Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

24Horas investidas

4Estudos avaliados

79Comentários coletados

Aqui você sempre encontrará informações que responderão a todas as suas perguntas sobre quase todos os produtos em que você possa pensar. Desta vez nós preparamos tudo o que você precisa saber antes de comprar um monitor de pressão arterial. Nunca custa ter equipamentos médicos básicos para qualquer emergência, e um monitor de pressão arterial pode ser muito útil mesmo que você não esteja doente.

Desde os monitores de pressão arterial clássicos dos avós até os modelos digitais mais avançados de hoje, saber a sua pressão arterial é uma ótima maneira de se manter saudável. Temos certeza que você achará úteis as informações que preparamos neste artigo. Independentemente do seu orçamento ou necessidades, aqui você encontrará tudo o que você precisa saber para tomar a melhor decisão de compra.




Primeiras coisas

  • Um monitor de pressão arterial é um dispositivo que mede nossa pressão arterial e nos ajuda a ilustrar instantaneamente nosso estado de saúde. Os monitores de pressão arterial devem ser capazes de registrar a pressão sistólica e diastólica, assim como as batidas por minuto.
  • Há dois tipos de monitores de pressão arterial no mercado: digital e analógico. Por um lado, os monitores de pressão arterial digitais são muito fáceis de usar, pois você apenas aperta um botão e os resultados são exibidos. Os monitores de pressão arterial analógicos, por outro lado, são mais complicados, mas dão resultados muito mais precisos e confiáveis.
  • Para escolher o monitor de pressão arterial ideal para você, é necessário considerar alguns fatores de compra, tais como memória, tipos de medição ou tipo de colocação. Discutiremos esses critérios com mais profundidade abaixo.

Monitor de pressão arterial: nossas recomendações

Guia de Compras

Inovações na tecnologia de monitores de pressão arterial podem ser confusas quando se trata de escolher um monitor de pressão arterial. É por isso que queremos ajudá-lo a decidir o que você precisa, assim como fornecer informações detalhadas sobre essas novas tecnologias que podem tornar sua vida mais confortável.

Sinta-se à vontade monitorando sua pressão arterial em casa. (Foto: Jovan Mandic / 123RF)

O que é um monitor de pressão arterial e quais são suas vantagens?

Um monitor de pressão arterial é um dispositivo que nos ajuda a conhecer o estado de nossa pressão arterial para obter informações valiosas. Nós podemos saber muito sobre nossa saúde apenas por conhecer nossa pressão arterial, por isso é uma boa idéia ter um bom e confiável monitor de pressão arterial em casa.

A partir das leituras de um monitor de pressão arterial, podemos dizer se temos pressão arterial baixa (hipotensão) ou alta (hipertensão arterial). Este tipo de problema pode exigir que o paciente tome certos medicamentos ou faça mudanças significativas em sua dieta.

Tradicionalmente, monitores de pressão arterial eram dispositivos analógicos, que, com a ajuda de um estetoscópio, forneciam todas as informações necessárias. Entretanto, hoje em dia é muito comum encontrar monitores de pressão arterial digitais que desempenham a mesma função com grande precisão e de uma maneira mais fácil e confortável.

Vantagens
  • Monitore sua pressão arterial
  • Eles são fáceis de usar (digitais)
  • Alguns têm memória
  • Eles são compactos
  • Eles dão resultados precisos
Desvantagens
  • Eles exigem muita prática (analógicos)
  • Eles são delicados
  • Eles podem falhar e exigem várias medidas
  • Você precisa de algemas de tamanhos diferentes dependendo do paciente

Monitor de pressão arterial digital ou analógico O que você deve prestar atenção?

Atualmente você encontrará monitores de pressão arterial digitais e analógicos no mercado. Ambos desempenham as mesmas funções, mas têm características particulares que fazem com que o seu uso seja muito diferente.

Monitor de pressão arterial digital. Este tipo de monitor de pressão arterial oferece a vantagem de simplificar muito a medição de pulso. Você simplesmente o coloca, aperta um botão e ele lhe dá os resultados. Além disso, alguns modelos armazenam as medidas e permitem que vários usuários registrem seus resultados. Uma desvantagem é que eles precisam de baterias para operar.

Medidores de pressão sanguínea analógicos. Os medidores de pressão arterial analógicos são os dispositivos clássicos usados pelos médicos para medir a freqüência de pulso. Suas medidas são mais confiáveis que as digitais e geralmente são feitas de melhores materiais, mas elas exigem habilidade e conhecimento médico básico da pessoa que faz a medição.

Digital Analógico
Utiliza baterias Sim Não
Recursos adicionais Estetoscópio None
Precisão Média Alta
Facilidade de uso Qualquer pessoa pode usar Requer habilidades e conhecimento

Existem aplicativos que medem pressão arterial?

Sim. Graças à tecnologia de hoje, mais e mais aplicativos estão surgindo que afirmam medir a freqüência de pulso através de relógios inteligentes. A boa notícia é que estes aplicativos são muito baratos e fáceis de usar.

Entretanto, sua precisão tem sido questionada muitas vezes pela comunidade científica. Embora estes aplicativos estejam sendo constantemente atualizados, ainda não estamos vivendo em uma época em que podemos confiar 100% neles.

Estes aplicativos podem lhe dar uma estimativa que você pode comparar quando você faz uma atividade ou outra. Entretanto, se você está procurando precisão, você definitivamente precisará comprar um monitor de pressão arterial confiável.

Quanto custa um monitor de pressão arterial?

Os preços dos monitores de pressão arterial variam de acordo com a qualidade dos materiais ou com a sofisticação das telas e do computador, no caso de serem digitais.

Uma vez que você tenha decidido que tipo de monitor de pressão arterial você quer comprar (analógico ou digital), você pode comprar um para se adequar ao seu orçamento.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar os diferentes modelos de monitores de pressão arterial

Para escolher o monitor de pressão arterial certo, recomendamos que você siga estes critérios de compra. Estamos certos de que eles o ajudarão a tirar o máximo proveito do seu monitor de pressão arterial e a obter benefícios que afetam positivamente a sua saúde.

Memory

Este é um item muito importante a considerar se o seu médico lhe pediu para manter um registro de suas medidas. Tradicionalmente isto é feito em um diário de bordo onde são mantidos registros, mas alguns monitores de pressão arterial digitais incorporam esta função automaticamente.

Manual. Se você decidir obter um monitor analógico, você precisará manter um registro manual de suas medições para compartilhar com seu médico. Isto pode ser feito em um caderno ou nas anotações do seu telefone. Nós recomendamos manter um registro físico de longo prazo, especialmente se você tiver problemas de hipertensão/hipotensão.

Digital. Alguns monitores de pressão arterial digitais podem armazenar até 100 registros, o suficiente para que seu médico tenha informações confiáveis sobre o seu progresso. Nós recomendamos que você procure por este recurso na descrição do monitor em que você está interessado para que você não tenha que se preocupar em manter um registro manual.

Validação

Neste ponto queremos enfatizar a importância de que o monitor de pressão arterial que você compra tenha algum tipo de certificação oficial. Além de ler resenhas de outros consumidores, é uma boa idéia ter certeza de que o modelo que você está comprando é recomendado por uma associação de hipertensão, por exemplo.

Há muitos grupos no Facebook que podem lhe fornecer informações valiosas sobre marcas e modelos recomendados por profissionais. Antes de decidir sobre um ou outro produto, nós recomendamos que você se certifique de que está comprando um monitor de pressão arterial confiável endossado por médicos.

Tipo de encaixe

Os monitores de pressão arterial mais comuns são encaixados por meio de um manguito inflável que pode ser colocado no braço ou no pulso. Ambos darão um resultado confiável, desde que você saiba como colocá-lo. Abaixo explicamos as diferenças para que você possa decidir qual é o melhor para você.

Punho de braço. Para este tipo de braçadeira, a única coisa que você precisa verificar é que ela cobre pelo menos 80% da circunferência do seu braço. Você também deve certificar-se de que está a pelo menos dois terços da distância do seu cotovelo ao seu ombro. Nós recomendamos esta pulseira se você estiver procurando um ajuste fácil de usar.

Pulso. Este sistema de punho também é muito fácil de encaixar: ele simplesmente se encaixa no pulso. Entretanto, esta colocação só é confiável se a sua mão for colocada no nível do seu coração. Este tipo de manguito só é recomendado se você estiver confiante de que sempre colocará sua mão no nível do coração.

Tipo de leitura

Como mencionado acima, existem monitores de pressão arterial digitais e analógicos. Ambos têm métodos diferentes de leitura das medidas, mas somente você conhece suas necessidades. Enquanto o monitor de pressão arterial digital oferece maior facilidade de uso, o analógico é muito mais preciso e pode valer a pena o esforço para aprender a usar.

Digital. Esta medida é tão simples que tudo que você tem que fazer é colocar a manga e apertar um botão. O display normalmente mostrará dados de sístole, diástole e batimentos por minuto, e os mais avançados incorporarão recursos como memória ou multi-usuário. Nós recomendamos este tipo de leitura se você estiver procurando por um dispositivo fácil de usar.

Analógico. Grosso modo, você coloca o estetoscópio sob o punho e começa a bombear até ouvir um som. O momento em que o som começar indicará a pressão sistólica, e quando o som terminar será a pressão diastólica. Nós recomendamos que você assista o tutorial que encontramos para você entender melhor como funciona.

(Foto em destaque: Pablo Hidalgo / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas