estudante sentada com a mochila para notebook ao lado
Ultima atualização: 11 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

25Horas investidas

6Estudos avaliados

70Comentários coletados

A chegada dos computadores portáteis trouxe mais liberdade e autonomia para trabalhar e estudar de qualquer lugar onde você estiver. Para garantir a segurança do seu equipamento a cada trajeto, no entanto, é importante contar com uma mochila para notebook de qualidade.

Por isso, preparamos um artigo que vai mostrar as principais características de uma boa mochila, as vantagens no uso e como escolher o modelo ideal para a sua rotina. Ficou interessado? Então, vem com a gente!




O mais importante

  • A mochila para notebook ideal é aquela que comporta o dispositivo de forma adequada, protegendo-o contra riscos de impactos, quedas e furtos.
  • Além de ter o tamanho ideal para carregar o seu computador, o ideal é contar com uma mochila para notebook que tenha compartimentos para outros pertences pessoais.
  • Em algumas situações, a pasta executiva pode ser mais apropriada do que uma mochila para notebook por passar uma imagem mais profissional, especialmente em reuniões de negócios.

Mochilas para notebook: nossa recomendação dos melhores produtos

Comprar mochila nunca foi uma tarefa fácil, desde os tempos de escola, não é mesmo? Pensando nisso, fizemos uma seleção com as mais vendidas e bem avaliadas da Amazon. Veja o que encontramos.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a mochila para notebook

Encontrar a melhor mochila para notebook é fundamental para manter seu computador funcionando perfeitamente mesmo após longos trajetos. Se você tem dúvidas sobre este acessório e seus benefícios, vamos esclarecer todas elas a partir de agora.

mulher guardando computador em mochila para notebook

A mochila para notebook ideal é aquela que comporta o dispositivo de forma adequada, protegendo-o contra riscos de impactos, quedas e furtos. (Fonte: Jacek Sopotnicki/ 123rf.com)

O que é uma mochila para notebook?

A mochila para notebook nada mais é do que uma bolsa com alças para carregar nas costas, tal como uma mochila convencional. Entretanto, diferente destas, os modelos desenvolvidos para carregar o computador costumam ser mais reforçados.

Além disso, esse tipo de mochila tem um compartimento acolchoado e devidamente protegido onde deve ser colocado e preso o notebook, para evitar impactos durante o transporte.

Quais os tipos de mochila para notebook?

Ainda que todas cumpram a mesma função, é possível encontrar algumas diferenças entre os modelos de mochila para notebook. Com isso, podemos segmentar este acessório em alguns tipos distintos:

  • Mochila feminina: menor e mais estreita, ela tem design que se adapta ao corpo da mulher. Além disso, costuma ser desenvolvida em material mais delicado e contar com mais compartimentos internos;
  • Mochila masculina: desenvolvida para o corpo masculina, costuma ter alças mais largas e material mais rústico. Pode ou não ter diversos compartimentos internos;
  • Mochila executiva: com design mais sóbrio, costuma ser mais compacta já que tem como foco apenas o transporte do computador e documentos.

Quais as vantagens da mochila para notebook?

Muitas pessoas utilizam o laptop apenas em casa e podem não sentir a necessidade de uma mochila para notebook no dia a dia. No entanto, uma curta viagem já pode deixar claro como ela é importante.

Para mostrar as vantagens e desvantagens da mochila para notebook, preparamos um quadro descritivo, que você confere logo abaixo:

Vantagens
  • Protege o equipamento
  • Facilita o transporte de outros itens, além do computador
  • É resistente e ergonômica
  • Há uma infinidade de modelos, a preços acessíveis
Desvantagens
  • Precisa ser adequada ao tamanho do notebook
  • Pode causar dores nas costas se exceder o peso ideal
  • As mais resistentes e ergonômicas costumam ser bem mais caras

Em qual material pode ser feita a mochila para notebook?

Assim como ocorre com uma carteira ou qualquer mala de viagem, a mochila para notebook pode ser confeccionada nos mais diversos materiais. Os mais comuns, no entanto, são o couro e a lona. Cada um deles, tem prós e contras, como descreveremos abaixo:

  • Couro: resistente e fácil de limpar. Porém, é mais sensível ao clima, podendo trincar em locais mais secos e mofar em épocas úmidas;
  • Lona: lavável, ela tem conservação mais simples. No entanto, pode não ser tão resistente quanto o couro, rasgando ou esgarçando com mais facilidade.

mulher com uma pasta executiva em substituição à mochila para notebook

Em algumas situações, a pasta executiva pode ser mais apropriada do que uma mochila para notebook. (Fonte: Dmitrii Shironosov/ 123rf.com)

É melhor uma mochila ou uma pasta para carregar o notebook?

Escolher entre uma mochila para notebook ou uma pasta executiva é uma decisão muito particular. Isso vai depender, especialmente, do tipo de transporte que você usa e dos locais por onde passa no dia a dia.

Se você vai para a faculdade levando o computador e/ou utiliza o transporte público, a mochila traz mais versatilidade e conforto. Mas, para quem vai se deslocar do trabalho para reuniões corporativas e, ainda, utiliza veículo particular, a pasta pode transmitir uma imagem mais profissional.

Como é a mochila para notebook antifurto?

Muitas empresas têm trabalhado no desenvolvimento de mochilas que garantam mais segurança para quem as utiliza. Especialmente quando se transporta um item de valor, como o notebook, este é um cuidado essencial.

A grande parte das mochilas denominadas como “antifurto” são projetadas com sistemas de zíper oculto e travas de segurança com senha ou biometria. Ainda há os modelos com revestimento triplo e tratamento anticorte, que impede o acesso ao interior da bolsa, mesmo que ela seja cortada.

Como organizar a mochila para manter o notebook em segurança?

O objetivo principal de uma mochila para notebook é transportar esse equipamento em segurança. Assim, é fundamental que ela seja utilizada de acordo com a orientação do fabricante para garantir que o computador esteja sempre protegido.

De maneira geral, podemos destacar alguns cuidados básicos para estar com o notebook longe de danos e impactos:

  • Transporte o laptop sempre no compartimento destinado a ele;
  • Use uma capa para notebook. Ela reforça a segurança;
  • Não transporte líquidos dentro da mochila;
  • Respeite a capacidade — em peso e em espaço — determinada pelo fabricante;
  • Fique atento ao fechamento correto dos zíperes e às condições das alças.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher um decanter

A esta altura da leitura, você já deve ter decidido se a mochila para notebook é a escolha certa para a sua rotina. Agora, é hora de entender alguns critérios que ajudam a nortear a decisão pelo modelo correto. Veja só.

Uso

Ter em mente para que finalidade você precisa de uma mochila para notebook ajuda a entender melhor qual o formato, o material e o modelo ideal, como já comentamos anteriormente.

Então, nossa dica é que, antes de comprar, você procure se lembrar de todas as situações em que uma mochila como esta fez falta. Assim, fica mais claro qual o tipo mais adequado às suas necessidades.

mochila para notebook com vários itens pessoais

O ideal é contar com uma mochila para notebook que tenha compartimentos para outros pertences pessoais. (Fonte: Marvin Tolentino/ 123rf.com)

Tamanho do notebook

De acordo com o tamanho do seu notebook, uma mochila pode ser mais ou menos indicada. A maioria dos fabricantes usa as dimensões da tela como medida, o que facilita muito na hora de escolher.

No entanto, se essa informação não estiver clara, você pode usar os seguintes números como base para sua compra:

Polegadas da tela Volume da mochila
Pequena 13 a 14” Entre 20 e 40 litros
Média 15 e 16” 45 a 60 litros
Grande Acima de 17” Mais de 60 litros

Material e resistência

O material com que a sua mochila para notebook é confeccionada determina, em grande medida, a resistência e o conforto que ela vai proporcionar. Por isso, não deixe de dar atenção a este detalhe quando for escolher um modelo para comprar.

Se estiver em dúvidas a este respeito, volte à seção anterior, no tópico em que descrevemos algumas vantagens e desvantagens dos dois principais materiais: o couro e a lona.

Compartimentos e funcionalidades

Se você vai usar a sua mochila para notebook no dia a dia, pode ser interessante contar com mais compartimentos internos. Assim, você poderá carregar todos os seus pertences em um único lugar.

Os modelos mais modernos possuem compartimento exclusivo para carregador de dispositivos móveis, com hub externo, para que você nem precise abrir a mochila para carregar seu smartphone, por exemplo.

Resumo

Se você quer — ou precisa — levar o seu laptop para todos os lugares e ainda não tem uma mochila para notebook, está colocando este equipamento em risco todos os dias, deixando-o sujeito a quedas, impactos e furtos.

Para que isso não seja mais um problema, trouxemos aqui informações sobre os tipos mais comuns e seguros de mochila, suas vantagens e cuidados no uso. Destacamos, ainda, os critérios essenciais para uma boa compra.

Se você gostou desse artigo, aproveite para compartilhar essa informação com amigos e familiares. E não deixe de conferir os modelos da nossa seleção. O seu preferido certamente estará lá! Um abraço, até a próxima.

(Fonte da imagem destacada: Andrea Piacquadio/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas