Homem com mochila preta nas costas na estação de metrô.

Sair de casa cedo e voltar apenas no fim do dia é a realidade de muitos brasileiros, seja para passar horas no trabalho, ou emendar nos estudos ou academia. A mochila tem se tornado a grande companheira para essa jornada.

Com ela, as pessoas podem levar tudo que precisam para enfrentar a rotina ao longo do dia. E ainda fazer viagens. Não interessa o motivo, há uma mochila certa para sua necessidade. E nós da ReviewBox Brasil queremos te ajudar nessa compra, seja bem-vindo.

Através desse guia completo vamos te apresentar vários tipos de mochila e o melhor modelo de cada uma delas. Fique conosco até o fim para aprender tudo sobre mochilas e garantir o modelo certo para suas necessidades.

Primeiro, o mais importante

  • A mochila combina praticidade e conforto para o dia a dia. Mulheres e homens estão trocando as tradicionais bolsas ou pastas por mochilas para a rotina semanal de trabalho.
  • Preservar a saúde da coluna é uma das vantagens em usar mochila. E para garantir que você escolha o modelo perfeito, leia atentamente os critérios de compra ao fim desse Guia.
  • Nesse ranking você encontra mochilas para todos os estilos e vai conhecer o melhor modelo de cada tipo.

Você também pode gostar:

As melhores mochilas: Nossas favoritas

Seja para homens ou mulheres, a mochila é um item indispensável no guarda roupa de qualquer pessoa. Pensando nisso, selecionamos as melhores mochilas – um de cada tipo – para você levar seus pertences. Confira o ranking abaixo:

Uma ótima opção antifurto

Essa mochila é uma das mais vendidas no site da Amazon. A solução perfeita para quem circula por lugares muito movimentados em grandes cidades, pega ônibus ou metrô e carrega itens de valor, como um notebook.

Ela tem um design simples, mas também muito moderno e seguro por conta do zíper antifurto, que dá uma tranquilidade e liberdade a mais para ir ao trabalho ou faculdade. Além disso, ela também é muito resistente ao desgaste e à água.

É uma mochila antiestática, isso significa que é fácil de limpar e não deforma. Possui mais de 10 compartimentos para organizar seus pertences. Tem capacidade para um notebook de até 15.6 polegadas e saída USB.

Review em Vídeo
Veja como ela é segura nesse vídeo:

Uma mochila de couro

As mochilas de couro legítimo costumam ser mais caras, mas se você procura um modelo elegante e de longa durabilidade, pode ser um ótimo investimento. Essa mochila unissex na cor café possui uma divisória acolchoada para notebook de até 13.3 polegadas.

Ela é compacta e discreta. Seu bolso frontal possui porta caneta, celular e espaço para cartão. As alças são reguláveis e acolchoadas e possui uma lapela para engate nas malas de viagem. Feita de couro legítimo italiano, ela tem um toque liso e macio. As também costas são acolchoadas e de material antitranspirante para garantir maior conforto.

A opção com rodinhas

Uma mochila com rodinha é uma facilidade para quem viaja bastante à negócios. Esse modelo unissex da Goldentec também pode ser levado nas costas, mas possui um bolso traseiro para guardar as alças da mochila quando usar as rodinhas.

Comporta notebook de até 15,6 polegadas e ainda tem uma divisória para tablet. É feita de nylon de alta resistência e os zíperes são personalizados em metal cromado. As rodinhas são emborrachadas. Tem dois bolsos frontais para documentos e acesso rápido de objetos que podem ser organizados em divisórias específicas, como celular, caneta e cartões.

Para quem gosta de aventuras

PROMOÇÃO

Esse modelo da Nautika é para os aventureiros, aqueles que procuram uma mochila para viajar, acampar ou fazer trilhas. Com capacidade de 60 litros, ela é feita de poliéster Oxford. Além de ampla, ela tem fitas laterais reguláveis para levar seus pertences também do lado fora da mochila.

Na parte da frente possui elásticos reguláveis para colocar casacos. E se não bastasse tudo isso do lado de fora, possui ainda mais 4 argolas para carregar mais pertences. A tampa dela possui ainda um bolso externo. Tem um bolso frontal e dois laterais.

Uma opção que combina com diferentes estilos

Agora se você busca um modelo mais casual, para o dia a dia e que combine com qualquer estilo ou situação, essa mochila da JanSport é o que você procura. Produzida de poliéster cordura e couro camurça, a marca é conhecida pela durabilidade e resistência.

Esse modelo possui divisória para notebook de até 15 polegadas e sua capacidade é de 31 litros. As alças são almofadas, possui um bolso frontal com divisórias e um bolso oculto. Um modelo que combina com qualquer estilo.

Guia de Compra

Existem mochilas para todos os estilos, necessidades e bolsos. Quando você decide por comprar uma mochila, as opções podem ser infinitas, já que se tornou um objeto indispensável nos dias de hoje, presente em qualquer guarda roupa.

Para que você saiba escolher o melhor modelo para você, fizemos um Guia de Compra com todas as informações importantes. Siga com a gente!

Jovem atravessando a rua com fone de ouvido e mochila nas costas.

A mochila masculina tem se mostrado uma grande aliada para ir ao trabalho. (Fonte: Stock snap / Pixabay)

Quais os tipos de mochila e quais são as vantagens de cada uma delas?

A mochila é uma grande companheira de qualquer pessoa, seja para ir ao trabalho, faculdade, academia ou viajar. Além de servir de transporte dos seus pertences ela compõe o look do usuário, reafirmando ainda mais seu estilo e personalidade.

Antigamente a mochila era sinônimo de algo robusto, hoje os modelos se adequam ao perfil de cada um.

Tem aquele que possui muitas mochilas diferentes, uma para cada ocasião. Muitas mulheres têm deixado as bolsas de lado e homens também estão trocando as pastas executivas por uma mochila.

Se antigamente mochila era sinônimo de algo robusto, hoje os diferentes modelos se adequam ao perfil de cada pessoa.

Existem mochilas mais casuais para o dia a dia, que dão um ar jovial para o usuário. Ou ainda aquelas mais executivas que possuem muitas divisórias e espaço para notebook. As de couro também são uma opção elegante e duradoura.

Mas se você é um esportista, aventureiro ou viajante também há uma mochila certa para você. Tem até mesmo modelos antifurtos, que foram planejadas para pessoas que vivem em grandes cidades, usam transporte e vivem na correria.

Os modelos trazidos nesse guia são todos unissex e separamos os melhores modelos nesse artigo. Agora vamos conferir os tipos e suas vantagens.

Mochila casual

Básica e funcional, a mochila casual é aquela bem neutra. Que você pode usar para ir à faculdade, ao trabalho, a academia ou passar o fim de semana em qualquer lugar. São as mochilas tradicionais, com amplo espaço interno e possíveis bolsos frontais e laterais.

Mas você pode encontrar muitas estampas, cores de acordo com seu estilo A sétima colocada da nossa lista avaliada por mais de 860 pessoas é o modelo perfeito para qualquer pessoa.

E essa é sua grande vantagem, uma peça coringa no seu guarda roupa, para qualquer ocasião.

Homem carregando mochila jeans nas costas.

Sempre leia as dimensões para garantir que tenha o encaixe perfeito para você. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Mochila para notebook

Hoje em dia quase todas as mochilas possuem espaço para notebook, porém algumas não acomodam seu computador de forma segura.

Uma mochila pensada especialmente para isso vai oferecer toda segurança que você precisa para levar seus eletrônicos de um lado para o outro. Elas mochilas possuem divisórias inteligentes para você acomodar seus pertences e encontrá-los com facilidade. São discretas, confortáveis e duradouras. Perfeita para executivos e estudantes.

Mochila antifurto

Se a sua realidade é usar o transporte público, especialmente em cidades grandes e lugares movimentados, uma mochila antifurto é tudo que você precisa. Seja para ir para a faculdade ou trabalho. A grande vantagem de uma mochila assim é a segurança, claro.

Elas costumam ser discretas. Tanto os zíperes, quanto o design são planejados para que ninguém consiga abrir sua mochila para mexer em seus pertences, impedindo o roubo. É a melhor forma de levar tudo de valor em segurança.

Mochila de couro

Uma mochila em couro legítimo é altamente durável. Embora o couro exija cuidados especiais, se você cuidar do produto, sua mochila pode durar por muitos anos, compensando todo o investimento, já que costumam ser as mais caras.

Elas combinam com homens e mulheres, sejam estudantes ou executivos. Além da resistência e longa durabilidade, outra vantagem é que esses modelos trazem uma elegância sem igual para o estilo do usuário.

Mochila de rodinha

A mochila de rodinha veio facilitar ainda mais a vida do usuário. Se sua rotina é entre a empresa e o aeroporto, com certeza esse é o modelo para você. Elas servem como bagagem de mão e você pode levar tudo de valor que precisa com você.

Sua grande vantagem é a mobilidade. Podem ser levadas nas costas, ou através do puxador. Planejada para executivos, elas são como os modelos para notebook, só que com rodinhas. Portanto costumam ter muitas divisórias para organização e espaço específico para eletrônicos.

Mochila cargueiro

Totalmente planejada para os aventureiros, a mochila cargueiro é perfeita para quem vai acampar ou faz trilhas. É também o estilo de mochila preferido dos mochileiros que viajam de ônibus, trem, bicicleta ou carro e geralmente se hospedam nos albergues.

O compartimento principal tem um estilo saco, elas variam de capacidade – podendo ser de 30 a 120 litros – e também possuem muitas adaptações para carregar os pertences também na parte externa.

Sua grande vantagem é justamente sua capacidade de carregar tudo que precisa para as suas viagens.

Mochila esportiva

Uma mochila esportiva é muito parecida com uma casual. A diferença é que elas costumam ter um design mais esportivo. Ainda assim, podem ter compartimento para notebook, sendo uma companheira para toda a jornada fora de casa.

São mochilas usadas por pessoas que praticam esporte em algum momento da sua rotina. Se ir para a academia ou fazer qualquer outro treino faz parte do seu dia, considere um modelo assim.

O modelo trazido por nós nesse ranking possui até mesmo um compartimento exclusivo e totalmente separado para você levar seu tênis com você.

Quais as vantagens e desvantagens de usar mochila?

Independentemente do modelo que você escolher, de modo geral usar uma mochila apresenta muitas vantagens e poucas desvantagens.

Praticidade é com certeza a maior delas, presente em qualquer tipo de mochila. Além disso, você distribui o peso dos seus pertences igualmente entre os dois ombros, o que é muito bom para sua coluna.

Suas mãos ficam livres, seja para pegar um transporte público ou falar tranquilamente ao telefone. As divisórias permitem que você organize seus pertences, podendo encontrá-los com mais facilidade.

A maior desvantagem pode ser que em dias muitos quentes suas costas ficariam suadas. Por isso um modelo com alça superior também pode ser interessante para uma situação como essa.

Para que você possa visualizar tantos as vantagens quanto as desvantagens fizemos uma tabela demonstrativa.

Vantagens
  • Permite carregar muitos objetos em um único lugar
  • Distribui o peso entre os dois lados do corpo
  • Divisórias e bolsos deixam os itens organizados
  • Praticidade para uso em transportes públicos
  • Praticidade para pequenas viagens
Desvantagens
  • Maioria dos modelos é mais vulnerável a furtos
  • Deixam as costas mais suadas em dias quentes
  • Podem ocupar muito espaço onde não há um armário de pertences

Por que usar mochila é bom para a saúde?

Ela distribui o peso entre os dois ombros, não sobrecarregando apenas um lado do corpo, como acontece com as bolsas. Mas, cuidado! Cada pessoa pode levar o equivalente a 10% do seu peso nas costas. Isso significa que uma pessoa de 70 kg pode levar até 7 kg. Isso inclui o peso total da mochila e todos os pertences.

Oswaldo TellaNeurocirurgião

“O peso demasiado levado nas costas, que ultrapassa os limites suportáveis, é prejudicial tanto para crianças quanto para adultos.”

Em entrevista para o site saude.ig.com.br, o neurocirurgião do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, ainda alertou sobre outros detalhes importantes. As alças devem ser grossas e reforçadas para evitar lesões e dores e de preferência acolchoadas. Além disso, o usuário deve sempre carregar a mochila nos dois ombros.

A altura também é importante. A mochila ideal fica encostada nas costas inteiras, caso contrário pode prejudicar as articulações e a postura.

Menina carregando mochila em um ombro.

Carregar a mochila em apenas um ombro pode prejudicar sua coluna. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Quanto custa uma mochila?

Essa resposta obviamente depende do tipo de mochila que você procura. Como vimos nesse guia, cada modelo atende uma necessidade específica e por essa razão os preços podem variar muito.

Lembre-se também que estamos te apresentando as melhores mochilas do mercado, portanto o valor médio fica em torno de R$ 300.

Onde comprar uma mochila?

Em lojas físicas você precisará ir em locais específicos, de acordo com o tipo de mochila que você procura. Para comprar uma mochila esportiva, lojas como a Centauro pode ser uma opção. Mas dificilmente você encontrará os outros tipos de mochila por lá.

Portanto, para você não precisar ficar procurando pela loja física onde tenha a mochila que você queira, as lojas online acabam sendo a melhor forma de fazer a compra.

Você encontra todos os tipos de mochila em um único site. Além de garantir melhores preços e receber na porta de casa sem perder muito tempo. Existem algumas lojas de departamentos que vendem mochila, como: Amazon, Americanas, Magazine Luiza e Submarino.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de mochila

Se você busca uma mochila específica como a cargueira, por exemplo, com certeza já fez a sua escolha. Ou se uma com rodinhas, com certeza já sabe qual comprar. Mas pode que ainda esteja dividido entre uma mochila de couro, estilo executiva, esportiva ou antifurto.

Essa dúvida é normal, muitas mochilas mencionadas servem tanto para ir ao trabalho, quanto para faculdade ou até mesmo outros compromissos.

E por isso que resolvemos facilitar sua escolha através dos critérios de compra, ressaltando alguns fatores que podem ser determinantes para sua escolha:

  • Compartimentos
  • Conforto
  • Capacidade
  • Material

Compartimentos

Se você gosta de organização, esse critério deve ser uma prioridade na sua escolha. Algumas mochilas permitem que você organize seus pertences de uma forma muito cuidadosa, havendo espaço determinado para cada objeto.

Menina sentada procurando algo na mochila.

Uma mochila com mais bolsos e divisórias facilita o encontro dos pertences. (Fonte: Wokandapix / Pixabay)

Isso facilita que você encontre tudo com mais facilidade. Por isso analise quantos bolsos têm, como são os compartimentos internos e quais as divisórias.

As mochilas casuais costumam ser mais básicas e com menos compartimentos.
Algumas contam com imagens internas e é possível ver como é o interior das mochilas.

Se você quer uma mochila para o dia a dia, levar seu computador, livros e outros materiais uma boa divisão pode facilitar a rotina. Pequenos compartimentos para carteiras, chaves, celulares, canetas e baterias portáteis são ótimas características.

Confira também as dimensões do bolso para notebook, se é compatível com as polegadas do seu computador. Outro detalhe para segurança do seu eletrônico é ver se esse bolso é acolchoado.

Conforto

Para carregar uma mochila nas costas, seja para a finalidade que for, ela precisa ser no mínimo confortável. E conforto está relacionado com alguns fatores importantes para serem analisados.

O design da mochila e os materiais dizem muito se ela é confortável ou não. É importante que a as alças sejam acolchoadas para não doer os ombros. E ainda é necessário ajustá-las na altura correta para não causar traumas.

O painel da mochila que entra em contato com as costas também deve ser acolchoado e de materiais que permitam uma transpiração. Não é preciso abrir mão da elegância pelo conforto, os modelos combinam muito bem as duas coisas. Como a mochila de couro, por exemplo. Faça uma análise detalhada sobre esse critério.

Capacidade

O que você precisa carregar durante o dia? Quanto tempo passa fora de casa? Se pergunte isso antes de tomar sua decisão.

Se você precisa apenas do básico, como computador e documentos, um modelo menor seria perfeito, como a de couro ou a antifurto.

Agora se você leva a marmita, roupa de ginástica, eletrônicos, guarda-chuva e tudo mais que puder, considere comprar um modelo com mais capacidade, como as esportivas ou casuais.

Esse critério é essencial e exige reflexão para que de fato sua mochila se torne útil na sua rotina e não seja um objeto jogado no seu guarda-roupa. Portanto, para garantir sua satisfação, leia atentamente as dimensões das mochilas.

Além da largura, comprimento e profundidade, a maioria delas tem na descrição uma capacidade marcada como “L”, que é equivalente a litros. Esse número pode variar de 10 a 60 litros para mochilas do dia a dia.

Homem caminhando de mochila.

Escolha uma mochila adequada com a sua rotina. (Fonte: soloway / 123RF)

Material

Alguns materiais são mais resistentes e duráveis que outros. Nylon e poliéster costumam ser mais resistentes à água e são mochilas fortes para o dia a dia. A maioria delas é confeccionada com esses materiais.

É importante também refletir também o cuidado que cada material exige. O couro, por exemplo, embora seja muito resistente, exige cuidados específicos para maior durabilidade. Você está disposto do seu modelo como ele merece?

Até mesmo para a limpeza isso influencia, sendo que cada material tem uma instrução diferente. Se você procura uma mochila que seja sua companheira de longa jornada, precisa estar atenta a qualidade do material. Isso está muito ligado à resistência que ela tem e também a durabilidade.

(Fonte da imagem destacada: Stock snap / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.