Imagem de um bebê dormindo com a naninha.
Ultima atualização: 14 de novembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

62Comentários coletados

É natural que o bebê sinta insegurança e medo quando não está perto da mamãe, especialmente na hora de dormir. Para compensar a ausência da figura materna, você pode presenteá-lo com uma naninha.

A naninha é um objeto transicional que proporciona segurança, tranquilidade e contribui com a construção da identidade da criança. Quer saber mais sobre a naninha? Continue conosco no ReviewBox Brasil.




Primeiro, o mais importante

  • Você pode inserir a naninha nos primeiros meses de vida do bebê e retirar a partir dos dois anos de idade. Mas respeite o tempo da criança, algumas precisam do objeto até os cinco anos de idade.
  • A naninha pode ser um bichinho de pelúcia, uma mantinha ou um travesseirinho macio. O que torna o objeto especial é o cheiro da mãe.
  • Pode acontecer de a criança se apegar a um segundo objeto transicional quando a naninha está fora do alcance. Também pode acontecer de o pequeno se apegar a duas naninhas ao mesmo tempo.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de naninha: Nossas recomendações

Existem várias opções de naninha para bebês e crianças. Para ajudá-lo a encontrar o modelo perfeito para a criança, preparamos algumas sugestões de compra abaixo.

Um modelo dois em um

A manta com naninha da Buba é o conjunto ideal para presentear. A naninha em formato de ovelha junto à mantinha estampada, texturizada e com toque suave, servem para embalar o sono do neném. Você pode escolher o conjunto na cor azul ou rosa.

Uma naninha sensorial

A naninha Pedacinho do Céu da Hug é um modelo sensorial, pois acompanha um bichinho de pelúcia, ideal para a criança segurar. Esse modelo é confeccionado em algodão, possui estampa que lembra tricô e está disponível nas cores azul ou rosa. Acompanha prendedor de chupeta.

Uma opção divertida

A naninha da Buba é o modelo ideal para divertir o bebê, pois possui cores alegres, bichinho de pelúcia e chocalho. Este modelo tem um toque suave – tecido plush de um lado e tecido misto do outro.

Um modelo multifuncional

Essa naninha é um modelo multifuncional que será o melhor amigo do seu bebê. Com cabeça de cachorrinho e alças para pendurar chupeta e mordedor, esse modelo pode ser usado para divertir o bebê durante o dia e acalmá-lo durante a noite. Este produto é antialérgico e lavável.

Guia de Compra

Você sabia que durante a primeira infância, a criança pode se sentir insegura quando não está com a mamãe? Uma das maneiras mais eficazes de contornar essa ausência é presentear o pequeno com uma naninha.

A naninha pode ser um bicho de pelúcia, manta macia ou um travesseiro infantil. Entenda a importância da naninha para o desenvolvimento infantil e saiba como escolher o modelo ideal neste Guia de Compra.

Imagem de um bebê dormindo.

A naninha é muito importante na infância. (Fonte: Georgia Maciel/ Pexels.com)

O que é uma naninha?

A naninha é um objeto transicional que simboliza a figura materna para o bebê ou criança, por isso está associada às sensações de segurança e aconchego. A naninha pode ser uma manta, brinquedo de pano, pelúcia, entre outros.

É normal que a criança desenvolva uma relação emocional com a naninha durante determinada fase da infância. E o objeto transicional deve ser encarado como algo saudável – desde que seja utilizado da maneira correta.

A naninha pode ser escolhida pelo próprio bebê, no entanto é muito comum que o pequeno seja presenteado pelos pais, tios, avós ou padrinhos ou comprado enquanto os pais estão montando o enxoval do bebê.

foco

Você sabia que a naninha pode ser uma parte do corpo da criança ou dos pais?

Não há problema algum nisso, no entanto, quando a necessidade é excessiva, é preciso ficar atento pois pode se tratar de alguma angústia ou dificuldade de o bebê se separar da mãe.

Qual é a importância da naninha?

Psicólogos consideram o uso da naninha importante para o desenvolvimento psíquico durante a fase exploratória do bebê ou criança, pois o brinquedo diminui a ansiedade do bebê nos momentos de ausência da mãe.

Geralmente, os bebês usam a naninha como companhia na hora de dormir, pois o brinquedo promove a sensação de segurança, conforto e aconchego, amenizando a falta da mãe.

A naninha também pode oferecer suporte emocional ao bebê em outros momentos do cotidiano como amamentação, hora do banho, processo de adaptação na escolinha, passeios e viagens.

Para apresentar a naninha a criança, coloque o brinquedo ao seu lado no berço e, aos poucos, a própria criança se aproxima do objeto. No entanto, se a criança não se apegar a naninha, não adianta insistir.

É através da interação com a naninha que o bebê começa a desenvolver a criatividade, imaginação, cognição e afetividade

No entanto, é fundamental observar o comportamento da criança em relação a naninha, para que o apego emocional não se torne excessivo. Conheça todas as vantagens da naninha no quadro abaixo:

Vantagens
  • A naninha promove as sensações de segurança, conforto e aconchego
  • Pode ser utilizada para distrair a criança durante o dia e acalmá-la durante a noite
  • A naninha auxilia na fase de adaptação na creche
  • Estimula o desenvolvimento infantil
Desvantagens
  • A criança pode desenvolver um vínculo emocional excessivo com a naninha

A naninha pode ser levada para a escola?

A naninha deve ser levada para a escola quando a criança está no período de adaptação, pois nessa fase o pequeno vai precisar de suporte emocional.

À medida que a criança se adapta ao ambiente e à turma, a professora costuma pedir que o pequeno guarde a naninha na mochila até o final da aula. Após certo período, a escola incentiva que o objeto seja deixado em casa.

Também é comum que a criança perceba que os coleguinhas não usam a naninha, e assim resolvam parar de usar o brinquedo na escola.

Devo lavar a naninha?

A naninha deve ser higienizada regularmente por uma questão de saúde. A criança encosta a naninha na boca, nariz, olhos e pele e o brinquedo está presente em vários momento do dia.

No momento de lavar a naninha, converse com a criança e sugira que o pequeno procure algum objeto para substituir a naninha enquanto o objeto está sendo lavado.

Imagem de um bebê no colo da mãe.

O que torna a naninha especial é o cheiro da mãe. (Fonte: The Honest Company/ Unsplash.com)

O que devo fazer se esquecer ou perder a naninha?

Se você esquecer ou perder a naninha, é importante explicar a situação para a criança, independentemente da idade. Antes de oferecer uma nova naninha, espere a criança se adaptar com a mudança. Essa pode ser uma oportunidade para a criança abandonar o hábito.

Rita LousPsicóloga

"As crianças têm grande capacidade de se adaptar e encontram uma forma de lidar com a situação, seja encontrando um objeto substituto ou pegando no sono sozinhas. "

Quando devo tirar a naninha?

Não convém deixar a criança usar a naninha durante toda a infância. A partir dos dois anos de idade, o pequeno adquire certa compreensão e começa a desenvolver outros interesses.

Mas é importante ressaltar que cada criança leva seu tempo – emocional e não cronológico – para largar a naninha. O importante é respeitar o momento da criança – essa mudança pode ocorrer até os cinco anos de idade.

 Imagem de uma criança dormindo com uma naninha.

Algumas crianças demorar um pouco mais para desapegarem da naninha. (Fonte: Snapwire/ Pexels.com)

No entanto, se após os cinco anos de idade, a criança se recusar a largar a naninha, é importante procurar orientação psicológica para tentar compreender o motivo do apego.

Essa dependência pode estar associada ao nascimento de um irmão ou morte de um parente. Mas pode representar uma dificuldade para a criança passar pelo processo de individualização e socialização.

foco

Dica: Nunca esconda, doe ou jogue fora a naninha sem que a criança concorde com isso. Ao tomar essa atitude, ocorre uma quebra de confiança e a criança pode sofrer.

É normal o bebê não se apegar à naninha?

Embora a naninha ajude o bebê a se sentir mais seguro e confiante para descobrir o mundo que o cerca, nem toda criança sente necessidade de possuir um objeto de transição e não há nada de errado com isso.

Critérios de compra: Quais características analisar em uma naninha?

Existe uma grande variedade de naninhas para bebês e crianças. No momento da compra, é importante avaliar algumas características deste produto para garantir a tranquilidade do pequeno e da mamãe. Conheça alguns critérios relevantes:

Vamos detalhar esses critérios ao longo desta seção. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário.

Tecido

Quando for escolher uma naninha, dê preferência a um modelo confeccionado em algodão, pois além de ser uma fibra natural o toque é suave – lembre-se, o bebê vai passar muito tempo agarrado a naninha.

Ao longo do tempo, qualquer tecido começa a ficar puído e encardido, por essa razão a naninha deve ser substituída. Mas é melhor que a criança não perceba a substituição, senão é aquela choradeira.

foco

Dica: Para que a criança não perceba a substituição, invista em peças lisas ou compre mais de uma com a mesma estampa ou pelúcia. Dessa forma, será menos doloroso para a criança encarar a substituição.

Observe se a naninha é confeccionada em material antialérgico, para evitar o desenvolvimento de alergias no bebê. Geralmente, modelos com essa característica são mais caros, mas vale a pena o investimento.

Facilidade de higienização

Geralmente, a criança carrega a naninha para todo o lado, é inevitável que o objeto fique encardido. Portanto, no momento da compra, avalie a facilidade de higienizar o brinquedo.

Higienizar a naninha é uma questão de saúde.

Lembre-se, o bebê leva a naninha à boca, cheira, encosta nos olhos e na pele, então essa é uma questão de saúde, ok? Contudo, o apego da criança é ao cheiro da naninha, por essa razão evite utilizar produtos com fragrâncias fortes durante a lavagem.

A naninha deve ter o cheiro da mamãe. Por isso, após a lavagem, durma com a naninha ao seu lado por uma ou duas noites, até que o brinquedo fique com um cheiro familiar para o bebê.

Modelo

A naninha de animais é uma excelente opção para o bebê, pois distrai a criança durante o dia e serve para deixá-lo tranquilo durante a noite. Você encontra vários modelos: Cachorro, coelho, urso, gato, macaco, ovelha, girafa, leão, entre outros.

Outra opção interessante é a naninha de pelúcia, pois o brinquedo possui algumas peças fáceis para o bebê segurar como braços, pernas e orelhas. Outra opção é o modelo de pelúcia com manta, que consegue manter a criança quentinha durante o dia e na hora de dormir.

Imagem de um bebê dormindo abraçado a naninha.

A naninha deve ter o tamanho proporcional ao do bebê. (Fonte: Marvelmozhoko/ Pixabay.com)

Acessórios

Você sabia que alguns modelos de naninha são multifuncionais? Você encontra modelos com prendedor de chupeta, mordedor ou qualquer outro brinquedo da criança.

Alguns modelos também contam com acessórios para entreter a criança, como chocalho ou fantoche.

(Fonte da imagem destacada: Ivone de Melo/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.