Na foto com uma munhequeira na mão.
Ultima atualização: 7 de abril de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

73Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao seu portal de reviews na internet! Indicada tanto para o tratamento de algumas doenças, como também para auxiliar na prática de atividades físicas, hoje aqui no ReviewBox Brasil falaremos sobre a munhequeira.

Tendo um aspecto simples e utilização fácil, as munhequeiras são itens multifuncionais, que podem ser positivas de diversas maneiras. Elas foram criadas há muitos anos e até em filmes medievais são vistas.

E se você está buscando um produto desses, mas ainda tem dúvidas sobre qual comprar veio ao lugar certo! Nesse texto você encontrará todas as informações sobre a munhequeira e garantimos que ao final da leitura saberá exatamente qual é o melhor modelo para a sua necessidade. Para saber tudo basta continuar lendo!




Primeiro, o mais importante

  • Antes de utilizar qualquer munhequeira é importante consultar um médico para que o produto não acabe sendo prejudicial para a sua saúde.
  • Existem diversos modelos de munhequeira e há as flexíveis, as mais rígidas e as com tala, sendo que cada uma possui uma função diferente.
  • O preço inicial de uma munhequeira é por volta dos R$8 e ela pode ser utilizada no trabalho, na prática de atividades físicas e até para dormir.

Você também pode gostar:

Melhores munhequeiras: Nossas recomendações

Ter uma munhequeira de qualidade é essencial para conseguir alcançar os efeitos desejados do produto e para que você não erre na escolha separamos abaixo alguns dos modelos mais bem avaliados. Confira:

A melhor munhequeira grande

Confeccionada em algodão, nylon, poliéster, borracha e elastano, esse modelo de munhequeira da Nike é desenvolvido para a utilização de tenistas e foi criado buscando uma total absorção do suor, evitando que ele escorra para suas mãos, melhorando assim a pegada na raquete. As munhequeiras possuem um tamanho maior, tendo um comprimento mais alongado e formato anatômico. Além disso, elas não têm costuras, o que dá um maior conforto para o atleta.

A munhequeira pequena mais bem avaliada

Esse outro modelo de munhequeira da Nike tem um tamanho pequeno, pegando somente a região do pulso e é produzido em uma união de algodão, nylon, borracha e elastano, sem nenhum tipo de costura. As peças contam com o logo da marca bordado e atuam na absorção do suor evitando que ele escorra para as mãos em exercícios mais intensos, dando uma maior precisão para o atleta.

Uma excelente munhequeira ajustável

Essa munhequeira de tamanho único ajustável é fabricada pela Kestal em neoprene. Esse modelo é ideal para tratamento e prevenção de dort, tendinites e lesões por esforço repetitivo. Além de aliviar a dor, traz proteção extra no momento dos exercícios.

Guia de compra

Disponível em diversos formatos, a munhequeira é um acessório ideal para evitar uma sobrecarga nas articulações do pulso. Ela existe em diversos formatos e tamanhos, sendo que cada um possui uma finalidade especifica e é indicado para um tipo de lesão ou atividade.

E é para te apresentar tudo sobre esse acessório que criamos esse guia de compra. Nele você encontrará informações sobre como funciona o produto, quais os seus tipos, preços e muito mais.

Na foto um homem e uma mulher levantando uma barra com pesos em um campeonato.

Uma das formas de utilizar a munhequeira é na prática de exercícios que fazem muito o uso das mãos e pulsos como o levantamento de peso. (Fonte: TC-TORRES/ Pixabay)

O que é uma munhequeira?

A munhequeira ou órtese é um produto muito utilizado por pessoas que possuem lesões em articulações e ligamentos da região do punho como síndrome do túnel do carpo, lesão por movimentos repetitivos (LER) e algumas artroses.

Ela também é muito usada por quem pratica atividades físicas que exigem um uso intenso das mãos e do punho como crossfit, musculação e tênis.

Esse acessório tem como função principal imobilizar a região para promover um descanso dos músculos, tendões e articulações, sendo ótimas nesses casos para o tratamento de lesões.

Outra função da munhequeira está em proteger o pulso durante as atividades físicas. Para quem as utiliza dessa forma ocorre uma estabilização da região e também uma melhor orientação do movimento.

Quais as vantagens e desvantagens da munhequeira?

A munhequeira tem diversas vantagens. A primeira delas está relacionada a quem utiliza o acessório para o tratamento de enfermidades. Nesse sentido ela age como um limitador, sempre lembrando o usuário que ele precisa tomar cuidado com aquela região e assim promove uma melhora no quadro.

Outro ponto positivo está no fato de que ela auxilia na prática de atividades físicas, seja por causar uma maior estabilidade, proteger ou então por evitar que o suor escorra sobre as mãos e prejudique a pegada.

Esse produto apresenta também como outra vantagem o fato de existir em diversos modelos e tamanhos, se adaptando as mais diferentes pessoas e situações.

O ponto negativo está no fato de que se utilizada de forma incorreta a munhequeira pode acabar mais prejudicando do que ajudando e justamente por isso é tão importante o acompanhamento de um médico.

Outra desvantagem é que os modelos mais simples, produzidos em nylon, costumam ser mais quentes e podem incomodar o usuário.

Vantagens
  • Auxilia no tratamento de doenças
  • Promove uma imobilização do pulso
  • Estabiliza e protege o membro
  • Diversos modelos e tamanhos
Desvantagens
  • O uso incorreto pode ser prejudicial à saúde
  • Modelos em nylon são quentes

Quais são os tipos de munhequeiras que existem?

Basta uma pesquisada em uma loja que vende munhequeiras que facilmente se encontrará alguns modelos diferentes. Esse produto existe de diversas maneiras e, por isso, é tão versátil.

As munhequeiras simples e flexíveis podem ser utilizadas em diversos momentos e são aquelas que tem um tamanho menor, se ajustando somente a região do pulso. Esses modelos são indicados tanto para a prevenção de lesões, no caso de atividades físicas, como também para o tratamento de doenças leves como pulso aberto.

Outra opção são as munhequeiras rígidas. Essas são confeccionadas também para a prática de atividades físicas e promovem uma sustentação maior que as simples e flexíveis. Além disso, essa é uma munhequeira que garante mais contenção dos movimentos.

As munhequeiras rígidas podem ser utilizadas tanto para por quem realiza exercícios mais intensos, quanto por pessoas que precisam restringir mais a movimentação do pulso sem haver a necessidade das talas.

Já as munhequeiras com tala são mais médicas e voltadas especificamente para o tratamento de algumas doenças como artrite, artrose e lesões em ligamentos do pulso.

Esse modelo é mais alongado, pegando até quase a metade do antebraço, e possui três faixas para fixação no membro. Lembrando que essa opção em hipótese alguma deve ser utilizada para a prática de atividades físicas.

Existem também as munhequeiras fabricadas sob medida. Essas têm muitas vantagens porque são confeccionadas de acordo com a anatomia do usuário e com isso conseguem se adaptar melhor a mão e punho da pessoa, de forma a promover uma imobilização mais eficaz do que as compradas prontas.

Todo mundo pode usar uma munhequeira?

A resposta para essa pergunta depende do modelo de munhequeira que se pensa em utilizar.

Munhequeiras simples, flexíveis e voltadas para a prática de exercícios podem ser utilizadas por todas as pessoas e serem benéficas, já que ajudam a proteger o pulso durante o levantamento de peso, por exemplo.

Já as munhequeiras que são voltadas para uso médico não podem ser usadas sem a recomendação de um profissional, pois nesses casos podem acabar prejudicando.

foco

Você sabia que um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) mostrou que o uso das munhequeiras pode piorar a inflamação de músculos e tendões se utilizadas sem recomendação médica?

Para realizar a pesquisa foram colocados eletrodos no corpo dos voluntários visando ver a movimentação do membro. Foi então que se descobriu que quando o produto não tinha a indicação correta era realizada uma sobrecarga no local da inflamação e também em outras partes do corpo.

Graças a isso podem ser provocados traumas pequenos e devido a dor há uma maior contração da musculatura.

Em quais ocasiões eu posso utilizar uma munhequeira?

O uso das munhequeiras pode ser feito durante os exercícios e também nas atividades do dia a dia.

Quem trabalha utilizando muito as mãos, como manicures, ou até digitando o dia todo, pode usar uma munhequeira mais macia e flexível somente para manter a articulação do punho em uma posição mais correta, sem promover tanta força sobre ela.

Já as que são mais rígidas e voltadas para tratamentos de lesões devem ter sua forma de utilização determinada por um profissional habilitado.

Na foto um homem com roupa social digitando em um computador.

Quem faz uso intenso do computador pode utilizar munhequeiras para trabalhar buscando preservar o punho e também tratar dores. (Fonte: Cytonn Photography/ Pexels)

Como utilizar corretamente uma munhequeira?

O primeiro passo é definir o tamanho da munhequeira. Existem modelos que variam entre o P e chegam até o GG e é essencial escolher a medida correta para que o produto fique bem fixado e nem largo demais ou apertado demais nas mãos e braços.

Em seguida você irá colocar a munhequeira de forma que ela fique localizada exatamente onde está a dobra entre a mão e o pulso. Caso o modelo escolhido possua uma área para o polegar deve-se passá-la primeiramente por ele e em seguida posicionar o acessório no local.

Feito isso você irá passar a munhequeira por toda a circunferência do pulso e unir as duas partes do velcro. É importante que o acessório fique bem ajustado ao punho, de forma a limitar um pouco a movimentação. Porém, tome cuidado para não apertar demais e prejudicar a circulação sanguínea.

Quanto custa e onde comprar uma munhequeira?

As munhequeiras tem um preço que varia de acordo com o modelo e também do material em que ela é produzida. Portanto, é possível adquiri-las por um valor inicial de R$8, em média, até cerca de R$730.

Os modelos mais caros são os indicados para o tratamento de lesões e que possuem mais tecnologia envolvida na sua criação seja com relação a estrutura ou material.

Para quem gosta de comprar em lojas físicas bons lugares para adquirir uma munhequeira são farmácias, lojas de artigos esportivos e nas especializadas em venda de produtos ortopédicos. Alguns exemplos são Centauro, Decathlon, Drogaria São Paulo e Drogasil.

A internet também é um excelente local para a compra desse item e há diversos sites que possuem os mais diversos modelos. Pode-se facilmente encontrar uma munhequeira no Amazon, Netshoes, Mercado Livre e Ortoponto.

E se você gostou de algum produto que está no nosso ranking saiba que é possível adquiri-lo de forma muito rápida e fácil. Para isso basta clicar no modelo que mais gostou.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de munhequeira

Agora que você já entendeu tudo sobre as munhequeiras chegou o momento de descobrir como escolher a melhor para você e é para te auxiliar nisso que separamos abaixo os principais pontos que você deve levar em consideração, são eles:

Agora detalharemos cada um deles para que você faça a melhor escolha.

Modelo

O primeiro ponto importante é escolher um modelo de munhequeira que seja adequado para a sua necessidade. Além de buscar a recomendação de um médico para isso é importante saber que as munhequeiras flexíveis são as mais versáteis.

Portanto, se você busca uma munhequeira para praticar exercícios na academia por exemplo, vale a pena optar por uma dessas.

Já as mais rígidas e até as com talas não podem ser usadas sem recomendação, já que limitam mais o membro e podem até causar pequenas lesões.

Na foto um homem segurando uma barra com peso.

Para a prática de atividades físicas são mais indicadas as munhequeiras flexíveis que cobrem somente a região do punho deixando as mãos livres. (Fonte: Victor Freitas/ Pexels)

Tamanho

Todas as munhequeiras são confeccionadas em medidas que variam entre o P e o GG e essa é também um dos principais fatores que você deve levar em consideração ao escolher um modelo para você.

Comprar uma munhequeira com o tamanho correto irá diminuir a chance de lesões causadas pelo produto e garantir que ele funcione de maneira correta, englobando toda a região do pulso sem ficar apertado ou largo.

Caso você nunca tenha utilizado um produto desses vá até uma loja que venda munhequeiras e peça para experimentar. Cheque se ela está bem fixa, se não está desconfortável e se você consegue sentir a limitação e uma certa pressão dela no seu pulso.

Material

As munhequeiras são produzidas em diferentes materiais e isso altera o conforto e também o quanto ela é capaz de esquentar a região.

As de nylon acabam sendo mais quentes por ser um material que promove menor respiração, logo elas podem ser positivas em épocas mais frias, ajudando até a esquentar o local já que as dores pioram em baixas temperaturas.

Os modelos fabricados em neoprene são mais frescos, assim como as que tem em sua composição algodão também e para dias mais quentes e para exercícios físicos podem ser mais confortáveis.

Inclusive, munhequeiras com algodão na composição conseguem absorver melhor o suor também.

Na foto um jogador de tênis segurando uma raquete e uma bola.

Jogadores de tênis utilizam muito munhequeiras para absorver o suor e impedir que ele escorra para as mãos e prejudique a pegada na raquete. (Fonte: Gonzalo Facello/ Pexels)

Presença de alça para o dedo

Outra particularidade das munhequeiras é que existem modelos que possuem alças para o dedo.

Isso é positivo porque faz com que a munhequeira se mantenha no local correto, já que ela possui uma alça que irá segurá-la.

Porém, há quem ache essa alça desconfortável e novamente é importante experimentar para ver se ela não irá te incomodar.

As que possuem alça são mais comuns nos modelos que servem para tratamento e nos voltados para academia esse componente costuma quase não aparecer, já que limita mais o movimento e pode atrapalhar.

(Fonte da imagem destacada: Bela Hoche/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Andressa Rodrigues Coach de Crossfit
O ciclismo reinava absoluto no coração de Andressa até que ela conheceu o Crossfit. Não, ela não largou completamente a bike por burpees e push-ups, mas agora divide a atenção entre as duas modalidades. Colecionando medalhas e troféus tanto pedalando quanto completando WODs, ela também quer compartilhar seu conhecimento nas duas atividades na internet.