Imagem de um monitor ultrawide.
Ultima atualização: 4 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

72Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o monitor ultrawide, um tipo de display que utiliza proporção de tela de 21:9, ampliando-a na horizontal e otimizando a área útil da tela em cerca de 30%.

Quando a visão periférica aumenta, você consegue aumentar a produtividade no trabalho e jogar de maneira mais imersiva. Mas se você está em dúvida se deve ou não comprar um monitor ultrawide, continue lendo este artigo e descubra em quais situações vale a pena o investimento. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • Se você está montando um PC para games, a compra de um monitor ultrawide é indispensável. Um monitor com essa tecnologia amplia o campo de visão, influenciando diretamente em seu desempenho nos jogos.
  • Caso você utilize o computador para trabalhar com programação ou edição de conteúdo multimídia, o espaço extra no monitor ultrawide pode aumentar seu foco e produtividade no trabalho. Além de possibilitar a divisão da tela.
  • Nem todas as marcas apostaram no monitor ultrawide. Somente as fabricantes LG, Dell, Acer, Samsung e AOC oferecem alguns modelos de monitor ultrawide. Os preços variam de R$700 a R$12.000.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de monitor ultrawide: Os favoritos da redação

Preparamos uma lista com os melhores modelos de monitor ultrawide do momento. Ao selecionar os produtos, priorizamos o custo-benefício, ou seja, escolhemos produtos com boas especificações técnicas e preços acessíveis. Caso queira comprar algum desses produtos, clique no link que você será redirecionado a uma loja online de nossa confiança.

Um monitor ultrawide barato

Se você está procurando um monitor ultrawide com preço acessível, deve investir no modelo 25UM58 da LG. Este painel IPS mede 25 polegadas, possui resolução Full HD, tempo de resposta de 5ms e taxa de atualização de 60 a 75Hz – modo turbo. Conta com a função Split Screen 2.0 que serve para dividir a tela para realizar outras tarefas simultaneamente. O aparelho conta com modos pré-definidos e funções voltadas ao público gamer.

O melhor monitor ultrawide para gamers

Ideal para gamers, o monitor ultrawide 29UM69G-B da LG apresenta painel IPS com 29 polegadas, resolução Full HD, tempo de resposta de apenas 1ms e taxa de atualização de 75Hz. Este monitor possui alto-falantes integrados, então você não precisará se preocupar em adquirir caixas de som. Conta com a tecnologia AMD Freesync e os recursos Black Stabilizer, Flicker Safe, On Screen, SplitScreen e modo games.

Um monitor ultrawide com tela curva

Quem deseja aumentar a produtividade no trabalho ou a imersão em jogos de computador, deve investir no monitor ultrawide 34UC79G da LG que oferece painel IPS com 34 polegadas, formato curvo e resolução Full HD. Esse monitor tem tempo de resposta de apenas 1ms e taxa de atualização de 144Hz. Conta também com os recursos Motion Blur – que otimiza a iluminação do painel – Dynamic Action Sync e Black Stabilizer.

Um monitor ultrawide para quem pode investir

Se você está com o orçamento maior, invista no monitor ultrawide Alienware AW3418DW da Dell. Com design curvo e 34 polegadas, este aparelho entrega excelentes imagens graças a tela IPS com resolução Full HD. O suporte à tecnologia G-Sync da Nvidia evita quebras de imagem ao ajustar os quadros automaticamente. O monitor tem design futurista e oferece as conexões USB, HDMI, DisplayPort e saída para fones de ouvido.

Guia de Compra

A compra de um monitor ultrawide deve ser avaliada cuidadosamente, pois embora o equipamento proporcione a sensação de imersão e aumento na produtividade, a utilidade deste monitor dependerá da tarefa a ser realizada.

Neste Guia de Compras vamos explicar o que é um monitor ultrawide, quais são os aspectos positivos e negativos deste equipamento, quem deve comprá-lo e quais são as diferenças entre o monitor ultrawide e widescreen. Boa leitura!

Imagem de uma equipe de funcionários.

O monitor ultrawide é perfeito para quem deseja aumentar a produtividade nas tarefas. (Fonte: Fauxels/ Pexels.com)

O que é um monitor ultrawide?

O monitor ultrawide possui proporção de 21:9, ou seja, tem 21 pontos de largura a cada 9 pontos de altura. Este formato é bastante similar a proporção de uma tela de cinema.

Como essa proporção aumenta o monitor na horizontal, é possível abrir diversos programas em uma mesma tela – muitos modelos nessa categoria possuem softwares próprios para dividir e otimizar a tela.

Essa repartição é vantajosa para quem trabalha com programação, edição de imagens ou vídeos, pois o profissional consegue visualizar vários arquivos e softwares abertos ao mesmo tempo – sem precisar conectar monitores.

Porque aderir a um monitor ultrawide?

O primeiro ponto positivo de comprar um monitor ultrawide é o ganho de foco e produtividade – independentemente se você está estudando, trabalhando, jogando ou assistindo a filmes e séries na Amazon Prime Video.

O monitor ultrawide pode ser conectado a computadores com sistema Windows ou MAC OS e ambas as plataformas oferecem seus respectivos softwares de organização da tela que mencionamos anteriormente.

O monitor ultrawide transmite conteúdo de dois dispositivos simultaneamente.

Outro ponto positivo do monitor ultrawide é possibilitar a exibição de conteúdo a partir de dois dispositivos simultaneamente.

O monitor é compatível com computador desktop, notebook, tablet, smartphone e Smart TV. Para conectar dois dispositivos ao mesmo tempo, basta utilizar conexões diferentes.

O design do monitor ultrawide é bastante parecido com o de uma Smart TV, a tela pode ser plana ou curva e medir de 25 a 38 polegadas. O monitor ultrawide tela plana pode ser inclinado para frente e para trás (-5º a 20º), apesar do ângulo de visão ser bastante amplo naturalmente.

Imagem de um monitor ultrawide.

O monitor ultrawide pode ser tela plana ou curva. (Fonte: Nikolay Tarashchenko/ Unsplash.com)

Como desvantagens do monitor ultrawide, podemos mencionar o preço elevado e a indisponibilidade do produto – apenas alguns modelos de poucas marcas. Outro ponto negativo é que o monitor ultrawide ocupa bastante espaço na mesa.

Não podemos deixar de mencionar a falta de conteúdo multimídia em formato ultrawide. Em alguns filmes, séries e jogos, você deverá relevar as barras pretas utilizadas para preencher o espaço sobrando nas laterais.

Você também vai encontrar jogos “adaptados” ao monitor ultrawide que apresentam imagens esticadas e com perda de qualidade gráfica. O último ponto negativo que gostaríamos de destacar é o gasto energético elevado.

Conheça mais vantagens e desvantagens do equipamento na tabela abaixo:

Vantagens
  • Aumento da área útil da tela em 30%
  • Pode aumentar o foco e a produtividade no trabalho
  • Proporciona experiência imersiva em jogos
  • Dispensa a conexão de dois ou três monitores
  • Preços variados
Desvantagens
  • Apenas tamanhos grandes – de 25 a 38 polegadas
  • Ocupa bastante espaço na mesa
  • Pouca variedade de modelos
  • A maioria dos jogos e filmes possuem formato incompatível
  • É mais caro do que um monitor widescreen

Quem deve investir em um monitor ultrawide?

O monitor ultrawide é uma excelente opção de compra para profissionais, principalmente programadores, editores de vídeo ou imagens.

Para quem trabalha com duas telas de computador, o monitor ultrawide é perfeito, pois ele divide a tela principal em várias partes, dessa forma, você pode abrir alguns programas ou páginas da internet simultaneamente.

O monitor ultrawide também é indicado para jogadores, tanto que equipes nacionais e internacionais utilizam este monitor para jogar alguns tipos de games como os dos gêneros Moba, estratégia e FPS.

Imagem de um monitor ultrawide.

O monitor ultrawide é ideal para trabalhar. (Fonte: Nikolay Tarashchenko/ Unsplash.com)

Devo comprar um monitor ultrawide ou conectar dois monitores?

Você sabia que o monitor ultrawide é uma excelente alternativa para quem utiliza mais de um monitor para trabalhar?

Ao optar pelo monitor ultrawide, apenas um cabo de transmissão de dados será conectado a computador, dispensando a utilização de múltiplas conexões ao mesmo tempo.

Ao interligar dois ou mais monitores, é preciso conectar esses aparelhos à placa de vídeo e o chip gráfico precisa alimentar cada uma das telas com taxas de atualização razoáveis, o que pode sobrecarregar a GPU.

Visualmente falando, o monitor ultrawide também é a melhor alternativa, pois não apresenta as barras das bordas dos monitores montados lado a lado nem gera o acúmulo de fios.

Monitor ultrawide ou widescreen: Qual a melhor opção para você?

A principal diferença entre um monitor widescreen e ultrawide é a proporção da tela de 16:9 e 21:9, respectivamente. Isso significa que a tela do monitor ultrawide é mais larga – especificamente 33% maior.

No entanto, o monitor widescreen ainda é o formato mais utilizado, principalmente porque o monitor ultrawide não foi desenvolvido para o usuário comum, mas como uma ferramenta de trabalho ou periférico para montar um PC gamer. Compare as duas opções na tabela abaixo:

Widescreen Ultrawide
Proporção de tela 16:9 21:9
Diferencial Não é necessário passar por uma fase de adaptação para utilizá-lo 30% a mais de área útil
Tamanho Entre 15 e 34 polegadas Entre 25 e 38 polegadas
Formato Plano Plano ou curvo
Preço Menor Maior

Critérios de compra: Encontre o melhor monitor ultrawide

Como mencionamos anteriormente, o monitor ultrawide não se diferencia de um monitor convencional quando nos referimos às especificações técnicas. Dessa forma, além do formato diferenciado, outros aspectos devem ser analisados no momento da compra:

Vamos detalhar esses tópicos ao longo do texto. Não esqueça de avaliar e compartilhar este artigo com seus amigos.

Tela plana ou curva

Você pode comprar um monitor ultrawide com tela plana ou curva. O diferencial do monitor ultrawide de tela curva é a sensação de imersão visual – como a visão humana é periférica, o monitor curvo abrange todo o campo visual.

A curvatura da tela pode ser de 1800, 3000 ou 4000 Radius – quanto menor o número, mais convexa é a tela.

Mas saiba que é preciso passar por um período de adaptação para utilizar o monitor ultrawide com tela curva, o que não ocorre em um monitor ultrawide de tela plana. Inclusive, este modelo pode ser utilizado em qualquer finalidade, é menor e mais barato.

Tamanho da tela

Você encontra monitores ultrawide com 25, 27, 29, 34 ou 38 polegadas. A escolha do tamanho do monitor depende de alguns fatores: Finalidade de uso, preferência pessoal, espaço disponível no escritório e orçamento para a compra.

A maioria das pessoas prefere uma tela maior, pois há mais espaço de visualização, no entanto sugerimos a compra de um monitor de 27 polegadas, considerado um tamanho médio, pois você poderá aproveitar uma tela espaçosa, mas o monitor não vai ocupar espaço demais na mesa. Ah, é importante mencionar que o tamanho da tela influencia no preço do produto.

Imagem de três monitores.

Você encontra opções de monitor ultrawide com 25 a 38 polegadas. (Fonte: Matt Pike/ Unsplash.com)

Resolução de imagem

Você encontra modelos de monitor ultrawide com resolução Full HD, 2K ou 4K. A mais comum é a resolução FHD por causa do preço mais baixo e compatibilidade com qualquer computador.

Embora sejam mais caros, os monitores 2K e 4K apresentam qualidade de imagem superior. A maior qualidade de cores, brilho e contraste é fundamental para quem trabalha com edição de conteúdo multimídia.

Tempo de resposta

O tempo de resposta indica o tempo que o monitor leva para processar e alterar as cores dos pixels. Este valor é medido em milissegundos e quanto menor, melhor é o tempo de resposta do monitor.

Geralmente, os modelos mais baratos possuem tempo de resposta de 5ms, enquanto modelos mais robustos têm tempo de resposta de 1ms.

Se você utiliza o computador apenas para trabalho, não precisa se preocupar muito com essa característica, mas se o computador será usado para jogar, esse é um fator decisivo na compra, pois influencia diretamente na fluidez do game.

Imagem de um computador gamer.

O tempo de resposta de um monitor influencia na fluidez. (Fonte: Abdul Barie/ Unsplash.com)

Taxa de atualização

A taxa de atualização indica quantas imagens o monitor é capaz de exibir em tela a cada segundo. Essa taxa é medida em Hertz e quanto maior, melhor.

Você encontra modelos com frequência de atualização de 60, 75, 144, 165 e 240Hz. Os monitores comuns possuem taxa de atualização de 60 a 75Hz, mas isso não influencia nas atividades em que se propõem.

Os monitores ultrawide para profissionais ou gamers apresentam taxa de atualização de 144, 165 ou 240Hz, perfeito para garantir a fluidez nas atividades. Saiba mais sobre essa particularidade nos textos abaixo:

Outros recursos

O monitor ultrawide pode oferecer outros recursos interessantes, como G-Sync ou Freesync. Ambas as tecnologias permitem que o monitor trabalhe em sincronia com a placa de vídeo, aumentando a performance e fluidez na sincronização das imagens.

Outros recursos interessantes são Flicker-Free e Bluelightshield, que reduzem a emissão de luz azul em até 90% e diminuem o cansaço visual de quem precisa ficar horas na frente do computador.

Marca

Nem todas as fabricantes apostaram no monitor Ultrawide. Entre as gigantes da tecnologia apenas a LG, Dell, AOC, Samsung e ASUS lançaram alguns modelos nessa categoria, mas ainda são poucas opções.

No Brasil, a LG é líder no segmento de monitores ultrawide e oferece produtos com diferentes especificações técnicas e faixas de preço variadas.

(Fonte da imagem destacada: Alexandru Acea/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Nicolas Pinto Gamer Profissional
Nicolas não é um gamer de um jogo só. Seja no CsGo ou no LoL, ele é capaz de dar trabalho até aos jogadores mais avançados. Sabendo que para alcançar seu sonho de disputar campeonato mundiais é preciso ter os melhores equipamentos, Nicolas se dedica a pesquisar e compartilhar conhecimento sobre o que há de mais inovador em Games, Jogos e Eletrônicos.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.