Estação de trabalho com dois monitores de ultra definição
Ultima atualização: 16 de abril de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

29Horas investidas

8Estudos avaliados

95Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Se você veio até aqui é porque está à procura de um monitor 4k, não é mesmo? Pois saiba que veio ao lugar certo. Neste artigo nós vamos falar a respeito desse produto de altíssima qualidade, que tem sido bastante procurado por gamers e por profissionais que trabalham com a edição de fotos e vídeos.

Aqui você também conseguirá tirar as principais dúvidas a respeito do monitor 4k ideal. Para isso, preparamos um material que vai te ajudar a entender exatamente o que você deve levar em consideração na hora da compra. Além disso, também listamos os principais modelos, vantagens e desvantagens e critérios de compra importantes que devem ser analisados.




O mais importante

  • A quantidade de detalhes em uma imagem que um monitor 4k entrega é absurda. O item é ideal para quem é gamer ou trabalha com edição de fotos e vídeos.
  • Ter um monitor 4k pode não adiantar muito, caso o seu computador não tenha tecnologia suficiente para aproveitá-lo ao máximo.
  • Conheça bem as características do produto. Itens como resolução, tamanho e taxa de atualização podem fazer toda diferença na hora da escolha. Assim você conseguirá investir no monitor 4k ideal para você.

Monitor 4k: nossa recomendação dos melhores produtos

Vamos apresentar agora uma lista com os melhores monitores 4k disponíveis no mercado. Eles foram classificados de acordo com a avaliação de usuários e através de alguns aspectos técnicos como: tamanho, resolução, conectividade e taxa de atualização. Assim, você conseguirá escolher aquele que for mais adequado para os seus objetivos.

Guia de compra: O você precisa saber sobre o monitor 4k

Que tal elevar o nível do seu trabalho ou dos seus jogos com um monitor 4k? Prepare-se para enxergar detalhes e cores que não apareciam em resoluções menores.

Você irá encontrar diversas marcas e modelos no mercado. Como saber qual é o ideal para você?

É por isso que a partir de agora responderemos as principais dúvidas dos compradores. Prepare-se para um guia de compra completo sobre o produto.

Homem sentado trabalhando. Ele está utilizando um computador com duas telas

A sua produtividade no trabalho pode aumentar com um monitor 4k. (Fonte: Ion Şipilov/ Unsplash.com)

 O que é um monitor 4k?

Resumidamente é um monitor de ultra definição. O monitor 4k também pode ser chamado de: monitor de ultra alta definição, monitor Ultra HD ou monitor UHD. Ele recebe esse nome pois é quatro vezes superior à um monitor tradicional de alta definição, os chamados Full HD.

Vamos explicar:

Ele recebe esse nome pois é quatro vezes superior à um monitor tradicional de alta definição, os chamados Full HD.

O padrão de alta definição (Full HD), ou 1080p, é formado por uma imagem com 1.920 pixels de largura, por 1.080 pixels de altura. Ou seja, um monitor Full HD entrega uma imagem com mais de dois milhões de pixels ao usuário.

Já o Ultra HD, ou 4k, oferece 3840 pixels de largura, por 2160 pixels de altura, totalizando mais de 8 milhões de pixels de definição.

Veja a diferença de pixels entre as diferentes resoluções de tela:

  •  HD: 1280 x 720 pixels;
  •  Full HD: 1920 x 1080 pixels;
  •  2K: 2048 x 1080 pixels;
  •  4K ou Ultra HD: 3840 x 2160 pixels;

Posso usar a minha televisão como um monitor 4k?

Esta é uma dúvida bem comum dos usuários. Pelo fato de geralmente serem mais em baratas do que os monitores 4k, muitas pessoas se questionam se é válido utilizar a televisão 4k como monitor.

A resposta é: depende. Se você já possui uma televisão 4k, pode ser interessante colocá-la como monitor temporariamente. Entretanto, não vale a pena comprar uma televisão 4k para utilizá-la exclusivamente como monitor. Nós explicamos o porquê.

Apesar de serem mais baratas, as televisões são desenvolvidas para serem vistas a uma distância maior do que alguém que utiliza o computador, a poucos centímetros do olho.

Já os monitores são criados exclusivamente para funcionarem como um display do computador. Ou seja, são feitos para ficarem próximos ao rosto. Com uma densidade de pixel maior, possibilitam imagens mais nítidas ao olhar de perto.

Além disso, os monitores possuem conexões diferentes das TVs. Isso quer dizer que o tempo de resposta de utilização do mouse é menor, por exemplo. Milissegundos que são essenciais ao gamers.

Lembre-se: A TV não foi projetada para ficar próximo ao rosto e isso pode inclusive causar cansaço ao olhos.

Quais as vantagens e desvantagens de um monitor 4k?

Prepare-se para imagens com uma qualidade surreal.

Vantagens
  • Imagens em Ultra Definição, quatro vezes melhor do que imagem em Full HD
  • Os novos modelos estão cada vez maiores, sem perder a resolução
  • Melhora na qualidade do trabalho
  • Aumento da performance quando utilizado em jogos
Desvantagens
  • Alto valor

Por que investir em um monitor 4k?

Imagens cada vez mais nítidas e detalhes que passam despercebidos em resoluções menores; Cores ricas em detalhes, que entregam um realismo surpreendente. Estes são alguns dos motivos para se investir em um monitor 4k, principalmente se você trabalha com edição de vídeos ou fotos.

Com mais pixels dentro de uma determinada área, você ganha uma tela com mais clareza, vivacidade e nitidez. É interessante procurar pelos modelos que possuem a função Eye Saver Mode, que diminui a emissão de luzes azuis, proporcionando maior conforto para os seus olhos.

Homem de toca trabalhando em uma estação com vários computadores e quatro monitores.

Prepare-se para imagens em Ultra Definição, quatro vezes melhor do que a Full HD. (Arian Darvishi/unsplash.com)

Quais configurações meu computador deve possuir para usar um monitor 4k?

Os computadores mais recentes, com placas integradas da Intel ou AMD oferecem suporte à resolução ao rodar o Windows 10.

Entretanto, quando falamos de qualquer outro programa mais pesado, seja para editar vídeos em 4k, ou para jogos de Ultra Definição, por exemplo, provavelmente será exigido uma placa de vídeo mais robusta.

Além disso, o seu processor e memória RAM devem ser de alta qualidade.

Não esqueça de conferir as configurações do seu computador. O monitor 4k só funcionará em sua totalidade, caso o seu PC tenha performance gráfica suficiente para rodar mais de oito milhões de pixels na tela.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher o seu monitor 4k

Você está procurando um produto de altíssimo nível. Portanto, é de extrema importância que você conheça todos os detalhes de um monitor 4k ideal antes de escolher um.

Para te ajudar, preparamos uma lista com as principais características para se levar em conta na hora da compra. Confira!

Resolução e Tamanho

Como a sua procura será por monitores 4k, o tamanho deles não irá interferir na resolução. Portanto, quanto maior, melhor. Nesse caso todos virão com a configuração de 3840 x 2160 pixels. Entretanto, quanto maior, mais caro também.

Os modelos mais encontrados no mercado variam de 15 a 29 polegadas. Cabe a você decidir qual se encaixa melhor para você e o seu bolso. Antes da compra, lembre-se de medir o espaço que você irá colocá-lo. Assim você não toma surpresas quando a compra chegar.

Um computador com duas telas estampa um papel de parede colorido e chamativo.

O valor alto de um monitor 4k reflete no que ele entrega, imagens em Ultra HD (Fonte: Virul Weerasooriya/ Unsplash.com)

Utilização

Trabalho, jogos ou apenas navegar na internet? Ter esse objetivo bem definido é essencial para a escolha do seu monitor 4k ideal.

Utilizar ele em jogos ou para editar vídeos em 4k e fotos em Ultra Definição será um diferencial para você. Entretanto, vale a pena refletir caso o seu objetivo atual seja apenas para navegar na internet ou realizar atividades que não exijam tanto do monitor.

Conexões

Não compre o seu monitor 4K antes de verificar quais são as entradas que ele possui. Um monitor mediano irá oferecer pelo menos uma entrada HDMI, USB e DVI.

Mais uma vez reforçamos que você deve ter o cuidado a respeito das configurações do seu computador. É necessário verificar se a sua placa de vídeo e entrada são compatíveis com o monitor.

Quanto mais entradas o monitor oferecer, mais caro ele será.

Taxa de atualização

A grosso modo, a taxa de atualização de um monitor é a velocidade em que a imagem é repassada para ela. Quanto mais a imagem se atualiza, mais suave ela fica perante os olhos. Por isso, a ideia é procurar por monitores com uma taxa rápida de atualização. Esse número é medido em herts (Hz).

Quanto mais a imagem se atualiza, mais suave ela fica perante os olhos.

Enquanto as televisões têm geralmente 60Hz, existem monitores que podem chegar a 244Hz. A escolha vai se basear no seu objetivo. Caso você esteja procurando um monitor para jogos, quanto maior a taxa de Hz, melhor. Se a sua necessidade for para trabalho, um monitor com 60 ou 120 Hz dará conta do recado.

Resumo

Imagens deslumbrantes, jogos bem mais detalhados e vídeos melhor editados. Esses são alguns dos benefícios que o monitor 4k pode trazer para você.

Como falamos ao longo do artigo, é importante checar se o seu computador irá conseguir entregar todos os pixels da resolução Ultra HD.

Caso a resposta seja positiva e você realmente precisar dos mais de 8 milhões de pixels de definição, desejamos uma boa sorte na escolha do seu monitor 4k ideal!

(Fonte da imagem destacada: Josh Sorenson/ pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas