Cafeteira Nespresso com cápsulas de café e copos ao lado.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar da máquina de café queridinha dos brasileiros: a Nespresso.

Unanimidade entre os amantes do café, a Nespresso oferece uma variedade grande de máquinas para todos os gostos e bolsos: desde as mais compactas às profissionais.

Em meio a tantas opções, vamos mostrar neste artigo o que se deve levar em conta antes de comprar a máquina Nespresso mais adequada para você.



Primeiro, o mais importante

  • A Nespresso é a marca líder em cafeteiras automáticas e cápsulas de café profissional de alta qualidade.
  • Com a máquina Nespresso é possível preparar diversos tipos de café e café com leite em casa, até com a ajuda do celular.
  • Vamos mostrar para você quais as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher a Nespresso ideal.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de Nespresso: Nossos favoritos

Quem procura por uma Nespresso quer a união de praticidade, sabor e designer, tudo em uma única máquina. Sabendo disso, a marca não para de inovar, lançando opções cada vez mais contemporâneas. Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de Nespresso disponíveis hoje em dia no mercado.

O melhor modelo compacto

A Inissia é uma Nespresso compacta que prepara café Espresso e Lungo. Esse modelo conta com um reservatório de água de 700 ml e compartimento para acomodar até 11 cápsulas usadas.

Além disso, a Inissia possui desligamento automático após 9 minutos sem uso, volume de café programável, aquecimento em 30 segundos, e vem com 14 cápsulas originais Nespresso.

A Nespresso com formato minimalista

Essa Essenza Mini possui formato reto e minimalista e também prepara café Espresso e café Lungo. Esse modelo conta com reservatório de água de 600 ml e compartimento para até seis cápsulas de café usadas.

Além disso, a Essenza Mini possui modo de desligamento automático, volume de café programável, apoio de xícara removível e vem acompanhada de 14 cápsulas de café originais Nespresso.

O modelo que economiza energia

A Pixie da Nespresso prepara automaticamente café Espresso e Lungo. Com compartimento para até 10 cápsulas usadas, esse modelo conta com reservatório de água de 700 ml.

Além disso, essa máquina de café possui modo de economia de energia programável, desligamento automático, aviso de reservatório de água vazio e acompanha kit com 14 cápsulas originais Nespresso.

A Nespresso com conectividade Bluetooth

A Expert é uma máquina de café Nespresso que possui conectividade via Bluetooth para você programar o café e o tamanho da xícara: Ristretto, Espresso, Lungo ou Americano.

Esse modelo também tem a opção de água quente, além de possuir reservatório de água de 1,1 litros, compartimento para até 14 cápsulas usadas, modo de economia de energia programável e desligamento automático.

Nespresso com recipiente de leite

A Lattissima One é a máquina de café da Nespresso que vem com recipiente de leite de 120 ml para preparar, além dos cafés Espresso e Lungo, o Cappuccino e o Latte Macchiato.

Esse modelo conta ainda com reservatório de água de 1,2 litros, compartimento para oito cápsulas usadas, além de volume de café programável e apoio de xícara dobrável.

Guia de Compra

À primeira vista pode parecer simples comprar uma Nespresso se você considerar apenas o designer e o preço. Mas, para garantir uma perfeita usabilidade e eficiência, é preciso levar em conta outras variáveis.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você vai precisar para investir na melhor máquina de café Nespresso.

Casal fazendo café em uma máquina de café.

Com a Nespresso, você preparar café de qualidade, com praticidade e rapidez, em casa. (Fonte: kzenon / 123RF)

O que é a máquina Nespresso?

O café um dos produtos mais exportados pelo Brasil e também um dos mais consumidos nos lares brasileiros. Acordar com aquele cheirinho de café ou fazer uma pausa no meio do dia para degustar um cafezinho é quase uma regra.

Não à toa, com a evolução dos tempos, fazer café tornou-se quase uma arte. E, justamente por isso, as máquinas automáticas também evoluíram e hoje contam com recursos e tecnologias que conquistaram os brasileiros.

Entre elas, a mais famosa do mundo, a Nespresso, não apenas faz café automaticamente como também é capaz de produzir uma variedade imensa de tipos de cafés para todos os paladares.

O sucesso da Nespresso vem de uma mistura de designer arrojado, sistema eficiente e café de altíssima qualidade, que vem em cápsulas.

Todas as cafeteiras Nespresso utilizam uma bomba de pressão de 19 bar, que fornece força e pressão suficientes para perfurar a cápsula de café e liberar mais de 900 aromas diferentes.

O formato da cápsula Nespresso foi especificamente projetado para garantir que a água pressurizada escoe de maneira uniforme pelo café moído durante a extração.

Assim, todos os modelos de máquina da Nespresso utilizam o mesmo formato de cápsula, cada uma contendo entre 5 e 6 gramas de pó de café, ideal para uma xícara.

Além disso, devido à cápsula ser hermeticamente selada, o aroma do café não se degrada com o tempo, como ocorre com o café em um pacote que foi aberto.

foco

A Nespresso não apenas faz café automaticamente como também é capaz de produzir uma variedade imensa de cafés para todos os paladares graças às cápsulas.

A temperatura e o tempo de escoamento também são definidos para garantir a expressão de cada um dos aromas. Dependendo da duração do derrame, a cápsula pode produzir uma dose de 40 ml de café Espresso ou uma xícara de Lungo, de 110 ml.

Hoje em dia, a Nespresso disponibiliza vários modelos diferentes de máquinas de café, com designer moderno, minimalista, contemporâneo e até retrô.

Imagem de loja nespresso com cafeteiras sobre mesa.

A Nespresso é uma máquina de café muito bem conceituada no mercado. (Fonte: TEA / 123RF)

Mais do que uma máquina de fazer café, a Nespresso se tornou peça integrante da decoração inclusive saindo da cozinha e compondo as salas de estar. Atualmente, é possível encontrar cafeteiras Nespresso desde as mais simples e ultracompactas às mais tecnológicas e profissionais.

Além disso, mais do que o café Espresso, dependendo do modelo de máquina, é possível preparar uma variedade de bebidas à base de café e leite. Falaremos em detalhes sobre os recursos de cada Nespresso logo mais neste artigo.

Quando surgiu a Nespresso?

Tudo começou em 1970 quando um grupo de técnicos da marca Nestlé desenvolveu uma revolucionária máquina, que utilizava cápsulas de café moído em porções que protegiam os vários aromas.

A missão do grupo era criar um sistema que fosse capaz de fazer um café Espresso com a mesma qualidade daquele preparado pelos melhores baristas italianos.

Após 10 anos de muitas pesquisas, eles criaram uma máquina elétrica, na qual se depositava uma cápsula de alumínio contendo cinco gramas de um pó feito a partir de uma mistura de cafés selecionados. Surgia então o que se pode chamar de a primeira Nespresso.

Café saindo da cafeteira.

A ideia da Nespresso surgiu em 1970 e evoluiu muito até chegar ao formato de hoje. (Fonte: Skitterphoto / Pixabay)

A primeira patente da máquina foi lançada em 1976, mas apenas em 1986 foi fundada a empresa Nespresso, na Suíça.

A marca foi pioneira ao fornecer café de excelente qualidade que podia ser degustado no conforto do lar ou fora de casa em locais como em restaurantes e hotéis.

Quais as linhas de máquinas de café da Nespresso?

Apesar de todos os modelos de cafeteira da Nespresso usarem o mesmo sistema de funcionamento e o mesmo tipo de cápsula de café, existem grandes diferenças entre as máquinas.

Hoje em dia, no Brasil, estão disponíveis oito linhas de Nespresso, sem contar as opções de máquinas profissionais, ideais para bares, restaurantes e hotéis.

Para você ter uma visão geral das opções de máquina Nespresso, listamos a seguir a linha completa da marca para você utilizar na sua casa.

Inissia

A Inissia, linha considerada de entrada, ainda pode ser encontrada à venda, mas tem ficado para trás com o lançamento de novas opções mais modernas.

Ainda assim, a Inissia é uma das queridinhas dos amantes de café. Compacta, preparam dois tipos de cafés: Espresso e Lungo.

Além disso, esse modelo conta com reservatório de água com capacidade de até 0,7 litros e um recipiente que pode acomodar até 11 cápsulas antes de precisar ser esvaziado.

Café saindo da cafeteira.

Existem diversos modelos de Nespresso, das compactas às mais completas. (Fonte: aleksandra85foto / Pixabay)

Essenza Mini

A linha Essenza Mini chegou para substituir a anterior. Essa linha da Nespresso vem em dois formatos: uma minimalista, com linhas retas; e outra triangular, com bordas arredondadas.

Ultraleve e ultracompacta, a Essenza Mini prepara café Espresso e Lungo, e possui reservatório de água com capacidade de 0,6 litros.

Com aquecimento rápido, em menos de 30 segundos, a Nespresso Essenza Mini entra em modo de baixo consumo de energia após três minutos sem uso e desliga automaticamente após nove minutos.

Pixie

A Pixie é uma variação da Essenza Mini, também capaz de preparar cafés Espresso e Lungo.

A diferença entre elas, porém, é que a Pixie é um pouco maior e oferece painéis laterais removíveis, que podem ser trocados por outros de cores e estampas variadas.

Esse modelo também oferece a opção de descarte automático da cápsula de café após usada.

Prodigio

Essa máquina Nespresso foi a primeira cafeteira da marca com conectividade Bluetooth e com um aplicativo disponível para iPhone e Android.

Por meio do app, você pode controlar o estoque de cápsulas, programar o preparo do seu café e receber alertas de quando sua máquina precisa de manutenção.

A Prodigio está disponível em duas cores: prata e titânio, possui reservatório de água com capacidade de 0,7 litros, e tem um pré-aquecimento rápido de 25 segundos.

Expert

A Nespresso Expert é a evolução da Prodigio. Esse modelo produz quatro tamanhos de xícaras de diferentes cafés: Ristretto, Espresso, Lungo, Americano, além de água quente.

Além disso, a Expert possui a tecnologia de conectividade Bluetooth® Smart. Ou seja, quando conectado com a sua máquina, o aplicativo Nespresso informa se o compartimento de cápsulas está cheio e se o tanque de água está vazio.

Mais do que isso, essa Nespresso permite agendar a produção de café e/ou acionar a máquina remotamente.

Latíssima One

A Nespresso Lattissima One é a cafeteria que permite que você faça, além dos Espresso e Lungo, também o Cappuccino e o Latte Machiatto.

Isso é possível porque essa é a única linha da Nespresso que, além de possuir reservatório de água (de 1 litro), também conta com um recipiente para leite, de 120ml.

Com aquecimento rápido em até 25 segundos, essa Nespresso possui sistema de autolimpeza e permite que o reservatório de leite seja lavado na lava-louças.

Imagem de cafeteiras nespresso sobre mesa.

A Latíssima One é uma das mais completas máquinas da Nespresso. (Fonte: TEA / 123RF)

Latissima Touch

Além da anterior, a Nespresso possui também as máquinas de café Lattissima Touch que prepara café Ristretto, Espresso, Lungo, Cappuccino, Latte Macchiato, além de leite e água quentes.

Com um reservatório de água de 0,9 litros e o de leite com capacidade para 350 ml, essa Nespresso conta com recipiente para cápsulas usadas que comporta até nove cápsulas.

Latissima Pro

Fechando a linha de máquinas Nespresso está a Lattissima Pro. Com painel touch screen, esse modelo possui um reservatório de água de 1,3 litros e um de leite com capacidade para 500ml. Além disso, a Lattissima Pro conta com um botão que sai somente água quente.

Quais são os tipos de café que a Nespresso pode fazer?

Como vimos, dependendo do modelo de máquina Nespresso é possível criar uma variedade de tipos de café: dos mais fortes e concentrados, passando pelos mais leves até chegar às preparações feitas com leite.

Para você entender a diferença entre eles, a seguir nós explicamos para você as características de cada um:

  • Ristretto (25 ml): Café curto, com menos volume e menos água. Consequentemente com um sabor mais puro e forte.
  • Espresso (40 ml): Também um café encorpado, mas com mais água do que o anterior.
  • Lungo (110 ml): É um Espresso mais longo, com maior quantidade de água.
  • Americano (150ml): Com uma quantidade ainda maior de água (125ml), resultando em um café bem mais fraco.
  • Cappuccino: Feito com 1/3 de café Espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite.
  • Latte Macchiato: Café Espresso com leite vaporizado, com uma quantidade generosa de espuma de leite no topo e o café “manchando” por cima.

Quais são os tipos de cápsulas de café Nespresso?

As cápsulas Nespresso estão disponíveis em diversos sabores e também para tamanhos diferentes de xícaras. Além disso, as cápsulas são de alumínio e, dessa forma, são recicláveis, reduzindo os danos ambientais.

Com tamanha variedade de sabores, a Nespresso divide seus cafés em seis diferentes famílias: Intenso, Espresso, Lungo, Decaffeinato, Variations e Master Origins.

Além disso, cada um dos cafés pode ser caracterizado pelo perfil aromático, que apresenta as categorias frutado, equilibrado e intenso.

Confira a seguir os tipos de cápsulas de café Nespresso de acordo com a Variedade, Intensidade e as Notas Aromáticas.

Variedades

  • Intenso: Os cafés desta linha são melhor apreciados em xícara pequena, de 25 ml ou de 40 ml.
  • Espresso: Essas misturas exploram variedades de cafés suaves e equilibrados, para serem saboreados em xícaras de 40ml.
  • Lungo: São quatro cápsulas de café, especialmente criadas para serem degustados em xícaras de 110ml.
  • Decaffeinato: Repletos de aromas, suas características são mantidas através do processo natural de descafeinização.
  • Variations: Três variações do café Livanto, com aromas naturais, para serem degustados em xícaras de 40 ml.
  • Master Origins: Cinco cafés que podem ser apreciados como Espresso ou Lungo.

Cada variedade é originada de um único país.

Intensidade

A intensidade do café também é uma das variáveis que define os diferentes tipos de cápsulas Nespresso. Nesse caso, a intensidade do café é a combinação de: corpo, amargor e ponto de torra.

O corpo se refere à textura, peso e densidade do café. Um café encorpado parece espesso e preenche a boca; já um café pouco encorpado é leve e fluído.

O amargo trata do sabor amargo mais intenso, assim como ocorre, por exemplo, com um chocolate amargo. Além disso, existem as cápsulas Nespresso diferenciadas pelo nível de torra.

Cápsulas de café da Nespresso.

As cápsulas da Nespresso são variadas para atender a todos os paladares. (Fonte: Yomn / Pixabay)

Notas aromáticas

Por fim, você também poderá escolher o tipo de café Nespresso de acordo com as notas aromáticas presentes em cada cápsula. Os aromas são agrupados em três famílias:

  • Frutado: Com notas de vinho, floral e cítrico.
  • Equilibrado: Com aromas de biscoitos, cereais, torrado e mel.
  • Intenso: Apimentado, maltado, amadeirado, cacau e intensamente torrado.

Vale lembrar que o mais recomendado é que você utilize as cápsulas oficias da Nespresso. No entanto, hoje em dia, já existem outras marcas de café que oferecem cápsulas compatíveis com a cafeteira Nespresso.

Se você quiser se aventurar, basta observar se esta informação está explícita na embalagem do produto.

Como você deve cuidar da Nespresso?

Assim como todo eletrodoméstico, é preciso que você tome alguns cuidados com a sua Nespresso.

A ideia é preservar a eficiência da cafeteira e prolongar a sua vida útil. Por isso, reunimos algumas dicas de especialistas para você cuidar melhor da sua Nespresso.

Máquina de café Nespresso preparando café.

Alguns cuidados são necessários para aproveitar melhor sua Nespresso. (Fonte: DominikSchraudolf / Pixabay)

Primeiramente, antes de fazer o primeiro café, você deve extrair um pouco de água sem colocar a cápsula de café. Você pode fazer esse procedimento pressionando qualquer botão de fazer café.

Ao fazer isso, você escalda a xícara de café e ainda enxagua o sistema de extração para ter uma experiência melhor com a bebida. Além disso, é importante que você ejete as cápsulas de café após cada uso.

Também é fundamental trocar a água do reservatório regularmente e reabastecê-lo com água potável fresca. Outra recomendação é que você esvazie e limpe, regularmente, o recipiente coletor de cápsulas e a bandeja de gotejamento.

Para as máquinas Nespresso que possuem recipiente de leite integrado, a recomendação é que você realize a limpeza sempre depois de usá-lo.

Quais as vantagens da Nespresso?

As vantagens da cafeteira Nespresso são inúmeras. A começar pela tradição da marca em produzir aparelhos duráveis, de qualidade e com a mais avançada tecnologia.

Além disso, a Nespresso é reconhecida pelo designer arrojado, leve e moderno, mesmo das máquinas de café automática mais simples.

Outra vantagem é o acabamento em aço e as opções de cores, que torna a Nespresso uma opção perfeita para compor a decoração. Mais do que isso, a Nespresso tem a grande vantagem de preparar um café profissional e de alta qualidade. Sem contar a variedade de sabores e tipos de café que é possível degustar.

Xícara de café com caderno e caneta ao lado.

A grande vantagem da Nespresso é oferecer café de qualidade, de maneira rápida e prática. (Fonte: Engin_Akyurt / Pixabay)

Outra vantagem é que, com a Nespresso, você simplifica todo o processo de fazer café. Ou seja, para fazer um café fresco, tudo o que você precisa fazer é colocar a cápsula na máquina, pressionar um botão e esperar que a máquina faça todo o trabalho.

Mas, mesmo com todas essas vantagens, a Nespresso também apresenta alguns pontos negativos. A começar pelo preço. Mesmo as cafeteiras mais compactas ainda apresentam um custo alto.

Mais do que isso, o custo das cápsulas também é mais caro do que se você fosse utilizar o café tradicional que você compra no supermercado.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da Nespresso:

Vantagens
  • Designer moderno e leve
  • Tecnologia avançada
  • Variedade de modelos e tamanhos
  • Prepara tipos variados de café
Desvantagens
  • Custo alto

Quanto custa?

Os preços das máquinas da Nespresso variam muito, dependendo do modelo e das funções e tecnologias envolvidas.

Por isso, em geral, você irá encontrar a Nespresso custando entre R$ 300 a R$ 1.200. As cafeteiras mais baratas são, em geral, os modelos menores e com menos recursos, mas podem ser tão eficientes quanto as mais completas.

Já as que tem preço mais elevado, são as máquinas de café com maior capacidade de produção e funções avançadas.

Onde comprar?

Você vai encontrar a Nespresso à venda em lojas de artigos de casa, de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Casas Bahia e Carrefour. Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, você não apenas garante mais opções de modelos para escolher como ainda adquire a sua Nespresso com descontos atrativos e do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que você deve considerar antes de escolher a sua Nespresso

Se você chegou até aqui, você já sabe como as cafeteiras Nespresso funcionam e como elas são a opção ideal para quem ama café de qualidade e feito com rapidez. Mas como saber qual é a melhor para você, para a sua rotina e as suas necessidades?

Para responder a essa pergunta, listamos abaixo os principais fatores que você deve levar em consideração antes de adquirir uma máquina de café Nespresso. São eles:

  • Tamanho
  • Reservatórios
  • Xícaras
  • Tecnologia

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e invista na Nespresso ideal.

Tamanho

O primeiro fator que você deve levar em conta antes de comprar a sua cafeteira da Nespresso é o tamanho da máquina. Isso porque de nada adianta você investir em uma máquina de café e depois descobrir que não terá espaço suficiente para acomodá-la em sua casa, por exemplo.

Ou seja, é fundamental que você analise as dimensões da Nespresso, considerando o espaço que você tem disponível. Afinal, cada modelo tem tamanhos diferentes, variando entre as ultracompactas até às grandes. Você deve analisar, prioritariamente, a largura e profundidade da Nespresso.

Imagem de mesa com cafeteira, cápsulas de café e xícaras.

Checar as medidas é essencial especialmente na compra online. (Fonte: milesaorund / 123RF)

Em geral, a largura dos diferentes modelos varia entre 8 cm e 22 cm. Já a profundidade tem medidas que variam entre 25 cm e 33 cm.

Mas é claro que a altura da máquina também pode interferir no espaço que você pretende colocá-la. Geralmente, essa medida varia entre 20 cm e 38 cm.

A seguir, criamos uma tabela que mostrar a dimensão de todas as máquinas de café Nespresso para que você escolha a que melhor vai se encaixar no espaço que tem em casa.

Inissia Essenza Mini Pixie Prodígio Expert Lattissima
Largura 12 cm 8.4 cm / 11 cm 11.1 cm 12 cm 22.3 cm 15.4 cm / 17 cm
Altura 23 cm 20.4 cm 23.5 cm 37.4 cm 38.5 cm 25.6 cm / 32 cm
Profundidade 30 cm 33 cm 32.6 cm 25.5 cm 28.7 cm 32.4 cm / 26 cm

Reservatórios

Outro ponto importante que você deve observar antes de escolher a Nespresso dos seus sonhos é com relação aos reservatórios da cafeteira. Nesse caso, você deve ter em mente seu gosto e sua necessidade de uso.

Alguns modelos só têm reservatório de água, outros também têm de leite.

Isso porque, você poderá encontrar máquinas Nespresso que possuem apenas o reservatório de água e outros modelos que contém ainda um reservatório de leite. Além disso, você deve levar em conta o tamanho desses reservatórios, que vão influenciar na quantidade de bebida que serão capazes de produzir.

Por isso, a sua escolha deve ser basear na frequência com que você toma café e também na quantidade de pessoas, seja da família ou amigos, que irão utilizar a máquina de café.

Para você ter uma ideia, os reservatórios de água da Nespresso têm uma capacidade de armazenamento que varia entre 600 ml e 1,1 litros, dependendo da máquina que você escolher.

Já se você optar pela cafeteira que, além do reservatório de água, possui também um recipiente específico para o leite, você poderá escolher entre modelos que armazenam 120 ml, 350 ml ou 500 ml.

Xícaras

Em seguida, recomendamos que você observe a variedade e o tamanho das xícaras que a Nespresso escolhida é capaz de produzir. Como vimos, cada modelo faz diferentes tipos de café, com tamanho também variados.

Dependendo do seu gosto, você poderá escolher entre uma cafeteira que é capaz de fazer dois, quatro ou seis tipos de cafés e tamanhos de xícaras diferentes.

Xícara de café com leite.

Cada Nespresso permite que você faça diferentes tipos de café em tamanhos pequenos, médios ou grandes de xícaras. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Em geral, a Nespresso que permite fazer apenas duas variedades, inclui o café Espresso de 40 ml e o Lungo de 100 ml. Já os modelos mais completos, permitem que você faça também os cafés Ristretto, Americano, Cappuccino e Latte Macchiato.

Além disso, você pode optar pelos modelos que também possuem a função de extra de água quente, ideal para você saborear chás.

Tecnologia

É claro que o tipo de tecnologia disponível na Nespresso é um fator essencial que você deve levar em conta. Afinal, o que mais queremos com uma máquina automática de café é eficiência e praticidade.

Em geral, você poderá escolher modelos que possuem recursos como: desligamento automático, modo de economia de energia, volume de café programável e descarte automático de cápsulas.

Alguns modelos de Nespresso são touch screen.

Outras máquinas contam com tecnologia de touch screen, além de avisos para você saber quando o reservatório de água está vazio ou o recipiente de cápsulas está cheio, por exemplo.

Os modelos mais modernos, permitem que você utilize, inclusive, o seu smartphone para programar o preparo do café. É claro que, quanto mais tecnologia tiver a sua Nespresso, maior também será o preço do produto.

(Fonte da imagem destacada: Diana Carapuço / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.