Criança sobre uma mini moto.
Ultima atualização: 18 de junho de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

55Comentários coletados

Se tem uma coisa que toda criança gosta é de brinquedos que se parecem com os pertences dos adultos. E com os veículos isso não é diferente. Tanto que a mini moto é uma febre entre a criançada. Mas como existem muitos pormenores com relação a esse tipo de veículo infantil, nós vamos mostrar como escolher o melhor.

E mais. Aqui você vai descobrir como escolher a mini moto que oferece mais segurança e conforto de acordo com a idade da criança. Afinal, hoje já existem diversas opções, desde as versões que mais parecem brinquedos até as que são usadas em competições off-road.




Primeiro, o mais importante

  • A mini moto é uma versão reduzida de uma motocicleta de adultos. E existem três tipos: a de brinquedo, a de asfalto e a de trilhas.
  • Para escolher a ideal, é preciso levar em conta a faixa etária e o tamanho da criança em conjunto com a altura do assento e o tamanho dos pneus.
  • Também é importante verificar a forma de funcionamento da mini moto, a potência e a velocidade máxima atingida, sem esquecer dos acessórios e equipamentos de segurança.

Melhores mini motos: nossas recomendações

Em meio a tantas opções, é normal ficar confuso na hora de comprar um presente tão especial quanto esse para uma criança. Por isso, nós reunimos para você os melhores modelos de mini moto para os mais diversos gostos e bolsos. Confira:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a mini moto

Comprar um veículo para crianças sempre gera algumas dúvidas. Pensando nisso, nós criamos um guia com as principais questões que irão ajudá-lo a escolher o modelo mais seguro e eficiente de acordo com o objetivo.

Menino pilotando mini moto.

A mini moto é ideal para inserir os pequenos no mundo do motociclismo. (Fonte: Chikilino/ Pixabay)

Quais são as características de uma mini moto?

Uma min imoto é um veículo motorizado de duas rodas feito especialmente para crianças. O que a diferencia de uma motocicleta de adulto, além do tamanho, é a potência e a velocidade que ela é capaz de atingir.

Hoje o mercado oferece opções de moto infantil que vão desde as mais básicas até as profissionais. Por isso, as especificações que caracterizam uma mini moto podem variar bastante. De todo modo, em comum, as melhores mini motos costumam ter:

  • Baixa altura das rodas;
  • Cilindrada enre 50cc e 100cc;
  • Rodas de liga;
  • Câmbio de até 5 velocidades;
  • Freio ABS nas duas rodas;
  • Suspensão dianteira invertida.

Quem pode pilotar uma mini moto?

Uma mini moto pode ser uma ótima opção para que crianças entre 3 e 14 anos possam se divertir em casa, em uma trilha, em competições ou até mesmo para entrar no universo do motociclismo.

No entanto, para crianças menores de 5 anos, as mini motos costumam ser mais parecidas com brinquedos, com duas ou três rodas.

Esses veículos possuem motores elétricos, que rodam em baixíssima velocidade, não ultrapassando os 3 km/h, e podem contar com marcha para dar ré, luzes e som.

Criança sobre mini moto

É importante comprar uma mini moto indicada para a idade da criança. (Fonte: hjburatynski / Pixabay)

Para as crianças que têm entre 5 e 8 anos, já existem mini motos cujo motor é movido a combustível. Nesse caso, elas são capazes de desenvolver velocidades mais altas e tem estrutura e componentes como os de uma moto de adulto.

Já para a faixa etária entre 8 e 14 anos, as mini motos são ainda mais potentes e tecnológicas e costumam indicadas para as crianças que desejam entrar em circuitos de competições.

Mas, além da idade, também é importante levar em conta a experiência da criança na pilotagem de motos. Para você ter uma visão mais ampla da indicação de cada tipo de mini moto, veja a o quadro que criamos a seguir:

Idade Melhor mini moto
Iniciantes 5 a 11 anos Com baixa velocidade, menor cilindrada, de cerca de 50cc, e rodas de até 12/10 polegadas
Intermediário e avançado entre 11 e 14 anos Modelos com mais potência, freios a disco, quadro de molibdênio e suspensões, motor de quatro tempos e transmissão com quatro marchas

Em qual terreno a mini moto pode ser usada?

Existem dois tipos de mini motos que se diferenciam pela indicação de uso: a mini moto de asfalto e a de trilha.

Essa diferenciação é visível no tipo de pneu que cada moto possui. Afinal, dependendo do pneu, a mini moto poderá rodar com segurança no asfalto ou off-road, como no caso de trilhas e competições de mini cross.

As mini motos estilo cross são perfeitas para crianças que desejam maior potência. Essas motos também se diferenciam porque possuem suspensão para oferecer conforto e segurança em curvas e em saltos.

Além disso, a suspensão ajuda a manter o contato dos pneus com o solo por mais tempo, especialmente em terrenos irregulares das trilhas.

Criança com capacete no motocross.

Existem modelos de mini motos específicas para competição off-road. (Fonte: NickWilliamson601/ Pixabay)

A mini moto off-road também tem um motoe que costuma ser de quatro tempos, refrigerado e pode ter até 100 cilindradas. Os freios são a disco e a potência máxima atingida é de cerca de 80 km por hora.

Por conta dessas características, esse tipo de moto infantil exige treino e habilidade da criança. Já a mini moto de asfalto não tem tantos componentes como a anterior, como o sistema de suspensão por exemplo.

Ela também é encontrada com potência e velocidades mais baixas e moderadas. Por isso, esse tipo de moto para criança é ideal para os que ainda estão aprendendo a pilotar.

Quais os cuidados deve-se ter com a mini moto?

Além de escolher a mini moto ideal de acordo com objetivo de uso e a idade da criança, você não pode deixar de adquirir os equipamentos de segurança, que são obrigatórios. São eles que irão garantir a segurança da criança ao pilotar a máquina.

Os principais acessórios são: capacetes, luvas, botas, cotoveleiras, calças e óculos. Mas além disso, vale saber que alguns modelos de mini moto também oferecem recursos que aumentam a segurança dos pequenos ao pilotar.

A criança deve pilotar a mini moto em local fechado, seguro, longe de pedestres e de carros, e sob a supervisão de um adulto.

A trava de segurança, por exemplo, é um item indispensável em mini motos elétricas para evitar colisões.

Nas motos motorizadas para crianças maiores, existe o freio como nas motocicletas para adultos e é necessário a criança ter mais habilidade para pilotar.

Além disso, para garantir a integridade física, a criança deve pilotar a mini moto em local fechado, seguro, longe de pedestres e de carros, e sob a supervisão de um adulto. Isso vale também para evitar acidentes com terceiros.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os tipos de mini moto

Dimensões e capacidade

Comece analisando o tamanho da mini moto em comparação à altura da criança. Você vai encotnrar modelos com diferentes alturas do assento e de tamanhos de pneu.

De modo geral, o assento das mini motos deve variar entre 40 cm e 90 cm de altura. Já o tamamho do pneu de uma motocicleta infantil costuma ficar entre o aro 6 e o aro 17.

Além disso, observe a capacidade máxima que a mini moto suporta em termos de peso. Nesse quesito, você vai encontrar opções que comportam crianças que pesam entre 36 Kg e 95 kg.

Potência

Quanto maior a potência da mini moto, mais experiência e mais velha deve ser a criança que irá pilotá-la.

Para resumir, é possível dizer que as motos infantis elétricas e baixa potência são  indicadas para crinaças que têm entre 3 e 5 anos. Já as mini motos com motor e potência maior podem ser pilotadas por crianças acima dos 5 anos.

Velocidade

Outro ponto que você deve considerar na hora de comprar a mino moto é a velocidade máxima que ela consegue alcançar. Dessa forma, o mercado já disponibiliza mini motos cuja velocidade máxima varia entre 45km/h e 80km/h. Lembrando que quanto maior for a velocidade, maior também será o risco de acidentes graves.

Elétrica ou a gasolina

Como vimos, as mini motos podem ser movidas à energia ou à combustível. Os modelos que funcionam com gasolina são mais potentes do que as elétricas.

Por conta disso, costumam ser as preferidas de quem compete e as usa profissionalmente. Se esse não é o seu caso, pode investir em um mini moto elétrica, que tem a vantagem de ser bem mais prática.

Resumo

A mini moto é uma motocicleta para crianças. Para comprar o melhor modelo, você deve levar em conta a idade da criança e a experiência dela pilotando. Para os muito pequenos, o melhor é a moto de brinquedo.

A partir dos cinco anos, já dá para apostar nas mini motos elétricas ou nas que funcionam com combustível. De todo modo, não deixe de comprar também os acessórios de segurança.

(Fonte da imagem destacada: Виктория Бычкова/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas