Computador com programas Microsoft Office na tela.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um conjunto de programas indispensáveis para qualquer pessoa: o Microsoft Office.

Se você usa Word, Powerpoint, Excel e outros aplicativos você sabe a importância do pacote Office. Mas como existem diferentes versões e pacotes, que não são baratas, não raro surgem dúvidas de como escolher a melhor opção.

É disso que vamos tratar nesse artigo. Vamos mostrar para você como comprar o melhor Microsoft Office de acordo com as suas expectativas e necessidades.



Primeiro, o mais importante

  • Microsoft Office é um conjunto de aplicativos essenciais para trabalhar e estudar, seja no computador, tablet ou celular.
  • Seja para uso pessoal, de empresas ou escolas existe um pacote Office ideal para cada ocasião de uso.
  • Também são várias as versões dos pacotes e é preciso levar em conta alguns fatores para escolher a melhor para você, e que caiba no seu bolso.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores pacotes do Microsoft Office

Quem busca pelo Microsoft Office quer o que há de mais atual e prático para aumentar a eficiência e a produtividade no dia a dia. Sabendo disso, a Microsoft continua inovando e oferecendo opções para todos.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores pacotes do Microsoft Office disponíveis atualmente no mercado.

1º – Microsoft Office 365 Personal


PROMOÇÃO

AffiliateLink


Office 365 Personal

O Office 365 Personal combina as mais recentes versões dos aplicativos do Office com o acesso aos serviços em nuvem, incluindo armazenamento de 1TB no OneDrive e 60 minutos no Skype por mês.

Essa opção de Microsoft Office pode ser usada por um usuário, seja no PC ou no Mac, além do tablet ou smartphone. Conta ainda com suporte premium e assinatura anual.

2º – Microsoft Office 365 Home

O Office 365 Home é um pacote de assinatura da Microsoft Office que permite que até cinco pessoas utilizem os programas em até cinco PCs ou Mac, além de cinco dispositivos móveis.

Além dos serviços habituais, esse pacote Microsoft Office também disponibiliza 1TB de armazenamento no OneDrive e 60 minutos no Skype por mês.

3º – Microsoft Office 365 Business Premium

O Microsoft Office 365 Business Premium é ideal para empresas que precisam de e-mail empresarial, dos aplicativos do Office e de outros serviços específicos de gerenciamento no PC, Mac ou dispositivos móveis.

Essa opção inclui, além de Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Access, ferramentas para negócios como o Exchange, SharePoint e Teams, além de domínio personalizado gratuito por um ano e 1 TB de armazenamento em nuvem.

Guia de Compra

Apesar de amplamente conhecido, não é simples escolher o melhor pacote Microsoft Office. Entre outros fatores, é preciso levar em conta o objetivo e a frequência de uso além, é claro, do custo.

Para lhe ajudar, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para investir no melhor Microsoft Office.

Homem segurando pacote do Microsoft Office e notebook ao fundo.

O Microsoft Office é utilizando em casa, no trabalho e na escola. (Fonte: Norasit Kaewsai / 123rf)

O que é o Microsoft Office?

Especializada na criação de sistemas operacionais como o Windows, navegador Explorer, console de videogame Xbox, tablets e smartphones, a Microsoft Corporation é uma multinacional americana.

Mas o seu grande destaque é o Microsoft Office: um pacote de aplicativos que inclui ferramentas de edição de textos, planilhas e apresentações mais usados atualmente.

Criado principalmente para auxiliar e facilitar o trabalho em escritórios, o pacote de ferramentas Microsoft Office se mostrou tão funcional que acabou se tornando essencial também para escolas e residências.

Pessoa digitando em notebook.

O Microsoft Office precisa ser instalado em seu computador até para tarefas simples como escrever textos. (Fonte: kropekk_pl / Pixabay)

Mas, apesar da popularidade, muita gente não sabe que os programas do Microsoft Office não estão inclusos no Windows.

Ou seja, quando você compra um computador ou notebook, ele não vem com essas ferramentas instaladas. Para ter acesso aos programas, é preciso adquirir um dos pacotes Microsoft Office disponíveis.

Hoje em dia existem pacotes e versões para cada tipo de situação. E a compra pode ser feita através de um pagamento única ou por meio assinaturas.

Quais são os programas do pacote Microsoft Office?

Os programas do Microsoft Office são funcionais para trabalhar, estudar e mesmo para atividades rotineiras da sua vida, como fazer anotações, escrever textos, registrar planilhas de gastos, entre outros.

Entre os programas que constam do Microsoft Office existem os básicos, que estão presentes em todas as versões, e os de uso mais avançado e profissionais. A seguir, listamos os principais e explicamos para que serve cada um deles. Confira:

  • Word: Para produção de texto, com opções de configuração, corretor ortográfico, diferentes fontes, tamanhos de letras e diversas outras funções.
  • Excel: Para criar planilhas de cálculo, armazenar dados, fazer operações matemáticas, criar tabelas.
  • PowerPoint: Para criar apresentações de slides, com inclusão de animações, imagens, vídeos, gráfico, som e outras funções.
  • OneNote: Para fazer anotações, que podem incluir gravação de áudio e adição de imagens.
  • Outlook: Para gerenciar e-mails e contatos.
  • Access: Para gerenciamento de bancos de dados.
  • Publisher: Para diagramação eletrônica, como elaboração de layouts com textos, gráficos, fotografias e outros elementos.

Qual o pacote Microsoft Office ideal para você?

Ao longo dos anos várias versões do Microsoft Office foram lançadas. A cada versão lançada, novas funcionalidade e atualizações são incluídas para aprimorar o uso das ferramentas.

Mas, além disso, existem várias opções de pacotes, criados com especificações que atendem a diferentes objetivos de uso.

Todos os pacotes Office contam com os programas básicos: Word, Excel e Powerpoint.

Em comum, todos os pacotes contam com os programas básicos: Word, Excel e Powerpoint. Porém, dependendo do pacote você encontrará programas e serviços adicionais.

No momento, a Microsoft possui duas versões do Office: a tradicional, atualmente na versão Office 2019; e o Office 365, um serviço baseado na nuvem.

Confira a seguir as principais características de cada um desses pacotes Microsoft Office.

Office 2019

Para o Microsoft Office 2019 (e suas versões de anos anteriores), a Microsoft oferece uma licença de compra única. Ou seja, você adquire os direitos de uso permanentes para os programas contidos no pacote.

Porém, você só pode instalar e usar os programas em um único computador e apenas nos aparelhos com sistema operacional Windows 10 ou MacOS.

Além disso, nessa opção, os programas não recebem as atualizações periódicas realizadas pela empresa. Ou seja, quando a empresa lançar atualizações e melhorias você precisará adquirir um novo pacote.

Dentro do Microsoft Office 2019 você pode escolher entre algumas opções de uso. A versão mais simples, a Home & Student, é voltada para quem precisa dos programas básicos: Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

Já a versão Home & Business, é para profissionais e inclui o Microsoft Outlook, Publisher e Access, além dos programas básicos.

Office 365

Já o Microsoft Office 365 é o pacote por assinatura que pode ser instalado em computadores (PC ou MAC), além de smartphones e tablets.

Essa opção conta com todos os softwares do pacote básico, além do Outlook, Access e Publisher. Esses dois últimos, porém, só podem ser usados no computador.

Mas, além disso, o Microsoft Office 365 oferece 1 TB de espaço no OneDrive, o serviço de armazenamento online da Microsoft, e ainda 60 minutos de ligações mensais no Skype.

Ou seja, com Office 365 você pode utilizar os programas também na nuvem, o que facilita o trabalho remoto.

foco

Você sabia que alguns dos aplicativos da Microsoft são tão importantes dentro das empresas que chegam a ser pré-requisitos para alguns profissionais se candidatarem a vagas de emprego?

O Office 365 possui dois modelos de assinatura: o Personal, destinado a apenas um usuário; e o Home, que pode ser usado por até cinco computadores (PC ou MAC) além de cinco dispositivos (celular ou tablet). O Office 365 também oferece pacotes específicos para empresas.

Outra vantagem do Microsoft Office 365 é que nele os programas recebem atualizações periódicas, com adição de novos recursos ou melhoria dos já existentes.

Além disso, com essa opção e você tem acesso ao suporte da Microsoft enquanto a assinatura estiver ativa. A desvantagem do Office 365 é que você precisa gastar bem mais.

Veja abaixo as principais diferenças entre os pacotes do Microsoft Office:

Microsoft Office 2019 Microsoft Office 365
Pode ser usado em 1 dispositivo 1 ou 5 dispositivos*
Licença Única e definitiva Anual/Mensal
Atualizações periódicas Não Sim
Programas Word, Excel, PowerPoint, OneNote Todos + Outlook, Publisher e Access
Armazenamento na nuvem Não 1TB
Ligações via Skype Não 60 minutos por mês
Versão Profissional Programas básicos + Outlook, Publisher e Access Todos os programas + aplicativos de negócios

*Depende do pacote escolhido.

Quais as vantagens e desvantagens do Microsoft Office?

As vantagens do Microsoft Office são infinitamente superiores às suas desvantagens. Para começar, o Microsoft Office é usado em larga escala, seja em empresas, escolas ou universidades. Além disso, existem opções para usar os programas em computadores, celulares ou tablets.

Além disso, os programas oferecidos nos pacotes Office possuem grande quantidade de recursos, que vão desde à edição, correção ortográfica, customização e inserção de imagens, vídeos, gráficos e sons.

Pessoas em mesa usando notebooks.

Dependendo do Microsoft Office que você escolher é possível que mais pessoas utilizem os programas em diferentes dispositivos. (Fonte: rawpixel.com / Pexels)

Outra vantagem dos programas do Microsoft Office é a qualidade do produto final que é de nível profissional.

Por outro lado, o Microsoft Office tem como principal desvantagem o preço alto. Além disso, cada nova versão lança recursos incompatíveis com as anteriores, exigindo que você atualize a licença ou compre outra.

A seguir, veja as vantagens e desvantagens do Microsoft Office:

Vantagens
  • Utilizado em larga escala
  • Programas variados, funcionais e de nível profissional
  • Fácil de usar
  • Grande quantidade de recursos
  • Opção de uso na nuvem
  • Compatível com vários tipos de dispositivos
  • Pacotes para uso doméstico ou profissional
Desvantagens
  • Preço alto
  • Novas versões lançam recursos incompatíveis com as anteriores

Quanto custa o Microsoft Office?

O preço do Microsoft Office depende da versão e do pacote escolhido. Para o Microsoft Office com licença definitiva, você encontrará valores entre R$ 400 e R$ 1.350.

Já os pacotes de assinatura de um ano, o preço varia entre R$ 21 a R$ 151 por mês. Aqui você também pode optar pelo pagamento anual.

Onde comprar o Microsoft Office?

Você vai encontrar o Microsoft Office à venda em lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas e Extra. Mas recomendamos que você compre em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, você garante mais opções de pacotes e ainda adquire o pacote Office do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que considerar ao escolher o Microsoft Office

Depois de entender a importância do Microsoft Office no dia a dia, é preciso que você saiba escolher a melhor opção entre os diversos pacotes à venda.

Para lhe ajudar, listamos os fatores que você deve levar em conta antes de comprar o Microsoft Office. São eles:

  • Tipo de programas
  • Nuvem ou não
  • Usuários e dispositivos
  • Doméstico ou profissional
  • Assinatura

A seguir, vamos explicar esses fatores em detalhes para que você invista no Microsoft Office ideal.

Tipos de programas

Como vimos, cada pacote conta com diferentes tipos e quantidades de programas e serviços. Por isso, você precisa avaliar quais deles você realmente vai usar.

Se você precisa estudar ou trabalhar apenas com textos e planilhas simples, os programas básicos como Word, Excel, Powerpoint e OneNote serão suficientes.

Mãos digitando no notebook com planilha e gráficos na tela.

Para trabalhar com planilhas e banco de dados é preciso programas como o Excel e o Access. (Fonte: rawpixel / Pexels)

Porém, se você precisa gerenciar contatos, e-mails, bancos de dados ou trabalhar com diagramação eletrônica, é importante que tenha programas avançados como Outlook, Access e Publisher.

Mas, se o seu foco é o gerenciamento de pessoas e negócios, vale investir em programas específicos para empresas.

Nuvem ou não

Como vimos, o Microsoft Office que oferece recursos básicos não permite que você trabalhe na nuvem. Por isso, se você precisa desse recurso, apesar de ter que pagar mais caro, terá vantagens.

Com 1TB para armazenar arquivos no OneDrive, você poderá salvar e compartilhar documentos online. Com isso, é possível manter os documentos em um só local e acessá-los de qualquer lugar ou dispositivo.

Usuários e dispositivos

Considere também quanto usuários precisam ter acesso ao Microsoft Office. Como vimos, existem pacotes que permite que apenas uma pessoa utilize os programas em um disposto.

Mas, se a ideia é que funcionários ou membros da sua família possam usar os aplicativos ao mesmo tempo, o ideal é optar pelo Microsoft Office que permite utilizar os programas por até cincos pessoas, em cinco computadores e cinco dispositivos móveis.

Smartphone com Microsoft Word.

Existem pacotes do Microsoft Office que permitem usar os programas no celular e tablet. (Fonte: Dzmitry Kliapitski / 123rf)

Leve em conta ainda que alguns pacotes Microsoft Office permitem que você acesse os programas apenas no computador, enquanto outras versões liberam o uso em celulares e tablets.

Vale ressaltar que os aplicativos do Office disponíveis para usuários do Mac e os números de versão podem ser diferentes dos disponíveis para usuários de PC.

Doméstico ou Profissional

Recomendado também que você leve em conta a forma como fará uso do Microsoft Office. Aqui você terá duas opções: doméstico ou profissional.

O fato é que esse fator irá determinar o preço do produto, já que o pacote Office profissional tem preço muito superior.

Se você optar pelo Microsoft Office para uso doméstico poderá optar pelas versões mais simples, para editar textos no Word, montar planilhas no Excel ou apresentações no Power Point.

Para quem tem negócios e empresas, o Microsoft Office profissional oferece vários pacotes que otimizam o gerenciamento do trabalho e de pessoas.

Já quem precisa usar os programas do Microsoft Office em empresas, deve optar por uma das opções próprias, seja para empresas de pequeno e médio portes, organizações de grande porte, escolas ou entidades sem fins lucrativos.

Entre as ferramentas empresariais, você terá acesso a serviços de e-mail comercial, serviços de site interno (intranet), ferramentas para reuniões online e videoconferências, atendimento ao consumidor e compartilhamento de arquivos e comunicação entre a equipe.

Assinatura

Por fim, leve em conta a forma como você prefere adquirir o Microsoft Office. Nesse quesito, você poderá optar por pagar o pacote Office em uma única parcela.

Mas como vimos, existe a desvantagem de, nessa opção, você não ser beneficiado com as atualizações e melhorias dos programas. A outra opção é o pagamento mensal ou anual dos pacotes mais completos.

(Fonte da imagem destacada: dennizn / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.