Imagem de um computador.
Ultima atualização: 29 de abril de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

31Horas investidas

6Estudos avaliados

85Comentários coletados

O monitor é um dos periféricos mais importantes de um computador desktop, pois esse hardware transmite imagem e som. Quem está procurando um monitor com bom custo benefício deve analisar a finalidade de uso do computador.

Você utilizará o computador para estuda, trabalhar ou jogar? A resposta a essa pergunta ajudará a encontrar um modelo com boas especificações e preço compatível. Falaremos mais sobre o assunto no decorrer deste artigo.




O mais importante

  • Quem deseja comprar um monitor com bom custo benefício para games, deve escolher um modelo com resolução Full HD ou Ultra HD, para obter o máximo de qualidade de imagem através dos gráficos dos games de Playstation, Nintendo e Xbox.
  • Escolha um modelo com resolução HD para atividades mais simples como estudar, trabalhar ou reproduzir imagens de câmeras de segurança.
  • Quem está procurando um monitor com bom custo benefício para trabalhar, deve comprar um modelo que reduz a incidência de luz azulada, proporcionando mais conforto para a visão. Modelos com essa tecnologia custam mais caro, mas vale a pena o investimento.

Monitores custo benefício: nossa recomendação dos melhores produtos

Quem passa horas em frente a tela do computador para estudar, trabalhar ou jogar, precisa investir em um monitor de boa qualidade, não é mesmo? Pensando nisso, fizemos uma seleção com os melhores monitores custo benefício. Para não ficar difícil escolher entre eles, continue a leitura do guia de compra.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre monitores de bom custo benefício

Pode até parecer que os monitores são todos iguais, mas você encontra modelos com diferentes finalidades. Para escolher um monitor novo, você deve analisar a consideração entre custo e benefício, com base em configurações técnicas do periférico e preço. As informações que compartilharemos neste guia servem para modelos novos ou seminovos.

Imagem de um homem usando um computador.

O monitor é o periférico mais importante em um PC. (Fonte: olia danilevich/ Pexels.com)

Como escolher um monitor com bom custo benefício para trabalhar?

Para quem deseja comprar um monitor para trabalhar ou estudar, mas que caiba no orçamento, deve investir em um modelo mais simples, com resolução HD, taxa de atualização igual ou superior a 60HZ, e tempo de resposta intermediário, que varia de 5ms a 1ms.

Quem trabalha com edição de imagens ou vídeos ou utiliza programas de renderização que requerem máxima fidelidade de cores, deve escolher um modelo com resolução Full HD, tempo de resposta curto e gráficos realistas.

Qual melhor monitor com bom custo benefício para games?

Quem gosta de jogos de computador, valoriza a experiência imersiva proporcionada por um bom computador e seus periféricos. Desse modo, um gamer deve investir em um monitor dedicado para jogos.

Um monitor gamer pode ser conectado a diversos consoles de videogame para Playstation, Xbox e Nintendo, pois possui entradas dedicadas para esses gadgets.

Um monitor com resolução Full HD, taxa de atualização maior e tempo de resposta mais baixo é ideal. Um monitor Full HD possui resolução de 1920 x 1080 pixels. Quem quer uma tela com resolução melhor, pode investir num monitor Ultra HD com resolução de 2840 x 2160 pixels.

Além da qualidade de imagem, a qualidade de som também é importante. Você pode escolher um modelo com caixa de som embutida, mas uma caixa de som dedicada fará com que você se sinta dentro do jogo.

Sugerimos também a compra de um suporte para monitor para deixar esse periférico alinhado à altura dos olhos. O suporte também possibilitará a movimentação do monitor, mas  antes de instalar, avalie as portas de entrada. Não esqueça de comprar uma cadeira gamer para que sua experiência seja completa.

Imagem de um computador.

Para jogar, recomendamos a compra de um monitor gamer. (Fonte: Alienware/ Unsplash.com)

Quais são as características de um monitor com bom custo benefício que não prejudica a saúde?

Não importa se o monitor é utilizado para estudar, trabalhar ou para jogar. É importante escolher um modelo que amenize a incidência de luz azul, muito prejudicial à visão a longo prazo, principalmente para quem permanece horas utilizando o computador diariamente.

Existe até um problema de saúde denominado “síndrome da visão de computador”, que tem como principais sintomas o cansaço visual, vista embaçada, dores na cabeça, no pescoço e nas costas.

Cerca de 90% das pessoas que ficam no computador por mais de três horas diariamente, sofrem dessa síndrome. Os modelos com a tecnologia de controle da luz azul são mais caros, mas compensam.

Critérios de compra: Como encontrar o melhor monitor em custo benefício

Para escolher o melhor monitor com bom custo benefício, você deve entender suas necessidades, ou seja, como você utilizará o equipamento? Um modelo mais simples pode atender às pessoas que usam o PC para estudar, enquanto um modelo mais sofisticado é importante para quem usa a máquina para trabalhar ou jogar. Para encontrar o modelo ideal, analise as características abaixo:

Tecnologia do painel

O tipo de painel indica a tecnologia usada na exibição de imagens. Você encontra três opções: painel IPS, TN e VA.

O painel IPS oferece melhor fidelidade de cores e diferentes ângulos de visão e é usado em monitores de melhor qualidade e com preço mais elevado. Geralmente, esse modelo oferece melhor resolução de imagem também.

No entanto, esse modelo apresenta tempo de resposta e frequência de atualização inferiores quando comparados com o painel TN, que é o mais comum, mais barato, mas o que oferece melhor desempenho em imagens.

Embora a frequência seja maior e o tempo de resposta menor, a fidelidade de cores e os ângulos de visão são prejudicados. Com tais características, o painel TN é indicado para games competitivos.

Quem deseja um modelo intermediário, que combine as características dos dois modelos anteriores, deve comprar um monitor VA, embora seja mais caro e difícil de encontrar.

Imagem de uma pessoa usando computador.

Os monitores de PC podem apresentar diferentes tecnologias de tela. (Fonte: XPS/ Unsplash.com)

Tempo de resposta

O tempo de resposta se refere ao tempo em que o monitor leva para alternar as tonalidades dos pixels. O valor é medido em milissegundos, e varia de 5ms a 1ms. Quanto menor o tempo de resposta do monitor, melhor, pois quando o tempo é elevado, é possível perceber rastros na tela, denominados ghosting.

Taxa de atualização

A taxa de atualização do monitor se refere a quantidade de imagens que o monitor consegue atualizar por segundo. Essa configuração está interligada ao tempo de resposta e influencia na experiência do usuário.

Essa taxa de atualização é medida em Hertz e varia de 60Hz a 244Hz. No entanto, modelos com taxa de atualização superior a 144Hz possuem preço elevado.

Resolução de imagem

Você encontra monitor com resolução HD, FHD ou UHD/ 4K. Quanto maior a resolução de imagem, melhor a qualidade da imagem.

Recomendamos um modelo com resolução HD apenas para quem procura um monitor para uso simples, seja para estudar ou trabalhar, pois a qualidade de imagem pode frustrar o consumidor mais exigente, que quer um computador para jogar ou assistir filmes e séries.

Quem deseja maior resolução de imagem e preço razoável, deve escolher um monitor com resolução FHD. Um modelo com resolução Ultra HD/4K precisa ser conectado a um computador com configurações técnicas elevadas e o preço é bem elevado, por isso não falamos muito deste modelo no decorrer do artigo.

Cores, brilho e contraste

Quem procura um computador para jogos, assistir filmes e séries ou trabalhar com programas de edição de imagem e renderização 3D deve escolher um modelo com cores fidedignas, bom contraste e brilho ajustável.

Caso esses três critérios sejam importantes para você, escolha um monitor com tecnologia HDR, que otimiza essas características, entregando imagens com excelente contraste, cores vibrantes e brilho na medida.

Imagem de um computador.

Invista em um computador com fidelidade de cores. (Fonte: Alienware/ Unsplash.com)

Recursos adicionais

É importante verificar os recursos adicionais do monitor, pois algumas tecnologias otimizam a experiência do usuário, duas dessas funções são G-Sync e Freesync, que permitem que os monitores atuem em conjunto com a placa de vídeo, proporcionando mais performance e fluidez.

Esses recursos diminuem o atraso de entrada (Input lag), quebra de imagem (tearing) e queda de FPS da placa de vídeo (stutters). Esses recursos são oferecidos por monitores gamer.

Para reduzir o cansaço visual de quem fica horas em frente ao computador estudando, trabalhando, jogando ou assistindo filmes, as tecnologias Bluelight Shield e Flicker-Free são fundamentais.

Resumo

A oferta de monitores é extensa e você encontra modelos com especificações técnicas muito diferentes, que atendem as necessidades de consumidores com diferentes perfis como estudantes, trabalhadores e gamers.

Neste guia de compra, falamos sobre os monitores com melhor custo benefício, ou seja, boas configurações técnicas e preço relativamente acessível. Em nossa lista de melhores modelos, escolhemos modelos de boa qualidade e com preços variados para diferentes orçamentos.

(Fonte da imagem destacada: Sebastian Bednarek/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas