Mochila impermeável com bota, garrafa d’água e toalha ao lado com paisagem ao fundo.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um item essencial seja no dia a dia de quem ama viagens: a mochila impermeável.

Prática e versátil, a mochila impermeável protege os objetos de valor que você precisar levar para o trabalho, passeio ou viagem. Mas como existem tantos modelos diferentes, você pode ficar confuso na hora de escolher.

Por isso, vamos explicar neste artigo tudo o que você precisa saber para garantir que irá comprar uma mochila realmente impermeável, funcional e duradoura.




Primeiro, o mais importante

  • A mochila impermeável ​​protege suas roupas e objetos de valor de forma confiável contra chuva, água salgada, areia e poeira. Isso é garantido por um revestimento especial de plástico termoplástico.
  • A seleção é grande: você encontrará mochilas grandes, médias e pequenas para o dia a dia, passeios e viagens.
  • Neste artigo, vamos mostrar o que você deve levar em contar antes de adquirir a mochila impermeável.

Você também pode gostar:

Melhores mochilas impermeáveis: Nossas favoritas

Quem procura por uma mochila impermeável quer a garantia de proteção contra a chuva, além de estilo e conforto. Sabendo disso, os fabricantes investem em tecnologia e designers funcionais. Vamos apresentar alguns dos melhores modelos de mochila impermeável, de diferentes tamanhos, disponíveis no mercado.

O modelo ideal para quem precisa de muitos compartimentos

A Denlex DI-0016 é uma mochila feita em 100% PVC e, por isso, é super-resistente à água. Além disso, possui alça superior e de mão acolchoadas.

Esse modelo também conta com oito compartimentos externos, seis divisórias internas e espaço para acomodar notebook de até 16 polegadas.

Mochila impermeável para quem quer mais espaço

A Yins é uma mochila impermeável confeccionada em nylon e poliéster, com alças e costas acolchoadas. Esse modelo tem capacidade de 60 litros.

Além disso, a Yins possui amplo compartimento principal, dois bolsos laterais grandes, dois frontais, cintas de compressão e alça abdominal.

Mochila de PVS com costuras soldadas

No products found.

A Sak Gear da BackSack é uma mochila impermeável com capacidade de 35 litros, fabricada em PVC, com costuras soldadas e alças ajustáveis ​​acolchoadas.

Além disso, possui bolso exterior e interior, compartimento para garrafas e patch reflexivo para maior visibilidade no escuro. Essa opção é vendida pela Amazon Americana.

Guia de Compra

Pode parecer simples comprar a mochila impermeável. Mas, como existem muito modelos com tecnologias diferentes, nem todas são realmente eficazes ou apropriadas para o seu objetivo.

Por isso, criamos este Guia de Compra para lhe mostrar como identificar a melhor e mais eficiente mochila impermeável de acordo com as suas necessidades.

Mulher na rua com capa de chuva e mochila.

A mochila impermeável é eficaz na proteção contra a água e confortável de usar.
(Fonte: Ion Sirbu / Unsplash)

O que é uma mochila impermeável?

Quem nunca passou pela situação de estar de bicicleta, caminhando na rua ou pilotando uma moto e acabou encharcado por conta de uma chuva repentina? E o pior ficou com seus pertences dentro da mochila também molhados.

Para proteger o corpo, a capa de chuva ou guarda-chuva podem dar conta do recado. Mas, como proteger os seus pertences?

É aí que entra a mochila impermeável. Fabricada com tecidos que tem tecnologias que impedem a penetração da água, essa mochila é o acessório ideal para as mais diversas situações.

Antigamente, o mais comum era encontrar apenas as mochilas impermeáveis em formatos grandes, utilizadas em viagens longas. Mas, hoje em dia, isso mudou.

Homem com guarda-chuva e mochila na rua.

A mochila impermeável é ideal para proteger os seus pertences da chuva. (Fonte: mike_shots / Pixabay)

Devido à grande demanda, os fabricantes investem cada vez mais em mochilas de variados tamanhos e funções.

Não à toa, a grande maioria das mochilas de tamanho padrão, especialmente para carregar o notebook, são atualmente feitas com material impermeável.

foco

Você sabia que a proteção contra a água é garantida por um revestimento especial, em geral feito com plástico termoplástico, que varia de acordo com a marca fabricante.

Com essa evolução, hoje é possível encontrar modelos de cores e estilo diversos para agradar a todos os estilos e necessidades.

Mas, com tantos modelos disponíveis no mercado, é comum encontrar mochilas que, apesar de serem vendidas como impermeáveis, não são realmente eficazes.

Qual a diferença entre mochila impermeável e resistente à água?

A grande diferença entre esses dois tipos de mochilas é a tecnologia aplicada no tecido e o nível de proteção que cada uma delas proporciona.

Assim, a mochila resistente à água evita apenas que a água se acumule na superfície, empapando o tecido.

Mas se a chuva for forte e intensa o tecido da mochila absorverá a água.

Por outro lado, o tecido realmente impermeável é capaz de conter uma grande quantidade de água sem deixar que a água entre na parte interna.

Pessoa de capa de chuva e mochila.

A mochila impermeável tem um nível de proteção maior.
(Fonte: Pexels / Pixabay)

Ainda assim, os especialistas alertam que é muito difícil encontrar um material 100% impermeável.

Isso porque, as costuras e os zíperes da mochila são, em geral, pontos de entrada de água.

Dessa forma, é sempre recomendável que você cubra a sua mochila com uma capa protetora e, em casos extremos, proteja os objetos com sacolas de plástico.

Confira as principais diferenças entre a mochila impermeável e a resistente à água:

Mochila impermeável Mochila resistente à água
Chuva leve ou moderada Evita que a água penetre Evita que a água se acumule na superfície
Chuva intensa Resiste Não resiste

Como preservar a mochila impermeável?

Se você quer conservar a sua mochila impermeável por mais tempo é preciso que você mantenha a superfície externa e interna sempre limpa. Um pano úmido é o ideal para essa conservação.

Mas, além disso, certifique-se de que a mochila esteja livre de substâncias oleosas, químicas, como maquiagem, repelentes e hidratantes. Evite também alvejantes, amaciantes e exposição longa no sol.

O fato é que esses resíduos podem provocar um desgaste prematuro da mochila e minimizar a capacidade impermeável do tecido.

Quais as vantagens da mochila impermeável?

A maior vantagem da mochila impermeável é que ela impede a água de entrar dentro da mochila.

Com isso, é prático levar seus pertences a qualquer lugar sem se preocupar com chuvas.

Outra vantagem é a versatilidade desse produto. Hoje você encontra mochilas pequenas, médias e grandes tanto para o dia a dia de trabalho, academia de ginástica e passeios, quanto para longas viagens.

Além disso, a mochila impermeável também é prática já que possui vários compartimentos para você guardar seus pertences de forma organizada.

View this post on Instagram

#andandonachuva

A post shared by Vladilene Monteiro (@vladilene) on

Sem contar que é um acessório confortável, geralmente com alças acolchoadas, ideal para usar quando você se desloca a pé, bike ou moto.

Mas como em todos os produtos, a mochila impermeável também tem desvantagens.

A principal é que, em geral, os modelos mais eficazes na proteção contra a chuva são os mais caros.

E, por isso mesmo, nem todas as mochilas anunciadas como impermeáveis o são de fato.

A seguir, confira as principais vantagens e desvantagens da mochila impermeável.

Vantagens
  • Protege contra chuva
  • Prática
  • Confortável
  • Versátil
Desvantagens
  • Modelos eficientes são caros
  • Nem todas são de fato impermeáveis

Quanto custa e onde comprar uma mochila impermeável?

O preço da mochila impermeável varia dependendo do material de fabricação, do tamanho e do modelo. Em geral, a mochila custa entre R$30 e R$1 mil.

Você não precisa comprar a mais cara de todas. Mas, vale lembrar, que as muito barata provavelmente não serão realmente impermeáveis.

É possível comprar a mochila impermeável em lojas de esporte e aventuras, de departamento e em hipermercados como Lojas Americanas e Extra.

Nós recomendamos que você realize sua compra em lojas online como a Amazon, porque além de encontrar mais modelos você ainda adquire a sua mochila do conforto de casa.

Critérios de Compra: O que considerar ao escolher a mochila impermeável

São muitos os fatores que diferenciam uma mochila impermeável de outra. E são eles que vão determinar qual a mochila ideal para você.

Por isso, listamos abaixo os principais fatores que você deve observar antes de comprar a mochila impermeável.

  • Revestimento
  • Tamanho
  • Peso
  • Alças
  • Compartimentos

A seguir, vamos detalhar esses fatores para que você possa tomar a melhor decisão ao comprar a sua mochila impermeável.

Revestimento

O primeiro fator que você deve considerar antes de comprar a mochila impermeável é o material de revestimento, tanto interno quanto externo.

Em geral, você vai encontrar opções variadas que possuem diferentes graus de proteção contra a água.

Mas, em geral, você terá opções de mochilas feitas de nylon, poliéster e couro, que devem ter tecnologias que garantam a impermeabilidade.

Existem vários tipos de tecnologias como, por exemplo, Gore-tex, Novadry, Sympatex, Respiratex, TPU e PVC e etc.

Mochila aberta com revestimento impermeabilizante.

Tanto o revestimento interno quanto externo devem ter tecnologias que protejam da chuva.
(Fonte: serezniy / 123rf)

Alguns materiais em couro são impermeáveis, mas o couro molhado deve ser enxugado rapidamente para não estragar o revestimento.

Para bolsas pequenas usadas no dia a dia, o mais comum é encontrar o revestimento de PVC.

Já se você procura mochilas mais robustas, para viagens longas, o TPU os tecidos com tecnologia Tex são mais encontrados.

Tamanho

Outro fator importante que você deve observar é o tamanho da mochila impermeável.

Essa escolha vai depender do seu objetivo de uso, da situação e da quantidade de pertences você precisa levar.

Em geral, as fabricantes exibem o tamanho da mochila impermeável considerando a capacidade de preenchimento em litros.

Porém, para algumas mochilas pequenas e médias nem sempre o tamanho é especificado.

Confira a seguir, as recomendações básicas de acordo com o tamanho da mochila:

  • Para uso diário: opte por mochilas que comportem entre 10 e 35 litros.
  • Para caminhadas longas: procure por mochilas de 40 a 60 litros.
  • Para viagens: escolha mochilas acima de 70 litros.

Além de considerar o que você vai levar dentro da mochila impermeável, você precisar ter certeza de que vai conseguir carregar a mochila.

Se a sua ideia é ter uma mochila impermeável para fazer trilhas, por exemplo, e considerando que você esteja preparado fisicamente, lembre-se de que deverá carregar, no máximo, 1/3 de seu peso.

Peso

E é a partir do tamanho da mochila impermeável que surge outro fator que você deve considerar: o peso da mochila vazia.

E não se engane, existem mochilas impermeáveis pequenas que podem ser muito pesadas.

Por isso, nós recomendamos que você sempre opte por um modelo que seja leve, prático e fácil de usar.

Pessoa com capa de chuva e mochila.

A mochila impermeável deve ser leve e confortável. (Fonte: Alaric Hartsock / Unplash)

Os especialistas recomendam que você opte por uma mochila impermeável que, vazia, pese menos do que meio quilo.

Isso porque, ao carregar muito peso você pode ter dores e desconforto, nos ombros e costas.

Alças

Opte por alças largas, acolchoadas e que possam ser ajustáveis.

Para ajudar ainda mais no conforto é fundamental que você opte por uma mochila com alças apropriadas. Opte por alças largas, acolchoadas e que possam ser ajustáveis.

O fato é que as alças erradas podem trazer prejuízos para a sua saúde física e sua postura. Por exemplo, alças estreitas demais causam compressão nos ombros, deixando a musculatura tensa e causando dores pelo corpo.

Compartimentos

Outro fator importante que você deve observar é a quantidade de compartimentos da sua mochila impermeável.

Os modelos mais modernos oferecem bolsos externos e internos de diferentes tamanhos para ajudar na organização dos seus pertences.

Em geral, você vai encontrar opções que variam de dois a oito compartimentos, que incluem espaço apropriado para notebook. Nesse caso, se certifique de que o seu notebook cabe na mochila.

(Fonte da imagem destacada: Marko Kujavic / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.