amplificador pode não receber sinais fortes o suficiente para funcionar corretamente.

O pré-amplificador aumenta a intensidade e a tensão dos sinais sonoros da fonte para transmiti-los na frequência adequada ao amplificador, facilitando a transferência de energia e a excitação e elevando a qualidade do som.

Compatibilidade

Observar a contabilidade do microfone é essencial. Já pensou perceber que você não consegue conectar em certos aparelhos? Então você deve ficar atento se o modelo escolhido é compatível com todos os seus equipamentos.

Nem todos eles são capazes de se conectar um telefone, por exemplo. Alguns só possuem conexão própria para microfone, como p2 ou p10. Uma forma de evitar esse problema é contar com a ajuda de um adaptador desse tipo de porta.

https://www.instagram.com/p/BuHPdHsHkCP/

Outra alternativa é optar por um microfone com entrada USB. Esse é um bom
tipo de solução principalmente para quem grava vídeos na frente de um
computador.

Por isso, entender suas necessidades, está diretamente ligação com as conexões que seu microfone pode fazer.

(Fonte da imagem destacada: Pexels / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.