Munhequeira no pulso de uma pessoa.
Ultima atualização: 13 de julho de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

56Comentários coletados

Se você sente dores e foi diagnosticado com problemas nos tendões, músculos e articulações do pulso e das mãos, é provável que você precise usar uma munhequeira ortopédica. Se essa foi a indicação do seu médico, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil!

No artigo de hoje, nós vamos explicar tudo sobre a munhequeira ortopédica, quais são as indicações de uso desse acessório, como escolher o melhor modelo de acordo com a sua necessidade, quanto custa e onde comprar.




Primeiro, o mais importante

  • A munhequeira ortopédica é um acessório que, ao proteger e imobilizar pulsos, dedos e até o antebraço, ajuda a reduzir dores e a tratar problemas como, por exemplo, a tendinite.
  • A munhequeira ortopédica pode ser usada por quem trabalha digitando no computador, usa demais o celular e até por pessoas que praticam exercícios físicos como musculação e crossfit.
  • Com a variedade modelos, design e tecidos, é preciso analisar a sua real necessidade, o tamanho e se a munhequeira ortopédica tem ou não a tala.

Você também pode gostar:

Melhores munhequeiras ortopédicas: Nossas recomendações

Como a munhequeira ortopédica é indicada para tratamento de dores e problemas de saúde nos pulsos e mãos, é preciso observar bem as características de cada modelo para acertar na escolha da que você precisa. Listamos a seguir as melhores munhequeiras disponíveis no mercado.

A munhequeira ortopédica mais tradicional

A munhequeira ortopédica da Ideal Produtos Ortopédicos é tamanho único. Com compressão regulável, essa opção é indicada para imobilização parcial do pulso em casos de entorses leves. Além disso, essa munhequeira possui alça elástica para facilitar colocação.

A melhor munhequeira ortopédica com tala

Com tala de tecido para o polegar, a munhequeira da SalvaPé é fabricada especificamente para o punho do lado esquerdo. Confeccionada em lona e espuma atoalhada com fechos aderentes e passantes de plástico e metal, esse modelo cobre parcialmente o antebraço.

A melhor munhequeira para polegar curta

Para ser usada no lado direito, a munhequeira ortopédica da SalvaPé conta com uma tala funcional curta para o polegar. Além disso, essa munhequeira é Confeccionada em tecido resistente, forro de espuma, fechos aderentes, passantes plásticos e colher anatômica em PVC.

Guia de Compra

Pode realmente parecer tarefa simples escolher uma boa munhequeira ortopédica. Mas não é bem assim. Como se trata de um acessório para tratar problemas e dores que afetam pulsos e tendões, é preciso atenção para acertar na escolha.

Por isso, nós criamos esse Guia de Compra. A seguir, você confere tudo sobre a munhequeira ortopédica, desde quando e como usar até onde comprar o melhor modelo de acordo com sua necessidade clínica.

Mão com munhequeira digitando no teclado do computador.

A munhequeira ortopédica é um recurso importante em caso de problemas nos pulsos. (Fonte: Bela Hoche/ 123rf.com)

Munhequeira ortopédica: Para quê serve?

Conhecida também como tala de pulso, a munhequeira ortopédica é um acessório que costuma fazer parte do tratamento não-invasivo em pessoas que desenvolvem problemas na região do pulso.

A munhequeira ortopédica tem como função principal comprimir a região do punho ou de alguns dedos e limitar os movimentos da articulação, seja para minimizar dores seja para evitar o esforço.

Com isso, a munhequeira acaba facilitando na reparação dos ligamentos e evitando que novas lesões possam ocorrer na região.

Médico avaliando pulso de paciente.

A munhequeira é usada para tratamento de problemas no pulso e tendões. (Fonte: kian2018/ Pixabay.com)

No entanto, hoje em dia é muito comum encontrar diversos tipos de munhequeira, principalmente porque o acessório extrapolou sua função de tratamento médico e chegou até as academias de ginástica.

Nesse ambiente, as munhequeiras são usadas especialmente na musculação e em treinos pesados de crossfit, como artigo de proteção.

Mas quando consideramos a munhequeira ortopédica, os modelos são mais variados já que incluem opções para proteger e também imobilizar pulso, antebraço e dedos. Por isso, o uso da munhequeira ortopédica deve ter a indicação e o acompanhamento de um médico.

Qual a diferença da munhequeira ortopédica e a de exercícios?

Como vimos, existem vários tipos de munhequeira. A mais popular, que é usada na musculação e no crossfit, é uma munhequeira mais flexível para não impedir os movimentos.

Algumas delas também podem ser usadas em casos de lesões leves nos músculos, tendões e articulações do pulso, braço e mãos.

Mas a munhequeira ortopédica usada em casos de lesões mais graves é fabricada com material e design específicos para atuar no tratamento de doenças que afetam, além de garantir conforto e redução de dor.

Para quem é indicada a munhequeira ortopédica?

Como serve para comprimir e imobilizar, a munhequeira ortopédica deve ser recomendada por um médico especialista.

Mas, de modo geral, a munhequeira é utilizada tanto para a prevenção e tratamento de afecções leves do punho, que acontecem geralmente na prática esportiva, quanto em situações mais graves.

Não se deve usar munhequeira ortopédica para aliviar dores sem antes consultar um especialista.

Em casos mais sérios, a munhequeira ortopédica é indicada para tratar lesões causadas por esforços repetitivos, a famosa L.E.R., que ocorre principalmente com quem trabalha com digitação.

Além disso, a munhequeira ortopédica pode ser necessária para quem possui doenças como pulso aberto, tendinite e túnel do carpo. Outra possibilidade de uso de munhequeira ortopédica é durante o pós-operatório.

foco

Você sabia que tendinites e doenças por esforço repetitivo são a segunda maior causa de afastamento no trabalho?

Para evitar essas doenças os especialistas recomendam que você adote uma postura corporal correta e faça pausas de pelo menos 15 minutos a cada 1 hora e meia.

Isso vale especialmente para quem passa o dia digitando no computador ou usando o mouse.

Quais são os tipos de munhequeiras ortopédicas?

Ainda que existam diversos modelos de munhequeira ortopédica, de maneira geral esse tipo de acessório é dividido em três categorias. São elas:

  • Munhequeiras preventivas: Esses modelos promovem uma sustentação no pulso e, ao mesmo tempo, permitem a prática das atividades simples do dia a dia. Servem para prevenir dores e o desenvolvimento de problemas mais graves.
  • Munhequeiras flexíveis: Esse tipo de munhequeira é mais indicado para atletas que utilizam muito as mãos e pulsos.
  • Munhequeiras rígidas: Essas munhequeiras costumam ter partes rígidas ou com talas o que garante que o paciente poderá realizar as suas atividades com uma sustentação maior, evitando novos problemas no pulso.

Como usar a munhequeira ortopédica?

Antes de usar qualquer tipo de munhequeira ortopédica é essencial que você passe por uma avaliação médica. Cabe ao especialista determinar o tipo de munhequeira, a forma de usar e o tempo de utilização dependendo de cada caso.

No entanto, existem algumas recomendações comuns que orientam quanto ao uso correto da uma munhequeira ortopédica. São eles:

  • Não use as munhequeiras ortopédicas na hora de dormir;
  • Não aperte muito as hastes da munhequeira, para não prender a circulação sanguínea;
  • Evite usar a munhequeira ortopédica por cima de ferimentos ou de lesões graves;
  • Somente use as munhequeiras com recomendação e acompanhamento médico.

Quais os prós e os contras da munhequeira ortopédica?

A principal vantagem da munhequeira ortopédica é que ela atua como tratamento médico para diversas doenças que causam dores nos pulsos e nas mãos como, por exemplo, a tendinite e o túnel do carpo.

Outra vantagem é que a munhequeira também pode prevenir e tratar dores que podem acometer quem trabalha com atividades repetitivas como a digitação no teclado do computador e o uso do mouse.

Além disso, como existe uma grande variedade de tipos de modelos, existe uma munhequeira ideal para cada necessidade clínica. Incluindo aí também as munhequeiras que são recomendadas para aqueles que praticam esportes que forçam muito os pulsos e mãos, como a musculação, tênis e o crossfit.

Por outro lado, como vimos, o uso da munhequeira ortopédica somente deve ser iniciado após indicação médica. Isso porque o seu uso incorreto pode causar danos ainda maiores e ainda agravar o problema já existente.

Estudos já comprovaram que, em alguns casos, ao usar a munhequeira ortopédica sem acompanhamento médico, a inflamação de músculos e tendões chegou a se agravar tornando o tratamento mais difícil.

Mas para resumir, a seguir você confere a tabela que mostra as principais vantagens e desvantagens da munhequeira ortopédica:

Vantagens
  • Atua no tratamento de doenças de músculos, tendões e articulações de pulsos e dedos
  • Alivia dores
  • Protege e imobiliza o pulso
  • Variedade de modelos para cada necessidade clínica
Desvantagens
  • Uso desnecessário ou inadequado pode causar danos maiores

Onde comprar e quanto custa a munhequeira ortopédica?

O valor de um uma munhequeira ortopédica vai depender do formato, do material de fabricação e do objetivo de uso. Por isso, de modo geral, você vai encontrar munhequeiras que custam entre R$ 10 e R$ 800.

Para comprá-la, você pode escolher entre farmácias, lojas especializadas, de departamento como Lojas Americanas, e até mesmo em grande redes de hipermercados como Extra e Carrefour.

Outra alternativa, que pode ser mais econômica e prática, é comprar em lojas online como a Amazon Brasil. Dessa forma, você adquire a sua munhequeira ortopédica do conforto de casa.

Critérios de Compra: Como comparar as munhequeiras ortopédicas

O primeiro passo para comprar a munhequeira ortopédica ideal é consultar um médico especialista. Feito isso, você deve se concentrar na análise de alguns itens que diferenciam um modelo de munhequeira de outro. Veja:

A partir daqui, você vai entender como analisar cada um desses aspectos e garantir que está investindo o seu dinheiro na munhequeira ortopédica mais indicada para a sua necessidade.

Design

O primeiro aspecto que você deve levar em conta na hora de escolher a melhor munhequeira ortopédica é o formato do acessório, que pode variar bastante e dependerá da sua condição clínica.

A munhequeira mais simples e comum é aquela que, assim como um anel, abraça o seu pulso, para protegê-lo, deixando as mãos e os dedos livres.

Atletas com munhequeira.

O design da munhequeira vai ser definido de acordo com a sua necessidade clínica. (Fonte: chuttersnap/ Unsplash.com)

Mas existem também opções que oferecem sustentação para o polegar, por exemplo, além de modelo de munhequeira ortopédica que cobre até o antebraço e os dedos. Daí a importância, mais uma vez, da indicação e avaliação de um médico ortopedista.

Também existem munhequeiras feitas sob medida, só para o punho, dedo, ou também para o antebraço.

Apenas após a avaliação do seu quadro de saúde é que o melhor modelo e design poderão ser propostos para que você use a munhequeira para tratar problemas e dores específicos.

Com tala ou sem

Observe também que você vai encontrar a munhequeira ortopédica com ou sem tala. Os modelos apenas de elástico sem tala são mais simples e indicados para quem não precisa imobilizar nenhuma parte, como dedos, por exemplo.

Já a munhequeira ortopédica com tala oferece um maior suporte para determinadas regiões que precisa de fato ficar imobilizadas.

Por ser rígida, a tala faz com que o punho fique em uma posição estável, deixando a articulação relaxada e evitando movimentos desnecessárias que podem agravar o seu quadro clínico.

Tecido

Outro critério que merece a sua atenção na hora de comprar a munhequeira ortopédica é o material de fabricação.

Existem munhequeiras feitas com tecidos como algodão e poliéster.

Existem munhequeira feitas com tecidos como algodão e poliéster, além da borracha de neoprene. Essa última absorve melhor o calor e ajuda a pele a respirar.

Por ser um excelente isolante térmico, a munhequeira feita com neoprene mantém a região aquecida, ajudando a aliviar a dor e acelerando a recuperação.

Ajustável

Na hora de comprar a melhor munhequeira ortopédica, escolher o tamanho certo também é fundamental.

Isso porque não se deve comprar uma munhequeira muito grande nem muito pequena, já que como vimos, ela não deve ficar muito apertada nem solta no seu punho. Por isso, se possível, opte pelos modelos que são ajustáveis ou tamanho único.

(Fonte da imagem destacada: Nontawat Thongsibsong/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.