Imagem de um celular Motorola.
Ultima atualização: 5 de janeiro de 2020

Como escolhemos

Products

10Produtos analisados
Hours

16Horas investidas
Studies

3Estudos avaliados
Comments

55Comentários coletados

Hoje vamos falar sobre o Moto One, o primeiro smartphone da Motorola a receber o sistema operacional Android One do Google. Os seis modelos da linha rodam sistema operacional mais leve e por isso possuem um desempenho melhor.

Mas será que vale a pena comprar um Moto One em 2020? Para responder a essa pergunta, preparamos uma análise aprofundada dos aparelhos da linha para você encontrar o modelo ideal. Conteúdo de qualidade é no ReviewBox Brasil.



Primeiro, o mais importante

  • São seis modelos: Moto One, Vision, Action, Zoom, Macro e o lançamento Hyper. Os preços variam de R$850 a R$2200.
  • Os modelos da linha Moto One possuem sistema operacional Android One, que promete novos pacotes de segurança todos os meses e atualizações rápidas para novas versões do sistema.
  • Dentro da caixa você encontrará alguns acessórios importantes como cabo USB, fone de ouvido, carregador e uma capinha de silicone transparente.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de Moto One: Os favoritos da redação

Preparamos uma lista com os melhores modelos da linha Moto One para você encontrar o smartphone ideal para você.

O Moto One original

O Moto One é um modelo intermediário com qualidade premium. Possui construção em vidro com laterais cromadas nas cores preto ou branco. A câmera dupla possui diversos recursos interessantes como cor em destaque, P&B seletivo, modo retrato com foque e desfoque e modo manual. O aparelho possui chipset Snapdragon 625, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento.

O modelo ideal para registrar momentos de aventura

O Moto One Action tem como diferencial a câmera de ação, que é ideal para registrar a prática de esportes radicais. O painel Cinema Vision entrega tela imersiva para assistir aos vídeos que você gravou. Com bateria de 3500mAh, você vai poder utilizar o aparelho o dia inteiro.

Um Moto One com bateria potente

O Moto One Macro possui super bateria com 4000mAh e carregamento rápido. O smartphone possui câmera tripla, sensor a laser, foco automático e permite fotografar objetos próximos com riqueza de detalhes. A tela Max Vision tem 6,2 polegadas e resolução HD+. Carrega chipset Helio P70 da Media Tek, memória RAM de 4GB e 64GB de armazenamento – expansível em até 512GB.

O melhor modelo para assistir filmes online

O Moto One Vision oferece experiência cinematográfica com a primeira tela Cinema Vision com proporção de 21:9. Outro diferencial deste equipamento é que você consegue tirar fotos noturnas graças à função Night Vision. A câmera principal tem 48MP e a câmera frontal tem 25MP. A bateria tem capacidade para 3500mAh.

O melhor modelo de Moto One para fotografias

Se você está procurando um smartphone para registrar boas fotografias, escolha o Moto One Zoom. Este aparelho possui três lentes – Wide, Ultra-Wide e Teleobjetiva. O aparelho possui painel Max Vision OLED com 6,4 polegadas. A super bateria tem 4000mAh e carregador turbo Power.

Guia de Compra

A Motorola oferece uma grande variedade de modelos de smartphone. Você encontra desde aparelhos mais simples aos modelos premium, todos com excelente custo benefício.

Um dos modelos mais populares é o Moto One, o primeiro smartphone a utilizar sistema operacional Android One. O aparelho fez tanto sucesso que foram lançadas seis versões. Descubra qual é o melhor Moto One para você neste Guia de Compra.

Imagem de um grupo de pessoas usando seus smartphones.

Você encontra modelos de Moto One para todos os perfis de usuários. (Fonte: Fauxels/ Pexels.com)

Porque vale a pena comprar o Moto One?

A Motorola foi a primeira marca a firmar parceria com o Google para lançar um smartphone com uma versão do sistema operacional sem grandes modificações em troca de atualizações garantidas por dois anos e correções de segurança por três.

Com as atualizações constantes, o Moto One desponta como um dispositivo seguro e com excelente desempenho. A parceria de sucesso rendeu outros cinco modelos à linha: Vision, Action, Macro, Zoom e Hyper.

Um dos diferenciais do Moto One é que a traseira é plana e as laterais curvas, um formato que facilita no manuseio do aparelho. A maioria dos modelos possui acabamento em vidro em tonalidades diferenciadas.

O Moto One possui bateria com excelente desempenho de duração da carga. Com 3000, 3500 ou 4000mAh, a bateria pode durar de 12 a 24 horas de uso moderado ou intenso. E a maioria dos modelos possui carregador Turbo Power, que proporciona recarga rápida.

Conheça todas as vantagens e desvantagens do Moto One no quadro abaixo:

Vantagens
  • Seis modelos de smartphones
  • Construção resistente
  • Design sofisticado
  • Acompanha acessórios
  • Autonomia da bateria surpreende
  • Possui certificação IPX2 que oferece proteção contra chuva
  • 12 meses de garantia
Desvantagens
  • Preços elevados no Brasil
  • O fone de ouvido é bem simples
  • O Moto One Macro tem traseira em plástico

Quais são as características do Moto One original?

O Moto One é um intermediário elegante, com traseira de vidro e laterais cromadas. O celular é compacto e é leve, mas possui dimensões avantajadas: 14,9cm de altura, 7,2cm de largura e 7,9mm de espessura.

A tela IPS LCD tem 5,9 polegadas e proporção de 19:9 – mas por causa do notch (recorte na tela do smartphone) a área útil é reduzida para 18:9. O notch é tão grande que atrapalha, pois cabem poucos ícones de cada lado.

O dispositivo possui laterais arredondadas, mas é perceptível que o software não foi otimizado para essa configuração, pois em alguns casos, perde-se conteúdo. O leitor digitais é traseiro.

Imagem de um smartphone.

O Moto One possui bordas arredondadas. (Fonte: Christian Wiediger/ Unsplash.com)

A resolução da tela é em HD+ (720×1520 pixels) com densidade de 285ppi. A qualidade de exibição é satisfatória e você consegue usar o dispositivo na rua e no escuro, com os brilhos máximo e mínimo, respectivamente.

O áudio é razoável – dentro do esperado para um smartphone intermediário.

O Moto One possui interface Android One com algumas modificações, por exemplo: Gire o smartphone para acionar a câmera ou agite-o para ativar a lanterna.

O smartphone carrega chipset Snapdragon 625, um processador com oito núcleos e velocidade de 2.0GHz, o suficiente para entregar bom desempenho em games. A memória RAM é de 4GB e o armazenamento é de 64GB – expansível em até 256GB.

As câmeras oferecem recursos bastante interessantes. Podemos citar a estabilização digital, autofoco, foco por toque, flash LED, HDR, detecção facial e localização – recursos presentes em todos os modelos.

A câmera frontal tem 8MP e a traseira é dupla (13+2MP). Você pode acessar recursos como o Cinemagraph, Cor em Destaque e Modo Retrato. A qualidade é satisfatória.

A câmera frontal entrega boas selfies para as redes sociais. Os vídeos são gravados em resolução Ultra HD/ 4K.

A bateria com 3000mAh é compatível com uso moderado ou intenso em um dia inteiro longe do carregador. A recarga completa da bateria leva cerca de uma hora e meia com carregador Turbo Power.

Qual Moto One é ideal para assistir filmes e séries?

O Moto One Vision é o celular mais inovador do portfólio da Motorola. Entre os diferenciais podemos citar a tela com padrão cinema 21:9 que é ideal para assistir a filmes e séries pelo smartphone.

Outro diferencial deste modelo é que a câmera consegue registrar imagens no escuro. O recurso Night Vision é muito eficiente.

São dois sensores traseiros, um deles registra a imagem em primeiro plano e o outro dá a sensação de profundidade. Os vídeos são gravados em resolução 4K.

A câmera frontal entrega boas selfies. Os vídeos gravados com a câmera frontal possuem resolução Full HD. A estabilização de imagem é satisfatória, mas o som fica abafado.

O design também é inovador: O nome Motorola foi removido da borda inferior e o orifício para a câmera foi inserido na borda superior ao lado esquerdo.

O aparelho possui acabamento em vidro 4D arredondando em todos os lados. Devido ao padrão 21:9, o smartphone é manuseado com mais facilidade. O leitor biométrico central é compatível com todos os tamanhos de mãos.

Imagem de um homem falando ao telefone.

O Moto One Vision pode ser manuseado com facilidade. (Fonte: Bruce Mars/ Pexels.com)

O aparelho possui 16cm de altura, 7cm de largura, 8,7mm de espessura e pesa 180g. Mas, diferente dos outros modelos da linha Moto One, esse aparelho não possui proteção IPX2.

O Moto One Vision possui visor LCD. Entrega brilho mínimo e máximo em níveis satisfatórios para uso em ambientes escuros ou para utilizar na rua.

Esse smartphone tem apenas um alto-falante na parte inferior do aparelho, que entrega um som de qualidade. No entanto, para assistir a filmes e séries, o posicionamento da saída de som é insuficiente.

Um recurso interessante é o Dolby Audio que pode otimizar sua experiência ao assistir filmes ou escutar músicas, seja no modo estéreo ou pelo fone de ouvido, que possui boa qualidade sonora.

Um ponto negativo é o desempenho da bateria, que após uma recarga de cerca de 2h30 oferece autonomia para um pouco mais de 12 horas de uso.

Qual modelo de Moto One escolher para registrar a prática de esportes radicais?

Se você é aventureiro ou curte registrar a prática de esportes radicais, pode se interessar pelo Moto One Action, um smartphone lançado para concorrer com action câmeras, como a GoPro.

O aparelho possui três câmeras traseiras, com excelente alcance dinâmico. Com o HDR ligado, a captura de fotos é mais clara, mas as cores não são tão vivas como poderiam (você pode corrigi-las com um software de edição).

É possível gravar vídeos em resolução 4K com a câmera principal, mas a gravação de vídeo com a lente Ultra-wide é limitada à resolução Full HD. Um diferencial do aparelho é a estabilização eletrônica que funciona melhor do que a estabilização óptica.

Você pode gravar vídeos na vertical. Basta prender seu Moto One Action na bicicleta ou na roupa e sair gravando a prática de esportes.

Imagem de uma mulher segurando um smartphone.

A câmera frontal do Moto One Action entrega registros com muitos detalhes e cores vivas. (Fonte: Bruce Mars/ Pexels.com)

Esse aparelho tem 16cm de altura, 7cm de largura, 9,2mm de espessura e pesa 181g. As laterais são de plástico e a traseira de vidro.

As dimensões e o formato 21:9 fazem com que o dispositivo seja manuseado com facilidade. A tela no padrão cinema é ideal para assistir filmes, pois não possui aquelas bordas pretas.

O painel LCD reproduz cores vivas, com excelente contraste e nitidez. Mas o brilho é insuficiente em ambientes externos.

Com apenas um alto-falante na parte inferior, o dispositivo reproduz som mono com bom nível de potência. Com fone de ouvido, a qualidade sonora do aparelho é exemplar, pois é limpo e com mínimo de distorção.

Apesar da bateria ter 3500mAh, o software não é otimizado para entregar boa autonomia, então o desempenho fica comprometido. São apenas 12h de uso contínuo com a bateria cheia.

Este modelo, assim como os demais da linha Moto One, carrega sistema operacional Android One Pie. Há poucas modificações da marca, como ícones de atalho na cor verde e aplicativo Moto que traz funcionalidades para ampliar a experiência.

Além dos gestos de navegação mencionados anteriormente, você pode deslizar para a esquerda para voltar, deslizar para cima para acessar a tela de aplicativos recentes ou para direita para retornar ao aplicativo anterior.

Qual modelo de Moto One tem melhor câmera?

O Moto One Zoom tem aparência diferente dos demais modelos da linha, a começar pela construção em vidro e laterais de alumínio. O acabamento em efeito degradê nas cores titânio, bronze ou violeta é bastante interessante.

Uma diferença no design é a posição do alto-falante na parte superior. Na parte traseira há uma M de Motorola que acende toda vez que o aparelho recebe uma notificação e uma lombada com três lentes de câmera mais um sensor de profundidade.

A lente principal é Wide, a segunda é uma lente teleobjetiva e a terceira é uma Ultra-Wide. A quarta lente atua como sensor de profundidade e possui um desempenho interessante, com bom recorte e desfoque ajustável.

A câmera principal é excelente, possui exposição e cores equilibradas. A teleobjetiva aproxima bem a imagem sem perder a qualidade e a Ultra-wide entrega fotos com bastante nitidez e cores verdadeiras.

Apenas o sensor principal grava vídeos em 4K. Os demais gravam em Full HD, mas entregam boas imagens.

A câmera principal tem o modo noturno – Night Sight – que aumenta a visibilidade das imagens. Mas esse recurso não está disponível nas outras duas câmeras, que entregam fotos noturnas com qualidade ruim.

A câmera de selfie possui sensor com iluminação ideal, cores e exposição equilibradas, mesmo em ambientes com pouca luz. Essa câmera grava vídeos em boa qualidade de imagem e som.

Imagem de um grupo de amigos registrando uma selfie.

O Moto One Zoom tem excelentes câmeras. (Fonte: Fauxels/ Pexels.com)

O painel OLED tem 6,3 polegadas e bordas pequenas. As cores são calibradas e pré-definidas em três versões: Natural, Realçada e Saturada, as duas primeiras são neutras e a terceira exibe cores quentes.

O nível de brilho permite boa visibilidade em ambientes com muita luz e em ambientes escuros. O áudio é razoável, no volume máximo há um pouco de distorção. O fone de ouvido possui qualidade satisfatória.

Um diferencial exclusivo deste modelo é o leitor de impressão digital sobre a tela. Se você preferir, pode utilizar o sistema de reconhecimento facial.

A bateria com 4000mAh entrega bom desempenho. Após recarregar completamente em pouco mais de duas horas – com o uso do carregador Turbo Power – a bateria tem autonomia para mais de 17 horas de uso.

Imagem de um home guardando um celular no bolso.

O Moto One Zoom tem autonomia de bateria para até 17 horas de funcionamento. (Fonte: Jonas Leupe/ Unsplash.com)

Qual é o modelo de Moto One mais básico?

O Moto One Macro é o modelo mais básico da linha. Sua construção é em plástico – e risca com facilidade – e o aparelho está disponível na tonalidade azul espacial com efeito degradê.

Possui leitor biométrico localizado ao lado da logomarca Motorola. Enquanto as três câmeras estão localizadas no canto superior esquerdo – aparentam ser quatro câmeras, mas são três lentes e um laser para auxiliar no foco automático.

O Moto One Macro recebeu este nome, pois possui lentes macro, que permitem registrar imagens cinco vezes mais próximas e com riqueza de detalhes.

Mas a câmera é bem básica. Quando utilizada a noite decepciona, pois faz registros escuros, com cores distorcidas e pouca nitidez. A câmera frontal também não empolga, pois registra selfies com pouca nitidez.

A câmera de vídeo é mediana, pois o controle de exposição não é preciso, as cores saem sem vida e a estabilização é insatisfatória. A captação de áudio também não é boa, pois registra ruídos e deixa as vozes abafadas.

O smartphone possui tela de 6,2 polegadas e resolução HD+. A qualidade do painel IPS LCD é razoável, as cores exibidas possuem boa calibração, mas o contraste é baixo e o brilho não é dos melhores.

A potência sonora surpreende, no entanto evite colocar no volume máximo, pois o som pode ficar um pouco distorcido. O fone de ouvido acompanha ponteiras intercambiáveis em tamanhos diferentes.

Um ponto positivo é a bateria de 4000mAh, que recarrega em cerca de 2h15 e entrega autonomia para um dia inteiro de uso.

Imagem de um casal jogando pelo celular.

A bateria com autonomia de 24 horas de uso permite jogar o dia todo. (Fonte: Afif Kusuma/ Unsplash.com)

Qual é o modelo de Moto One mais moderno?

O Moto One Hyper é o modelo mais recente lançado pela Motorola. Entre os diferenciais podemos citar a tela Total Vision com resolução Full HD, 6.5 polegadas e bordas infinitas.

As câmeras também chamam atenção, principalmente a câmera frontal em estilo pop-up (com resolução de 32MP). A câmera traseira é dupla e tem resolução de 64MP e 8MP. Ambas possuem recurso Quad Pixel, que aumenta a sensibilidade à luz. Outro recurso bacana é o Night Vision.

Está em dúvida sobre qual modelo escolher? Compare-os na tabela abaixo:

One Vision Action Zoom Macro Hyper
Display 5.9” HD 6.3” FHD 6.3” FHD 6.4” FHD 6.2” FHD 6.5” FHD+
Chipset Snapdragon 625 Exynos 7 Exynos 7 Snapdragon 675 Helio P70 Media Tek Snapdragon 675
RAM/ROM 4GB/64GB 4GB/128GB 4GB/128GB 4GB/128GB 4GB/128GB 4GB/128GB
Câmera frontal 8MP 25MP 12MP 25MP 8MP 32MP
Câmeras traseiras Dual (13 MP +2MP) Dual (48MP +5MP) Triple (12MP+5MP+16MP) Quad (48MP+16mp+8MP+5MP) Triple (13MP+2MP+2MP) Dual (64MP +8MP)
Diferenciais da câmera Recursos interessante Câmera com visão noturna Excelente câmera de ação Três tipos de lente mais um sensor de profundidade Registra fotos macro Câmera pop-up
Bateria 3000mAh 3500mAh 3500mAh 4000mAh 4000mAh 4000mAh
Carregador Turbo Power Sim Sim Sim

Critérios de compra: O que analisar em um Moto One

Leu o Guia de Compra mas ainda não decidiu qual versão do Moto One comprar em 2020? Não se preocupe, listamos as características que você deve analisar e comparar no momento da compra:

Vamos explicar cada um dos critérios ao longo desta seção. Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Capacidade da bateria e carregador

No momento da compra, avalie a capacidade da bateria. Você encontra modelos com 3000, 3500 ou 4000 mAh. Também é importante analisar se o smartphone acompanha um carregador comum com 10W, carregador Turbo Power de 15W ou carregador Hyper de 45W.

  • Moto One: 3000mAh, suficiente para uso moderado ou intenso durante um dia inteiro longe da tomada. Acompanha carregador Turbo Power de 15W.
  • Moto One Action: 3500mAh com autonomia para 12 horas e meia. Acompanha carregador simples com 10W.
  • Moto One Vision: 3500mAh com autonomia para 12 horas e meia de uso. Acompanha carregador Turbo Power com 15W, mesmo assim passa mais de duas horas na tomada.
  • Moto One Zoom: 4000mAh oferece autonomia para quase 17 horas de uso. Acompanha carregador Turbo Power com 18W que carrega o aparelho em pouco mais de duas horas.
  • Moto One Macro: 4000mAh com autonomia para 24 horas de funcionamento. Acompanha carregador com 10W de potência que faz com que o celular passe mais de duas horas na tomada.
  • Moto One Hyper: 4000mAh e carregador Hyper com 45W de potência. De acordo com informações preliminares, a bateria tem autonomia para até 40 horas.

Câmeras

Também é importante avaliar as câmeras – dianteira e traseiras – para encontrar um modelo compatível com o que você precisa. Você encontra modelos de Moto One com duas, três ou quatro lentes, com diferentes resoluções e recursos.

  • Moto One: Duas lentes com resolução de 13 e 2MP e os recursos Cinemagraph, Cor em Destaque e Modo Retrato. A câmera frontal possui 8MP. Vídeos em resolução 4K.
  • Moto One Vision: Possui duas câmeras, uma tem resolução de 48MP e transforma quatro pixels em um e outra câmera possui 5MP. Um diferencial é o recurso Night Vision. A câmera frontal possui 25MP.
  • Moto One Action: Três lentes com 12, 5 e 16MP com recurso de câmera de ação. Oferece recursos especiais como Night Vision e HDR automático. Também grava vídeos em 4K. A câmera frontal tem 12MP.
  • Moto One Macro: Possui três câmeras com 13, 2 e 2MP. Um diferencial são as fotos macro. A câmera frontal tem 8MP, mas não é tão boa, pois perde nitidez e detalhes da pele.
  • Moto One Zoom: Possui quatro sensores, sendo três lentes – Wide, Ultra-Wide e Teleobjetiva – e um sensor de profundidade. São 48, 16, 8 e 5MP. A câmera principal grava em 4K. A câmera frontal tem 25MP e grava em FHD.
  • Moto One Hyper: Possui dois sensores. A câmera principal é Quad Pixel com 64MP e a secundária é uma lente Ultra-Wide com 8MP. A câmera frontal também é Quad Pixel e tem 32MP. Os vídeos são gravados em 4K.
Imagem de celulares com multicâmeras.

Os modelos de Moto One podem carregar duas, três ou quatro lentes. (Fonte: Sun Lingyan/ Unsplash.com)

Design

Em relação ao design, você encontra modelos com traseira em plástico como o Moto One Macro ou em vidro como o Moto One, Vision, Action, Zoom e Hyper. A maioria possui laterais em plástico – com exceção do Moto One Zoom que possui laterais em alumínio.

Em relação as cores, você tem as seguintes opções:

Modelo Opções de cores
One Branco ou preto
Vision Azul, Safira ou Bronze
Action Branco Polar, Azul Denim ou Aquamarine
Zoom Titânio, Bronze e Violeta
Macro Azul espacial
Hyper Azul oceano, Vermelho Âmbar e Rosa Boreal

Preço

Entre os modelos de smartphones da linha Moto One, você encontra bastante variedade de preço, embora todos estejam classificados na categoria “smartphone intermediário”.

Em ordem crescente – dos aparelhos mais baratos aos mais caros – você encontra os modelos Moto One, Macro, Action, Vision, Zoom e Hyper com preços que variam de R$850 a R$2.200.

(Fonte da imagem destacada: Jonas Leupe/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.