Bem vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje você vai descobrir quais são os melhores modelos de mouse pad disponíveis no mercado brasileiro. Nos últimos tempos, a tecnologia evoluiu muito. Os mouses já podem ser utilizado sem nenhum tipo de apoio embaixo dele. Graças a isso, muita gente acabou abrindo mão do mouse pad.

Só que nem sempre isso é o melhor a ser feito. Em muitos casos, o uso de um mouse pad pode melhorar a produtividade e a experiência de estar na frente de um computador.

Neste artigo, vamos saber quais são as diferenças entre os principais tipos de mouse pad e o que você deve levar em conta para não se arrepender mais tarde.

Primeiro, o mais importante

  • Existem dois tipos principais de mouse pad à venda: hard mat (rígidos) e soft mat (macios).
  • Eles podem ser úteis principalmente para pessoas que necessitam de um alto nível de controle e precisão do mouse. É o caso dos gamers.
  • A qualidade do mouse também é importante. Só assim o mouse pad terá função.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores modelos de mouse pad

Para muitos, esse acessório já está ultrapassado. Mas não é bem assim. Em alguns casos, um bom mouse pad pode ser essencial para quem precisa de agilidade e precisão na utilização do mouse. Por isso, listamos abaixo alguns dos melhores modelos de mouse pad do mercado. Escolha o que mais se encaixa em suas necessidades!

1º – Mouse pad MM200 Extendido Corsair

Desenvolvido especialmente para gamers, esse mouse pad pode ser encontrado em duas versões. Uma delas tem uma área de superfície de 930mm x 300mm x 3mm. Isso é o suficiente para acomodar tanto o mouse como o teclado, melhorando a movimentação em um jogo.

A outra versão tem 360mm x 300 mm x 2mm de área e acomoda apenas o mouse. A superfície de trama têxtil possibilita um controle mais preciso dos movimentos. O mouse pad foi projetado para atuar ajudando na precisão de pixel e fornecendo um baixo rastreamento de atrito.

Além disso, a base de borracha é anti deslizante, o que facilita para que todo o conjunto se mantenha no lugar.

2º – Mouse pad Kingston HyperX Fury Pro Gaming

O Mouse Pad da Kingston é feito de tecido e tem trama compacta. Isso faz com que a superfície tenha um toque suave e que o mouse óptico se movimente com precisão.

Outro aspecto que ajuda na movimentação são as bordas que possuem costuras que não desfiam. No verso, Conta com uma borracha texturizada, projetada para que não deslizasse na mesa, mesmo com movimentos mais intensos.

Esse acessório pode ser encontrado em quatro tamanhos diferentes. Para quem pretende levar o mouse pad para campeonatos, a boa notícia é que o transporte dele é facilitado, pois é possível enrolá-lo.

3º – Mouse pad Corsair MM600

Mouse pad do tipo rígido ou hard mat. Possui estrutura de alumínio aeronáutico e os quatro cantos são emborrachados. A união dessas suas características faz com que o acessório não escorregue e se mantenha estável em cima de qualquer superfície.

Pode ser utilizado de ambos os lados, o que pode ser útil para quem alterna entre jogos que demandam necessidades diferentes. Um dos lados tem uma superfície de textura lisa que garante maior velocidade do cursor do mouse. Já o outro lado possui uma textura áspera. Ela é mais adequada para momento em que são necessários mais controle e precisão.

4º – Mouse pad Exbom MP-7035C

Um dos diferenciais do acessório da Exbom são as estampas. Elas são coloridas e se remetem aos temas dos grandes jogos da atualidade. As cores não interferem no sensor óptico do mouse, segundo a fabricante.

A superfície é composta de um tecido sintético de alta qualidade. Com isso, o mouse pode deslizar de forma leve e precisa durante os jogos. Comporta também o teclado. O tamanho é de 700mm x 350mm x 3mm.

A base é também foi feita pensando no uso para games. Produzida com borracha texturizada antiderrapante, a base garante que o mouse e o teclado não deslizem. Esse modelo de mouse pad é dobrável e pode ser colocado em qualquer tipo de superfície.

5º – Mouse pad Dex Steelseries

Esse modelo de mouse pad foi desenvolvido para possibilitar ao mouse um deslizamento suave e consistente.

Conta com tecnologia anti derrapante no-slip e base de silicone resistente ao calor. Dessa forma, não há desgaste com o tempo de utilização. Segundo a fabricante, a superfície é altamente responsiva, o que oferece mais precisão no movimento do mouse.

6º – Mouse pad Logitech G G440

Esse modelo conta com uma superfície de poliestireno rígido de baixa fricção. Isso faz com que o controle do mouse seja mais preciso. A superfície permite que o mouse se mova mesmo com pouca força aplicada.

O mouse pad é formado ainda por um núcleo de polímero duro e uma base de borracha. Com isso, o acessório se mantém fixado na mesa, sem se movimentar.

7º – Mouse pad Archellon P002

Mouse pad com superfície speed, que auxilia no deslize do mouse e aumenta a velocidade de movimentos. Feito com pano de seda, o acessório tem uma base antiderrapante de borracha e pode ser fixado em qualquer superfície.

O material é impermeável e as bordas possuem costura reforçada, o que dá mais durabilidade ao produto.

Guia de compra

Um computador – ou notebook – é composto por várias partes. E por mais que não paremos para pensar nisso, cada uma delas tem uma importância enorme para o bom funcionamento da máquina como um todo.

Muitas vezes, esse é o caso do mouse pad. Principalmente para quem precisa de agilidade e precisão nos comandos do mouse, esse é um acessório que pode fazer muita diferença. Continue lendo nosso Guia de Compra e saiba como escolher o mouse pad ideal para você.

O que é um mouse pad e quais são suas vantagens?

Um mouse pad é uma espécie de tapete que tem como função possibilitar que o mouse seja utilizado com mais facilidade. Ele foi criado para deixar a rolagem desse dispositivo mais natural. É que antigamente os mouses usados pelos computadores possuíam uma bolinha de borracha que precisava rodar.

Imagem mostra mouse antigo em um fundo branco.

Antigamente, mouses possuíam uma bolinha de borracha que rodava. (Fonte: moebiusdream / Pixabay)

Hoje em dia, os mouses são ópticos, ou seja, possuem sensores de LED ou laser que captam o movimento e o transmitem para a tela. Dessa forma, muitos sequer necessitam do contato com uma superfície para funcionar.

As bolinhas do mouse ficaram para trás. Só que para quem precisa de um controle mais preciso dos movimentos, um mouse pad pode ser bastante útil.

Um mouse pad é útil para gamers, que necessitam de precisão e deslizamento suave do cursor na tela do computador.

A tecnologia evoluiu e hoje os mouse pads dão aos usuários a possibilidade de fazer os mesmos movimentos com menos força ou menos repetição. Isso possibilita que pessoas que utilizam o computador para jogar possam se cansar menos.

Com um mouse pad com textura e superfícies adequadas, o cursor pode se movimentar de forma mais precisa, sem que haja deslizes ou travamentos.

Por que um mouse pad é tão importante para os gamers?

Um ponto importante para se prestar atenção é saber qual o uso será feito desse produto. Caso você seja um gamer ou então passe horas na frente de um computador, talvez o produto seja importante para você.

Um mouse pad serve para dar mais estabilidade e precisão de movimentos para o cursor do computador. Ou seja, o movimento que você faz no mouse é exatamente o mesmo que aparece na tela.

Quem é gamer e costuma passar horas se divertindo, sabe que quanto mais controle tiver tanto de movimento como de velocidade, melhor será o desempenho no jogo.

É comum, no entanto, que os jogadores se esqueçam dessa peça tão importante. Na hora de montar uma máquina dedicada a esse fim, os gamers se lembram de muitos acessórios, como o mouse, mas não do mouse pad.

E muitas vezes o desempenho do mouse pode ser prejudicado por conta do uso em uma superfície não adequada, como diretamente na mesa ou sobre uma folha de papel.

Mouse pad hard mat ou soft mat?

Hoje no mercado, existem mouse pads desenvolvidos especificamente para esse o público gamer. Em geral, são acessórios mais robustos, que contam uma tecnologia feita pensando nas necessidades e usos dessas pessoas.

Quando estiver escolhendo que produto comprar, veja de qual material é feito. Alguns mouse pads não podem ser dobrados, pois possuem uma superfície rígida. Desse modo, os modelos hard mat são mais indicados para quem não pretende se deslocar com eles ou transportá-los de local.

Já alguns outros modelos possuem a superfície maleável e flexível. São conhecidos como soft mat. Eles têm uma vida útil um pouco menor, já que podem surgir desníveis na parte de cima. Por outro lado, podem ser transportados sem riscos de danificar o acessório.

Hard Mat Soft Mat
Material Duro, não flexível Flexível
Uso Mais difícil de transportar Portabilidade
Duração Maior durabilidade Vida útil mais curta

Adianta ter um mouse pad bom se meu mouse for ruim?

Os mouse pads cumprem uma função importante. Mas eles, claro, não têm qualquer utilidade sem um mouse potente. Então, se você está buscando mais controle e velocidade, veja se o seu mouse também suporta isso.

O mouse ideal precisa ter um grau alto de sensibilidade, que é refletida na taxa DPI (Dots Per Inch, ou Pontos Por Polegada). Quanto maior esse número, mais curto um movimento precisa ser para que haja reconhecimento na tela.

Além disso, o tempo de resposta é um fator que merece a atenção. O ideal é que o periférico permita a personalização desses valores. O peso e a quantidade de botões são características que também devem ser observadas na hora de adquirir um mouse.

De nada adianta um mouse pad sem um bom mouse. Mouse e mouse pad devem atuar em conjunto.

O ideal é investir nos dois equipamentos. O mouse e o mouse pad fazem uma dupla perfeita e podem melhorar o seu desempenho diante do seu computador.

Quanto custa?

Vários fatores determinam o preço de um mouse pad. Os valores vão variar dependendo, principalmente, do tamanho e do material do qual ele é produzido. Os valores dos produtos mais vendidos variam entre R$ 30 e R$ 90.

Onde comprar?

Os modelos de mouse pad são vendidos em lojas de informática e também podem ser encontrados em redes de varejo. Na internet, é possível encontrar mais opções de modelos. Há opções em todas as grandes lojas do varejo. Algumas opções: Amazon, Submarino e Lojas Americanas.

Imagem mostra mouse em close em cima de mouse pad amarelo.

Na internet, é possível encontrar muitos modelos de mouse pad. (Fonte: Hans / Pixabay)

Critérios de compra

Comprar o que não é útil ou que você não precisa significa jogar dinheiro fora. Então, o melhor é analisar todos os detalhes antes da compra. Assim, você escolhe aquilo que for mais adequado e não se arrepende. Na hora de escolher qual mouse pad vai levar para casa, leve em conta os seguintes pontos.

  • Uso
  • Material
  • Superfície
  • Tamanho

Vamos falar sobre cada um deles na sequência, para que você possa fazer a melhor escolha ao comprar seu mouse pad.

Uso

Como já dissemos, os mouses evoluíram muito tecnicamente nos últimos anos. Até a década de 1990, ter um mouse pad era fundamental. Afinal, aquela bolinha de borracha precisava de uma superfície específica para rodar suavemente.

Hoje já não é assim. Os mouses funcionam de maneira muito mais inteligente, graças a adoção de tecnologias como o LED e o laser. Dessa forma, em alguns casos, o mouse óptico sequer precisa tocar em algo para que o cursor deslize na tela. Então, a compra de um mouse pad deve ser considerada dependendo do seu uso.

Imagem mostra mouse pad em fundo branco.

Mouse pads são indicados e úteis principalmente para gamers. (Fonte: Divulgação / Amazon)

Um mouse pad poderá ser útil se você é um gamer que necessita do máximo de precisão possível ao mexer o mouse. Em jogos do tipo FPS (First Person Shooter, Tiro em Primeira Pessoa), por exemplo, a mudança de alvo ocorre rapidamente. Isso exige que o jogador reaja de forma veloz na hora de mirar o adversário.

Com o mouse pad adequado, o seu mouse vai poder funcionar com o total da capacidade. O acessório também é bastante adequado para quem fica longas horas trabalhando em programas que fazem o uso do cursor.

Com o mouse pad, os movimentos ficam mais precisos e, portanto, o esforço feito com a mão tende a diminuir. Nesses casos, esse produto pode trazer mais conforto e evitar problemas como LER (Lesões por Esforços de Repetição).

Material

Escolher o material do qual é feito o mouse pad é muito mais do que uma preferência pessoal. Dependendo do que ele é fabricado, a experiência do usuário em determinados aspectos é beneficiada.

No mercado, atualmente, são encontrados produtos feitos de dois tipos de material: os hard mat e os soft mat.

Soft Mat

Esse tipo de mouse pad tem a superfície macia. É o mais comum e conhecido. Composto por material flexível, esses modelos são cobertos por tecido de microfibra. Por conta disso, permitem um deslize suave do mouse.

Outro ponto positivo é que produtos feitos desse material proporcionam mais conforto para o usuário. O pulso pode ser apoiado de maneira adequada. Como pode ser dobrado, é o tipo ideal para quem precisa transportar o equipamento para competições de games, por exemplo.

Esses modelos tem acabamento emborrachado e a base é colada ou costurada a superfície. Eventualmente, com o uso, essas partes podem se separar, caso o produto não seja de grande qualidade. Outro problema pode surgir com o tempo: por conta da maleabilidade, desníveis podem aparecer na superfície e afetar a leitura do mouse.

Hard Mat

Esses modelos têm superfície dura e não maleável. Também são conhecidos como rígidos. A superfície é totalmente plana. Por essa razão, erros no rastreio do mouse praticamente não acontecem.

O mouse pad do tipo Hard Mat tem uma vida útil maior.

Alguns produtos tem cobertura de alumínio e são resistentes ao atrito. O tempo de vida desse produto é alto.

Imagem mostra mouse mouse pad no fundo branco.

Modelos de mouse pad feitos de material rígido tem uma superfície mais plana e que se desgasta menos. (Fonte: Divulgação / Logitech)

Como são produtos duros, um contratempo recorrente é o desgaste que provocam na parte de baixo dos mouses. É comum que isso ocorra por conta do contato frequente.

Superfície

Além do material, outro ponto que vale a pena verificar é qual tipo de superfície se adequa melhor às suas necessidades. São dois tipos: Speed e Control.

Imagem mostra homem com a mão em um mouse e um mouse pad embaixo.

A superfície do mouse pad pode ser dos tipos speed ou control. (Fonte: Divulgação / HyperX)

Speed

Essa superfície faz o mouse deslizar de forma mais fácil. Quem utiliza esse tipo de mouse pad tem a impressão de que o mouse está mais leve. É uma superfície lisa indicada para quem pretende ter uma liberdade maior de movimento do mouse.

Control

O mouse pad control tem uma superfície texturizada, mais áspera. Na hora de movimentar o mouse, o usuário sente uma resistência maior. Possibilita, como o nome diz, um controle mais preciso dos movimentos.

Tamanho

Apesar do nome, o mouse pad também pode ser utilizados como suporte do teclado. Uma versão grande ou estendida é útil principalmente para quem joga games em que muitos movimentos são exigidos.

Dessa forma, teclado e mouse não perdem estabilidade. As versões maiores de mouse pad custam mais caro. Então, analise se o investimento vale a pena.

(Fonte da imagem destacada: jaykunwar / Pexels)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
48 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...