Foto de um rapaz de costas fotografando algo. Ele veste roupas de frio e carrega nas costas uma mochila para fotógrafo preta.
Ultima atualização: 10 de junho de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

76Comentários coletados

Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! Se você trabalha com fotografia e busca melhorar sua rotina durante os cliques fora do estúdio, veio ao lugar certo, pois hoje vamos falar sobre a mochila para fotógrafo.

Transportar câmeras, lentes, baterias e cartões de memória pode ser um pouco trabalhoso, certo? E por isso a mochila para fotógrafo é uma excelente facilitadora: Ela te permite carregar suas ferramentas de trabalho de forma compacta, organizada e fácil.

Caso você esteja em busca da mochila ideal, mas ainda não sabe qual modelo comprar, o nosso guia será de grande ajuda.

Abaixo iremos conversar sobre as vantagens deste produto, além de te apontar quais são os melhores do mercado e discutir sobre preços e locais de compra.




Primeiro, o mais importante

  • As mochilas para fotógrafo são essenciais para profissionais e amadores que possuem o hábito de fotografar fora do estúdio. Elas garantem fácil transporte e segurança a seus equipamentos.
  • Trata-se de uma mochila com aspecto comum, mas com diversos compartimentos especiais e estrutura reforçada.
  • O ideal é que você prefira por um modelo à prova d’água, ou que ao menos acompanhe capa de chuva.

Você também pode gostar:

Melhores mochilas para fotógrafos: Nossas recomendações

A marca mais indicada para os fotógrafos

Se você já possui alguma vivência no meio fotográfico sabe que a Lowepro é um das marcas mais indicadas quando o assunto é mochila para fotógrafo. As opções da marca são referência em qualidade e durabilidade, assim como este modelo que lidera nossa lista.

Apesar do preço bem alto, trata-se de um produto 100% profissional, super seguro, que vale o investimento especialmente para fotógrafos aventureiros, que gostam de clicar na natureza e longe do estúdio.

Ela comporta o transporte de uma Pro DSLR com zoom grande, segundo corpo e até três lentes. Tem espaço também para cabos, baterias, gopros, acessórios pessoais e de alpinismo, e ainda é à prova d’água.

Mochila com excelente custo-benefício

Com um preço justo, esta mochila é famosa entre os fotógrafos por ser perfeita para o transporte de equipamentos. Espaçosa, prática, segura e muito resistente, ela se destaca pela forma que os compartimentos são organizados.

Nesta mochila é possível transportar uma SLR com lente acoplada, um DJI Mavic Pro (ou drones não muito grandes) e vários acessórios extras.

Ela possui sistema de rede suspensa que mantém sua câmera pendurada acima da base do case, garantindo ainda mais proteção, além de ser à prova d’água.

Uma opção mais em conta

Quem busca uma opção mais em conta pode se surpreender com a qualidade desta mochila para fotografia. Ela foi especialmente concebida para o fotógrafo em movimento que precisa ter acesso rápido a seu equipamento.

Ela comporta uma câmera SLR com duas ou três lentes, além de acessórios extras como baterias, flashes, cabos e pilhas. Além disso é repleta de divisórias com velcros removíveis, onde você pode guardar seus objetos pessoais.

Guia de compra

Equipamento fotográficos são caros e requerem muitos cuidados, por isso, é importante que você possua o acessório correto para transportá-los em segurança.

A mochila para fotografo é ao mesmo tempo compacta e espaçosa, além de ser confortável e fácil de transportar.

Foto de um homem de casaco de frio vermelho, touca preta e mochila para fotografia, em meio a uma mata, fotografando o horizonte. Ao fundo, o que parece ser um lago ou um rio.

A mochila para fotografia permite ao fotógrafo a liberdade de fotografar em todo lugar. (Fonte: Sam Forson/ Pexels)

O que é e quais os diferenciais da mochila para fotógrafo?

Assim como profissionais de outras áreas, o fotógrafo possui equipamentos extremamente necessários para a realização do seu trabalho, como a câmera, o tripé, as lentes, os flashes e outros acessórios.

Quando vai fotografar fora do estúdio, precisa carregar todos esses equipamentos de forma organizada e segura, e é aí que entra a mochila para fotógrafo.

Este produto nada mais é do que uma mochila bastante reforçada, geralmente a prova d’água, que possui diversos compartimentos para transporte de materiais fotográficos.

Por fora, se assemelha com uma mochila padrão, porém, o diferencial está em seu interior, que possui divisórias e espaços específicos para cada tipo de peça.

Quais as vantagens da mochila para fotógrafo?

O que não falta à mochila para fotógrafo é benefício. Além de ser uma forma prática e rápida de realizar o transporte dos equipamentos, ela ainda é segura, uma vez que os mantém protegidos dos olhares atentos de terceiros, sempre junto ao seu corpo.

Vale ressaltar também que elas são ótimas no quesito organização, pois os equipamentos e acessórios ficam todos separados por divisórias, que impedem que os cabos embolem e as peças pequenas se percam.

Com relação ao material, a mochila para fotografia costuma ser fabricada com materiais firmes e resistentes, que aguentam bastante peso e sejam resistentes a água e sol.

Algumas delas, inclusive, são especialmente idealizadas para fotografia de aventura, e possuem detalhes especiais para quem gosta de subir montanhas ou acampar para clicar.

Dentre os pontos negativos que devem ser considerados, o principal deles é o preço, uma vez que as mochilas para fotógrafos são acessórios profissionais, e por isso tendem a ser bem caras.

Fora isso, é bom citar que algumas marcas não prezam tanto pela qualidade do material, deixando a desejar no quesito resistência.

Vantagens
  • Garante a segurança dos equipamentos
  • Facilidade no transporte
  • Boa organização
  • Normalmente é feita de material firme e resistente
Desvantagens
  • Preços altos
  • Nem todas são feitas de material de boa qualidade
  • Nem todas são à prova d’água

Mochila para as costas ou bolsa transversal?

A mochila nos padrões tradicionais, idealizadas com duas alças para ser carregada nas costas, não é a única saída no transporte de equipamentos fotográficos.

Existem também as bolsas transversais, de uma alça só. Elas cumprem com a mesma função e também podem ser boas ideias para carregar seus equipamentos por aí.

O fator principal que difere os dois produtos é o tamanho. Ao contrário da espaçosa e cheia de compartimentos mochila de costas, que te permite até mesmo carregar um tripé, a bolsa transversal é menor e costuma caber somente uma câmera com uma lente pequena e poucos acessórios.

Este tipo de bolsa, na verdade, é uma boa ideia para fotógrafos amadores, que pretendem economizar um pouco esse acessório, e que possuem o ato como um hobbie e não como uma profissão.

No caso dos profissionais, a mochila de costas é bem mais recomendada, uma vez que é o combo completo e mais prático em uma rotina agitada de ensaios fotográficos.

Mochila para costas Bolsa transversal
Tamanho Grande Pequena
O que cabe Uma câmera com duas ou três lentes grandes, inúmeros acessórios e por vezes notebook e tripé Uma câmera com uma lente pequena e poucos acessórios
Indicação Fotógrafos profissionais Fotógrafos amadores
Preço Alto Médio

Quanto custa uma mochila para fotógrafos?

Infelizmente o custo de uma mochila para fotografia não é dos mais baixos, pois se trata de um produto super especializado e de cunho profissional.

Apesar das variações entre marcas e modelos, o custo médio de uma boa mochila para transportar equipamentos fotográficos fica entre R$300 e R$1500. 

Obviamente, existem opções mais caras, assim como existem modelos mais baratos, porém tudo irá variar de que quão completo você precisa que seu produto seja.

Onde comprar mochilas para fotógrafos?

Encontrar mochilas para fotógrafos não é uma tarefa tão fácil assim. Os melhores locais para sua compra são em lojas especializadas nesse nicho, onde você encontrará atendentes realmente entendidos do assunto.

Fora isso, também há a opção da compra de produtos semi-novos, em sites como Mercado Livre e OLX. Nesse caso, a recomendação é que verifique as avaliações do vendedor antes de efetuar a compra, e também o estado da câmera.

Obviamente, os e-commerces também são boas opções de compra, especialmente pela variedade de modelos e melhores ofertas. Sites como Amazon, Americanas, e Submarino são locais em que pode encontrar o que deseja.

Foto de uma mulher sentadas em pedras, fotografando algo, e trajando roupa preta e confortável, com uma mochila nas costas.

Apesar de não ser tão barata, uma boa mochila para fotógrafo é essencial para profissionais da área. (Fonte: HONGQI ZHANG/ 123rf.com)

Critérios da compra: como comparar as mochilas para fotógrafo

Agora que você já está pode dentro de todas as vantagens de uma mochila para fotógrafo, vamos te ajudar com alguns apontamentos sobre quais detalhes são importante e devem ser considerados na hora da sua compra:

Abaixo, iremos explicar cada um deles para que você consiga fazer uma escolha que esteja de acordo com o que você espera:

Compartimentos

Quanto mais compartimentos úteis a sua mochila possuir, melhor. Antes da compra, analise bem se ela possui os espaços que você precisa para carregar seus itens, e caso você goste de fotografar com tripé, dê preferencia para modelos que tenham compartimento correto para transportá-lo.

Material

É provável que você carregue itens um pouco pesados dentro de sua mochila para fotografia, por isso, é importante que ela seja feita de material resistente.

Observe se o tecido é firme e se as costuras são bem acabadas. Prefira modelos que possuam alças acolchoadas com lycra, ou outro material confortável, para que você não sinta incomodo durante longas caminhadas.

Se for possível, dê preferencia também à mochilas fabricadas em materiais à prova d’água, ou que ao menos acompanhem uma capa protetora para situações de chuva.

Tamanho

O tamanho da sua mochila irá depender da sua necessidade. Caso você costume fotografar fora do estúdio usando muitos acessórios, compre um modelo maior e mais espaçoso.

Porém, se a situação é a contrária, prefira mochilas menores e mais compactas, pois essas também acabam sendo mais baratas e menos pesadas.

Logo da marca

Pode parecer besteira, mas aqui está um fator bastante importante. Evite mochilas com o logo de grandes marcas como Canon e Nikon, pois isso denuncia o que você está carregando e atrai a atenção de criminosos.

A ideia é que você prefira os modelos com aspecto comum, que camuflam seus bens e te coloquem fora de risco.

(Fonte da imagem destacada: David Besh/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.