pessoa observando com monocular
Ultima atualização: 6 de maio de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

13Horas investidas

6Estudos avaliados

58Comentários coletados

Seja para observar pássaros ou acompanhar esportes à distância ou admirar paisagens, contar com um monocular é uma ferramenta prática e eficiente, que garante visão perfeita mesmo que você esteja quilômetros longe do assunto avistado.

Este pequeno instrumento pode mudar o seu jeito de aproveitar passeios e atividades ao ar livre. Por essa razão, vamos mostrar tudo o que você precisa saber antes de escolher o monocular ideal para suas aventuras. Acompanhe!




Primeiro, o mais importante

  • O monocular é o equipamento que permite aproximar e ampliar imagens distantes com mais nitidez e precisão.
  • A principal vantagem do monocular em comparação com o binóculo é a possibilidade de usá-lo com apenas uma mão.
  • Para quem pretende fazer uso profissional do monocular, vale investir em equipamentos de alta tecnologia.

Os melhores monoculares: nossas recomendações

Poucas pessoas conhecem o monocular, mas há diversas opções no mercado. Atualmente, é possível encontrar até modelos que já vêm com suporte para smartphone. Confira nossa seleção:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o monocular

Além dos telescópios e binóculos, existe outra ferramenta que permite observar cenários, pessoas e situações à distância, com foco preciso. Se você ainda não conhece o monocular, vai poder conferir, a partir de agora, como é este equipamento e quais suas vantagens.

monocular em uma bancada branca

O monocular é o equipamento que permite aproximar e ampliar imagens distantes. (Fonte: Olga Yastremska / 123rf.com)

O que é um monocular e para que serve?

O monocular — ou monóculo, como é mais conhecido — é um instrumento utilizado para aproximar o alcance da visão, permitindo enxergar com nitidez assuntos que estão distantes do ponto onde está o usuário.

Ele é muito usado por pessoas que praticam a observação de pássaros e da vida selvagem como um todo, além de ser útil para não perder nenhum lance de competições em ginásios esportivos, em shows e espetáculos

Como funciona o monocular?

O monocular, como dissemos, permite enxergar objetos a uma longa distância. Para tanto, o equipamento conta, em seu interior, com um conjunto de lentes que podem ser combinadas com espelhos, dependendo do modelo.

O monóculo utiliza o mesmo princípio de um telescópio.

Como em um telescópio, ele conta com lentes e espelhos maiores e mais potentes. Assim, a luz de um objeto distante é captada pela lente objetiva, que a decompõe e recria, com foco, em um ponto próximo da extremidade inferior do cilindro. Ali, uma outra lente — a ocular — aumenta a imagem.

Quais os tipos de monocular?

De maneira geral, o monocular não tem muitas diferenças entre seus modelos. Mas há alguns detalhes elementares que podem ajudar a compreender os principais tipos do equipamento:

  • Manual: tem distância e foco controlados pelo usuário, que faz manualmente esses ajustes;
  • Eletrônico: conta com dispositivo que garante a aproximação e nitidez do objeto automaticamente;
  • Visão noturna: permite enxergar sob baixa luminosidade. Nos modelos amadores com este recurso, a qualidade da imagem no escuro é baixa.

Qual a diferença entre o monocular e o binóculo?

Tanto o monocular quanto o binóculo têm basicamente a mesma função, que é aproximar e ampliar o campo visual para observar objetos ou situações a longas distâncias. Mas é possível destacar algumas diferenças entre eles:

Binóculo Monocular
Uso diurno Bom Ótimo
Qualidade noturna Regular Regular
Ampliação média 10x 12x
Abertura média 50mm 52mm
Campo de visão Fixo Ajustável
Estabilidade visual Menor Maior
Exige tripé? Alguns modelos, sim Não
Ergonomia Menor Maior
Praticidade Menor Maior

As informações sobre abertura, ampliação e até mesmo estabilidade desta tabela são baseadas em modelos amadores ou semi profissionais, de valor médio, que são os mais vendidos do mercado.

Monocular manual em uma mesa de madeira

O monocular tem várias vantagens em comparação com o binóculo. (Fonte: Anastasiia Kuznetcova/ 123rf.com)

Quais as vantagens e desvantagens do monocular?

Comparado com o binóculo, o monocular tem, entre suas principais vantagens, a versatilidade, pois pode ser utilizado com apenas uma mão. Mas há outros prós e contras no uso deste aparelho, como mostramos abaixo:

Vantagens
  • É leve e pode ser transportado com mais facilidade
  • Permite excelente observação de objetos e animais mesmo com iluminação mais baixa
  • É ergonômico, tem formato que se ajusta bem à mão
  • Alguns modelos vêm com suporte para smartphone, o que permite fotografar o objeto visualizado
  • Tem preço acessível, se comparado com outros equipamentos de observação
Desvantagens
  • Não permite visão noturna com qualidade
  • Nos modelos manuais, depende do ajuste feito pelo usuário
  • Os mais inovadores costumam ter valor elevado

Como cuidar bem do seu monocular?

Apesar de robusto e bem revestido — o que torna o seu monocular um equipamento resistente — é fundamentar ter alguns cuidados durante e após o uso do instrumento. Ainda que cada modelo tenha características específicas, podemos deixar dicas de como conservá-lo por mais tempo:

  1. Mantenha a alça de segurança presa ao punho durante todo o tempo que estiver usando o equipamento. Assim, se o monocular escorregar da sua mão, não vai chegar a cair no chão;
  2. Manipule os ajustes de foco e distância com delicadeza. Desta forma, você garante que as pequenas engrenagens do aparelho durem por mais tempo;
  3. Evite o contato do monocular com areia, poeira e água, mesmo que ele tenha resistência a estes agentes, para que ele fique isentos de riscos ou oxidação;
  4. Limpe bem a lente e o corpo do monocular após cada uso. Feito isso, guarde o equipamento no estojo e o mantenha longe do risco de quedas ou choques inesperados.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comprar um monocular

Se você já está decidido a comprar um monocular e encontrou o modelo que considera ideal em nossa lista de produtos, falta pouco para comprar o seu. Antes. gostaríamos de destacar alguns pontos que podem determinar o melhor aproveitamento deste instrumento.

Ampliação

A ampliação proporcionada pelo monocular indica a diferença entre a visão do objeto a olho nu e o resultado com o uso do equipamento. Deste modo, quanto maior for a ampliação, maior será a observação.

No entanto, é sempre bom ter em mente que quando a ampliação é muito alta, a qualidade de imagem e o campo de visão ficam menores. Para uso no dia a dia, com luz natural, um monocular com ampliação entre 7 e 12 vezes será suficiente.

Distância da lente

A lente ocular de um monóculo precisa estar a uma distância confortável dos olhos. Desta forma, você evita um esforço excessivo durante a observação dos objetos e cenas. A maioria dos modelos tem distância entre 5 e 20 milímetros.

Quem usa óculos, porém, precisa de uma medida mínima de 14 mm. Crianças podem requerer uma distância menor. Por isso, o ideal é que você dê preferência a um modelo em que seja possível ajustar a medida.

monocular profissional de alta tecnologia

Para quem pretende fazer uso profissional do monocular, vale investir em equipamentos de alta tecnologia. (Fonte: Xanturion/ 123rf.com)

Qualidade da lente

Além do ajuste da ampliação, outro fator que interfere diretamente na nitidez e definição das imagens é a especificação das lentes que compõem o sistema de refração interna. Por isso, temos uma dica básica: se for usar em condições de pouca luz, prefira as objetivas com diâmetro maior.

Lembre-se, ainda, que a qualidade do material da lente pode fazer muita diferença na claridade e aproximação. Neste sentido, não deixe de pesquisar a reputação dos componentes que fazem parte do monóculo. Se tiver dúvidas, não deixe de consultar a opinião de outros compradores on-line.

Revestimento

Tanto o revestimento externo quanto o externo podem ter impacto no uso e na qualidade do seu monocular. Assim, vale a pena estar atento a estes detalhes antes da compra, conforme mostramos a seguir:

  • Revestimento interno - ideal que seja liso e brilhante para melhorar a reflexão da luz;
  • Revestimento externo - opte por um modelo com superfície emborrachada para garantir mais firmeza e ergonomia durante o uso.

Tipo de uso

E por falar em uso, seja bem realista sobre este aspecto antes de definir a sua compra. Pense bem em que situações pretende utilizar o seu monocular para escolher aquele que seja mais adequado às suas expectativas. Assim, você não corre o risco de fazer um investimento à toa.

Para quem pretende explorar matas fechadas para observar animais em seu habitat, um equipamento com maior capacidade pode ser interessante. Vai assistir a uma corrida ou levar a família ao teatro? Nestes casos, os modelos mais simples já são suficientes.

Resumo

Muitas pessoas não conhecem o monocular e suas vantagens quando comparados a outros equipamentes, especialmente ao binóculo. Mas contar com esse pequeno instrumento pode tornar suas experiências ainda mais marcantes.

Neste artigo, falamos sobre o princípio de funcionamento do monocular, mostramos os tipos mais comuns e deixamos uma seleção com os melhores de 2021, com dicas para você encontrar o modelo ideal.

Se você gostou deste material, escolha seu monocular favorito e depois compartilhe com seus companheiros de aventuras para que eles também conheçam mais sobre este instrumento. Obrigado, até mais!

(Fonte da imagem destacada: Olga Yastremska/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas