Fundo escuro com um microfone dourado de metal.

Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Quem utiliza sabe: um microfone sem fio pode ser muito útil na hora de uma apresentação, discurso, palestra ou performance. É muito mais fácil ter liberdade durante a fala sem um monte de fios enroscando nos lugares.

Independente da sua necessidade, há microfones sem fios disponíveis para diversos tipos de uso, com os mais diferentes alcances e potências. Algum modelo com certeza satisfará suas maiores necessidades com o microfone.

Porém, com todas as opções, pode ser um pouco difícil de escolher o melhor para você. Nós vamos te ajudar a selecionar a melhor opção de acordo com as principais características presentes nos modelos. Vem com a gente!

Primeiro, o mais importante

  • Cada microfone é ideal para um tipo de necessidade diferente. Quem o utiliza apenas em pequenas reuniões e palestras, por exemplo, não precisa investir em um modelo que possui alcance de 75 metros.
  • Os microfones sem fio são ótimos pois proporcionam maior liberdade e também são mais seguros.
  • É possível achar microfones de até R$ 10 mil. Porém, com cerca de R$ 300 você consegue adquirir um modelo de ótima qualidade, se não utiliza o microfone em grandes shows.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores modelos de microfone sem fio

Alguns modelos de microfone vêm com mais de uma unidade e possuem alcance excelente. Outros, são unitários e ideais para pequenas reuniões. Esses são os melhores modelos, todos sem fio, claro!

1º – Microfone sem fio Rode M2 Handheld Super-Cardioid Condenser

O microfone sem fio Rode M2 foi feito para melhorar o desempenho ao vivo dos cantores e resposta de frequência total. Seu design bonito e sóbrio oferece ergonomia perfeita para suas mãos e um corpo inteiramente de metal.

Possui um padrão polar supercardióide sob medida para os palcos e uma cápsula de condensador interna. Vem, também, com botão on/off para os vocalistas terem maior controle sobre o som. Uma trava garante que o microfone não será desligado quando não deve.

2º – Microfone sem fio GEARDON Rechargeable Dual Wireless

No products found.

Com USB para ser recarregado, os microfones da Gearson podem ser utilizados por até 15 horas após recarga completa. Além disso, seu alcance é perfeito para áreas abertas, pois os inalámbricos chegam até 75 metros com qualidade de som vocal.

Esse microfone sem fio possui tecnologias especiais que oferecem um sinal melhor e mais claro. Além disso, contém tela de LCD e é feito inteiramente de metal. Os consumidores desse microfone elogiam sua qualidade e som limpo e alto.

3º – Microfone sem fio Boya BY-WM4

O microfone Omnidirecional é ideal para quem busca praticidade e gosta de usar seu microfone discretamente. Muitos preferem esse modelo de microfone para não precisar segurar durante a palestra ou show.

Com transmissão digital de 2,4 GHz, o microfone é compacto e fácil de usar. Além disso, é compatível com smartphone, tablet, câmera DSLR, câmera de vídeo, gravador de áudio, PC e outros dispositivos.

Com ampla frequência e alta sensibilidade, o modelo lapela Boya BY-WM4 oferece ótimo desempenho na captação do áudio.

4º – Microfone sem fio Duplo Uhf Digital 50m 220V Wireless

O microfone duplo Uhf Digital possui um design moderno e é feito com materiais de alta qualidade. Seu alcance máximo é de 50 m, ideal para eventos e shows pequenos.

Com simples instalação e operação, o microfone sem fio é fácil de transportar e possui um gabinete durável. Esse modelo funciona a pilha AA e já vem com 4 unidades inclusas.

5º – Microfone sem fio Rechargeable Dual Wireless GEARDON

No products found.

Fácil de configurar com canais automáticos, os microfones da Geardon são recarregáveis e podem ser usados por até 15 horas quando carregados totalmente. Seu alcance de operação é mais de 75 metros com qualidade de som ótima. O corpo do microfone é feito de metal.

Com tecnologia sintetizadora PLL, os microfones sem fio foram feitos especialmente para proporcionar um sinal claro. Além disso, o modelo vem com tela LCD nos dois microfones e no receptor.

6º – Microfone sem fio Kithouse Bluetooth Karaoke

No products found.

Um dos maiores diferenciais desse modelo é que possui receptor de bluetooth. Ele é ideal para discursos, reuniões e performances variadas. Com o bluetooth, você consegue conectar músicas ao microfone para fazer um karaokê, por exemplo.

O modelo suporta 10 canais UHF para evitar que a performance receba interferências. Além disso, ele desliga sozinho após 5 minutos sem uso. Com ótima qualidade de som, tecnologia anti-interferências eletromagnéticas, o microfone sem fio é feito em metal e é ideal para quem busca modelos mais baratos.

Guia de Compra

Sabendo os melhores modelos de microfone sem fio, já fica mais fácil de escolher o seu. Porém, ainda há diversas coisas que você precisa saber antes de fazer a compra, como tipo de microfone, frequência e alcance. Continue lendo para saber mais!

amigos reunidos em uma sala cantando karaoke

O microfone sem fio oferece liberdade de locomoção. (Fonte: lightfieldstudios / 123RF.com)

Quais são as vantagens e desvantagens do microfone sem fio?

Muitas pessoas podem ficar tímidas na hora de falar em público. Nessa hora, o microfone sem fio é de extrema utilidade. Você não precisará gritar para ser ouvido e terá liberdade para circular na sala ou palco livremente.

Para os vocalistas, o microfone sem fio também oferece muita utilidade. Será possível dançar enquanto canta, percorrer o palco e interagir melhor com as pessoas durante sua performance.

Durante um discurso ou performance, tudo o que você menos precisa é de distração com fios, que podem, inclusive, ser perigosos para sua segurança. Adquirir um microfone sem fio é uma preocupação a menos na hora de usá-lo.

casal casando na praia, noiva está rindo perto de um celebrando que segura um microfone sem fio

Você pode usar um microfone sem fio até onde não há como conectar na energia elétrica. (Fonte: rawpixel / 123RF.com)

Entre suas desvantagens, está o fato de que o microfone sem fio precisa ser recarregado. Muitos precisam de pilha, então será necessário carregar sempre com você. Já os que precisam ser recarregados costumam durar por 15 horas, porém, somente quando estão com carga completa.

Se você esquecer de recarregar seu microfone, muito provavelmente ficará na mão. Por isso, sempre se lembre de fazer a recarga antes do seu evento, discurso ou show.

Além disso, os microfones sem fio podem sofrer interferência de outras fontes mais facilmente. Por isso, é essencial adquirir um modelo de ótima qualidade e com tecnologias anti-interferências.

Vantagens
  • Oferece maior liberdade para o falante ou cantor
  • É mais seguro, pois previne quedas
  • Mais fácil e prático de usar
Desvantagens
  • É necessário recarregar para utilizar
  • Sofre interferências de outras fontes com mais facilidade

Qual a diferença do microfone sem fio e com fio?

Antes de optar por um microfone sem fio, é ideal saber quais são as principais diferenças entre ele e o microfone com fio.

Primeiramente, é necessário saber como cada um funciona. O microfone sem fio transforma o som em um sinal, que é enviado para um transmissor e, depois, para uma base que o transforma em sinal novamente. Ou seja, para utilizar o microfone sem fio é necessário andar com um transmissor junto.

7 microfones com capinhas coloridas em cima de um edredom vermelho. Em cima deles, há um tablet com um programa de música aberto.

Microfones sem fio permitem uma performance mais livre e sem preocupações. (Fonte: billyghawaii / Pixabay)

O microfone com fio não necessita desse intermédio. Apesar plugando-o em um amplificador, já é possível utilizá-lo.

Além disso, o modelo com fio proporciona maior controle sobre o som, exatamente por precisar ser ligado ao amplificador. Assim, você consegue escolher melhor o alcance e potência.

Entretanto, o microfone com fio deixa o falante ou cantor um pouco limitado. Não são raras as histórias de pessoas que se enrolaram nos fios e precisaram parar a palestra, por exemplo.

Se você prefere ter uma liberdade melhor durante seu discurso ou performance, é essencial escolher o modelo sem fio, que te proporcionará mais segurança.

Microfone com fio Microfone sem fio
Vantagens Não é necessário carregar um transmissor com você e é possível ter um controle maior sobre o alcance e volume do som Maior liberdade durante seu discurso ou performance e mais segurança
Desvantagens Pode ser prejudicial para sua performance e segurança, pois é possível enroscar no fio É necessário carregar um transmissor com você enquanto utiliza o microfone e é preciso recarregar o aparelho

Microfone sem fio dinâmico ou condensador?

Ao pesquisar sobre microfones sem fio, você perceberá que existem os modelos dinâmico e os condensadores. Como saber qual deles é melhor para você?

Não existe um melhor e pior, isso vai depender muito das suas necessidades e seu tipo de uso. Essas são as principais diferenças entre eles:

Dinâmico

Os modelos dinâmicos costumam ser mais simples e resistentes. Além disso, são um pouco mais versáteis.

Ele vai em direção contrária ao alto falante. O que significa que transforma o som em um sinal elétrico. Porém, por depender de um sinal para conseguir gerar o sinal, esses microfones possuem uma captação mais sensível, o que os torna mais resistentes.

Isso pode ser muito vantajoso para quem busca menos microfonia durante a fala ou canto e maior resistência em ambientes com barulhos muito altos (como shows).

Esse tipo de microfone costuma ser bastante utilizado para microfonar instrumentos musicais, como a bateria, por exemplo, por ser mais resistente a altos ruídos.

Porém, esse tipo também apresenta desvantagens, pois diminui a microfonia e, por ser melhor utilizado em locais com som alto, não reproduz o som dos instrumentos ou da voz com tanta qualidade e fidelidade.

Microfone sem fio no pedestal em primeiro plano com sala borrada ao fundo.

Escolha um modelo que não sofre interferência. (Fonte: Vasin Leenanuruksa / 123RF)

Condensador

A captação do som dos microfones condensadores é mais sensível e definida, além de menos sensível. Eles costumam ser utilizados em estúdios, pois conseguem captar melhor o som com detalhes e fidelidade.

Em contrapartida, o microfone sem fio condensador possui menor durabilidade e é mais caro que o microfone dinâmico.

É possível trabalhar com ambos os microfones. Se você possui um estúdio, por exemplo, precisará do microfone condensador se quer obter um som de elevada qualidade. Já para cantar em shows barulhentos, por exemplo, o microfone dinâmico será suficiente.

Quanto custa?

Os microfones sem fio costumam ser relativamente acessíveis. Porém, sempre desconfie dos modelos mais baratos, pois eles podem não ter uma qualidade tão boa.

É possível encontrar alguns modelos abaixo de R$ 100, mas os que proporcionam melhor alcance e potência custam a partir de R$ 250.

Há, ainda, os modelos mais caros. Eles podem chegar a custar até R$ 10 mil, mas são mais indicados para cantores que fazem shows maiores.

Onde comprar?

Para encontrar um bom modelo de microfone sem fio, o ideal é procurar em lojas especializadas em artigos musicais ou produtos tecnológicos, como a MundoMax.

Quem prefere comprar online consegue encontrar uma gama ainda maior dos mais variados modelos de microfone. Você os encontra na Amazon, nas Lojas Americanas, no Mercado Livre, nas Casas Bahia, entre outros.

No mercado online existe uma maior variedade de modelos e também os melhores preços.

Critérios de Compra: Principais características para avaliar um microfone sem fio

Se ainda não ficou claro qual microfone sem fio você deve escolher, é aqui que você vai tirar todas as suas dúvidas. Algumas características devem ser observadas com cuidado antes de comprar um microfone:

  • Tipo de microfone
  • Alcance
  • Frequência
  • Tecnologias

Todos esses itens precisam ser analisados antes da compra. Continue lendo para saber mais sobre cada um!

Tipo de microfone

Existem dois tipos principais de microfone: o microfone de mão e o microfone lapela. O tipo ideal para você vai depender de como você prefere utilizar seu microfone.

O microfone de mão é mais clássico, utilizado por muitos cantores e palestrantes. Porém, ele proporciona a desvantagem de você ter que ficar segurando-a na mão durante todo o show, reunião ou palestra.

Para quem busca mais praticidade, o microfone lapela pode ser ideal. Popularizado com os cantores do gênero pop music, que costumam dançar enquanto cantam, esse tipo de microfone fica pendurado na sua roupa.

Dessa forma, você tem mais liberdade para se expressar e utilizar suas mãos para dançar ou gesticular.

Alcance

Esse quesito também vai depender muito das suas necessidades com o microfone sem fio. Se você costuma utilizar o microfone apenas em salas e reuniões pequenas, não será necessário adquirir um modelo que alcança até 75 metros.

Já se você costuma performar para grandes públicos ou faz palestras em centros de convenções enormes, com certeza não pode escolher um modelo que só atinge 10 metros.

Antes de comprar seu microfone sem fio, leve em consideração seu principal uso para ele, cheque o alcance em metros que seja compatível com suas necessidades.

Frequência

Existem dois tipos de frequências principais: a VHF e a UHF.

As frequências UHF costumam ser mais resistentes a interferências, pois há menos transmissores operando naquela frequência. Além disso, equipamentos elétricos e dispositivos digitais também não costumam interferir nas frequências UHF.

Porém, os sistemas sem fio UHF costumam ser mais caros que os VHF. Além disso, os transmissores sem fio VHF geralmente possuem maior duração de bateria.

Microfones sem fio VHF têm uma frequência fixa, dessa forma, não será possível mudar as frequências. Já a frequência UHF fica entre 300 MHz e 3 GHz, sendo essa a mais comum nos modelos de microfones sem fio.

Tecnologias

Como o microfone sem fio costuma dar mais interferência no som, por precisar passar por transmissores, é essencial adquirir modelos que possuam tecnologias que ajudam a melhor a qualidade do som.

Muitos modelos de qualidade já possuem hoje tecnologias antirruídos e anti-interferência que garantem uma qualidade melhor para o som.

Por isso, o ideal é evitar microfones sem fios mais baratos, pois eles não costumam possuir tecnologias específicas que controlam as interferências no som.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.