
Como escolhemos
Se você está em busca de ajuda para escolher uma navalha, veio ao lugar certo: ReviewBox Brasil, o seu guia de compras na internet. Com a renovada moda de cultivar barbas e bigodes, a navalha vem voltando à voga. Deixando de ser um instrumento exclusivo dos barbeiros e profissionais cabeleireiros, tem se tornando cada vez mais popular para uso doméstico.
As versões modernas têm designs inovadores, ideais para diferentes cortes e acabamentos. Siga conosco neste Review e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de navalha para cuidar de sua barba ou cabelo.
Índice
Primeiro, o mais importante
- Uma lâmina munida de cabo, a navalha corta com maior precisão, e pode ser do tipo tradicional ou com lâmina descartável.
- Modelo, material, tipo e tamanho de lâmina e indicação de uso são algumas das características a considerar no momento da compra.
- Com bom custo benefício em comparação aos aparelhos de barbear descartáveis, as navalhas podem custar menos de R$15 nas versões simples de lâmina descartável e mais de R$300 nas versões tradicionais.
Você também pode gostar:
- Pente para barba: Qual o melhor em 2021?
- Barbeador elétrico: Como escolher o melhor em2021?
- Óleo para barba: Qual o melhor para você em2021?
Barbas e cabelos com acabamento bem feito são capazes de fazer maravilhas por qualquer visual. E para dar esses acabamentos com precisão, a navalha é o produto ideal. Uma boa navalha pode te acompanhar por anos. Para te ajudar na escolha, confira nossa seleção com alguns dos melhores modelos de navalha do mercado:
- Navalhete esterilizável em autoclave
- Navalha tradicional e robusta
- Um navalhete com opções de pentes para diferentes efeitos
- Versões de navalhas para sobrancelhas e acabamentos
O Navalhete da Enox é ideal para usar com lâminas de duplo fio descartáveis. Toda em aço inox, é esterilizável em autoclave, perfeita para salões e barbearias. Funcional e de fácil manuseio, desfia fios, finaliza cortes e da acabamentos em barbas ou bigodes.
No products found.
A Navalha Sweeney Todd da Böker tem lâmina lisa fixa feita em Aço inox 440a. O cabo trabalhado é estiloso e sofisticado. Medindo 26,5 cm, tem lâmina de 12,3 cm, ideal para um barbear rápido e preciso.
O Navalhete Marco Boni é feito em Aço Inox, ideal para dar acabamentos e desfiar. Para uso com lâminas descartáveis, modelo acompanha 3 pentes destacáveis ideais para criar diferentes estilos de barba e cabelo, adicionando textura e volume aos cortes.
O combo de Navalhas da KISS NY contém duas de lâmina longa e duas de lâmina curta. A lâmina longa auxilia na remoção de pelos em áreas maiores, enquanto a curta é para áreas menores. Ambos possuem tampa protetora, e a de lâmina curta acompanha, ainda, um pente auxiliar.
Guia de Compra
Acompanhe nosso Guia de Compra e confira as informações mais relevantes sobre as navalhas para que você saiba identificar o modelo mais adequado às suas necessidades.

Acabamentos e cortes são mais precisos com navalha. (Fonte:Midia/Pexels.com)
No barbear, o bom uso da navalha deixa o rosto muito mais liso e suave em comparação às lâminas de barbear comuns. Ela também ajuda no consumo responsável já que gera muito menos resíduos que os aparelhos de barbear com hastes plásticas descartáveis. Confira no quadro mais vantagens e desvantagens do produto:
A Clássica, tem lâmina fixa, e geralmente apresenta cabos mais rebuscados, que podem ser feitos de materiais diversos. Por ser fixa, a lâmina não pode ser substituída, e exige manutenção. No entanto, se bem cuidada, pode durar por gerações.
Já o navalhete tem design muito semelhante à navalha clássica, com o diferencial de usar lâminas descartáveis, que podem ser substituídas sempre que necessário. Este modelo dispensa manutenções, mas por outro lado demanda o investimento periódico em lâminas para substituição.
Por seu caráter “descartável”, o navalhete conta com versões mais simples e acessíveis, com cabos em materiais como plástico ou acrílico. Devido a facilidade de troca de lâminas, esse modelo é muito usado em barbearias, para permitir a troca de lâmina entre um cliente e outro.
Embora sejam incomuns, também existem versões sofisticadas do navalhete, com cabos em materiais nobres e designs diferenciados. Embora alguns afirmem que o barbear da navalha proporciona melhores resultados, isso depende da técnica utilizada, da qualidade da lâmina usada no navalhete e da manutenção dada a navalha.
Compare no quadro a seguir os dois modelos:
Navalha | Navalhete | |
---|---|---|
Características | Com lâmina fixa | Usa lâminas descartáveis |
Diferenciais | Pode ter durabilidade de anos e até décadas | Ideal para uso compartilhado ou profissional |
Custo benefício | Valor inicial pode ser alto, mas durabilidade é grande | Valor inicial pode ser baixo, mas exige reposição de lâminas |
- Hidrate: O uso de hidratante protege a pele, e é especialmente importante para pessoas com sensibilidade, sobretudo na face e pescoço;
- Abra os poros: Tome uma ducha quente ou cubra o rosto com uma toalha morna para abrir os poros, deixando os pelos mais macios e fáceis de barbear;
- Invista na espuma: Certifique-se de caprichar no creme ou espuma de barbear, aplicando até nas camadas mais externas da barba. Isso reduz o atrito, garantindo maior suavidade e prevenindo cortes na pele;
- Respeite o sentido: A navalha deve ser passada no sentido de crescimento dos pelos, para evitar irritações, pelos encravados e foliculite;
- Firmeza no uso: Segurar a navalha adequadamente é importante no processo. Use a mão dominante, posicionando o polegar antes da parte afiada da lâmina. O indicador, o dedo médio e o anelar se posicionam na parte superior. Com a outra mão estique a porção da pele a ser barbeada. Passe a navalha com inclinação de 30 graus, sem aplicar força, para evitar cortes;
- Feche os poros: Após terminar o processo, lave o local com água fria para fechar os poros e evitar inflamações e irritações;
- Pós-barba: O produto finaliza o processo, ajudando a pele a ficar suave e hidratada.
Para tanto, é preciso investir em acessórios para amolar sua navalha, os chamados assentadores. A versão mais popular é a faixa de couro. Existem ainda os modelos pá ou remo. O método para amolar pode variar um pouco de acordo com o modelo de assentador escolhido, mas basicamente seguirá a mesma premissa.
Confira o passo a passo:
- Posicione o assentador em um ângulo de 45º no modelo faixa ou de 30º nas versões pá ou remo;
- Deslize a lâmina pelo assentador, no sentido de vai e vem, mantendo a navalha em um ângulo leve que garanta que a borda fique em contato com o couro em todo momento.
- Repita o movimento dez a 15 vezes.
- Intercale os movimentos com a limpeza da lâmina em uma toalha úmida.
Para que sua navalha tenha a durabilidade esperada, é imprescindível que ela seja adequadamente limpa após cada uso. A armazenagem também inspira cuidados. Mantenha sua navalha em locais secos, longe da umidade. O ideal é armazená-la longe do banheiro, onde a umidade é constante.
Você pode comprar sua navalha em uma diversidade de locais, como farmácias, drogarias, lojas de produtos cosméticos, dentre outras. Outra opção é procurar em lojas online, como Amazon ou mercado livre, onde você terá acesso a uma maior variedade de marcas e modelos do produto.

Práticas e higiênicas, navalhas com lâmina descartável são ideais para barbearias e salões. (Fonte: Barber_teatcher/Pixabay.com)
Para fechar este Review, te daremos mais algumas dicas para que você faça a escolha acertada de navalha para cuidar de sua barba, sobrancelha ou cabelo. Confira a lista das características para as quais você deve estar atento na hora de comparar os tipos e modelos deste produto:
Abaixo, confira o detalhamento das características, para que não restem dúvidas:
Material
Na grande maioria dos modelos, a navalha tem sua lâmina feita de aço inoxidável. Já o material do cabo pode variar muito de acordo com o modelo e a marca escolhida. Existem versões de cabo em inox, madeira, plástico, metal ou até madrepérola e marfim, em versões mais clássicas e sofisticadas.
Especialmente para modelos de lâmina fixa, é preciso atenção na escolha do cabo, já que alguns materiais podem ser sensíveis a umidade e não adequado para processos como esterilização em autoclaves, por exemplo.
Tipo de lâmina
Para cada tipo de pele ou efeito desejado existe uma lâmina mais adequada. Conheça as opções mais populares:
- De fiação média: ideal para o efeito sombreado ou “barba por fazer”. É também uma boa aposta para peles sensíveis, por não ser tão agressiva;
- Para desenho: de alta precisão e firmeza, tem corte muito rente. É ideal para cavanhaques e barbas desenhada, com resultados duradouros;
- De alta precisão: ideais para aparar e dar manutenção em barbas cheias, longas ou médias.
Tamanho da lâmina
O tamanho da lâmina irá variar de acordo com o modelo de navalha escolhido e as indicações de uso do mesmo. Modelos com lâminas menores garantem maior precisão, portanto, são ideais para fazer desenho de sobrancelhas, dar acabamentos na barba e em cortes de cabelo.
Já as versões maiores são muito utilizadas para áreas grandes, pois o tamanho maior agiliza o processo de remoção de pelos em áreas maiores. No entanto, o manuseio de lâminas maiores exige mais habilidade.

Além de uma boa navalha, é preciso investir em bons produtos de barbear (Fonte: Jackmac34/Pixabay.com)
Indicação de uso
Antes de escolher sua navalha é fundamental definir o tipo de uso que será dado ao produto. Além do tipo de corte, atente para o formato da lâmina e seu tamanho. Lâminas de ponta arredondada, por exemplo, são ideais para o barbear clássico.
Á as de ponta reta ou quadrada permitem um barbear mais detalhado, cuidando também dos detalhes e acabamentos.
(Fonte da imagem destacada: StockSnap/ Pixabay.com)