fotografia de uma motosserra em operação, serrando um tronco de árvore.
Publicado: 25 de outubro de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

60Comentários coletados

É sempre um prazer receber você aqui, na ReviewBox Brasil! Local das melhores análises de produtos, com informações bem aparadas e sem excessos. Falando em aparar (e até cortar), chegamos ao nosso tópico de hoje: motosserra!

Até pouco tempo não era fácil adquirir um equipamento como esse. Exclusividade de madeireiras ou grandes sítios, elas agora fazem parte do mercado comercial amplo, mas precisam de muitos cuidados.

Motosserras são equipamentos perigosos, que exigem cuidados constantes no uso e manuseio. Continuando conosco, vamos lhe passar tudo que precisa saber sobre esta ferramenta de corte, poda e aparo, pois conhecimento e segurança nunca são demais. Siga lendo!




Primeiro, o mais importante

  • Motosserras são equipamentos robustos para corte, aparo e poda de materiais. Utilizadas geralmente em madeira mais espessa, onde outros materiais teriam dificuldade.
  • Dotadas de motor e corrente, possuem necessidade de manutenção contínua. Sob risco de causarem danos ao utilizador.
  • Por serem consideradas ferramentas perigosas, é necessário que o utilizador esteja com os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados. Isso auxiliará em garantir sua própria segurança.
  • Motosserras precisam ser licenciadas junto ao IBAMA para terem sua operação liberada. O procedimento é simples e nós vamos falar sobre. Não o fazer implicará em crime ambiental quando o equipamento for utilizado.

Melhores motosserras do mercado: Nossas favoritas

Antes de você acessar tudo para conhecer melhor a motosserra, trouxemos um ranking com algumas das melhores do mercado. Confira abaixo e siga conosco para saber comprar o modelo ideal para suas necessidades.

A motosserra mais bem avaliada da internet

No products found.

Essa motosserra a gasolina da Husqvarna é uma das mais bem avaliadas dos mercado. Pesa 5 quilos sem o equipamento de corte, tem potência de 1.2 kW e torque máximo de 2.4 Nm. O comprimento recomendado do sabre vai de 33cm a 51cm. O nível de potência sonora garantido (LWA) é de 100.5 dB(A).

A motosserra ideal para pequenos cortes

Esse modelo de motosserra da Vonder acompanha uma corrente, um sabre, uma capa de proteção para o sabre e uma chave de vela. Destaca-se por possuir um pino pega corrente, um protetor para a mão e trava de segurança no acelerador. É ideal para corte de lenha, podas, jardinagem e corte de pequenas árvores e galhos em chácaras, sítios, fazendas e condomínios.

A melhor motosserra da Makita

Esse modelo da Makita já ganha destaque pela tradição da marca. Tem motor a combustão em 2 tempos e capacidade de 300 ml no tanque de combustível. O sabre com estrela mede 35 cm.

Guia de compra

Após conferir o ranking das 3 melhores, você ainda pode estar na dúvida entre qual delas é a motosserra ideal para você. E nós queremos lhe ajudar com essa e outras dúvidas ao longo deste Guia.

Aqui você vai conhecer os diferentes tipos de motosserra, aprender as vantagens de ter uma dessas, conhecer seus preços e quais critérios fundamentais para a escolha do modelo perfeito. Siga conosco!

homem usando motosserra para cortar madeira grossa.

Motosserras são ferramentas cque servem para cortar, aparar ou podar. (Fonte: werner22brigitte/ Pixabay)

O que é uma motosserra?

Motosserra é uma ferramenta com utilização voltada à linha florestal. Serve para cortar, aparar ou podar árvores de diferentes larguras (conforme equipamento). Apesar de poderem cortar madeira de menor diâmetro, são recomendadas para uso mais robusto, devido a potência delas.

Seu funcionamento ocorre por meio de uma corrente com pequenas serras anexadas, que rodam no entorno de um sabre. Seu movimento é realizado através de motor, que pode ser elétrico, a bateria ou a combustão.

Um gatilho na base para segurar a motosserra fornece maior ou menor potência ao equipamento, aumentando a rotação da corrente com serra.

Seu funcionamento envolve, então, o manuseio em posicionar a serra no objeto a ser cortado.

imagem ampliada da motosserra, com ênfase a corrente de serra e ao sabre.

as lâminas seguem fixas por uma corrente similar à de motocicletas, ao redor de uma base de metal chamada de sabre. (Fonte: Hans/ pixabay)

Quais são os diferentes tipos de motosserra?

Motosserras são divididas, primeiramente conforme sua utilização. Elas podem ser profissionais, semiprofissionais ou ocasionais. Cada uma delas possui características distintas e por isso é importante conhecer bem o produto antes de tomar sua decisão. Confira

Profissionais

São os equipamentos desenvolvidos para grandes operações. Modelos para quem preza muita eficiência para se trabalhar, geralmente utilizadas por indústrias e empresas com finalidade específica.

São encontradas a partir de 45 m³ de cilindrada até 95 m³. Esta variação, também em tamanhos e modelos, ocorre devido à variedade de trabalhos realizados.

Semiprofissionais

Nesta categoria entram as de uso comercial e rural. São consideradas de uso regular, mas não tão intenso quanto as profissionais. Mesmo com um desempenho abaixo da categoria acima, são produtos de ótima qualidade.

Nesta categoria se incluem motosserras para uso profissional de limpeza urbana, serviços de poda, atividades de Defesa Civil e órgãos públicos ou privados.

Costumeiramente são encontradas com cilindrada entre 41 e 61 cm³.

Ocasionais

Enquadram-se aqui as motosserras de menor uso, geralmente guardadas ao longo do ano. Com mais utilização em atividades de hobby. Seu modelo menor - e portátil - as transforma em ferramentas de uso bastante prático.

A utilização delas ocorre principalmente para podas em jardins, corte de lenha e carpintaria. Costumeiramente possuem cilindrada até 40 cm³.

Compare:

Profissional Semiprofissional Ocasional
Indicada para Grandes operações Uso comercial e rural Utilização em atividades de hobby
Cilindrada A partir de 45 m³ de cilindrada até 95 m³ Entre 41 e 61 cm³ Até 40 cm³
Preço Alto investimento Médio investimento Baixo investimento

A partir de agora já tem ideia de como imagina o uso de seu futuro equipamento?
Entenda que, por se tratar de uma máquina com diversos pontos de risco/perigo, é recomendada a utilização de equipamentos de segurança (EPIs) para seu uso, sendo os mesmos relacionados no manual de instruções de cada modelo.

Antes de partir para a aquisição, veja aqui um vídeo sobre o básico do corte de madeira:

Motosserra elétrica, bateria ou a combustão? Qual a melhor?

Agora que você já conhece a divisão por utilização do equipamento, está na hora de ser apresentado a próxima delas. Estes equipamentos – geralmente robustos – precisam de energia para funcionar, e fontes distintas realizam esta alimentação.

foto de uma motosserra elétrica com fia, trabalhando.

Uma motosserra elétrica precisa estar conectada em sua fonte de energia.(Fonte: Stephen_23 / pixabay)

Existem três tipos de motosserra a partir da fonte de energia utilizada: elétrica, bateria e combustão. Falaremos mais delas a seguir:

Elétrica

Os modelos mais populares quando o assunto é jardinagem. São muito leves e práticas de operar, com diversas benesses tecnológicas. Podem ser encontradas em 110 ou 220V, com voltagem única, seleção ou bivolt.

Sua maior limitação está, de fato, na necessidade em exigir uma fonte de energia próxima, no caso, a tomada. A demanda por alta potência exige fiações mais grossas que as domésticas, para não derreter pelo uso.

Vantagens
  • Mais leve e econômica
  • Menor manutenção
  • Mais segura
  • Não expele gases tóxicos
  • Menor taxa de emissão de ruídos
Desvantagens
  • Limitação de espaço para uso
  • Limitação do tipo de trabalho
  • Menor potência

Bateria

Sua tecnologia permite a realização do trabalho com baixíssima emissão de ruído do motor, tal qual a elétrica. Apesar do ruído estar condicionado também a potência do equipamento e acessórios para redução do mesmo.

Apesar da fonte energética semelhante (eletricidade), a motosserra a bateria tem plena mobilidade frente a elétrica. É possível acessar áreas remotas ao utilizá-la, sem necessidade de energia próxima.

São altamente indicadas para locais cuja emissão de ruído tem limitação. Sua maior limitação é o tempo de vida da bateria, em média 60 min.

Combustão

É o modelo mais indicado para trabalhos em condições isoladas ou distantes. Este tipo possui diversos modelos para uso, partindo de pequenos trabalhos até os de grande porte. São as mais populares no mercado, pelo tempo de existência e confiança dos utilizadores.

Geralmente é mais pesada que os demais modelos, além de necessitar de combustível fóssil (emissão de gases). Tem também o mais alto índice de ruído, atingindo mais de 100Db.

Vantagens
  • Acesso a área remotas e longas distâncias
  • Executa qualquer tipo de trabalho para motosserras
  • Maior limite de potência
  • Tempo mais prolongado de trabalho
Desvantagens
  • Mais pesada
  • Maior manutenção e cuidados
  • Emissão de gases tóxicos pela queima do combustível
  • Elevada taxa de emissão de ruídos

Qual a exigência do IBAMA para se ter uma motosserra?

Toda motosserra, após ser adquirida precisa ser cadastrada - licenciada - junto ao IBAMA, no Brasil. É um procedimento simples que pode ser feito pela internet, envolvendo um cadastro e o pagamento de um boleto.

Não registrar a motosserra é uma infração, com pena de detenção - até 3 meses - e multa - até 10 salários mínimos. Ainda ocorre a apreensão do equipamento em desacordo. Portanto, licencie!

Quanto custa uma motosserra?

Uma motosserra tem grande variação em seus preços, conforme as características de uso e potência do equipamento. Os fatores já apresentados também fazem este preço oscilar.

É possível você adquirir um equipamento como este, para pequenos trabalhos, pela quantia aproximada de R$ 400.

Da mesma forma, motosserras mais robustas e profissionais podem ser encontradas por preços superiores a R$ 3.000.

Mesmo com a elevada diferença de preço, tal condição não dita qualidade do produto. Todo equipamento poderá ser eficiente, contanto que você o utilize dentro de suas capacidades e faça a correta manutenção.

Onde comprar uma motosserra?

Por se tratarem de equipamentos para uso mais específico: o corte de árvores e atividades similares, o produto não é encontrado em qualquer local.

Lojas de materiais de construção e agropecuárias são locais onde certamente você encontrará o produto, além de grandes lojas de departamento, como Americanas, Ponto Frio e Casas Bahia.

Uma opção sempre viável é a escolha do produto pela internet. Lojas como a Amazon possuem uma variedade incrível de modelos e tipos. Você também pode conferir no Submarino.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de motosserra

Certamente você já se sente mais qualificado neste assunto, inclusive podendo discutir com amigos e entusiastas sobre usos e modelos. Porém, para você escolher sua motosserra, existem algumas dicas especiais.

E vamos aos fatos. Estas ferramentas têm grande longevidade - com os cuidados certos, o equipamento tem vida útil gigantesca de até mesmo décadas. Escolher bem te poupará de algumas frustrações durante a utilização, e até mesmo de riscos físicos.

Para escolher sua motosserra, você precisa prestar atenção em:

Comprimento do sabre

Sabre é a haste metálica - parecida com um retângulo com uma ponta arredondada - por onde segue a corrente da motosserra.

Ela faz a conexão do motor com a “serra”, propriamente. E seu tamanho tem proporção com a profundida do objeto a ser cortado.

Em geral, um sabre é capaz de cortar até o dobro de seu comprimento, desde que feito com segurança. Desta forma, identifique sua necessidade para pesquisar o tamanho ideal de sabre.

Quanto maior o sabre, mais comum é a dificuldade em controlar o equipamento. Da mesma forma, quanto menor o sabre, mas fácil o controle.

Antes de comprar sua motosserra, confira esse medida lendo a descrição do produto para não comprar um sabre curto ou comprido demais.

foto de uma pessoa com motosserra, esculpindo madeira.

Motosserras podem ser usadas para trabalho manual, como esculturas em madeira. (Fonte: jcbeasley/ pixabay)

Potência

Este parâmetro define de modo direto a velocidade e desempenho da motosserra. Afinal, quanto maior, mais rápida a serra será capaz de realizar o trabalho.

As potências deste equipamento costumam variar de 1000W a 4000W. Ter uma ideia dos objetos que pretende cortar lhe auxiliará na escolha, e talvez em economizar uma boa grana. É um dos itens que mais influencia no preço do produto.

Para você ter uma ideia, as necessidades cotidianas, de categoria ocasional, ficam entre 1.000 e 1.500 W.

Também é necessário o seguinte cuidado: a partir de 1.500W, não são todas as tomadas e fiações que aguentam a demanda contínua pelo equipamento.

Quedas de energia, derretimento de fios e outros problemas podem ocorrer se não tomar cuidado.

Peso

Motosserras não são ferramentas que você consegue apoiar em algo fixo, além de você mesmo. Quanto maior o peso, maior a exigência muscular e de resistência do corpo.

Elas costumam variar entre 2 a 8 Kg, geralmente tendo maior massa aquelas com a maior potência, mas isso não é uma regra. A maioria dos modelos até 2.000 W pesa até 5 kg, o suficiente para muitas das atividades de serragem.

fotografia de uma motosserra a combustão, em descanso.

Modelos que dispensam o uso de eletricidade, motosserras a combustão são mais pesadas. (Fonte: KenrickPenner/ pixabay)

Itens adicionais

Sendo uma ferramenta com grande capacidade de causar danos, qualquer erro ou descuido em seu manuseio pode causar sérios problemas. Existem diversas opções de motosserras no mercado com dispositivos adicionais para lhe auxiliar.

Alguns dos principais:

  • Sensor térmico com relê: Desliga o motor da ferramenta quando seu aquecimento atinge determinada temperatura, o protegendo de superaquecimento.
  • Antivibração: Reduz a vibração da motosserra quando em funcionamento, principalmente conforme os dentes da serra produzem o corte.
  • Freio de emergência: Sistema de parada, quando a barra de frenagem (peça na parte superior, separando a corrente e sabre do motor) é tocada.

(Fonte da imagem destacada: HansLinda / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas