Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje falaremos sobre o mouse gamer. Criado para dar mais precisão na hora de jogar no PC, ele oferece customizações e dá ao jogador uma vantagem competitiva e maior ergonomia e conforto.

São várias as opções existentes no mercado e diferentes preços disponíveis. Para escolher o acessório que mais se encaixa no seu bolso e necessidade, é interessante saber um pouco mais sobre o mouse para jogos de computador e notebook.

Neste artigo, você conhecerá alguns modelos e suas características, verá quanto eles custam, além de saber onde comprá-lo e como utilizá-lo. Ao fim do texto, você não terá dúvidas sobre qual mouse gamer é o ideal para você.

Primeiro, o mais importante

  • Antes de comprar o seu mouse gamer, é essencial saber para quais fins você pretende utilizá-lo. Ele possui algumas características – como o DPI – que se encaixam em determinados usos.
  • Para ter uma melhor experiência, fique atento se o acessório que você está pensando em adquirir possui opção de configuração de botões. Assim, ele poderá ser ajustado a seu gosto e necessidade.
  • Por fim, este é um periférico democrático, com preços muito variados, que podem se encaixar em diversos bolsos. Listamos produtos de pelo menos R$ 30 para mais de R$ 500.

Ranking: Os 7 melhores modelos de mouse gamer

Às vezes, não basta só ter habilidade. Para derrotar seus oponentes nos mais variados tipos de jogos online, a qualidade do seu equipamento também conta muito. Se você acredita que um mouse gamer vai te ajudar nessa missão, aqui está nossa lista com alguns dos melhores modelos!

1º – Mouse Gamer Lancehead Tournament da Razer

[amazon box=”B073WGSVRM” description_items=”0″]

O mouse gamer da marca Razer oferece até 450 polegadas por segundo/50G de aceleração e tem design ambidestro com pegada lateral melhorada em borracha.

Possui nove botões de resposta rápida (hyperesponse) com programação independente, além de roda de rolagem tátil. O acessório tem ainda sincronização de cores com 16,8 milhões de opções reais de cores personalizáveis, além de ser bivolt.

2º – Mouse RGB Logitech para Jogo

[amazon box=”B01MR0SUD2″ description_items=”0″]

Com borracha nas laterais para oferecer um conforto adicional, este mouse foi desenvolvido para moldar-se à mão do jogador.

Para jogadores profissionais, aumenta o desempenho em até oito vezes. O acessório foi desenvolvido para garantir velocidade, precisão e duração. Além disso, o mouse tem peso projetado para adequar-se ao estilo de jogo e preferências do usuário.

3º – Mouse Pulsefire FPS HyperX

[amazon box=”B06Y1P5WYP” description_items=”0″]

De design ergonômico, o mouse gamer da HyperX é ideal para jogos de FPS e tem sensor pixart 3310.

O acessório apresenta quatro configurações de DPI pré-definidas para se ajustar a qualquer estilo de jogo. Os seis botões duráveis e ágeis oferecem feedback tátil rápido. O cabo trançado e os grandes skates ajudam, ainda, a proporcionar movimentos fluídos e suaves.

4º – Mouse Gamer Multilaser MO206

[amazon box=”B074KQSGCH” description_items=”0″]

Este mouse da Multilaser conta com 18 botões, sendo 12 deles macro programáveis para diversas funções e um fire button que, com um clique, proporciona três disparos.

Possui também pesos removíveis que permitem personalizar o peso total do mouse, de acordo com a preferência do jogador, melhorando a sensibilidade e performance dos comandos. Com o software de instalação, é possível também programar a cor desejada no LED do mouse.

5º – Mouse óptico PC Gamer Estone

[amazon box=”B07DQ87QHK” description_items=”0″]

O mouse gamer X9 da Estone possui seis botões e luz LED que alterna automaticamente em sete cores.

Ele conta com sensor de 2400 DPI e design ergonômico que reduz o estresse e fadiga do uso contínuo. Tem conexão USB e cabo trançado em nylon, de aproximadamente 1,50 metro, que proporciona mais resistência e durabilidade.

6º – Mouse Action MS300 OEX

[amazon box=”B074DYF6V5″ description_items=”0″]

Este mouse óptico para jogos tem formato ergonômico, seis botões mais o scroll, além de ajuste de velocidade. Possui alta resolução ajustável de até 2000 DPI para manobras precisas e luz de LED em sete cores – verde, azul, amarelo, branco, rosa, roxo e verde.

Com um cabo USB de 2.0 de 1,60 metro, não necessita de driver ou procedimentos para ser instalado.

7º – Mouse Gamer Black Hawk Óptico da Fortrek

[amazon box=”B074KR5BL1″ description_items=”0″]

O mouse da Fortrek foi desenvolvido para proporcionar ao jogador uma experiência confortável e de alta performance. Feito de material ABS de alta resistência, tem pintura focada e detalhes em Black Piano.

Seu sensor óptico é de 2400 DPI, oferecendo movimentos precisos e jogadas mais eficientes. O botão de tiro proporciona ainda ao usuário dar dois disparos em apenas um toque.

Guia de Compra

CsGo, PUGB, Fortnite, LoL… Esses são só alguns dos jogos online que são febre entre crianças, jovens e também adultos no mundo inteiro. Cada vez mais pessoas investem em equipamentos de alta qualidade para poder encarar seus oponentes virtuais com muito mais precisão.

Se esse é o seu caso, mas você ainda não sabe exatamente como escolher o seu mouse gamer, continue lendo esse Guia de Compra. Ao fim do texto, você não terá dúvidas sobre qual modelo escolher.

Afinal de contas, se até o Bial está nessa onda, não é você que vai ficar para trás, não é mesmo?

O que é um mouse gamer e o que o diferencia de um mouse convencional?

Cada vez mais estão surgindo mais jogos para PC e mais pessoas interessadas em jogá-los. Para muitas delas, jogar não é apenas um hobby, mas acaba se tornando um estilo de vida. Com isso, novos acessórios com o objetivo de aprimorar a qualidade de jogo vêm surgindo. Um deles é o mouse gamer.

O mouse convencional não precisa de muitas explicações: conhecido por todos, vem sem a possibilidade de customização e, normalmente, com dois botões – esquerda e direita –, além da roda de rolagem.

Já o periférico destinado para jogos no PC ou notebook foi criado para trazer mais precisão ao jogador. Com botões programáveis e intercambiáveis, ele se ajusta da melhor maneira possível para o usuário.

Além disso, ele oferece comandos mais rápidos, já que foi projetado para responder mais rapidamente aos movimentos do jogador. Tem também DPI ajustável e adequável para cada tipo de jogo.

Quer saber um pouco mais sobre a diferença entre o mouse tradicional e o mouse gamer? Confira as principais diferenças na tabela abaixo:

Mouse gamer Mouse convencional
Botões Programáveis e intercambiáveis Normalmente dois botões: um na esquerda e outro na direita
DPI Mais alto para maior sensibilidade Mais baixo para precisão de resposta com menos sensibilidade
Design Design e formato ergonômico para maior conforto Formato comum sem muita preocupação com o conforto
Peso Ajustável para facilitar no uso Sem possibilidade de ajuste de peso

Quais as vantagens e desvantagens de um mouse gamer?

Hoje em dia são muitas as opções de entretenimento e jogos para computador são uma delas. Com cada vez mais adeptos a esses games – que estão transformando o hobby em um estilo de vida – acessórios para melhor a performance vêm surgindo.

Entre eles está o mouse gamer. Este periférico tem as mesmas funções do convencional, de clicar e mover o cursor. No entanto, por meio de um DPI mais alto, ele oferece maior sensibilidade, que acaba dando mais precisão em cada movimento e jogada.

Com botões removíveis e intercambiáveis, é possível configurar o mouse para melhor ajustá-lo ao jogador de acordo com cada tipo de jogo. O mouse gamer apresenta um tempo de resposta mais baixo, o que garante ao usuário maior agilidade e controle em qualquer tipo de jogo.

Ele também tem maior ergonomia, que garante conforto ao jogador mesmo em sessões longas de jogo, sem deixá-lo com as mãos cansadas ou doloridas. Com luzes LED, ele oferece diversas opções de personalização, que permitem ajustar com precisão o aspecto e regime de operação do mouse.

Os modelos de mouse para games também apresentam mais rigidez do que os tradicionais. Feitos de material mais resistente, são capazes de aguentar a fortes cliques e maior tempo de uso.

Outra vantagem é a grande faixa de preço, que inclui mouses gamer mais baratos, até os bem mais caros, oferecendo opções para todos os bolsos. Um mouse gamer costuma funcionar por meio de um cabo USB. Isso facilita na questão de não ser necessário colocá-lo para carregar ou trocar as pilhas.

Mas o fato de o acessório ter o fio pode ser uma desvantagem. O cabo pode acabar atrapalhando um pouco e dificultar na portabilidade do acessório. É necessário saber qual será a finalidade do uso do mouse gamer. Para funções mais simples, por exemplo, a alta sensibilidade do sensor dificulta alguns comandos do dia a dia.

Além disso, o mouse gamer também costuma ser mais caro do que um convencional, devido às suas características, como botões personalizáveis e DPI mais alto. Veja na tabela a seguir as principais vantagens e desvantagens do produto:

Vantagens
  • DPI mais alto, mais sensibilidade
  • Botões removíveis e intercambiáveis
  • Movimentos com mais precisão, agilidade e controle
  • Mais ergonomia, oferecendo conforto ao jogador
  • Mais robusto, tendo maior durabilidade
Desvantagens
  • O cabo pode atrapalhar na portabilidade
  • Alta sensibilidade do sensor pode dificultar comandos mais simples
  • Mais caro que um mouse convencional

O que é DPI e por que é tão importante?

Assim como o mouse tradicional, o gamer, para ser utilizado em jogos de PC ou notebook, apresenta sensor DPI, botões, roda de rolagem e cabo USB.

Entretanto, ele tem algumas diferenças que são essenciais para quem quer aprimorar sua técnica e precisão ao jogar. Uma delas é a maior quantidade de botões, que podem ser personalizados de acordo com a necessidade do jogador.

É preciso estar atento também ao DPI (dots per inch – em português, pontos por polegada). Modelos com um alto DPI reconhecem movimentos levíssimos e, para jogos de tiros, por exemplo, isto é imprescindível. Por isso, o mouse gamer possui DPI mais alto do que o convencional, sendo o mais comum entre 1800 e 4000 DPIs.

Sendo assim, o mouse gamer pode fazer uma grande diferença em relação à qualidade dos movimentos em um jogo, conforto do usuário, precisão nos movimentos e tempo de resposta.

Entenda em detalhes a diferença que um DPI pode fazer em um mouse:

Quanto custa?

O valor de um mouse gamer pode variar bastante de acordo com marca, funcionalidade, DPI e qualidade. É possível escolher entre os modelos mais caros, de marcas mais famosas, ou escolher por um mais simples, com menos opções de configuração de luzes LED e botões intercambiáveis, por exemplo.

Neste guia, constam periféricos que custam entre R$ 30 e R$ 530. Com preços bem variados, nosso objetivo é oferecer produtos para todos os tipos de bolsos e orçamentos.

Onde comprar?

Para comprar um mouse gamer não é necessário ir a alguma loja física. Em sites da internet é possível adquiri-lo em diversas lojas, como na Amazon brasileira, nas Lojas Americanas, na Kalunga, no Mercado Livre e no Submarino.

Mas, se você preferir ver pessoalmente, experimentar e ver se é realmente confortável, além de receber dicas de um vendedor experiente no assunto, você pode visitar lojas para games ou de produtos e acessórios para PC, como a Rocketz Store e a Game7.

Mais uma dica: se você acabar decidindo por comprar on-line e não manusear o produto, pesquise comentários e reviews de quem já comprou o acessório. Assim, as chances de você realizar uma boa compra são bastante altas.

Imagem mostra gamer jogando em computador com teclado e mouse gamer.

Com luzes LED ajustáveis, você pode combinar o seu mouse gamer com as luzes do seu teclado gamer. (Fonte: Jamie MclNall / Pexels)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de mouse gamer

Para fazer a compra que mais se encaixa nas suas necessidades, existem alguns critérios importantes que ajudarão a avaliar os diferentes modelos de mouse gamer à venda no mercado.

Por isso, há algumas características que devem ser levadas em conta ao pesquisar cada um dos modelos que você estiver interessado em adquirir. Como são muitas as opções, de diferentes preços e marcas, elaboramos a lista abaixo com os itens essenciais e que poderão lhe ajudar na seleção ideal. São eles:

  • DPI
  • Tempo de resposta
  • Número de botões
  • Design
  • Peso
  • Objetivo de uso
  • Preço

A seguir, explicamos exatamente o que deve ser observado em cada um dos fatores a serem considerados na hora da compra do mouse gamer para jogos de PC.

DPI

Os pontos por polegada (dots per inch – DPI) são muito importantes na hora de comprar um mouse gamer, pois eles indicam o grau de sensibilidade do acessório.

Modelos com baixo DPI exigem do usuário movimentos mais longos para que a movimentação seja reconhecida. Já os de DPI mais alto reconhecem até mesmo os gestos mais leves.

No entanto, é preciso ficar atento, pois mouses com mais de 8000 DPIs, por exemplo, costumam ser mais caros e o jogador nem precisará de toda essa quantidade para fazer uma boa partida.

Tempo de resposta

O tempo de resposta é o que ditará o quão rápido o mouse responderá aos comandos e cliques a serem feitos. Esta característica é medida em MHz (de 125, 250 ou 500 MHz). Quanto maior, melhor.

Mas acessórios que possuem opção para configurar o tempo de resposta são mais interessantes, pois podem se adaptar a tipos diferentes de jogos, como de tiros, estratégia ou e-Sports.

Número de botões

Diferentemente do mouse convencional, que possui normalmente um botão para o clique da esquerda e outro para a direita, o gamer possui um número maior. Dependendo do tipo de jogo, um acessório com muitas teclas é essencial para um bom desempenho.

Por isso, quando for comprar o mouse, verifique quantos botões extras são oferecidos, se são configuráveis e se permitem a utilização de teclas macro. Isso ajudará tanto dentro dos games, agilizando as ações nas partidas, quanto fora, com atalhos para facilitar no dia a dia, como voltar e avançar páginas, além de recarregá-las.

Design

Com design mais ergonômico que um mouse tradicional, o periférico para jogos proporciona mais conforto ao usuário que passará algumas horas utilizando o periférico.

Além disso, alguns modelos são feitos para destros, outros para canhotos. Há também os ambidestros, que podem ser usados por qualquer pessoa.

Sendo assim, é interessante verificar o tamanho do modelo e se ele encaixará bem na sua mão. Se não for possível testá-lo em uma loja física, verifique as dimensões indicadas no site pelo fabricante.

Peso

Parece que não, mas o peso também é um fator importante na hora da compra do periférico. Inclusive, os mouses gamer costumam ser mais pesados que um comum. Alguns dos acessórios têm um sistema simples de configuração de peso, que o próprio jogador pode deixá-lo mais pesado ou mais leve, dependendo de seu gosto pessoal.

Optar por mouses com este recurso é melhor, pois, assim, você pode ter a especificação ideal para você e para cada tipo de jogo.

Objetivo de uso

Claro que o objetivo de uso do seu mouse gamer vai influenciar na compra do melhor modelo.

Se for para jogos de FPS (first person shooter), por exemplo, periféricos mais leves facilitam a jogatina e na mira do alvo. Um jogo de tiro mais frenético precisa de DPI alto e os mais táticos, DPI baixo.

Mas se você também for usar o acessório para atividades comuns do dia a dia, como navegar na internet ou usar o Photoshop, mouses que tenham a possibilidade de configurar o sensor são mais interessantes.

Por isso, analise para o quê você vai usar o acessório para poder escolher a opção que mais se encaixe nos seus objetivos.

Preço

E, por fim, o preço também sempre acaba sendo um fator de comparação e qualificação. Neste guia de compras listamos produtos que variam entre R$ 30 e R$ 530. O mais caro, obviamente, tem qualidade superior, maior número de botões para serem trocados, mais configurações de luzes, DPI ajustável, etc.

Mas este é um produto democrático, com opções de preços muito boas. Com o avanço da tecnologia foi possível criar produtos de qualidade, mesmo com valores mais baixos. Confira neste vídeo, em inglês, uma comparação de dois mouses gamer – um mais barato e um mais caro:

(Fonte da imagem destacada: Pichai Cheawsarikit / 123RF)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
43 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...

Publicado por REVIEWBOX