Imagem de criança jogando em um setup gamer
Ultima atualização: 2 de abril de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

21Horas investidas

5Estudos avaliados

87Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o site onde você encontrar as análises mais completas sobre as tecnologias que estão em alta no mercado. Hoje vamos falar do monitor gamer 4K e se ele realmente vale o investimento.

Seja no cenário competitivo ou casual, possuir um bom equipamento é indispensável para aproveitar ao máximo os jogos da nova geração, principalmente quando falamos de gráficos. Veja mais em nosso artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Muitos jogos, principalmente os mais antigos, ainda estão se adequando a resolução 4K, então pode ser que você não aproveite plenamente todo o potencial do monitor.
  • Embora um bom monitor seja essencial, é preciso que você tenha um bom setup no geral, o que inclui uma boa placa de vídeo.
  • Além da resolução, fique atento a frequência e tempo de resposta. Em um monitor gamers, isso faz toda a diferença e pode, inclusive, impactar em seu desempenho.

Você também pode gostar:

Os melhores monitores gamer 4K: Nossas indicações

O mercado gamer está em expansão frenética desde os últimos anos e os monitores estão em uma posição de destaque. Veja apenas alguns exemplos que separamos para você com o que há de melhor no mundo da tecnologia.

Uma ótima opção para quem está começando

A Samsung é uma marca conhecida por seus produtos de altíssima qualidade, como esse monitor Ultra HD 4K de 28 polegadas com base metálica, corpo em preto fosco e bordas mais finas. Ele possui displayport 1.2 e duas entradas HDMI e o exclusivo sistema “eye saver mode” que reduz a luminosidade emitida para proteger seus olhos.

A recomendação da redação

Com um excelente custo/benefício, esse monitor 4K com 28 polegadas da Philips oferece mais nitidez e precisão de detalhes para deixar seus jogos ainda mais bonitos. Para tornar a experiência ainda melhor, ele já conta com alto falantes embutidos, base ajustável e conexões HDMI, VGA, Display Port e DVI.

O monitor perfeito para gamers mais exigentes

Quem não gostaria de uma belezinha dessas em casa? Esse modelo 4K da LG se destaca por sua tela IPS UltraWide de 21:9, um tempo de resposta de 1 ms e tecnologia AMD FreeSync. Ele já possui sistema de som integrado, mais visibilidade com seu sistema Black Stabilizer.

Guia de compra

Com o crescimento de eventos competitivos e a força que o cenário de eSports vem ganhando, vale cada vez mais a pena investir em um bom computador gamer. E o monitor é uma peça-chave para aproveitar todo o potencial de suas configurações.

E, embora já existam algumas poucas opções de monitores 16K, essa ainda é uma realidade cara e distante. Muitos desenvolvedores ainda estão começando a aproveitar ao máximo a resolução 4K. Então, veja em nosso guia de compras como escolher a melhor opção para suas necessidades.

Imagem de homem jogando em um setup gamer com um fone de ouvido

Uma boa resolução permite uma maior imersão em seus games favoritos. (Fonte: Fredrick Tendong/ Unsplash.com)

Vale a pena investir em um monitor gamer 4K?

A resposta mais simples é que depende. Em primeiro lugar, você precisa de um computador gamer, que já disponha de bons elementos como processador, memória e uma placa de vídeo que aproveite todo o potencial do monitor.

Se esse é o seu caso, os modelos 4K são uma ótima pedida, já que essa é uma tecnologia que promete durar ainda por uns bons anos. Outra vantagem é que os preços estão começando a ficar mais acessíveis.

Além disso, existem outros periféricos que podem ajudar a melhor seu desempenho e experiência como um todo. Dê uma olhadinha nos itens abaixo que são praticamente indispensáveis para os gamers.

Quais as vantagens e desvantagens do monitor gamer 4K?

A primeira, e mais notável, vantagem dos monitores 4K é sua resolução, bem superior aos modelos HD e Full HD. E, por se enquadrar na categoria gamer, eles também oferecem menor tempo de resposta e maior taxa de frequência.

A maioria desses monitores já é compatível com tecnologias das principais desenvolvedoras de placas de vídeo, o que aumenta ainda mais a qualidade da imagem. A variedade de entradas e saídas também é um dos pontos fortes.

Se você se perdeu, não se preocupe. Explicaremos esses pontos mais detalhadamente ao longo de nossa análise.

E, quanto as desvantagens, a principal ainda é o preço mais elevado quando os comparamos aos monitores tradicionais e eles exigem um setup mais robusto.

Vantagens
  • Maior resolução
  • Menor tempo de resposta
  • Maior frequência
  • Tecnologias compatíveis com as principais placas de vídeo
  • Variedade de entradas e saídas
Desvantagens
  • O preço é mais elevado
  • É preciso um setup mais robusto

Quais as principais tecnologias utilizadas no monitor game 4K?

Atualmente existem duas grandes marcas de placas de vídeo no mercado, a NVIDIA e a AMD. Cada uma delas possui suas próprias tecnologias, e muitas vezes o monitor é compatível com apenas uma delas. Entenda um pouco melhor:

  • V-sync: É o principal e praticamente todos os jogos são adaptados a essa tecnologia. Ela também está presente em placas de vídeo menos poderosas. O grande problema aqui é sua alta taxa de input lag, o que pode causar uma demora entre suas ações e o que é apresentado na tela.
  • G-sync: Essa tecnologia foi desenvolvida pela NVIDIA e funciona em conjunto com os produtos da marca. Ele se destaca por resolver problemas como o input lag, stuttering e screen tearing.
  • FreeSync: Mais utilizado em placas de vídeo da AMD, esse formato é de livre utilização, o que o torna compatível com a maioria dos monitores. Porém, ele fica um pouco atrás em desempenho quando comparado ao G-Sync.

Quais os tipos de monitor gamer 4k?

Existem duas categorias principais de monitores 4K gamers disponíveis no mercado.

O de tela plana, mais tradicional, é perfeito para jogadores casuais, já que já é otimizado para a maioria dos jogos e possui um preço bem mais acessível.

Já os de tela curva custam mais caro, mas oferecem maior espaço na tela. Isso os torna ótimos não só para os games, mas para assistir filmes e séries ou trabalhar com desenvolvimento gráfico.

E, se você quer combinar o tamanho mais alongado de um monitor curvo com a praticidade de um de tela plana, também é possível optar pelos modelos UltraWide.

Monitor 4K Tradicional Monitor 4K Curvo
Indicação de uso Perfeitos para jogadores casuais Ótimo para games e desenvolvimento gráfico
Benefícios Otimizado para a maioria dos jogos Maior espaço na tela
Preço São os mais acessíveis Eles ainda custam mais caro

Critérios de compra: O que eu devo analisar antes de comprar um monitor gamer 4K

Qual o gamer que não sonha em ter o computador perfeito, com só melhores periféricos e tudo o que a tecnologia tem a oferecer. Com um bom monitor gamer 4K, a imersão no mundo do seu jogo favorito se torna ainda mais perfeita.

Mas, com tantas opções disponíveis no mercado e especificações técnicas que podem intimidar os compradores mais leigos, é preciso observar alguns fatores antes de tomar sua decisão. Confira os tópicos que separamos para sua análise.

Tamanho da tela

O tamanho da tela é um dos principais fatores que você deve considerar ao escolher um monitor 4K gamers. Especialista no assunto recomendam que ele não tenha mais de 28 polegadas.

Diferente do que acontece com os televisores, nós geralmente ficamos mais próximos do monitor. Então, a menos que ele seja muito bom, você pode acabar perdendo em qualidade de imagem.

E, embora pareça mais trivial, quanto maior o monitor, mais espaço ele vai ocupar em sua bancada. Isso é algo a se considerar quando você está montando seu setup.

Imagem de setup gamer iluminado como um monitor UltraWide

No caso dos monitores, o tamanho faz toda a diferença. (Fonte: bantersnaps/ Unsplash.com)

Frequência de exibição

Diferente do que você pode imaginar, os monitores exibem imagens estáticas, que ganham movimento pela velocidade com a qual são exibidas.

Em monitores tradicionais a taxa de frequência costuma ser de 75 Hz.

Por exemplo, em monitores tradicionais a taxa de frequência costuma ser de 75 Hz. Ou seja, ele exibe 75 quadros por segundo. Nos monitores gamers, a frequência costuma ser maior. Uma boa opção é optar pelos de 144 Hz.

Esse é um dos casos onde quanto maior for a frequência, mais fluídos seus jogos irão aparecer na tela, o que pode melhorar inclusive o seu desempenho em games que exigem mais velocidade.

foco

Você sabia que já é possível encontrar monitores gamers 4K com taxa de frequência de 240 Hz?

Tempo de resposta

Falando em velocidade, o tempo de reposta é essencial em um monitor gamer. Ele é o responsável por quão rápido seus comandos são exibidos na tela, o que é essencial no cenário competitivo.

A recomendação para os monitores gamers é que o tempo de reposta fique abaixo dos 5 ms. Isso evita problemas como motion blur, inpuit lag e stuterring.

Imagem de duas pessoas jogando em monitores gamer

Não há nada pior do que perder uma partida por problemas técnicos. (Fonte: Alex Haney/ Unsplash.com)

Entradas e saídas

Por último, é importante estar atento as entradas e saídas do seu monitor gamer 4K. Principalmente na quantidade de entradas HDMi disponíveis ou se ele é compatível com a sua placa de vídeo.

Uma vantagem de alguns modelos é que muitos fabricantes começaram a incorporar saídas USB nos monitores, permitindo que você conecte seus periféricos diretamente nele, como mouse, teclado e fone de ouvido.

(Fonte da imagem destacada: Alex Haney/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Nicolas Pinto Gamer Profissional
Nicolas não é um gamer de um jogo só. Seja no CsGo ou no LoL, ele é capaz de dar trabalho até aos jogadores mais avançados. Sabendo que para alcançar seu sonho de disputar campeonato mundiais é preciso ter os melhores equipamentos, Nicolas se dedica a pesquisar e compartilhar conhecimento sobre o que há de mais inovador em Games, Jogos e Eletrônicos.
Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.