Dois monitores de computador em uma mesa de escritório
Ultima atualização: 1 de julho de 2021

Como escolhemos

22Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

81Comentários coletados

Se você realiza trabalhos que exigem uma boa qualidade de imagem ou gosta de conteúdos em alta resolução, então não há dúvidas de que o monitor HDMI seja o ideal para o seu computador desktop. Com ele, a transmissão de dados é muito rápida.

Isso faz com que o desempenho da tela seja bem mais eficiente na hora de exibir as informações para os usuários. Antes de escolher o melhor modelo para você, leia o conteúdo completo que preparamos a respeito desse produto.




Primeiro, o mais importante

  • Os monitores HDMI aceleram a transmissão de dados não-compilados nos computadores, possibilitando assim uma emissão de imagens e áudios em alta resolução aos usuários.
  • A tecnologia HDMI cada vez mais passa por atualizações. Se antes era possível somente conectar DVDs, hoje ela já transmite dados sem precisar de adaptadores. O modelo mais atual é o HDMI 2.1 que oferecem resolução de até 8K.
  • Uma boa experiência com o monitor HDMI depende exclusivamente dos aspectos técnicos da sua máquina. Isso inclui uma análise detalhada de fatores como o tamanho da tela, resolução, contraste e outros ajustes.

Melhores monitores HDMI: nossas recomendações

A seguir, você pode conferir uma seleção dos modelos de monitores HDMI mais populares do mercado. Para escolher, levamos em consideração às características técnicas dos aparelhos, além da opinião de outros consumidores:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre monitor HDMI

Uma pesquisa no site de busca e você vai descobrir muitas opções de monitores HDMI para comprar. Mas, como saber se este é um bom produto? Aprenda agora a partir das dicas que vamos trazer sobre os principais aspectos desses dispositivos!

Computador mostrando o horário em um espaço de home office com plantas

Invista em um monitor HDMI se você está em busca de conteúdos audiovisuais de alta qualidade. (Foto: Sanni Sahil/ Pexels)

O que é um monitor HDMI?

O monitor é mais conhecido como a tela dos computadores. Eles são dispositivos periféricos de saída que têm o objetivo de mostrar as informações de modo visual aos usuários, por meio do contato estabelecido pela placa de vídeo com o PC.

Quando falamos de HDMI referenciamos a forma como o monitor se conecta aos demais dispositivos que formam o computador, especialmente com a CPU.

Por ser um aparelho moderno e com rápida transmissão de dados, esses modelos têm como diferencial a capacidade de emitir imagens e sons em alta resolução, já que fazem conexão direta com os outros dispositivos.

HDMI significa Interface Multimídia de Alta Resolução. Ela é uma tecnologia condutiva digital de áudio e vídeo, que transmite dados não comprimidos, sendo uma atualização dos antigos padrões analógicos de conexão. 

Quais são os tipos de conexão HDMI que o monitor pode possuir?

Não pense que os monitores HDMI possuem apenas uma maneira de se conectar com os dispositivos, pois não é verdade. Hoje, várias atualizações já foram realizadas nessa forma de tecnologia, como as que vamos apresentar para você:

  • HDMI Tipo A: Modelo de 19 pinos bem popular entre os eletrônicos. Geralmente já vem nos aparelhos quando são comprados. Possibilita conectar o monitor em aparelhos como videogames ou home theaters.
  • HDMI Tipo B: Ainda não é um formato muito conhecido. Foi desenvolvido com 29 pinos para fornecer resoluções ainda melhores. Normalmente são encontrados em computadores de ponta e câmeras de vídeo.
  • HDMI Tipo C: Também têm 19 pinos. São ideais para dispositivos portáteis como câmeras fotográficas e outros reprodutores digitais.
  • HDMI Tipo D: Tem a mesma quantidade de pinos que do tipo A, porém são menores. Têm a capacidade de transmitir não apenas vídeo e som, mas até internet a outros dispositivos. São indicados para aparelhos menores como smartphones.

Quantas versões de HDMI existem?

A tecnologia HDMI que encontramos nos últimos monitores lançados já não é a mesma de quando esse recurso foi criado. Para te atualizar dos formatos já disponibilizados no mercado, elaboramos a tabela abaixo com todos os detalhes:

Características
HDMI 1.0 Criada em 2002 com a capacidade de transmitir dados na velocidade máxima de 4,9 Gbps por 60 GHz
HDMI 1.1 Inclui o recurso para DVD-Audio
HDMI 1.2 Oferece conexão de tipo A para computadores
HDMI 1.3 Formatos em alta definição e Blu-Ray para DVD
HDMI 1.4 O primeiro a possuir a tecnologia Ethernet, além de passar a ter resoluções 4K e vídeos em 3D
HDMI 2.0 Trouxe melhorias na qualidade dos áudios
HDMI 2.1 Modelo atual que transfere dados a 48 Gbps. Fornece resolução até 8K e 120 Hz

Como diferenciar a conexão HDMI de outros modelos?

É possível encontrar monitores que combinem o HDMI com outras formas de conectividade, como a VGA e USB. Cada uma dessas tecnologias tem suas funcionalidades e aspectos técnicos específicos.

As entradas VGA são mais limitadas e não alcançam todos os dispositivos. Já o USB é muito presente em aparelhos portáteis. Ainda existem modelos wireless que não necessitam de cabos ou adaptadores para conectar equipamentos.

Pessoa na mesa de estudos assistindo videoaula na tela do computador

Outros modos de conectividade também são possíveis mesmo com um monitor HDMI. (Foto: Julia M Cameron/Pexels)

Vantagens x desvantagens do monitor HDMI: quais são?

Não é somente a alta resolução que os monitores HDMI trazem como benefício. Ao ser desenvolvida, essa forma de conexão foi muito pensada pelos especialistas para aprimorar o uso dos computadores ainda mais para os usuários.

Fizemos um panorama com todos os pontos positivos e negativos acerca desse aparelho com o intuito de facilitar a sua visualização. Confira:

Vantagens
  • Qualidade de áudio e vídeo
  • Conexão com diferentes dispositivos
  • Cabo multicanal
  • Identificação automática na conectividade
Desvantagens
  • Oscilação de preços

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de monitor HDMI

A experiência com eletrônicos depende especialmente das especificações técnicas da máquina escolhida. Por isso, não deixe que os fatores fundamentais, como os citados a seguir, passem despercebidos na hora de comprar um monitor HDMI:

Resolução

Não existe segredo para avaliar a resolução de um monitor. Quanto maior ela for, mais qualidade você terá na definição de áudios e vídeos na tela. Hoje a maioria dos equipamentos vem com a tecnologia Full HD, que abrangem diversas atividades.

Em geral, para escolher a melhor resolução é preciso considerar a necessidade da máquina no seu dia-a-dia. Por vezes, esse fator ainda é influenciado por outros aspectos como o tamanho e a proporção da tela.

Tamanho

Os monitores mais comuns costumam ter entre 14 até 38 polegadas de tamanho. Ter um modelo maior nem sempre vai indicar que você também tem boa qualidade na reprodução de conteúdos audiovisuais.

O mais importante é considerar aspectos como a finalidade de uso do aparelho, o espaço disponível para instalação e o custo-benefício da peça. Para escritórios e uso doméstico, opte por máquinas com polegadas entre 19 a 22.

Quem precisa de telas para atividades que exigem boa resolução, como edições de vídeo ou computadores gamers, é bom procurar por modelos acima de 22 polegadas.

Finalidade

De nada adianta escolher um monitor HDMI sem pensar nas atividades da sua rotina em que ele estará presente. Só assim é possível comprar um modelo que não vai trazer problemas no futuro.

Quem utiliza o aparelho apenas para tarefas simples em casa ou no trabalho pode escolher formatos menos tecnológicos, que terão menor custo de aquisição. Mas, se você precisa de qualidade de ponta, então vai gastar mais com o produto.

Jovem jogando em um computador gamer dentro do quarto

Um bom monitor HDMI é capaz de reproduzir os gráficos mais complexos na tela. (Foto:Alexander Kovalev/ Pexels)

Contraste e Brilho

Esses dois fatores influenciam diretamente no modo que a visualização dos conteúdos vai chegar até você. Por isso, não deixe de ler as orientações dos fabricantes a respeito desses aspectos.

A recomendação é avaliar as taxas de contraste observando apenas os aparelhos da marca escolhida para ter não ter grandes variações.

Já os valores de brilho são definidos em candela por metro quadrado. Quanto maior ele for, melhor será a qualidade. Para computadores comuns, a taxa de 200 a 250 cd/m² já é ideal.

Tempo de resposta

Quem não fica ansioso quando o computador trava durante a realização de uma atividade ou demora para abrir uma aba. Se o seu propósito é ter um monitor HDMI para evitar tais situações, fique atento nesse aspecto do produto.

As taxas de respostas são medidas a partir da velocidade que o pixel leva para mudar na escala de cores. Tempos menores vão mostrar imagens mais naturais na tela, enquanto os menores podem oferecer travamentos.

Resumo

Com tantas vantagens oferecidas pelo monitor HDMI, não perca tempo de procurar o melhor formato para seu computador. Com ele, a experiência de assistir a um vídeo ou ouvir músicas nunca mais será a mesma.

Essa tecnologia chegou para trazer melhor resolução e só tende a ser aperfeiçoada com o tempo. Enquanto isso, você desfruta da última versão desse recurso que promete uma rápida transmissão de dado em troca de bom desempenho.

(Fonte da imagem destacada: Tranmautritam/Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas