Imagem de um nebulizador ultrassônico.
Ultima atualização: 25 de agosto de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

5Estudos avaliados

109Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o nebulizador, um aparelho usado para tratar problemas respiratórios levando medicamentos diretamente para o pulmão através de uma névoa de partículas.

O mais legal do nebulizador é que ele cura doenças rapidamente, é fácil de usar e pode ser levado para qualquer lugar, pois é um objeto pequeno, leve e portátil. Este aparelho pode ser de dois tipos: nebulizador ultrassônico ou movido a ar comprimido.

Os modelos mais modernos possuem vários recursos extras como máscara articulável, temporizador, funcionamento à pilha ou cabo USB e sistemas ultramodernos com vários níveis de filtragem e proteção contra odores e bactérias.




Primeiro, o mais importante

  • O nebulizador é um aparelho composto por um compressor, uma mangueira, copo nebulizador (reutilizável ou descartável) e uma máscara. Esse equipamento transforma medicamentos líquidos em névoa.
  • Existem dois tipos de nebulizadores: os que funcionam a ar comprimido e os ultrassônicos. Ambos os modelos têm o mesmo objetivo: conduzir o medicamento até o pulmão através da névoa que o equipamento produz.
  • Há vários modelos de nebulizadores mas a maioria é feita por três fabricantes fortes neste tipo de equipamento: G-Tech, Soniclear e NS. Ambas as marcas produzem nebulizadores de ambos os tipos.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de nebulizador: Nossos favoritos

Agora, vamos apresentar os melhores modelos de nebulizador, ou inalador, como também é conhecido. Para este Ranking selecionamos os produtos mais bem avaliados pelos consumidores, os que têm mais recursos e que por isso, apresentam excelentes custos-benefícios.

Nebulizador Ultrassônico Nebudes G-Tech

O nebulizador Ultrassônico da G-Tech tem o exclusivo sistema Ultraneb, que gera uma névoa finíssima, com partículas que penetram profundamente nos pulmões, aliviando os sintomas da doença a ser tratada.

Este aparelho tem cinco filtros de ar e pode ser ajustado em três níveis de controle de intensidade da névoa, em ambos o ruído emitido é bastante baixo, deixando o uso mais agradável.

O kit acompanha uma mangueira, dois anéis de vedação, 10 copos descartáveis para medicamente, e duas máscaras de silicone, uma adulta e a outra infantil. Este modelo é bivolt.

Nebulizador Ultrassônico Portátil Minisonic Soniclear

O nebulizador ultrassônico Minisonic da Soniclear é um modelo portátil que pode ser usado em qualquer lugar, inclusive no carro, já que conta com exclusivo adaptador para automóveis.

Ele tem três níveis de intensidade da névoa e a inalação é bem rápida, pois leva cerca de um minuto para inalar cada 1 ml do medicamento (a dose é composta por 10 ml), garantindo rapidez no alívio da crise respiratória.

Por causa do sistema de articulação da máscara, é possível fazer a inalação em qualquer posição, inclusive deitado (sem derramar a medicação). O mais legal é que você consegue programar um temporizador, caso acabe dormindo.

Inalador e Nebulizador Nebcom V G-Tech

O inalador e nebulizador Nebcom V da G-Tech tem design moderno e compacto, garante performance superior graças à tecnologia SuperFlow Plus que gera partículas ainda menores e que penetram mais profundamente nos pulmões.

Essa tecnologia também gera economia, pois ao fim da nebulização sobra menos resíduo no recipiente do remédio. Acompanha máscaras adulto e infantil. Tem dois anos de garantia.

Inalador Nebulizador Nebcom IV G-Tech

O nebulizador Nebcom IV da G-Tech é um modelo bastante compacto e fácil de transportar (vem com alça). Assim como todos os modelos da marca tem tecnologia que diminui as partículas da névoa do medicamento e tem otimização de até 110% de nebulização.

Este modelo tem cinco níveis de filtragem de ar, é bivolt e pode ser usado por pessoas de todas as idades, pois acompanha máscaras para adultos e crianças. Tem dois anos de garantia.

Inalador/Nebulizador Mecânico Plus Ng Soniclear

O inalador e nebulizador Plus Ng da Soniclear é um aparelho de jato mecânico, mas que nem por isso é inferior aos outros modelos, pois ele conta com alta pressão e vazão de ar.

Este modelo administra medicamentos de todos os tipos, inclusive os mais densos, como os broncodilatadores e anti-inflamatórios em geral. Conta também com exclusivo micronebulizador, para ajustar e controlar a névoa que sai do aparelho.

Guia de Compra

Ninguém merece ficar doente, seja um resfriado passageiro ou uma crise de alguma doença mais séria e crônica como asma e bronquite. Mas, com a chegada do inverno as temperaturas caem, o tempo se torna mais seco, os vírus começam a circular e as doenças aparecem.

A boa notícia é que com a ajuda de alguns aparelhos você consegue prevenir ou mesmo tratar esses quadros com bastante eficiência. Use umidificadores para deixar o ar da sua casa mais úmido e nebulizadores para tratar as vias aéreas com soro (prevenção) ou remédios (tratamento).

Imagem de uma menina usando nebulizador em um consultório médico.

No inverno, por causa do tempo seco e frio, é normal que as pessoas desenvolvam quadros de doenças respiratórias. (Fonte: Zivica Kerkez / 123RF)

O que é um nebulizador e onde utilizá-lo?

Nas estações do outono e inverno, o tempo fica mais seco e com isso começam a surgir doenças respiratórias causadas pelas condições climáticas adversas causadas pela falta de chuvas, poluição e frio.

Quando a umidade relativa do ar está abaixo de 40% há uma maior dificuldade para respirar, pode dar dores na cabeça, estimular crises de rinite e sinusite, congestionar as narinas, causar tosse alérgica e tornar a pele, olhos e boca secos.

Para evitar os transtornos causados pelo tempo seco você pode usar umidificadores e purificadores de ar. Se a doença já estiver presente você pode tratá-la com um nebulizador, seja o de uso hospitalar ou doméstico.

O nebulizador é o aparelho que transforma a dose de um medicamento líquido colocado em um recipiente próprio em vapor gelado, que é inalado através de uma máscara de borracha ou plástico que pode ter os tamanhos infantil e adulto.

O vapor que esse aparelho produz é muito bom para desentupir o nariz, aliviar a tosse e curar doenças simples como gripes, resfriados e inflamações nos pulmões e brônquios, sem causar efeitos colaterais.

O nebulizador também pode ser usado para tratar doenças mais sérias e até crônicas como a asma e bronquite.

Em caso de asma e bronquite é ainda mais importante que o tratamento seja ágil, porque quando o remédio é administrado por via oral, ele precisa ser processado pelo corpo e demora mais tempo para chegar ao sistema respiratório.

Imagem de um pai usando o nebulizador em seu filho.

O nebulizador pode ser usado para tratar uma gripe ou doenças mais séries. (Fonte: Kleber Cordeiro Costa / 123RF)

É preciso ressaltar que o uso do nebulizador pode, além de tratar, prevenir algumas doenças respiratórias, principalmente para àqueles que convivem diariamente com a poluição das grandes cidades.

Um dos grandes benefícios do equipamento é a facilidade de uso e manuseio. Ele funciona de forma contínua, não sendo necessário fazer pausas durante a inalação dos medicamentos. Esse aparelho também pode ser usado por pessoas de todas as idades.

Este aparelho é de uso elétrico e funciona ligado à uma tomada. Ele é bem silencioso, então quase não se escuta ruído enquanto você está usando.

Como conservar o nebulizador e as peças?

Para que o seu nebulizador dure bastante é preciso tomar alguns cuidados básicos:

  1. Nunca ligue o nebulizador antes de colocar a medicação (isso pode fazê-lo queimar).
  2. Apesar de poder compartilhar o aparelho, nunca empreste a sua máscara facial.
  3. Sempre fique atento na dose correta de medicamento, alguns nebulizadores têm medidor de dosagem, outros não (nesse caso, meça a quantidade antes de despejar).
  4. Depois do uso e antes de guardar, higienize a recipiente onde você colocou o medicamento. Você pode usar um pouco de detergente neutro e usar um pano úmido ou embebido em álcool para limpar o exterior.
  5. É importante esperar ele secar bem antes de guardar (principalmente o tubo que leva o medicamento do aparelho à máscara), para evitar o mofo.
  6. A máscara, bico e tubo você deve embalar em um saco plástico para essas peças não pegarem pó.

Quais as vantagens e desvantagens de um nebulizador?

Por se tratar de um produto relacionado a saúde, possui muito mais vantagens do que desvantagens. Além de levar o medicamento diretamente para o pulmão, sendo mais rápido e eficaz, o uso do nebulizador também é muito versátil, sendo útil em diversos diagnósticos.

Confira agora as principais vantagens e desvantagens do nebulizador:

Vantagens
  • Leva o medicamento diretamente para o pulmão, garantindo resultados rápidos
  • Serve para tratar tanto doenças corriqueiras quanto crônicas
  • O nebulizador ultrassônico pode ser usado com o paciente sentado ou deitado
  • O nebulizador a ar comprimido funciona com qualquer tipo de remédio
Desvantagens
  • O nebulizador movido a ar comprimido é barulhento
  • O nebulizador ultrassônico não permite o uso de corticoides
  • O nebulizador a ar comprimido demora mais tempo para funcionar

Quais os diferentes tipos de nebulizador que existem?

O nebulizador, também conhecido como inalador pode ser de dois tipos: o nebulizador de ar comprimido (modelo mais simples) ou o nebulizador ultrassônico. Ambos os aparelhos servem para levar medicamentos até os pulmões por meio do vapor gelado que eles produzem.

A grande diferença entre os dois modelos é que o nebulizador ultrassônico só funciona com soro fisiológico e broncodilatadores, enquanto que com o modelo convencional pode ser usado com todos os tipos de medicamentos.

Imagem da mesa de um consultório médico.

Apesar do nebulizador ser um aparelho de uso doméstico, é importante sempre consultar um médico sobre quais medicamentos podem ser usados. (Fonte: Negative Space / Pexels)

Conheça o modo de funcionamento e as principais características de cada um desses modelos abaixo:

Nebulizador a jato ou convencional

O nebulizador de ar comprimido funciona criando um fluxo de ar (jato de oxigênio ou ar comprimido) que é levado através da mangueira até um recipiente para depósito do medicamento com medidor.

Para chegar ao recipiente ele atravessa um pequeno orifício da mangueira, causando uma queda pressão e aumento de velocidade que causa uma expansão. Com isso, o ar suga o líquido do recipiente e gera uma névoa formada por pequenas partículas.

As gotas maiores ficam barradas e retornam ao recipiente do medicamento, sendo reutilizadas sempre que o ar chegar ao recipiente onde o remédio está depositado.

Imagem de uma menina usando nebulizador.

No nebulizador de ar comprimido, o ar suga o líquido do recipiente e gera uma névoa formada por pequenas partículas. (Fonte: Ozgur Coskun / 123RF)

Porém, há uma perda de medicação, em virtude da inspiração e expiração e em casos de má colocação da máscara. Respirações muito rápidas e curtas levam o remédio para as vias aéreas e fossas nasais.

Para fazer o tratamento ideal usando este aparelho o paciente deve inspirar profundamente e com a boca aberta, pois a respiração nasal reduz em 50% a chegada do produto ao pulmão.

Devido a eficácia clínica comprovada e o baixo custo, o nebulizador a ar comprimido ainda é um aparelho bastante usado em vários países.

Nebulizador Ultrassônico

O nebulizador ultrassônico tem o funcionamento diferente do modelo de nebulizador gerador de ar. Este inalador utiliza em seus circuitos elétricos um cristal piezoelétrico que é alimentado com a tensão elétrica, que o faz vibrar em uma frequência muito grande.

Essa vibração torna o medicamento antes líquido em aerossol que é levado ao paciente através de uma mangueira por um pequeno ventilador, similar a uma ventoinha de computador. Essa névoa é mais fina e uniforme.

Quanto mais fina for a névoa expelida pelo nebulizador, mais facilmente o medicamento será absorvido pelo pulmão, garantindo resultados rápidos.

Com este aparelho, a nebulização se torna mais rápida (cerca de 10 minutos de tratamento) e eficiente, há menor perda de medicação e ele é ideal para expectoração, recuperando um paciente de uma crise alérgica em apenas cinco minutos.

Uma outra vantagem é que a nebulização pode ser feita com a pessoa sentada, deitada ou de pé, mas é importante ressaltar que os médicos indicam que o tratamento é mais eficaz quando a pessoa está sentada, pois quando deitada ela pode ingerir a secreção sem querer.

A desvantagem desse modelo para o convencional é que o preço do equipamento é maior.

Imagem de um médico examinando os pulmões de um menino.

O nebulizador leva o medicamento diretamente aos pulmões. (Fonte: Semevent / Pixabay)

O inalador MDI e em Pó

O inalador pode ser de dois tipos: o MDI, usado para levar medicamentos de dose controlada e o inalador de pó seco.

O MDI se assemelha muito a uma lata de aerossol, você só precisa apertar e ele lança o remédio na dose certa diretamente para a boca. Com o inalador em pó a pessoa só precisa colocar a dose do remédio no recipiente e inalar (também pela boca) com um biquinho próprio.

Imagem de um remédio para o tratamento de doenças respiratórias crônicas.

Um tipo de inalador é o MDI, chamado de “bombinha”. Este medicamento é usado para o tratamento de asma e bronquite. A administração do remédio é via oral. (Fonte: InspiredImages / Pixabay)

Se você costuma ficar muito resfriado ou gripado e também tem doenças crônicas como a asma e a bronquite, o ideal é comprar um aparelho híbrido, que é inalador e nebulizador ao mesmo tempo.

Mas se você só quiser ou só puder adquirir um desses aparelhos, é bom escolher o modelo que melhor atenda às suas necessidades. Pensando nisso, preparamos uma tabela comparando o nebulizador ultrassônico ao de ar comprimido. Confira:

Nebulizador ultrassônico Nebulizador de ar comprimido
Eficácia Tratamento mais rápido (10 minutos). Resultados imediatos O tratamento leva um pouco mais de tempo (20 minutos). Resultados eficazes
Ruído Silencioso Emite ruído alto
Posição do corpo durante o tratamento Sentado ou deitado Apenas sentado
Medicamentos Pode usar soro e broncodilatadores. Não pode usar corticoides Não tem restrição ao uso de nenhum tipo de medicamento
Preços Preço mais elevado É bastante acessível

Outro aparelho que vem conquistando adeptos é o nebulizador smart, que une as tecnologias dos dois modelos citados acima e tem algumas vantagens: funciona com uma tecnologia de malha vibratória ativa chamada Nebzmart.

Este aparelho funciona ainda mais rapidamente do que o ultrassônico (seis minutos, enquanto o outro leva dez), funciona com qualquer tipo de medicamento, é silencioso, não sobra medicamento no dosador e é muito fácil de lavar (não tem mangueira).

Outra vantagem é que esse aparelho é portátil (realmente de uso de mão) e funciona à pilha ou por cabo USB, facilitando o uso em vários ambientes, dentro e fora de casa.

Quanto custa um nebulizador?

O preço de um nebulizador varia de acordo com o tipo do aparelho (ultrassônico ou a ar comprimido), recursos e funcionalidades. Um aparelho de boa qualidade movido a ar comprimido custa um pouco mais de R$ 200, há opções mais baratas por cerca de R$ 130. Os aparelhos ultrassônicos custam entre de R$ 150 e R$ 220.

Onde comprar um nebulizador?

Você encontra modelos de nebulizadores de ambos os tipos (ultrassônico ou de ar comprimido), preços e marcas em farmácias como a Drogaria São Paulo e a Onofre.

Também é possível encontrar modelos em lojas de departamento como Magazine Luiza, Ponto Frio e Casas Bahia. Se você preferir, dá para comprar um aparelho desses no conforto da sua casa, através da internet em lojas virtuais como Amazon, Mercado Livre e Submarino.

Indicamos a Amazon, lá você consegue comparar modelos de várias marcas, ler a avaliação e a nota dados por outros consumidores, comparar preços e, o melhor, receber o produto em pouquíssimos dias.

foco

Você sabia que embora a história da criação do nebulizador date muitos tempo antes, o aparelho como conhecemos hoje foi inventado por volta dos anos 1950? Em 1956 relatou-se o uso de um nebulizador pressurizado de dose controlada.

Rapidamente o aparelho ganhou notoriedade por ser um método prático e rápido com resultados notáveis. Em 1965, Raymond Marcel G. Boucher patenteou um aparelho nebulizador de medicamentos em estilo ultrassônico.

Critérios de compra: Fatores para comprar os modelos de nebulizador

Escolher o modelo certo de nebulizador está diretamente ligado ao uso que você vai fazer deste aparelho. A principal diferença entre o nebulizador a ar comprimido e o ultrassônico é que o primeiro aceita qualquer tipo de medicamento, enquanto o segundo só aceita broncodilatadores e soro.

Além da questão do remédio que será usado (que é muito importante), algumas características do aparelho devem ser observadas durante a procura por um nebulizador. São elas:

Vamos explicar item por item para que você não fique com nenhuma dúvida. Com essas informações você consegue fazer uma pesquisa mais aprofundada e com certeza vai escolher o produto ideal para você e sua família.

Tamanho das partículas

O nebulizador faz uma névoa durante a inalação e, embora não vejamos, ela é composta de várias partículas. Para chegarem ao local adequado (pulmões), as partículas devem ser muito pequenas.

Quando essa partícula é maior, ela acaba se prendendo nas vias aéreas antes de chegar aos pulmões, causando um efeito indesejado e tornando o tratamento ineficaz.

Só quando o remédio chega aos pulmões que ele ajuda a soltar a secreção expelida e começa a tratar a infecção.

Só para você ter uma ideia, o nebulizador ultrassônico tem micropartículas menores do que cinco micra (1000 micras é o mesmo que 1 mm).

Níveis de intensidade da névoa

A maioria dos aparelhos nebulizadores modernos têm mais de um nível de intensidade da névoa. O bacana de ter controle do jato, é que fica mais fácil de adaptar o uso para crianças e adultos.

Há modelos com três níveis de intensidade, o mais suave pode ser usado por bebês ou crianças. Os níveis mais intensos devem ser usados por adultos.

O fluxo de jato tem relação direta com o tamanho das partículas que chegam ao pulmão (como dissemos acima, quanto menor, melhor). Quanto mais a pressão e o fluxo de ar (principalmente no caso do aparelho de ar comprimido), menor será o tamanho das partículas geradas.

Imagem de homem usando nebulizador com bastante névoa.

O fluxo de jato tem relação direta com o tamanho das partículas que chegam ao pulmão (como dissemos acima, quanto menor, melhor). (Fonte: ideastudios / 123RF)

Níveis de filtragem

O nebulizador é um aparelho usado para tratar a saúde respiratória, então é essencial que a qualidade do ar/ jato que esse aparelho libera seja livre de bactérias e micróbios, por isso, alguns modelos contam com até cinco níveis de filtragem.

Alguns modelos usam a tecnologia Microban, um sistema patenteado que inibe a presença de microrganismos e odores desagradáveis nos aparelhos de nebulização. Essa tecnologia também mantém o aparelho mais limpo.

Mangueira

A mangueira é a peça que leva o medicamento em forma de névoa para a máscara, por isso ela é muito importante. Alguns modelos de nebulizador não vêm com mangueira, sugerimos que você não compre modelos assim.

Opte por um equipamento que já venha com todas as peças essenciais para o funcionamento e escolha um modelo em que a mangueira seja semi flexível e longa, para você poder se acomodar melhor ao usar o aparelho, seja sentado ou deitado.

Máscara

A máscara é a peça que vai transferir o medicamento em forma de névoa que vem da mangueira para o seu nariz ou diretamente para a sua boca.

O ideal é comprar modelos em que a máscara seja flexível (feita com uma mistura de plástico e borracha) para evitar desconforto durante o uso. Alguns modelos vêm com três tipos de máscara: os modelos adulto, infantil e o de boca.

Existe até máscara articulável, que se adapta ao formato do seu rosto, se torna ainda mais estável e é bastante confortável por não machucar a face.

Mas, independentemente do tipo de máscara que você usar, o mais importante é a boa colocação. Um estudo revelou que máscaras mal colocadas, com apenas 2cm de distância da face, reduz a liberação do remédio em até 85%, pois as partículas se dispersam pelas laterais da peça.

Reservatório de soro

O reservatório de soro e medicamento é um recipiente que fica dentro do nebulizador. Dê preferência para modelos que venham com copinhos descartáveis para colocar o medicamento no reservatório.

Além de mais higiênicos, são mais práticos, pois você não vai precisar higienizar o reservatório com água e sabão neutro após o uso, basta retirar o copinho plástico e descartá-lo.

Design

O design é um dos fatores mais importantes na escolha de um aparelho nebulizador. Com design não nos referimos à aparelhos mais ou menos bonitos, e sim àqueles em que a forma como a peça foi desenvolvida influencia na forma de usar.

Alguns nebulizadores vêm em formato de maleta com tampa, em que o próprio aparelho pode ser usado para guardar a máscara após o uso. Isso facilita o uso, pois você não precisa ficar guardando essa peça em sacos plásticos.

Há também os modelos portáteis, que são muito práticos de usar, por serem menores e mais leves (alguns vêm até com alça). Você pode usá-los dentro e fora de casa e eles funcionam a partir de pilhas, cabo USB e até adaptadores de veículos.

Por fim, os nebulizadores infantis são desenvolvidos para tornar menos incômodo o tratamento contra doenças respiratórias. Alguns têm formato de ursinho, elefante, são coloridos ou têm uma peça em formato de bichinho para a criança interagir enquanto inala.

Recursos extras

O temporizador é um recurso muito útil em um nebulizador/ inalador. Com ele você pode programar a função timer para até 12 minutos de inalação, assim o nebulizador age sem você precisar ficando prestando atenção. Para quem está deitado, este recurso é muito útil.

Muito se fala de uma certa delicadeza que os nebulizadores (principalmente ou ultrassônicos) têm em relação à queima do aparelho. Um recurso interessante para proteger o aparelho deste risco é o protetor térmico que impede o superaquecimento do aparelho.

Garantia

Opte por comprar um nebulizador de uma marca conhecida e renomada. Também escolha um modelo com certificado de garantia, pois se o aparelho apresentar qualquer defeito de fabricação, você tem a oportunidade de trocá-lo por outro.

(Fonte da imagem destacada: belchonock /123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.