Três mini geladeiras coloridas.
Ultima atualização: 22 de novembro de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

73Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um eletrodoméstico útil, prático e moderno: a mini geladeira.
A mini geladeira é ideal para quem mora sozinho, vive em espaços pequenos ou quer conforto e praticidade com bebidas sempre à mão, seja no quarto ou até mesmo no escritório.

Tamanha a popularidade desse eletrodoméstico que hoje existem modelos para todos os gostos. Em meio a tantas opções, vamos mostrar neste artigo o que você deve verificar antes de comprar a mini geladeira ideal.




Primeiro o mais importante

  • A mini geladeira é compacta, cabe em qualquer lugar e pode até ser levada dentro do carro.
  • Seja para guardar uma ou várias latas e garrafas, é possível escolher inclusive as que tem congelador e que ainda mantêm bebidas aquecidas. Vamos mostrar para você quais
  • são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher a melhor mini geladeira.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de mini geladeira

Quem procura por uma mini geladeira, quer unir eficiência, praticidade e designer único. Não à toa, os fabricantes investiram em opções para todos os gostos e necessidades.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de geladeira portátil disponíveis hoje em dia no mercado.

Mini geladeira Retrô Multilaser

A mini geladeira da Multilaser é vermelha, tem designer retrô e capacidade de armazenar até quatro litros, refrigerando até 6ºC. Esse modelo tem dimensão de 17,8cm de largura, 26cm de altura e 24,3cm de profundidade.

Além disso, essa mini geladeira tem entre 40W e 60W de consumo de energia e também a capacidade de aquecimento que chega a 85ºC.

Mini geladeira TV012 Multilaser

A mini geladeira TV012 da Multilaser é branca, tem estilo retrô e capacidade para armazenar 6 litros. Esse modelo mede 20cm de largura, 26cm de altura e 28cm de profundidade.

Além disso, essa geladeira portátil pode aquecer os alimentos em até 65ºC e refrigerar a 5ºC.

Mini geladeira Coca Cola Vintage

A mini geladeira da Coca-Cola tem designer vintage e capacidade para armazenar 8 latas a uma temperatura que chega a 16°C abaixo da ambiente.

Esse modelo tem botão na lateral para liberar as latinhas. Além disso, esse modelo também pode ser ligado no sistema 12V DC, igual à do seu carro.

Guia de Compra

Pode parecer simples escolher a melhor mini geladeira. Mas é preciso considerar vários fatores se você quiser garantir a eficiência e usabilidade desse eletrodoméstico.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao investir na mini geladeira dos seus sonhos.

Mão de homem pegando garrafa na mini geladeira.

Com a mini geladeira você tem sempre bebidas e lanchinhos à mão.(Fonte: Andriy Popov/123rf)

O que é uma mini geladeira?

A mini geladeira nada mais é do que uma versão ultra reduzida da geladeira tradicional.

Ela é ideal para quem quer bebidas e até comidas, sempre à mão, seja em casa, no escritório ou até no carro.

Conhecida também como frigobar ou geladeira portátil, a mini geladeira tem se tornado cada vez mais popular também para armazenar produtos estéticos, dermatológicos, medicamentos e leite materno.

Mas é cada vez mais comum encontrar esse tipo de geladeira inclusive no local de trabalho, já que ela facilita e ajuda a guardar pequenas porções de alimentos e bebidas que você leva na bolsa térmica.

O fato é que a mini geladeira tem, em geral, capacidade média de armazenamento que varia entre 4 e 120 litros.

A menor mini geladeira é capaz de guardar apenas uma latinha. Mas, muitas vezes, esse eletrodoméstico possui uma organização típica da geladeira convencional, com prateleiras, apoios na porta e até congelador.

Com a evolução da tecnologia empregada nesse tipo de geladeira, hoje em dia é possível encontrar, inclusive, modelos que tem a função extra de aquecer bebidas e alimentos que ali são armazenados.

Diferença entre mini geladeira e geladeira comum?

É claro que a principal diferença entre uma geladeira comum e a mini geladeira é o tamanho.

Como a geladeira tradicional ocupa bastante espaço, para quem mora em locais pequenos, por exemplo, a geladeira portátil pode ser a melhor opção.

E, justamente por conta disso, outra grande diferença entre elas é a capacidade de armazenamento e o objetivo de uso.

Isso porque a geladeira tradicional pode comportar entre 220 e 600 litros, dependendo do modelo, sendo ideal portanto para famílias grandes.

A mini geladeira ocupa menos espaço, é fácil de ser transportada e pode servir como um complemento para a geladeira tradicional que fica na cozinha.

A mini geladeira também é mais recomendada para quem mora sozinho e acaba não precisando guardar tantos alimentos na geladeira.

Mas o fato é que nem sempre é preciso escolher entre uma geladeira e outra.

Não raro é possível encontrar uma mini geladeira no quarto ou no escritório, sem deixar de lado a geladeira grande na cozinha.

Dessa forma, você poderá ter sempre à mão sejam bebidas geladas (e até aquecidas) sejam lanches rápidos.

A seguir, você confere as principais diferenças entre os tipos mais comuns de geladeiras e a mini geladeira.

Característica capacidade Objetivo
Mini geladeira Compacta, prática e economiza espaço 4 a 120 litros Ideal para espaços pequenos, como quarto e escritório
Geladeira 1 porta Tem menos espaço interno 220 a 350 litros Ideal para casais sem filhos e pessoas que moram sozinhas
Geladeira Duplex Tem congelador ou freezer em compartimentos separados 250 a 500 litros Ideal para famílias com mais de três pessoas
Geladeira Side by Side Tem o freezer ao lado da geladeira e é menos profunda 400 a 600 litros Ideal para famílias grandes com mais de 4 pessoas

Onde colocar a mini geladeira?

Por causa do tamanho compacto, a geladeira portátil pode ser transportada com facilidade e colocada em diversos locais.

Você pode, por exemplo, colocar a mini geladeira na mesa do escritório ou de estudos. Ela também fica perfeita sobre o criado mudo ou embaixo de uma bancada ou mesinha.

Se você optar por uma geladeira portátil com maior capacidade de armazenamento, ela terá que ficar fixa, seja na cozinha, na sala ou no quarto.

Mas se você escolher uma mini geladeira com capacidade reduzida poderá transportá-la para qualquer cômodo da casa, de acordo com a sua necessidade.

  • No quarto: Quem nunca ficou com sede e com preguiça de ir à cozinha? Para esses momentos uma mini geladeira no quarto pode ser bastante útil. Você poderá guardar garrafinhas de água, latinhas e chocolates.
  • Na sala de estar: A mini geladeira é ideal para que você sempre tenha uma bebida à mão enquanto estiver na sala, seja sozinho ou com amigos. Aqui também, dependendo do designer do eletrodoméstico, ela será uma linda peça de decoração.
  • Na área externa: Seja na varanda, seja no quintal de casa, nada mais prático do que poder tomar uma bebida gelada sem precisar ir até a cozinha, certo? Como a mini geladeira é pequena e leve, ela se torna ainda mais prática para levar para áreas externas.
  • No escritório: Ter uma bebida ou fruta sempre à mão, conservada de maneira correta, é ideal se você está trabalhando e quer manter uma alimentação saudável. Com a mini geladeira você evita distrações e perda de tempo ao sair para buscar o que deseja. Além disso, você pode usar sua mini geladeira para guardar seu almoço, por exemplo, sem precisar usar a geladeira do trabalho.
  • Em viagens e passeios: O bom da geladeira portátil é que você pode levá-la até mesmo no carro, ao invés de levar uma caixa térmica grande. Alguns modelos permitem, inclusive, que você ligue a mini geladeira na tomada do veículo.

Quais as vantagens de uma mini geladeira?

Como vimos, são muitas as vantagens de se ter uma mini geladeira. Seja porque você quer economizar espaço, seja por que você não precisa guardar muitos alimentos, a mini geladeira é prática, compacta e moderna.

Mas, mais do que isso, esse eletrodoméstico serve também como complemento da geladeira tradicional.

Enquanto a geladeira grande fica na cozinha, a versão mini pode ficar no seu quarto.

Outra vantagem da mini geladeira é que você pode levá-la para onde quiser. É possível usá-la em diferentes cômodos da casa e até mesmo no carro, em viagens e passeios.

Além disso, hoje em dia o mercado oferece várias opções: desde modelos super pequenos até os que armazenam uma boa quantidade de bebidas e comidinhas.

 Mini geladeira preta.

A mini geladeira é compacta, prática e moderna. (Fonte: Guilherme Martins/123rf)

E o mais incrível é que também é possível optar por uma geladeira portátil que inclui a função de aquecer.

Sem contar que o designer também evoluiu e a mini geladeira já se tornou um item que faz parte da decoração.

Mas, como todos os eletrodomésticos, a geladeira portátil também tem algumas desvantagens.

Entre elas está o fato de que nem sempre esse eletrodoméstico é mais econômico do que a geladeira tradicional.
Alguns modelos têm, inclusive, um consumo de energia bem próximo da geladeira comum.

Outra desvantagem é que os modelos muito pequenos não possuem congelador.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da mini geladeira:

Vantagens
  • Compacta
  • Prática
  • Eficiente
  • Resfria e aquece
  • Variedade de modelos e tamanhos
  • Designer decorativo.
Desvantagens
  • Nem sempre é tão econômica
  • Nem todas possuem congelador

Quanto custa?

O preço da mini geladeira varia bastante em função da marca fabricante, do tamanho, da capacidade de armazenamento e das tecnologias e funções disponíveis.

Mas, em geral, você vai encontrar geladeira portátil custando entre R$ 116 e R$ 1,3 mil.

É claro que você não precisa comprar a mais cara de todas. Tudo vai depender da sua necessidade e do seu objetivo de uso.

Onde comprar?

Você vai encontrar a mini geladeira à venda em lojas de decoração, de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Ponto Frio e Extra.

Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, você não apenas garante mais opções de modelos para escolher como ainda adquire a sua geladeira portátil do conforto da sua casa.

Critérios de Compra: O que levar em conta antes de escolher a mini geladeira

Como vimos, é importante que, antes de comprar a sua geladeira portátil, você considere a sua necessidade, o objetivo de uso e, é claro, o espaço disponível que terá para ela.

Mas, além disso, por haver várias opções diferentes no mercado, é fundamental que você entenda o que diferencia um modelo de outro.

Por isso, listamos para você os principais fatores que devem ser considerados antes de comprar a mini geladeira ideal:

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você possa investir a na melhor mini geladeira.

Dimensão

O primeiro fator que você deve observar antes de comprar a sua mini geladeira é a dimensão desse eletrodoméstico, que varia bastante dependendo da marca.

O fato é que, apesar de ser bem menor que a geladeira tradicional, dependendo da dimensão da mini geladeira que você escolher, será preciso ter espaço suficiente em casa para acomodá-la.

Os modelos mais fáceis, daqueles que você pode colocar em qualquer lugar, são as geladeiras portáteis que comportam apenas uma latinha, medindo cerca de 8 cm de largura, 9cm de altura e 19 cm de profundidade.

Mini geladeira azul.

A mini geladeira pode ser encontrada em várias dimensões. Fonte: Alexas_Fotos/ Pixabay)

Já a mini geladeira de tamanho mediano costuma ter aproximadamente 19 cm de largura, 28 cm de altura e 31,5 cm de profundidade. Nesse caso é possível acomodar a partir de quatro latas.

Mas você também pode preferir a mini geladeira de tamanho maior, do tipo frigobar, que mede, em média, cerca de 48 cm de largura, 52 cm de altura e 81 cm de profundidade.

Nesse caso, a geladeira não apenas pode comportar mais produtos como, em geral, possui compartimentos e funções extras como veremos a seguir.

Capacidade

Juntamente com a dimensão, recomendamos que você leve em conta a capacidade de armazenamento da geladeira portátil.

Como vimos, a menor mini geladeira que você encontrará é aquela que armazena apenas uma latinha de 350 ml.

Mas você também pode optar pelas versões que comportam quatro ou mais latas.

Se você quiser ainda mais espaço, poderá optar por modelos de geladeira portátil com capacidade que varia entre 4 e 120 litros.

Mini geladeira aberta.

A capacidade da mini geladeira varia entre 4 e 120 litros.(Fonte: cesarharor0/ Pixabay)

Para você ter uma ideal, a mini geladeira com capacidade para apenas 4 litros pode armazenar cerca de seis latas de 350 ml.

Já a geladeira portátil com capacidade para 15 litros pode guardar até 15 latas de 350 ml, além de garrafas de água de 600 ml.

Compartimentos

Outro fator que você deve observar é a quantidade de compartimentos internos da sua mini geladeira.

É claro que, quanto maior a geladeira, mais compartimentos ela terá.

Em muitos casos é possível encontrar uma ou mais prateleiras, algumas que inclusive deslizam para facilitar o acesso às bebidas.

Além disso, algumas geladeiras portáteis podem ter também pequenas gavetas, um mini congelador, um compartimento extra frio e divisórias na porta.

Temperatura

Observe também que os modelos mais modernos contam com a função extra de aquecimento.

Ou seja, as mini geladeiras, além de resfriarem bebidas e comidas, também podem ser utilizadas para manter aquecidas bebidas quentes como café e chá.

O aquecimento pode variar de uma marca para outra chegando a até 85ºC.

Já o resfriamento pode chegar a até 6ºC ou a 20ºC abaixo da temperatura ambiente.

Energia

Por fim, verifique também a média de consumo de energia e a forma como a mini geladeira pode ser ligada.

O consumo de energia pode, em geral, variar entre 25W e 60W.

Além disso, além do modelo que é ligado na tomada, por meio da energia elétrica, você também poderá optar pelo tipo que é ligado via USB.

Alguns modelos permitem também que você carregue a geladeira na tomada do carro.

Design

Leve em conta também o design e as cores da mini geladeira. Afinal, como vimos, ela será parte integrante da sua decoração.

Hoje em dia, você pode optar por modelos tradicionais, brancos ou em inox, que combinam com tudo, até os tipos mais modernos e coloridos.

No entanto, as mais populares são as que têm estilo vintage ou retrô.

(Fonte da imagem destacada: Alexas_Fotos /Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.