Monitor sobre a mesa de trabalho, com teclado.
Ultima atualização: 17 de junho de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja bem-vindo você que está a procura de um monitor de 20 polegadas! De fato, um monitor com essa medida exata pode não ser tão fácil de encontrar à venda no mercado brasileiro. Mas no artigo de hoje nós vamos mostrar, além dos melhores modelos e marcas, como você pode comprar um monitor como esse para atender às suas expectativas.

Para isso, vamos analisar juntos as principais configurações técnicas que definem o melhor monitor de 20 polegadas, como o tipo e formato de tela, a resolução, além dos níveis de brilho e de contraste.




O mais importante

  • Um monitor de 20 polegadas é ideal para montar um desktop de trabalho ou estudo, além de também poder ser usado como televisão.
  • Os melhores modelos desse tipo de monitor terão alta resolução, várias entradas para conectores e alta taxa de atualização.
  • Mas também existem monitores de 19,5 polegadas e de 21,5 polegadas, que apresentam uma pequena diferença no tamanho, mas podem servir perfeitamente ao seu propósito.

Monitores de 20 polegadas: nossa recomendação dos melhores produtos

Na seleção que você vai conhecer a seguir, mostraremos os melhores tipos de monitores de 20 polegadas, além de alguns modelos de 19,5” e de 21,5”. Confira:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre monitor de 20 polegadas

A escolha de um monitor é algo bem pessoal e deve atender às suas necessidades de uso. Mas o monitor de 20 polegadas costuma ser a escolha da maioria dos usuários, e como existem diferenças técnicas entre os modelos, nós criamos esse Guia para tirar todas as suas dúvidas.

Homem usando computador de mesa.

O monitor de 20 polegadas é perfeito para montar um desktop. (Fonte: Pexels/ Pixabay)

Por que escolher um monitor de 20 polegadas?

Se engana quem pensa que comprar um monitor grande é mais vantajoso do que adquirir um modelo pequeno. Isso porque, utilizar um monitor maior pode acabar sendo desconfortável para sua visão, especialmente se o objetivo é utilizar o acessório como parte do seu desktop de trabalho ou estudo.

No entanto, um monitor muito pequeno também pode não ser tão funcional para certos tipos de trabalho, muito menos para jogar videogame online.

Por exemplo, se você trabalha com edição de imagens e vídeo, ou precisa criar uma apresentação no Powerpoint, é preciso uma tela mediana para que seja confortável a visualização de todo o projeto.

Sala de centro de controle espacial com vários monitores.

O monitor de 20 polegadas pode ser usado sobre a mesa ou na parede. (Fonte: SpaceX-Imagery / Pixabay)

Com isso em mente, o monitor de 20 polegadas acaba sendo uma opção perfeita, já que ele não é tão pequeno quanto um monitor de 13 polegadas nem tão grande quanto um de 29 polegadas.

No entanto, você pode encontrar algumas dificuldades para encontrar um monitor de 20 polegadas. Por isso, vale conhecer as suas medidas e também as dimensões de monitores similares.

Qual o tamanho de um monitor de 20 polegadas?

Os monitores são medidos em polegadas e definem a diagonal da tela. Para fazer a conversão para centímetros, você deve multiplicar as polegadas por 2.54. Sendo assim, um monitor de 20 polegadas terá 50,80 cm de diagonal dw tela.

Com isso em mente, é preciso considerar que existem outros monitores com medidas aproximadas. E isso pode ser útil caso você não consiga encontrar exatamente um monitor de 20 polegadas.

Os monitores que mais se aproximam em medidas diagonais do monitor de 20 polegadas são os de 19,5” e o de 21,5”. Para você entender essas diferenças, confira nossa tabela abaixo com as medições em polegadas e em centímetros.

Polegadas Centímetros
18,5 polegadas 46,90 cm
19,5 polegadas 49,53 cm
20 polegadas 50,80 cm
21,5 polegadas 54,61 cm
22 polegadas 55,88 cm
23 polegadas 58,42 cm
24 polegadas 60,96 cmm

No entanto, é importante considerar também que podem existir variações nas dimensões de cada monitor, já que isso também depende do formato da tela.

Assim, você pode encontrar diferentes tamanhos de monitores de 20 polegadas, no que se refere à largura e altura. Confira a seguir as medida mais comuns:

  • Monitor de 20 polegadas Widscreen: 22,8 cm x 45,4cm;
  • Monitor de 20 polegadas Fullscreen: 28,3cm x 42,3 cm.

Qual a diferença entre o monitor 20” Widescreen e Fullscreen?

Widescreen e Fullscreen são dois tipos de formatos que um monitor pode ter. A diferença básica é que o widescreen é retangular e o fullscreen é quadrado.

O widescreen é retangular e o fullscreen é quadrado.

O padrão mais comum do widescreen é o 16:9, o que permite a exibição da resolução Full HD (1920x1080 pixels) sem distorção das imagens.

No entanto, existem monitores desse formato com diferentes proporções, como 21:9 ou 21:10.

Já o formato fullscreen tem, em média, 1280x1024 de resolução e uma tela com proporção de 4:3 ou 5:4.

Para que serve o monitor de 20 polegadas?

Como vimos, o tamanho de um monitor de 20 polegadas é ideal para realizar trabalhos no desktop em que é preciso ter uma visão geral da tela, e com detalhes. Além disso, é muito comum que os gamers adotem esse tipo de monitor para os jogos online.

Mas um monitor de 20 polegadas também pode ser usado em clínicas, empresas e lojas para transmitir propagandas, informativos e até programas de televisão. Sim, também é possível transformar um monitor em TV.

Como transformar um monitor de 20 polegadas em uma TV?

Pra conseguir utilizar um monitor de 20 polegadas como se fosse uma televisão, é preciso verificar se o dispositivo possui entradas como a HDMI, VGA e USB, que são as que permitem a conexão do monitor com outros aparelhos.

Com isso, o monitor pode receber sinal de um decodificador de TV por assinatura, receptor de antena parabólica, conversor de sinal digital externo e outros aparelhos.

Mas vale pontuar: um monitor de 20 polegadas terá recursos mais limitados do que uma televisão. Por exemplo, um monitor não conta com a facilidade do controle remoto.

Critérios de compra: Como você deve comparar os monitores 20 polegadas

Até aqui você descobriu que, para comprar o melhor monitor, primeiramente é preciso escolher entre o formato da tela, que pode ser fullscreen ou widescreen. Depois disso, recomendamos que você leve em conta os seguintes componentes:

Resolução

A resolução de um monitor de 20 polegadas é o que vai determinar a qualidade da imagem que será exibida na tela. A mais básica de todas é a HD.

Esse tipo de resolução é o suficiente para quem utiliza o computador para tarefas básicas do dia a dia, como navegar na internet e trabalhar com editores de texto.

Caso você precise utilizar aplicativos mais robustos, para jogar ou trabalhar com imagens e vídeos, o ideal é investir em um monitor de 20 polegadas com resolução alta, a de Full HD. Afinal, quanto mais pixels, maior será o realismo exibido na tela do monitor.

Brilho e contraste

Se você quer comprar o melhor monitor de 20 polegadas, também recomendamos que leve em consideração o brilho e contraste do display.

O brilho é definido em cd/m² e quanto maior for esse valor, melhor será o nível de brilho do seu monitor. Para você ter uma base de comparação, os monitores mais básicos contam com brilho de 200 a 250 cd/m².

Garoto jogando videogame com vários monitores.

O nível de brilho e de contraste do monitor fazem toda a diferença para quem joga videogame. (Fonte: ExplorerBob / Pixabay)

Para quem trabalha ou precisa criar projetos com imagens, além dos gamers, o ideal, no entanto, é um monitor cujo nível de brilho fique acima de 300 cd/m².

Com relação ao contraste, esse critério é importante especialmente para quem trabalha com imagens e vídeos. Aqui vale a máxima, quanto maior o contraste, melhor será a distinção de cores e a reprodução das imagens.

Conectores

Também é fundamental que, antes de comprar o melhor monitor de 20 polegadas, você analise bem quais e quantos conectores estão disponíveis no aparelho.

Os modelos atuais costumam oferecer saídas HDMI, DVI e DisplayPort. Contudo, ainda existem versões com a saída analógica VGA. Lembrando que o seu PC deve ter saídas compatíveis com as do monitor.

Taxa de atualização

A taxa de atualização é um dado que mostra o número de vezes por segundo que o display do monitor atualiza a imagem, e é medida em Hz. Os monitores mais recentes trabalham com as frequências de 60Hz, 144Hz e 240Hz.

No entanto, esse critério deve ser escolhido considerando a potência da placa de vídeo do seu computador.

Isso porque por mais que o monitor trabalhe com a frequência de 144Hz, essa taxa de atualização somente será alcançada se a placa de vídeo do seu PC tiver suporte para isso.

Resumo

Um monitor de 20 polegadas é a opção perfeita para quem não quer um modelo tão pequeno nem tão grande. Ideal para compor desktops, ou mesmo como tela de anúncio em clínicas, escritórios e lojas, esse tipo de monitor pode ter várias configurações.

Para escolher e investir no melhor modelo, leve em conta o formato da tela, a resolução das imagens, o nível de brilho e de contraste, além do tipo e da quantidade de conectores disponíveis e a taxa de atualização do monitor.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas