mão em close segurando mouse gamer
Ultima atualização: 8 de abril de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

78Comentários coletados

Você que está acostumado a jogar pelo computador, sabe que o mouse gamer é um item que pode fazer toda a diferença! Afinal, nada melhor do que estar equipado com um periférico que vai te dar mais velocidade e uma excelente mira, não é mesmo?!

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Neste artigo vamos te apresentar os melhores modelos do mercado e explicar porque você deve ter um mouse para games em seus jogos prediletos. Para isso, preparamos um material que vai te ajudar a entender exatamente o que você deve levar em consideração na hora da compra. Confira!




O mais importante

  • A precisão, os atalhos e o sensor do mouse gamer farão toda a diferença na hora do jogo.
  • É importante optar pelos produtos que sejam conectados por cabos USB. Conexões sem fio podem acabar falhando e não garantindo níveis de precisão e sensibilidade suficientes.
  • Os mouses gamers são totalmente adaptáveis. Ou seja, você pode configurá-los de acordo com a necessidade do jogo do momento. É de extrema importância que você conheça as suas necessidades de jogo antes de adquirir um.

Mouse gamer: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre o mouse gamer

É bastante comum surgirem algumas dúvidas na hora de escolher o mouse gamer ideal. É por isso que separamos as principais perguntas dos compradores para responder a partir de agora.

Jovem sentado em cadeira gamer olhando para o computador e segurando o mouse gamer

O seu tipo de jogo será fundamental para a escolha do mouse gamer correto Fonte: (Florian Olivo on Unsplash.com)

Qual a diferença de um mouse gamer para um convencional?

Os mouses gamers foram criados exclusivamente para serem utilizados em jogos de computador. Eles possuem algumas funções especiais, que podem dar diversas vantagens competitivas nos mais variados tipos de jogo.

Mouses gamers trazem vantagens competitivas nos mais variados tipos de jogo.

Inclusive, existem mouses gamers criados para jogos específicos. Pelo visual já é possível perceber que eles são bem diferentes dos mouses comuns. Você percebe isso ao olhar o design, as luzes de led que geralmente vem acompanhadas e os diversos tipos de botão, que são utilizados como atalhos configuráveis nos jogos.

Os mouses gamers são referência no que se refere a precisão e sensibilidade. Por conta disso tudo, seu preço geralmente é mais alto do que os convencionais.

Quais as vantagens e desvantagens de um mouse gamer?

Prepare-se para uma precisão e velocidade de resposta como você nunca viu. Além de atalhos especiais a um clique de distância.

Vantagens
  • Mais precisão nos movimentos
  • Ergonomia
  • Mais agilidade nos tempos de resposta
  • Diversos botões extra para usar como teclas de atalho
  • Design atrativo e possível customização
Desvantagens
  • Preço elevado
  • Possível dificuldade de adaptação no início

Devo escolher um mouse gamer com sensor laser ou óptico?

É importante ressaltar que existem modelos de excelente qualidade tanto com a tecnologia a laser, quanto com a óptica. Entretanto, se você é um jogador que necessita de mais precisão, como nos jogos de tiro, o recomendado é que você escolha um mouse gamer com sensor a laser.

Caso você não seja um fã de jogos de tiro, é possível pensar em escolher a outra opção. Os ópticos, também vão entregar ao jogador uma precisão interessante, mas geralmente com preços mais acessíveis.

Sensor Laser Sensor Óptico
Fonte de Iluminação Laser Luz de LED
Nível de Sensibilidade DPI DPI maior = sensibilidade maior DPI menor do que o sensor laser
Funcionamento em qualquer superfície necessita de um mouse pad específico

Poucos ou vários botões? Qual modelo comprar?

A resposta certa para esta pergunta está diretamente relacionada ao tipo de jogo que você irá usar o mouse. Você não precisará de tantos botões caso seja um fã de jogos de tiro (FPS – First Person Shoot), como Counter-Strike.

Entretanto, se o seu estilo está mais voltado para jogos tipo World of Warcraft, um mouse gamer com vários botões pode ser uma excelente escolha.

Criança utilizando headset segurando mouse gamer jogando jogo de tiro

Nada melhor do que escolher o mouse gamer correto para o seu tipo de jogo. (Fonte: Alex Haney/ Unsplash)

Quais são os diferentes tipos de mouses gamers?

Saiba quais são os principais tipos de mouse gamer do mercado atualmente:

  • Mouse para Shooter: o nome já diz tudo. Voltados para jogos de tiro em primeira ou terceira pessoa, esses tipos de mouse trabalham com velocidade e precisão. Nem pense em jogar uma partida de Counter Strike ou Fortnite sem um desses ou com certeza você será esmagado pelos adversários. Mouses desse tipo são mais comuns de achar. Geralmente, possuem uma maior amplitude DPI – o que garante mais velocidade e precisão ao ponteiro.
  • Mouse para MMO ou MOBA: O mais pedido para jogos online como League of Legends ou World of Warcraft. Alguns milésimos de segundo podem ser essenciais para uma vitória ou derrota durante a partida. Por conta disso, esses mouses possuem diversos botões extras, que podem ser configurados como atalhos. Por exemplo, ao invés de você clicar em duas ou três teclas do teclado, você utiliza apenas um botão do mouse.
  • Mouse para ambidestro: Só quem é canhoto para saber da dificuldade de encontrar um mouse convencional para quem usa a mão esquerda. O jeito é recorrer para os modelos ambidestros. Com os mouses gamers ambidestros, os botões extras chegam dos dois lados. Assim é possível desabilitar o que for atrapalhar.

Por que devo escolher um mouse gamer com conexão USB?

O que aconteceria se você estivesse no momento mais importante do jogo e seu mouse falhasse? Já pensou se do nada ele deixasse de funcionar? Isso pode acontecer com os mouses sem fio. Além de não terem tanta precisão e sensibilidade, eles podem acabar ficando sem bateria. Portanto, não pense duas vezes.

Escolha um mouse gamer que seja conectado via USB e evite problemas desnecessários.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de mouse gamers

Vamos apresentar agora uma lista com os principais itens que você deve levar em consideração na hora de comprar o seu mouse gamer. São detalhes essenciais que vão lhe ajudar a escolher o melhor modelo para seu estilo de jogo.

DPI – Dots per Inch

O DPI é um dos principais fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu mouse gamer. Ele é uma métrica que está diretamente ligada à sensibilidade do equipamento. Isso quer dizer que quanto maior o número de DPI apresentado, menor vai ser o movimento no mouse para mover o cursor no monitor.

Ou seja, quanto mais rápido for o movimento do mouse na tela, mais rápido será para chegar no alvo desejado. Milissegundos que são preciosos, principalmente em jogos de tiro. Se você é adepto a esse tipo de jogo, a ideia é que você escolha a opção que caiba no seu bolso com o maior número de DPI possível. Depois, é possível configurar a sensibilidade de acordo com o seu estilo. A maioria dos mouses gamers ficam entre 2.000 e 10.000 DPI.

Botões extra

Um bom jogo é vencido com uma boa estratégia. O bom jogador sabe que a boa estratégia começa já na preparação, ou seja, na escolha do mouse gamer. Nesse caso, de acordo com o seu tipo de jogo, um mouse gamer com botões programáveis e editáveis pode ser uma excelente opção.

Por isso, quando for comprar seu produto, não esqueça de verificar quantos botões extras são oferecidos e o que eles fazem. Esses botões podem ser essenciais para um melhor desempenho nos games.

mouse gamer preto com detalhes em laranja

Procure por mouses gamers com fio. A entrada USB garante um tempo de resposta mais apurado. (Fonte: Olivier Jutzet/ Unsplash.com)

Taxa de atualização

Aqui, quanto maior melhor. A taxa de atualização do mouse gamer vai permitir que você saiba o tempo que o periférico leva para enviar uma informação ao computador. Essa taxa é medida em megahertz (MHz). A dica é procurar produtos com pelo menos 1.000 MHz. O ideal é que esse tempo de resposta leve menos de 1 milissegundo.

É por isso que os mouses sem fio não são recomendados para os games. Os atrasos são consideravelmente superiores aos que se conectam por cabo. Isso quando não acontece uma perda de sinal ou algum outro problema, como falta de bateria.

Tipos de pegada

Você já parou para pensar no seu tipo de pegada no mouse? A escolha do modelo de acordo com o seu estilo pode te dar mais conforto durante as diversas horas de jogo.

Existem três tipos de pegada, vamos conhecê-los:

  • Palm (Palma Plana): É a pegada mais comum. Nesse estilo, o jogador apoia a mão inteira sobre o mouse. Com isso aumenta a área de contato com o periférico. Os mouses com essa pegada permitem que o jogador fique com a mão mais relaxada.
  • Claw (Pinça): Os dedos ficam curvados para segurar o mouse. Desse jeito, a área de contato entre mão e mouse fica menor. Isso possibilita movimentos mais rápidos. Modelo bastante procurado por jogadores adeptos aos jogos de tiro. É importante ressaltar que a posição pode se tornar incômoda depois de diversas horas em frente à tela.
  • Fingertip (Ponta dos dedos): O nome já diz tudo. Apenas as pontas dos dedos do gamer tocam no periférico. Eles servem para dar velocidade ao jogador. Entretanto, quem precisa de velocidade e ao mesmo tempo precisão pode acabar não obtendo tanto sucesso com este modelo.

Peso

Em sua busca pelo mouse gamer ideal, você provavelmente vai encontrar modelos das mais diversas formas. Saiba que o peso é um fator importante na hora da escolha. Por isso busque pelos mouses que possuem um sistema simples de configuração de peso. Assim você pode deixá-lo mais pesado ou mais leve, de acordo com a sua necessidade.

Objetivos de uso

Como citamos ao longo do artigo, você precisa saber qual a sua necessidade. Lembre-se que os mouses para um jogo de tiro (FPS) e um jogo online multiplayer (MMORPG) são diferentes. Não desperdice dinheiro comprando o mouse para o jogo errado.

Resumo

Um produto desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades específicas de cada jogador. Precisa de mais precisão e velocidade em jogos de tiro? Está à procura de vários botões configuráveis para não precisar clicar ao mesmo tempo em várias teclas? Os mouses gamers foram criados para satisfazer essas e outras necessidades.

Mas atenção, como pudemos perceber durante o artigo, é necessário que o jogador faça uma busca apurada do que realmente precisa. Isso porque pode acontecer de você comprar um periférico criado para um tipo de jogo que você não utiliza.

Por isso, antes de escolher o seu mouse gamer ideal, leve em consideração alguns fatores como: DPI, taxa de atualização, número de botões e o tamanho e estilo dele. Boa sorte na sua escolha!

(Fonte da imagem destacada: Milan Tean/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas