Imagem mostra um close de um alto falante instalado na porta de um carro.
Ultima atualização: 2 de janeiro de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

71Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se para você o carro não é só um transporte, mas também um lugar para música boa, você veio ao lugar certo. No artigo de hoje, vamos falar tudo sobre o módulo amplificador.

Essa peça é a responsável por transformar o sinal do aparelho do seu painel em som. Existem diferentes modelos de módulo amplificador, para diferentes carros e ouvidos, com diferentes configurações e equalizações. Neste Guia, vamos ajudar a encontrar o módulo certo para você.




Primeiro, o mais importante

  • Existem módulos amplificadores de um, dois, três, quatro ou até cinco canais para processamento de áudio.
  • A partir de dois canais, muitos modelos oferecem o processamento em modo stereo, enquanto os de um canal reproduzem em mono.
  • Você encontra módulos amplificadores automotivos mais básicos a partir de R$ 100. Modelos com mais canais e processamento avançados podem sair por até R$ 2000.

Você também pode gostar:

Melhores módulos amplificadores: As escolhas da equipe

Para facilitar as complicadas negociações com os donos de oficinas, ou encurtar as horas que você ficaria na internet, selecionamos somente os melhores módulos amplificadores do mercado, a partir das principais características do produto, como sua potência, seus canais e sua tecnologia.

O modelo de módulo amplificador com o melhor custo-benefício

Este modelo é para você, amante da música, que gosta de ouvir cada instrumento sendo tocado. O TS400 da Taramps conta com quatro canais, de 2 Ohms cada garantindo uma ótima equalização, ainda mais com o processamento inteiramente digital. Além de qualidade, o som deste módulo amplificador é bastante potente, graças aos seus 400W. O modelo tem 4 conexões RCA, e outra amplificada em que você conectar ao seu sistema de som.

O modelo para um som poderoso

Um dos expoentes da linha Exporte Line, da Stetsom, o EX 3000 é módulo amplificador de qualidade, dos seus materiais ao som que proporciona. Com um canal de 2 Ohms, o modelo garante nitidez e estabilidade na hora da reprodução, além de impedir aqueles rúidos chatos. O EX 3000 garante também segurança aos seus alto-falantes, por controlar automaticamente a sua incrível potência de 3000 W, o que deixa capaz de fazer uma barulheira daquelas.

O módulo amplificador com o melhor som

O TS800 é a evolução da ótima linha TS, da taramps, com 800 W de potência e quatro canais de processamento digital, cada um com 2 Ohms de impedância e 200 W de potência real, você tem um som potente e muito nítido, com alta fidelidade de áudio, e o melhor: sem distorções harmônicas. Ideal para um som leve e interno, o TS800 pesa menos de dois quilos é tem alta eficiência sonora.

Guia de Compras

Poucas coisas são tão boas quanto o carro na estrada, ou na rua mesmo, o horizonte à nossa frente e aquela música perfeita no sistema de som. Sem um módulo amplificador, essa cena simplesmente não é possível.

Queremos que essas e outras cenas se concretizem, com músicas, rádios, podcasts e o que mais você gostar de ouvir, tocando no seu carro, e no volume perfeito. Para isso, vamos ajudar, no Guia de Compras abaixo, a escolher o módulo amplificador ideal para você e seu carro.

Imagem mostra uma pessoa, retratada apenas pelas suas mãos, que estão segurando o volante, pilotando um carro antigo.

Não importa o carro: com um módulo amplificador, o seu som da estrada fica na medida certa. (Fonte: Laura Gariglio/ Unsplash.com)

O que é um módulo amplificador?

O módulo amplificador é uma peça-chave de qualquer aparelho que reproduza som, como caixas e, bom, amplificadores.

No caso de sistemas de som automotivos, setor que é o foco deste artigo, o módulo é quem faz o "meio-campo" entre o aparelho - rádio, CD/DVD player, central multimídia, etc - e os alto-falantes do carro.

Mais especificamente, o módulo é quem recebe as informações codificadas dos aparelhos digitais e as transforma em frequência sonora. Nessa tradução, o módulo transmite, por exemplo, qual som vai em qual canal, e se a música é reproduzida como Mono ou como Stereo.

Imagem mostra um módulo amplificador sobre um fundo branco, com foco nas suas portas de conexão.

O módulo amplificador é o intermediário entre o aparelho do painel e os alto-falantes do carro. (Fonte: Sirichai Chinprayoon/ 123rf.com)

Vale a pena ter um módulo amplificador digital?

Hoje em dia, na verdade, difícil será você encontrar um módulo amplificador cujo processamento do som não seja digital. Sem entrar no mérito de qualidade sonora, os digitais são mais eficientes, isto é, processam a informação que será transformada em som com menor gasto de energia.

Isso faz com que sejam mais baratos, o que faz valer bastante a pena. Além do mais, os modelos digitais tem uma probabilidade maior de serem compatíveis com o seu sistema de som ou com o seu projeto.

Quando falamos em qualidade de som, no entanto, os módulos digitais não são necessariamente melhores que os analógicos.

No fim, na somatória de atributos, podemos dizer que sim, vale a pena um módulo amplificador digital.

Vantagens
  • Maior eficiência
  • Nitidez som
  • Compatibilidade
  • Preço
Desvantagens
  • A qualidade do som não é necessariamente melhor

Por que ter um módulo amplificador pequeno?

Quando falamos do módulo amplificador como uma peça isolada, estamos falando também, no fim das contas, do seu processo de instalação. Afinal, o módulo não é um aparelho exposto, no qual você interage diretamente, pelo contrário, é sempre pelo seu sistema de som.

Assim, se possível, opte pelo modelo de menor tamanho, sem, claro, perder as características que você deseja, como potência, número de canais e processamento. Um módulo de menor porte facilitará a instalação, manutenção, limpeza, enfim, além de provavelmente ser mais barato.

Imagem mostra um som automotivo instalado no painel de um carro e ligado, com um texto aparecendo em sua tela.

Se um módulo amplificador deixa tudo mais prático, por que não escolher um? (Fonte: markusspiske/ Pixabay.com)

Onde encontrar um módulo amplificador barato?

Um bom sistema de som no carro é tudo de bom, mas é um gasto...

Aparelho, módulo, alto-falante, fora o preço da instalação, tudo isso deixa a soma final um tanto pesada para qualquer bolso.

Se você quiser, então, economizar no módulo amplificador, a melhor aposta é online, onde você, além de ter maior oferta de modelos, pode comparar preços entre sites, e escolher o melhor para você.

Em lojas virtuais como a Amazon, o Mercado Livre e a Premier Shop, você tem tudo isso, além da possibilidade de fazer a sua compra diretamente do sofá da sua casa.

Critérios de Compra: Escolhendo o seu módulo amplificador

Escolher um produto de uso tão específico pode ser complicado, mas não com a nossa lista exclusiva de critérios de escolha. Preste atenção nos itens abaixo e leve suas informações para a hora da compra, e você vai sair da loja, física ou virtual, com o melhor modelo.

Mono ou Stereo

Uma das primeiras decisões que você deve tomar é entre um módulo amplificador com som mono ou stereo. Explicando rapidamente, o som mono transmite o mesmo som para todas os alto-falantes, enquanto o stereo "divide" esse som, aumentando o ganho, por exmplo, do agudo em uma caixa, e do grave em outra.

foco

Fique atento ao número de canais do módulo amplificador. Com um só canal, não dá para "dividir" o som, não é mesmo?

A decisão, porém, vai além da vontade de um som de maior qualidade, que definitivamente é o do stereo. Depende se as músicas são gravadas dessa forma, se o seu sistema de som processa essa informação e, por fim, se os seus alto-falantes estão suficientemente distantes para que você possa distinguir o som de um para o outro, como os instalados nas portas, por exemplo.

Apesar da menor qualidade sonora, o módulo mono é mais potente, mais alto, e pode se encaixar melhor com sistemas mais poderosos, além de ser mais barato

Imagem mostra uma composição de várias peças de equipamentos sonoros sobre uma mesa, com dois alto-falantes alinhados ao centro.

A decisão entre um módulo mono ou stereo não depende somente da sua vontade. (Fonte: alefat/ 123rf.com)

Marca

Em peças automotivas, a marca faz muita diferença.

Assim como muitas outras peças automotivas, sejam elas elétricas, mecânicas ou hidráulicas, um dos melhores guias são as marcas dessas peças. No caso dos módulos amplificadores, as empresas com tradição na fabricação continuam em alta por um motivo: são de qualidade confiança.

Procure, portanto, se informar sobre a marca do módulo amplificador que você está querendo comprar. Nós indicamos duas, a Taramps e a Stetsom, com variedade de modelos e qualidade de fabricação. Vale a pena ficar de olho também na linha Car Audio, da JBL, que é nova no setor automotivo, mas ótima no setor sonoro.

Sistema de som

Muito da sua decisão pelo módulo amplificador ideal está, no fim das contas, no seu sistema de som. A qualidade de leitura, as opções de mídia, as saídas de aúdio, e a quantidade e qualidade dos alto-falantes, enfim, vai ditar o em qual modelo vale a pena investir.

Um ponto prático é ver o quanto o seu alto-falante suporta. Se o seu alto-falante tiver uma potência menor do que o módulo, as caixas podem ser danificadas, mesmo se o modelo contar com controle automático de potência.

Imagem mostra o close de um rádio automotivo antigo, instalado num painel de acrílico.

O módulo amplificador de sua escolha deve ser compatível com seu atual ou seu futuro sistema de som, em especial os alto-falantes. (Fonte: emkanicepic/ Pixabay.com)

Potência

Outro ponto fácil de notar e com eficiência na comparação é a potência do módulo amplificador. Medida em watts (W), ela dita o ganho, o volume em que o som é capaz de sair pelos alto-falantes. Quanto mais, maior.

Lembrando sempre de levar em conta o que falamos acima sobre a compatibilidade, pense também no seu uso do carro e do som. Se você pega muita estrada, por exemplo, e não tem ar-condicionado, vale a pena escolher uma potência maior, para o seu seu som competir com o volume do vento passando pela sua janela!.

(Fonte da imagem destacada: Jan2575/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.