Menino cantando no microfone.
Ultima atualização: 15 de junho de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

59Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje vamos tratar do microfone infantil. Muito mais do que um brinquedo, esse instrumento musical tem benefícios amplos no desenvolvimento dos pequenos.

A seguir, você vai descobrir como escolher o melhor microfone infantil, qual a diferença entre os principais modelos à venda, quanto custa e onde comprar o ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O microfone infantil é um instrumento e brinquedo ao mesmo tempo, e que ajuda não apenas no desenvolvimento musical, mas nas habilidades motoras e neurológicas das crianças.
  • Existem diversos modelos que vão desde a microfone musical, para as crianças menores, até os microfones infantis de verdade, para os que levam a cantoria à sério.
  • Para se certificar de que irá investir seu dinheiro no melhor microfone infantil é preciso considerar, além do modelo, os acessórios que acompanham o instrumento como, por exemplo a presença ou não de pedestal e de outros instrumentos.

Você também pode gostar:

Melhores microfones infantis: Nossas recomendações

O melhor microfone infantil educativo

O microfone Aprender e Brincar da Fisher Price é ideal para crianças entre 18 e 26 meses. Esse microfone musical acende quando os pequenos cantam, grava a voz, tem luzes coloridas e ainda ensina sobre cores, alfabeto, contagem de números e partes do corpo.

O melhor microfone com pedestal da Barbie

No products found.

O microfone infantil da Barbie acompanha pedestal ajustável, emite sons de percussão e possui entrada de cabo auxiliar para você plugar o seu smartphone ou MP3 player. Recomendado para crianças com mais de 3 anos de idade, esse modelo funciona com seis pilhas AA.

O melhor microfone infantil com guitarra

O kit de guitarra eletrônica Rock Star + microfone infantil da Zoop Toys é uma diversão. A guitarra vem com oito notas musicais e dois modelos de reprodução, além de controle de volume, barra de acorde, entre outras funções. O microfone acompanha pedestal. Recomendado para crianças com mais de três anos.

Guia de Compra

Na hora de comprar um brinquedo é preciso tomar alguns cuidados. A maior parte desses cuidados está relacionada à idade da criança, justamente para garantir a sua segurança. Mas, quando tratamos do microfone infantil, é preciso considerar também outros aspectos.

Por isso, nós criamos esse Guia de Compra. A seguir, vamos mostrar um pouco sobre a importância do microfone infantil no desenvolvimento das crianças, quais os principais modelos, quanto custa e onde comprar.

Menina cantando no microfone com fone de ouvido.

O microfone infantil pode ser um aliado na diversão e no desenvolvimento de talentos das crianças. (Fonte: ababaka/ 123rf.com)

Microfone infantil de brinquedo ou de verdade: Qual o melhor?

Música é, de fato, algo presente na vida das crianças mesmo antes de nascerem. Tanto é que, seja na hora das brincadeiras, na hora de dormir ou até mesmo na hora de aprender, a música está lá, presente no dia a dia dos pequenos.

Não à toa, cantar é uma das consequências naturais para crianças que ouvem música. A música e a cantoria ajudam não apenas na diversão, como na expressão e no aprendizado dos pequenos.

O microfone infantil acaba sendo um dos primeiro brinquedos de uma criança, juntamente com outros instrumentos musicais lúdicos, como o teclado, por exemplo.

Mas, dependendo da faixa etária, existem variados estilos de microfone musical. A diferença entre eles é vasta e vai desde o formato, tamanho e funções até a capacidade sonora.

No entanto, de modo geral, você vai encontrar dois tipos de microfones infantis: O que é chamado de microfone musical e o microfone de verdade.

O microfone musical infantil é aquele brinquedo indicado para crianças menores, que ainda estão aprendendo a falar e a identificar e reproduzir os sons.

Bebê segurando um microfone infantil.

O microfone infantil pode ser usado a partir de 1 ano de idade. (Fonte: Divulgação Fisher Price/ Amazon.com.br )

Esse tipo de microfone tem, de fato, a aparência física de um brinquedo e conta com diversas funções como, por exemplo: Luzes coloridas, músicas pré-gravadas variadas, lanterna e opção de gravar a voz da criança.

A função primordial desse microfone infantil é a brincadeira lúdica que acaba por ensinar os pequenos algumas palavras, a identificar e diferenciar sons e cores.

Já o microfone infantil de verdade é aquele voltado para crianças que querem levar a cantoria à sério. Muitas das vezes quem busca por esse tipo de microfone já faz aulas de canto ou pratica em casa.

Também nessa categoria é possível escolher entre diversos modelos que possuem funções e acessórios variados, para todos os gostos e bolsos.

Quais os benefícios de cantar com o microfone infantil?

A musicalização infantil já tem eficácia comprovada no desenvolvimento das crianças. E o ato de cantar não foge à regra.

Assim, ao dar um microfone infantil de presente para uma criança, você vai ajudar a promover diversos estímulos que serão benefícios para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos. Afinal, cantar promove benefícios físicos, psicológicos, socioculturais e de integração.

As palavras presentes nas músicas ajudam a ampliar o vocabulário.

Por exemplo, as palavras presentes nas músicas ajudam a ampliar o vocabulário das crianças. Além disso, ao cantar no microfone infantil, as crianças também exercitam a pronúncia das palavras.

Com um microfone infantil, seja o de brinquedo seja o de verdade, a criança também experimenta estímulos que vão ajudar em sua evolução como, por exemplo: Identificar e diferenciar sons e jogos musicais, trabalhar a expressão do corpo com diferentes ritmos musicais, cantar em diversas alturas e intensidade de sons, entre outros.

Para você ter uma noção mais ampla sobre os pontos positivos de estimular a criança a cantar, a seguir nós listamos oito benefícios que a musicalização com a ajuda do microfone infantil podem trazer para as crianças:

  1. Desenvolvimento dos dois hemisférios do cérebro;
  2. Ativação dos neurônios;
  3. Desenvolvimento motor e social;
  4. Auxílio no processo de aquisição da linguagem;
  5. Estímulo à autoestima e ao desenvolvimento emocional;
  6. Desenvolvimento da expressividade e coordenação rítmica;
  7. Fortalecimento do vínculo afetivo e socialização ao cantar com pais, irmãos e amigos;
  8. Aumento do repertório cultural.

Quais cuidados você deve ter com microfone infantil?

Assim como ocorre com qualquer brinquedo ou instrumento que seja voltado para crianças, também com o microfone infantil é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher o ideal e também no momento em que os pequenos estiverem usando.

Isso porque, quando consideramos as crianças pequenas, com idades entre 1 e 3 anos, também é preciso uma atenção maior com relação à segurança do microfone.

foco

Você somente deve comprar brinquedos que tenham o selo do Inmetro, órgão que avalia a segurança de produtos para as crianças.

De acordo com o instituto, os brinquedos não devem ter pontas ou extremidades cortantes e partes ou peças pequenas que possam se desprender com facilidade e provocar acidentes.

Os brinquedos e instrumentos também não podem ser fabricados ou pintados com material tóxico.

O fato é que a maioria desses brinquedos vêm com muitos botões e teclas que podem se soltar e oferecer um risco à criança.

Uma solução para evitar acidentes é ter sempre um adulto presente durante a brincadeira ou procurar por microfones infantis com material de qualidade.

Microfone infantil: Vale a pena comprar?

Como vimos até aqui, estimular a criança a cantar com um microfone infantil tem muito mais benefícios do que desvantagens.

Ao cantar a criança exercita a pronúncia, aumenta o vocabulário, trabalha a coordenação motora ao ouvir, cantar e dançar diferentes ritmos.

Além disso, o microfone infantil estimula os pequenos a passarem mais tempo com familiares e amigos.

Tanto que hoje em dia já existe até o microfone infantil duplo, que vêm com dois microfones em um pedestal, ideal para irmãos e amiguinhos cantarem juntos.

Menina cantando no microfone.

Cantar no microfone é uma brincadeira que ensina e desenvolve a criança. (Fonte: klimkin/ Pixabay.com)

Mas as vantagens do microfone musical vão além. Existem diversos modelos com funções variadas. Alguns já vêm com músicas pré gravadas, outros contam com a função de karaokê e de gravação.

Além disso, alguns modelos mais modernos de microfone infantil contam também com recursos bem interessantes como, por exemplo, entrada USB que serve para ligar o brinquedo na caixinha de som ou em smartphones.

O lado negativo de um microfone infantil fica por conta do material de fabricação que nem sempre é resistente e os mais modernos serem caros.

Mas, de todo modo, para que você tenha uma visão geral sobre os prós e contras de um microfone infantil, confira a tabela que preparamos para você:

Vantagens
  • Estimula o desenvolvimento musical, motor e neurológico
  • Amplia vocabulário, exercita pronúncia e promove a socialização
  • Existem modelos de brinquedo e de verdade
  • Diversos recursos
Desvantagens
  • Material pode ser frágil
  • Os de verdade e mais modernos podem ser caros

Quanto custa e onde comprar o microfone infantil?

Como vimos, o microfone infantil de verdade e os modelos mais modernos, especialmente os que vêm acompanhados de outros instrumentos, podem sair caro, chegando a custar cerca de R$ 350.

Mas, é possível encontrar esse brinquedo musical custando a partir de R$ 15. Para comprá-lo, você poderá optar por lojas de brinquedo, de departamento, como Lojas Americanas, e hipermercados, como o Extra.

Mas, recomendamos que você compre o microfone infantil pela internet em lojas como a Amazon Brasil. Além de mais opções de marcas e modelos, você ainda conta com preços promocionais.

Critérios de Compra: Como analisar o microfone infantil

O primeiro passo na hora de escolher o melhor microfone infantil é decidir entre o modelos para brincar e o de verdade. Mas existem outros aspectos que diferenciam um modelo de outro e nós listamos os principais para você:

A seguir, você vai entender como analisar cada um desses critérios para escolher o melhor microfone infantil.

Faixa etária

Na hora de escolher o melhor microfone infantil é importante que você considere a idade da criança, para garantir a usabilidade e a segurança.

Por isso, antes de mais nada, verifique na embalagem do brinquedo a faixa etária recomendada.

De modo geral, você vai encontrar o microfone infantil indicado para crianças que tenha mais do que 12 meses.

Os modelos de microfone infantil de verdade costumam ser indicados para crianças a partir de 5 anos de idade.

Com pedestal ou sem

Em seguida, leve em conta o fato de que existem microfones infantis avulsos e os que vêm acompanhados do pedestal.

É claro que, com o pedestal, o microfone se tornará ainda mais atrativo e divertido para a criança.

Nesse caso, observe que existem diferentes tipos de pedestal no que se refere à altura e ao fato de serem ou não reguláveis. Alguns vêm até com amplificador de som e com pedestal duplo.

Com outros instrumentos

Outro aspecto que você deve levar em conta é que existem kits que vem com o microfone infantil e outro instrumento musical.

Na maioria das vezes, você vai encontrar o microfone acompanhado de uma guitarra elétrica, um teclado musical ou até mesmo um rádio karaokê.

Nesse caso, o preço será mais alto, mas as possibilidade musicais, de aprendizagem e diversão também serão maiores.

MP3, Bluetooth e amplificador

Independentemente do tipo de microfone que você escolher, analise bem quais são os recursos e funções do brinquedo.

Como já vimos, a maioria deles conta com luzes, efeitos sonoros, músicas pré gravadas e função de gravar a voz da criança enquanto ela canta.

Mas você também encontrará opções mais modernas que possuem MP3, conectividade Bluetooth e até mesmo amplificador alto falante.

Personagens e Cores

E, é claro, não deixe de considerar as cores e motivos infantis que decoram o microfone para criança.

Nesse quesito, você vai encontrar uma boa variedade de cores além de microfones enfeitados com imagens de personagens como: Barbie, Hello Kit, Vingadores, Patrulha Canina, Super Wings e Frozen.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.